quinta-feira, 18 de novembro de 2010

[Ed. 90#] Hemportagem: Arizona entra no Time da Cannabis Medicinal!

por Pietro

A história da legalização da maconha vai aos poucos sendo construída com batalhas vencidas e perdidas. Depois da derrota da Proposição 19 na Califórnia, a última conquista do ativismo canábico mundial foi a vitória do plebiscito sobre a regulamentação do uso medicinal da cannabis no Arizona. A vitória da Proposição 203 pode sido apertada, com uma vantagem de apenas 4.341 votos, mas a decisão democrática deve ser respeita, passando assim para 15 o número de Estados norte-americanos que permitem a utilização da erva de forma medicinal.

A lei irá possibilitar que pacientes que sofrem de dores crônicas e de doenças como AIDS, câncer e Hepatite C, tenham acesso à maconha legal que será comercializada em farmácias especializadas. Cada paciente cadastrado terá o direito de comprar até 70 gramas de maconha a cada duas semanas. "Nós realmente acreditamos que isso é uma oportunidade de mostrar para o resto do país que o programa de Cannabis medicinal é algo mais benéfico do que parece" Disse Andrew Myers, um dos responsáveis pela Prop. 203.

Além de permitir o comércio de maconha em até 10% das farmácias do Arizona, a nova lei também autoriza o cultivo caseiro da erva para aqueles que moram a mais de 40 quilômetros de um estebelecimento que comercializar a erva. Para isso, será cobrado do paciente apenas a receita de usuário medicinal.

Desta forma, a nova lei falha ao impossibilitar boa parte do usuários de cultivarem a própria maconha. Apesar de ser um Estado de tradicções rurais, boa parte da população do Arizona está localizada em grandes centros urbanos como Phoenix e Tucson, onde não é preciso se deslocar por muito tempo para encontrar uma farmácia. Para conferir a íntegra da Proposição 203 acesse este link (em inglês).

15 comentários:

  1. tem algum estado brasileiro que tem projetos para o uso medicinal da maconha ?

    ResponderExcluir
  2. Não, até porque os estados por aqui não tem autonomia pra fazer esse tipo de coisa..

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso,no Brasilzão...

    ResponderExcluir
  4. quando vai ser a nossa vez?

    ResponderExcluir
  5. Logo mais nossa vez chega...

    Pensa bem..quem proíbe? Os velhos...daqui uns 20 anos um monte de velho ja morreu..e pessoas mais novas estarão no poder com novas idéias...então é só esperar esse pessoal ignorante morrer...

    tô como? tipo japa...

    ResponderExcluir
  6. doidaohemp... a questão aqui não é pela quantidade de pessoas idosas na politica, o negocio é os massa em geral que não liberam um plebicito sobre a legalizaçao.. pois seria uma votaçao totalmente fail.. antes disso tem que aver uma grande campanha falando sobre os recursos da maconha e tudo mais.. para conscientizar toda a população e não só os idosos,politicos tambem vótam .. muitos jovens sao caretas, e alem de que pessoas com mais de 60 anos nao sao obrigados a votar em votaçao alguma..

    ResponderExcluir
  7. foi só uma brisa que me veio a mente no momento..pra descontrair.....sabemos que falta democracia e informação e sobra ignorância..

    ResponderExcluir
  8. http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=politica&cod=8399

    Leiam isso, talvez possamos evocar um pleito para legalização.

    ResponderExcluir
  9. http://www.youtube.com/watch?v=Y_7-eUraakE&feature=related

    ResponderExcluir
  10. Aprende a escrever Pietro.

    Releia seus textos antes de postar, não deixe nunca a preguiça da ganjasenão sai isso , palavras comidas!

    Tenha respeito pelos maconheiros, não nos degrine, ok?

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao estado do Arizona, por legalizar o uso medicinal da nossa tão querida erva. agora só falta os outros países adotarem a mesma idéia, se conscientizar e legalizar uma erva que de mal não faz nenhum ! valeu

    ResponderExcluir