por Marco Hollanda
Enquanto parte da população aplaude a invasão de favelas do Rio por homens de preto dentro de tanques de guerra, o Hempadão reforça a tese de que esta é uma guerra burra. Com o mínimo de racionalidade torna-se quase impossível imaginar que a cena de bandidos em fuga represente uma vitória para o governo. Afinal, não se pode esperar muito de uma política de segurança que finge não saber que sua tropa está gravemente infectada pelo câncer da corrupção.
Como forma de mostrar algum serviço para a sociedade, esta mesma guarda corrupta escolheu o varejista de drogas das favelas como único alvo do trabalho repressivo. O resultado do combate ao crime é apresentado com corpos ao chão e a prisão de “perigosos marginais” de que andam de chinelo e sem camisa. Longe dos quartéis, encontramos a figura de um Secretário de Segurança que despreza o fato de ter boa parte da tropa associada a atividades criminosas.
Semanalmente o bONG retrata casos de uma Guarda Negligente que se aproveita da criminalização da maconha para extorquir e torturar usuários. Mas hoje vamos cair dentro de universo mais amplo da questão. Não é muito difícil encontrar casos onde esta mesma polícia transforma a farda policial em instrumento de proveito pessoal.
Em um passado não muito distante, mais precisamente em 28/09/2010 o jornal O Globo noticiou a prisão de dois policiais civis do Rio de Janeiro que trabalhavam como informantes de traficantes do Complexo do Alemão. Em uma gravação telefônica um deles se refere a mulher do chefe do tráfico na localidade como “patroa”. Um dos acusados, o policial civil Jorge Luiz Dias da Silva chegou a ser detido, mas foi liberado por ser candidato a Deputado Estadual pelo PCdoB. Pela Lei Eleitoral, candidatos não podem ser presos no prazo de sete dias antes do pleito. Com a candidatura indeferida, felizmente ele não foi eleito.
Na época da troca de tiros entre policiais traficantes próximo ao luxuoso Hotel Intercontinental, em São Conrado, surgiu mais uma denúncia de corrupção da Guarda Negligente. Em depoimento feito à Rádio Bandnews FM, na quinta-feira, um homem afirmou que o grupo de traficantes que deixou o Morro do Vidigal em direção à Rocinha havia pago RS 60 mil reais a PMs para poder circular livremente naquela noite, por causa de um baile funk.
Essa relação que coloca interesses pessoais a frente do juramento de servir e proteger a população também foi revelada por uma reportagem da TV BandNews:
Períodos de tensão como esses servem para libertar alguns dos instintos mais macabros do ser humano. Em uma viagem pela web não é difícil perceber a proliferação de um pensamento carregado de ódio em defesa de uma carnificina como uma eficiente estratégia de combate ao crime. Mas no fim de tudo, o maconheiro politizado é acusado de fazer apologia ao crime.
Só tenho uma coisa a dizer, me tirou as palavras da boca.
ResponderExcluirFalou tudo.
Positividades.
eis a questão.. problema ou solução?
ResponderExcluiro problema é o sistema a cagada foi feita a anos atrás, isso agora é só consequência.. é uma bola de neve, realmente tem que ser parada o quanto antes, mas não é assim que vai conseguir...
"quantas guerras terei que vencer, por um pouco de paz?"
paz,justiça e liberdade!
legalize já!
É foda até onde isso vai continuar ? E ainda pensam em não legalizar ? Falam que quando a gente compra a nossa maconha com os traficantes agente ajuda eles a se armarem, ta bom... mais eles nos dão outra opção ? E outra quem ajudar os traficantes se armarem são as milicias e não nós nessesáriamente... culpam uma planta, por atos de oficiais militares.! EU FALO NEGANDO A LEGALIZAÇÃO ESTÃO A FAVOR DO TRAFICO. ENTÃO EU DIGO SIM A LEGALIZAÇÃO !!!
ResponderExcluirvelho, essa eh uma questão que não pode soh se isolar no contexto da repressão as drogas e seus mercadores armados ateh os dentes, a questão maior eh o aumento a repressão das classes mais pobres,no contexto de criminalização da pobreza contemporaneo.
