Damos continuidade a história do lançamento do emblemático álbum de Bob Marley, Catch a Fire. Neste post vamos contar a história da grvação e da turnê deste período da vida de Bob. Para quem não acompanha, clique aqui para ver os posts antigos.
Blackwell e Bob passaram muitos meses mixando as faixas básicas, dando uns retoques como o clavinete de Rabbit Bundtrick e a guitarra do famoso guitarrista americano Wayne Perkins, que gravou participações em Concrete Jungle, Stir It Up e Baby We’ve Got a Date. Robbie Shakespeare, um músico jamaicano que mais tarde ficaria famoso em um duo com Sly Dunbar, gravou o baixo em Concrete Jungle e Tyrone Downie, que já havia tocado em uma banda com os irmãos Barret, tocou órgão em duas faixas.
“Bob gravou todas as faixas e eu as mixava,” disse Blackwell. “Eu arrumei as músicas no álbum para que ficassem em uma ordem fluida. Alguém perguntou a ele uma vez se eu era seu produtor e ele disse que não. Ele disse que eu era o tradutor dele. Eu fiquei muito feliz com isso. Acho que era o que eu estava fazendo.”
A tradução continuou com a embalagem do álbum. A capa, desenhada por Rod Dyer e Bob Weiner, imitava um isqueiro Zippo com a tampa pouco aberta mostrando o pavio e o disco. Mais de trinta anos depois, a arte da capa ainda é considerada inovadora.
A Island lançou Catch a Fire na primavera de 1973 e Blackwell preparou uma turnê britânica para consolidar a carreira da banda com shows ao vivo. Ele também levou o grupo à TV britânica, no programa The Old Grey Whistle Test, fazendo com que eles fossem a primeira banda de reggae a tocar naquele lendário programa de rock. No outono, The Wailers embarcou numa turnê americana. Dessa vez, viajaram sem Bunny Livingston que, embora estivesse feliz por fazer parte da banda, estava cansado da vida na estrada. Joe Higgs, um dos mentores do grupo em Trench Town, ficou em seu lugar.
The Wailers fez vários shows no Max’s Kansas City, em Nova Iorque, dividindo com Bruce Springsteen e E Street Band. Depois eles partiram para uma turnê de 17 dias com Sly and The Family Stone. Mas depois de muitos shows, os Wailers foram excluídos da turnê. De acordo com reportagens da época, Sly não gostava do fato de os Wailers estarem tendo uma receptividade melhor que os principais.
Catch a Fire não se tornou um grande sucesso, mas o grupo, apoiado pela gravadora, causou impacto. As resenhas do álbum e dos shows eram, em sua maioria, muito positivas. “Um estilo completamente novo de música jamaicana nasceu,” disse o artista de reggae Linton Kwesi Johnson sobre o álbum. “O álbum tem um som diferente... eu só consigo descrever como ‘International Reggae’. O estilo incorpora elementos da música internacionalmente popular: rock e soul, blues e funk”.
Bunny Livingston acrescentou: “A música te atinge, mas você não sente dor. O mesmo acontece com a mensagem – te atinge, mas você não sente dor. O que ela faz por você é te dar uma visão e uma razão para mudar seu estilo de vida, suas convicções. É como um purgante.
“Quando os Wailers apareceram com Slave Driver e músicas desse tipo foi uma revolução completa dentro da música, na indústria. As pessoas precisavam dessa revolução pois haviam coisas para serem enfrentadas das quais músicas de amor não davam conta.”
Tão improvável como pareceu naquele tempo, um grupo Jamaicano de Rastas com dreadlocks estava começando a se popularizar entre os fãs do rock. A aposta de Blackwell estava começando a dar certo – embora ele não tivesse nem ideia do quão lendário se tornaria o álbum Catch a Fire.
Como musico, e apreciador da boa cultura musical, na minha mera opinião , acredito na profundidade de que este album dentre outros durante decadas, foi o MELHOR sem duvida.
ResponderExcluirPosso até ousar , e dizer que dentro da carreira dos Wailers e Bob, tenha sido o disco mais mísitico, envolto de muita fumaça.
O melhor pra mim concerteza, pois o nome ja é bem sugestivo.
Para aqueles que ainda não "experimentaram" o album, prestem bastante atenção nos arranjos e nas letras altamente elaboradas.
Parabens ai hempadao pela "biografia" do album.
me adicionem no msn:
ResponderExcluirlucasedson_p4@hotmail.com
pra que?
ResponderExcluiresse album é o mais PEDRADA
ResponderExcluir