Engana-se quem pensa que a Holanda é o paraíso do turismo canábico mundial. Apesar de manter a vanguarda na regulamentação de espaços onde o consumo de maconha é permitido, o pequeno país europeu possui ainda uma legislação bem contraditória. Ao mesmo tempo em que a lei permite a existência dos famosos coffeshops, ela dificulta ao máximo a comercialização da maconha. Hoje, cada loja pode ter em estoque no máximo 500 gramas de maconha. O volume de negócios com a erva legalizada é estimado em R$ 4,8 bilhões por ano.
Mas a nova ofensiva do governo Holandês está no combate as plantações ilegais de maconha no país. Uma campanha iniciada na última segunda-feira está distribuindo 30 mil cartões perfumados com maconha para os moradores de Haia e Roterdã convocando a população a denunciar qualquer atitude suspeita.
"Ajude a lutar contra as plantações de maconha" é a mensagem escrita no cartão verde, que fornece também o número da polícia. Esta é a primeira operação do tipo na Holanda, segundo seus organizadores. "Os habitantes devem saber do perigo que correm por causa dessas plantações e, caso se deparem com situação suspeita, devem denunciar", afirmou Arnie Loos, porta-voz do Grupo de Trabalho sobre a Cultura Organizada da Cannabis, criada pelo governo holandês.
A legislação holandesa permite o cultivo de no máximo cinco plantas por domicílio. A estimativa de governo é de que existrem cerca de 40 mil plantações ilegais destinadas a atender a demanda de consumo dos coffeshops, que sofrem com a contradição de poder comercializar a erva de forma legal, mas atuam na ilegalidade para manter o estoque.
No início deste ano o dono daquele que já foi o maior coffeshop da Holanda, o Checkpoint, foi multado 28 milhões de euros e condenado em primeira instância a passar 18 meses na prisão, por não respeitar o limite máximo de estoque máximo de 500g no estabelecimento que recebia mais de 2500 clientes por dia.
A ofesiva do governo ao incentivar o denuncismo se deve a dificuldade encontrada para identificar as plantações de maconha. Boa parte delas é feita de forma discreta no sótão de residências, apartamentos ou hangares. Mesmo assim, as autoridades afirmam que cerca de 6 mil plantações são descobertas anualmente.
Vou fazer o registro hoje para que me cobrem no futuro: se o governo holandês começar a combater a maconha, os índices de criminalidade, violência e corrupção na Holanda vão aumentar.
ResponderExcluirTerrível retrocesso.
putz... hipocrisia do caralho
ResponderExcluirO importante é não mafu prensado, os holandeses hemp continuarão fumando a melhor maconha , em Paz com Jah, sem nenhuma lei q os proibi de mafu !
ResponderExcluirBastamos olhamos para o Brasil e veremos que a Holanda ainda é o paraíso do turismo canábico mundial
Os Holandeses engataram a primeira, e agora estão indo de ré...Não dá pra entender!!!!
ResponderExcluirAumenta a quantidade de estoque por estabelecimento e legaliza um numero maior de plantações. Não adianta retardar...a cada dia o consumo aumenta mais!!!
oque seria esse cartao a pessoa vai senti o chero e sai cherando a casa dos vizinhos pra sabe se tem chero de maconha
ResponderExcluirah putaqueparil vai procura oque fazer
Surreal!
ResponderExcluir"Os habitantes devem saber do perigo que correm por causa dessas plantações e, caso se deparem com situação suspeita, devem denunciar"
ResponderExcluirTa parecendo aki no brasil, q perigo correm os habitantes por causa d uma palntação no sotão?
Oh sistema!!!
"Os habitantes devem saber do perigo que correm por causa dessas plantações e, caso se deparem com situação suspeita, devem denunciar"
ResponderExcluirAHUAHU como o brother ali de cima falou, que perigo eles estão correndo?
Que perigo eu corro pelo meu vizinho ter simplismente 10 pés de uma planta no seu apartamento?
Até hoje eu não entendi isso... Acho que nunca entenderei
depois da califórnia não aprovar a proposta 19, não me impressiono com mais nada....
ResponderExcluirNeguin cheira o cartão e estiga pra dar uma bola haushaushaushaushus
ResponderExcluirEu sinceramente acho a política da Holanda bem estranha.
ResponderExcluirApesar do consumo de cannabis ser muito tolerado e de haver uma concientização invejavel sobre os reais efeitos da erva, como é que pode vender nos Coffeshops mas os caras dos coffeshops não podem comprar? Quer dizer, se você quiser ter seu coffeshop é obrigado a alimentar o "tráfico"? esse mesmo tráfico que estão tentando oprimir com essa campanha.
Sem duvidas deve ter muita gente lucrando com essa situação, senão pq não legaliza geral igual o alcool que tu compra na padoca ou no primeiro bar da esquina?
Piada, pelo jeito a ignorância ta avançado na Holanda tb, eles dizem que tem que ficar atentos, que diabos de mal planta na casa do vizinho vai fazer pra eles? e lembrando maconha tb faz fotossíntese, bando de desocupados se eles fumassem um não iam qrer ficar cuidando da vida alheia,
ResponderExcluir500 gramas em um lugar que passam 2500 pessoas? a gente que fuma e eles que perdem a noção, a ignorância cobre os olhos deles como um pano preto de veludo
Que merda de lei.. pq ao inves de prender os cultivadores o legalizassem, cobrando taxas para a venda!
ResponderExcluiro governo quer ver morte pra depois tomar atitudes boas..
Galera, não vamos pensar pequeno né, por favor.
ResponderExcluirNem tudo são flores e nem todos cultivam maconha pelo bem, não vamos ser inocentes né.
O governo Holandes simplesmente quer organizar o negócio lá. Não acho errado, pelo contrário, através de uma legislação rígida que pode-se manter uma liberdade maior nesse aspecto da legalização.
Lá é legalizada a maconha, o consumo e o cultivo de modo apenas para o entretenimento. Com esse pensamento, eles colocam limites exatamente pra essa lei não dar espaço para pessoas plantarem maconha sem o rígido controle deles, e passe a vender e a traficar competindo com esses coffeshops.
Eles TÊM que manter uma legislação pesada em cima dos que se aproveitam dessa legalização e dessa abertura, exatamente para poder manter a mesma.
Não vamos ser inocentes e cabeça fechada e achar que todo mundo planta maconha só para consumo próprio.