ResponderExcluire a midia pateticamente noticia " tanques do exercito usados pela policia pacificam complexo do cruzeiro" a frase pacificação por tanques alem de erronea tecnicamente(akeles c tratam de veiculos blindados de escolta de tropas,tanques rolam sob lagartas) eh errada tbm em concordancia verbal simples( desde quando tanques pacificam?)
pensem nisso camaradas do ganja
disse muito meu caro, marco holanda, mais como estudande só tenho uma coisa a dizer...
ResponderExcluir"As tantas rosas que os poderosos matem, nunca conseguirão deter a primavera!" Grande Che Guevara!!
por um lugar melhor,positividade a todos, e legalize!
Se vc é estudante,devia saber escrever. "MAS como estudante..."
ResponderExcluirE é burra mesmo - quando vi os bandidos fugindo pela estrada pensei com meus botões e em todos os livros de batalhas medievais e jogos de estratégia - como eles são burros! Como diabos eles resolvem invadir um local em cunha onde a unica rota de escape é bem definida e não preparam nada nessa rota??? Pra mim eles não fecharam aquela estrada pra poder mostrar na tv os traficantes fugindo porque do ponto de vista estratégico é uma vergonha. E todo mundo aplaude.... a burrice.
ResponderExcluirChucro.
Sensasionalismo puro, os cara tem a tecnologia e geral ja se ligo, 6 meses sem ter operação no manguinho e em dois dias de operação ja vazo geral de bico, pro amigo ai de cima para de joga Age of Empires, na rota de fuga la em cima tinha 15 a paisana no mato só pentiano os bandidos, o problema é que eles querem prender se não meu braço, em 1 mês o rio tava sem trafico com muita gente na vala só isso.
ResponderExcluirPaz ja não é a unica palavra, CULTURA É NECESSARIO.
interessante é que mesmo as pessoas vendo essa situação na tv ainda não se ligaram de que o grande problema é a proibição.a alienação já está tão incrustada na mente destas pessoas que elas não param e pensam sobre o grande mal causado pela proibição!!
ResponderExcluirque penA NÉ!
PAZ
Sete pedras na mão eles tem para jogar nos drogados, nos consumidores que financiam o tráfico. Ouvi algumas vezes desde ontem que os 'consumidores de drogas'são os culpados por isso tudo. Mas sabe o que é isso? Isso é a mente do brasileiro, que nunca se preocupou em curar o câncer, e sim em "identificar" quais são os elementos cancerígenos, para que no final, toda a sociedade possa saber quem são os culpados. Mas isso tudo baseado em quê? A criminalidade está muito além de um 'indivíduo usuário de uma substância ilícita', a criminalidade está aí, na poltrona da sala gritando a altos brados que os bandidos devem ser mortos. Agora sim nós podemos ver quem são os fascistas pudicos espalhados por aí. E claro, a culpa é nossa, a culpa é de quem opta por escolhas diferentes das dos outros.
ResponderExcluirMe assusta muito ver boa parte dos meus amigos e conhecidos apoiando e soliciatndo um massacre. Isso é tudo o que o governo quer. Eles metralham, a população aplaude e eles se reelegem. Medo é a mior ferramenta de todas quando se quer manter a população comendo na mão.
ResponderExcluirAlgo deve ser feito. Devemos não só lutar pela legalização, mas por uma mudança radical no sistema. Pôr abaixo a aristocracia e tomar tudo.
Beltrame diz que vai "vencer" esta guerra.
ResponderExcluirCurioso.. Como vai ser esse "fim"? Vao assinar um tratado de paz com os traficantes?
Esta não é uma guerra tradicional, Beltrame!
E a população ainda apóia.. tsc tsc
Infelizmente a grande massa da sociedade já tem um pensamento formado, não só pelas notícias sensacionalistas atuais, mas por toda uma cultura empregada a vários anos. Muito sangue infelizmente ainda será derramado. Nós usuários concientes de maconha que teremos que mudar essa situação. Mostrando com sagacidade e inteligencia que a erva não é a culpada deste caos. Para que num futuro possamos olhar para passado e perceber que o primeiro passo foi dado. Para que os nossos netos possam degustar de uma boa erva cultivada em casa.
ResponderExcluirIsso tudo que esta ocorrendo é só pra fazer notícia, daqui a 2 meses ninguem lembra mais, os traficantes estarão de volta, vendendo mais.
é simplesmente lamentável, infelizmente irmãos, a nossa sociedade está muito doente, é mídia sensacionalista capitalista ditando o que devemos pensar e agir. Políticos corruptos que só pensam no seu bem estar e a grande massa da população miserável largada ao "Deus dará".
Deus deu a Erva, problema é o que o homem fez com ela. ;/
Expresso aqui a minha mais solene tristeza frente a realidade.
É isso ai hempada! Os PM acha que estao arrazando.. acho que essa guerra vai ficar bem pior!
ResponderExcluirabraços.. paz!
Enquanto o povo pensar que bandido bom e bandido morto, enquanto o Tropa de Elite falar que a solução é bater e matar todo mundo, enquanto continuarem pensando que com violencia, tudo se resolve. Tudo vai continuar a mesma merda.
ResponderExcluirPeace Monkeys
Cabei de ver o video.. isso é uma vergonha pro Rio de Janeiro!!! muita corrupção.
ResponderExcluirA POPULAÇÃO APÓIA porque não tem a informação correta. Pouquíssimas pessoas conhecem o real motivo da proibição.
ResponderExcluirEsta guerra vai ter um fim e eu já imagino qual vai ser, simplesmente vão parar de invadir as favelas, vão falar que o investimento pra copa do mundo deve ser alto, vão aumentar a repressão e a situação vai ficar pior do que já está.
Eu to do lado dos traficantes, E VOCES?
Se pensarem bem, eles tão fazendo aquilo que ninguém mais faz, TODO MUNDO TEM VONTADE DE SAIR ATIRANDO E BOTANDO FOGO EM ONIBUS.
mas eles tem uma coisa que nós não temos, CORAGEM.
grande depoimento de plínio:
ResponderExcluirhttp://www.cartacapital.com.br/sociedade/cacada-na-favela-da-vila-cruzeiro
Se liga nessa foto - http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAD-L4-8DZ_DCczmfTOw_1_nYklFov_GFc4_8P-nAa4ROHQvyOKlh9SF8ClNRDoDiPd7BrHB3fOSrThYZIt9zgKUAm1T1UJzmUe80cgAdtG-BDOfIAyxQJ0v7.jpg
ResponderExcluirA gente já viu várias guerras e vimos que ninguém sai ganhando e agora começam mais uma e a massa alienada que assiste a globo vem dizer "A gente espera melhoras neh?! Uma coisa boa tem que acontecer!" Apoia a guerra, a morte ao invés de procurar melhor soluções. Que merda!!! Revoltado demais com essa parada que tá rolando
A culpa e sempre do usuario falaram aqui na tv local da paraíba que se não insistisse o usuario que fosse no morro comprar nao haveria td isso.. kkkk eu porra vei td e culpa do usuario agora como e que na fronteira eles prendem altos kilos d maconha e nao conseguem prender uma arma q serve pra derrubar avioes e foda isso.. legalize mary-ruana !!!
ResponderExcluirSe a culpa é da maconha, taca fogo nela !
ResponderExcluirEduardo Wiebusch, então quando vc criar coragem, pega um fuzil e vai ajudar os traficantes.. --'
ResponderExcluiresse joguinho de gato rato vai dar merda... esses maluco vão descer o morro e levar tudo que tiver pela frente..
ResponderExcluiré o caos no paraíso!
É desesperador viver num país em guerra, isso me leva a pensar se tudo deveria ser realmente assim,policia tenta combater as drogas e tirar as armas dos traficantes, mas porra , os traficantes só tem armas de uso exclusivo da policia, o país ta cego? Se foi a propria policia que vendeu a porra dessas armas!
ResponderExcluirCaralho tudo isso por causa de uma planta,eles so tao prendendo maconha toneladas e mais toneladas,fico triste em ver a realidade do meu país, pode não resolver mas o que custa tentar? Legaliza tudo!
Mudando um pouco e complementando o que o Eduardo Wiebusch disse: Se pensarem bem, eles tão fazendo aquilo que ninguém mais faz, aquilo que todos deveriam fazer e não fazem, lutar contra o estado, contra as força policias,em prol de mudanças na distribuição de renda desse país, porque que um faxineiro da câmera dos deputados, recebe quase 10.000 reais por mês? Porque milhões de brasileiros tem que passar o mês com míseros 500 reais? Porque tanta gente passa fome aqui em prol de deputados, empresários e estelionatários????
ResponderExcluirAo meu ver, deveria ter uma guerra civil em todo o país contra o estado, mas falar isso pra um brasileiro ele te responde: Pra que, se eu estou feliz com isso tudo?
Brasileiro é muito acomodado e merece o país que tem!
Hey ho nobody knows
ResponderExcluirYou're not coming home
Hey ho nobody knows
You're not coming home
Leio constantemente os posts do hempadão, hoje foi umas das primeiras vezes que vejo o hempada com uma ideia que nao vai de acordo com a minha. A forte ação da polícia contra traficantes esta corretíssima em minha opnião, se eles fazem o que fazem para colocar pânico na população a polícia hoje coloca pânico neles. Algumas ideias da TV mostram como nossa sociedade é a uma sociedade com argumentos sem sentido como os usuarios de drogas que contribuem para essa guerra em partes contribuem mas nao como dizem, e quem é usuário tem que ficar do lado do governo hoje, pois assim defendem que drogas e tráfico nao andam juntos. A violência no Rio de Janeiro nao se resume apenas tráfico de drogas, a corrupção esta a tona nos meios políticos. Mas temos que ter calma e apoiar o que esta sendo feito agora, pois nao podemos deixar que bandidos ou traficantes dominem a cidade maravilhosa. E quero deixar uma coisa clara sou fã do blog nao apenas por defenderem a legalização da maconha, mas por reprimerem aqueles que nos reprimem, porém nao vamos lutar apenas em pró a legalização porque por esse post me parece que apenas queremos isso. Queremos além disso uma sociedade em paz, sem corrupções e que ideias sejam aceitas de forma respeitosa.
ResponderExcluirO problema em si não é somente a polícia, mas sim o Estado que sabe de seus abusos e não os pune. Ouvi alguém falando na Tv que quando uma fruta envenenada está dentro de um cesto ela contamina as outras, tendo que ser eliminada, mas o que fazer quando a árvore, no caso o Estado, já está envenenado? Para mim só tem duas saídas, uma é não fazer porra nenhuma e esperar algum milagre, o que muitos preferem fazer, outro é derrubar o Estado.
ResponderExcluiré claro que existe policias corruptos, sempre vai existir, mais já ta mais do que na hora dessa porra acaba, os traficantes do rio tão tacando o terror lá colocando fogo em varios automoveis,
ResponderExcluirtão fazendo do rio uma cidade sem leis, se tudo isso acabasse eu tenho ctza que seria bem mais facil de legalizar, em quanto ainda tá essa zona de trafico de drogas, armas, arrastões acho bem dificil o brasil legalizar !
Culpa do Estado que assistiu essa situação toda se construir e não fez nada, mesmo que as drogas fossem legalizadas, não iria adiantar de porra nenhuma, as comunidades cresceram sem estrutura, a bandidagem iria aparecer como forma de sustento.
ResponderExcluirEssa situação começou a se desenvolver um pouco depois da guerra do paraguai com a criação do morro da providência, onde as pessoas foram enchotadas dos cortiços pras favelas sem nenhuma condição.
se essas pessoas estivessem em condições dignas, eu penso que a situação seria outra forma, completamente diferente, portanto, penso que esse é um debate que pode cair na legalização, mas não deveria ser esse o tema foco da discussão.
a policia e o soldado dessa causa, a parte pratica da acao, eh uma boa parte do problema sim! e onde comeca a corrupcao, o traficante nao eh corrompido em vender droga, pra quem quer comprar e destruir seu corpo por vontade propria, sem publicidade nenhuma, ele ta vivendo o esquema do dinheiro, igual a todos, o traficante e a pessoa da favela que viu que o unico jeito de ficar rico e com drogas e resolveu faze-lo, e tbm e uma peca altamente substituivel, 10 morrem ou sao presos, 50 tao afim de entrar e fazer o trabalho, tem mae na favela que tem 9 filhos e nao sabe porque, ate o papa tem mais motivo pra ser preso que um maconheiro, por condenar contraceptivos e abominar o aborto
ResponderExcluireu quero que essa onda de violencia chegue no limite maximo, com varios corpos contados, pra que tudo isso se exploda na cara da classe media que decidiu apoiar isso ehaUEHUeHUAE logo depois do lancamento de tropa de elite 2 ainda, e uma coincidencia estranha
ResponderExcluirO problema não é o combate ao tráfico, mas sim a forma como esse combate tem sido feito.
ResponderExcluirA história continua mais uma vez sendo escrita pelos vencedores. O que sai na mídia continua sendo a jogado do problema em bodes expiatórios. Assumir culpa e incomptência é difícil, né?
Daí vem alguém aqui nos comentários dizer que todos querem 'tacar fogo em ônibus'. Todos quem???
Acho um absurdo a depredação como forma de conquista! Sinceramente! Ah, esse orelhão é uma merda, vamos queimar! Ah, essa escola é pública, vamos quebrar! Ah, é só um mendigo, vamos tacar fogo nele!
Vai lá, grandissímos revolucionários...
E quem governa mais uma vez ludibria, como tentou ludibriar naquele plebiscito sobre as armas. A culpa da arma ilegal era do usuário legalizado, agora a culpa da arma é do maconheiro. Nunca é de uma má-administração governamental/presidencial!!
Nçao comemoro fuga de bandido, e antes que me chamem de facista digo que muito menos comemoro essa invasão policial. Bandido aqui no meu bairro mata por uns trocados para comprar crack. Não sou amiga deles. Policial aqui nem para a viatura na rua quando vê um assalto, passa e finge que nem viu. Também não sou amiga deles.
Maurício Ricardo disse no twitter:
Nunca acreditei que a violência é patrocinada por traficante que mora em morro, usa bermuda estampada e chinelo de dedo.
E eu digo que também não acredito na proteção de uma polícia que mata criança em moto com o pai porque... sei lá porquê diabos!!
Aí ocorre uma inversão no modelo social. Quando as pessoas se veem cheias da corrupção e ineficácia policial torce para que os bandidos ganhem a luta. Alguém lembra daquele bandido lá dos anos 90, Leonardo alguma coisa, o cara se tornou um herói nacional!
O problema está nessa inversão de valores quando commeça a se apoiar algo que também não está correto.
Isso a gente vê até em altos escalões, quando a ministra da igualdade racial diz que não é errado um negro agredir um branco na rua devido ao passado! Incitação à violência é mesmo a melhor atitude a ser tomada ou é a atitude mais covarde?
Sou filha de quem foi preso e torturado em uma ditadura. Sou filha de alguém que lutou por uma liberdade. Mas há uma grande diferença entre lutar pela liberdade ou lutar pela marginalidade no sentido de bandido mesmo.
(Ih olhe, Iole)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor favor.... leiam a reportagem do Plinio de Arruda Sampaio na revista Carta Capital sobre esse assunto:
ResponderExcluirhttp://www.cartacapital.com.br/sociedade/cacada-na-favela-da-vila-cruzeiro
Ouso pedir ao hempadao que solicite à revista para reproduzir a matéria aqui no blog.
E não se esqueçam de comentar por lá tbm.... pq ta saindo cada asneira por lá...
Fica a dica. Andei acompanhando o site em silencio, mas essa valeu.
Abracos hempaziada!
Ah... to laricado por informações!! EU QUERO É MAIS!!!!!!!!!!
parabens à redação do site
caralho :O
ResponderExcluircaralho
ResponderExcluirpo, acho que alguns estão sendo meio precipitados em dizer que isso é desnecessário... só quem já passou por uma violencia criminosa é que realmente sabe o que que esses bandidos são capazes... sou maconheiro e concordo que deve ser descriminalizado... mas discordo que a repressão, dessa forma como está sendo feita, está sendo feita de forma errada... tem sim q prender essa cambada toda, implantar uma nova política de educação, criar casas populares, e ai sim, com o povo conscientizado de seus DIREITOS e DEVERES, o Brasil estará pronto para a descriminalização...
ResponderExcluirO que tem mais eh otario falando merda aqui, olha o troxa ali em xima dizendo que todo mundo quer sair atirando e botando foto em onibus, caralho porq voce nao vai toma no seu cu?
ResponderExcluirSo mais que tenhq gueraa mesmo, morte a esses traficantes filhas da puta que matam sempre pessoas de bem soh ppor diversao, para tornar a favela um popuco mais rica e um lugar pra morar
Agora vem os babacas aqui que fingem ser a favor da paz e mimimi mais nao vem o verdadeiro lado, vi uma reportagem no discovery channel e ninguem da favela ta mal com isso, soh os traficantes e marginais. Armados ate os dentes cara.
Muita gente ai que diz paz soh por ser modinhas, mais como muitos disseram essa nao eh uma guerra normal, e paz com traficantes nao havera nunca, o que querem mesmo eh dizimar pelo menos 90 % desses filhos da puta, que andavam ate com fusil na rua, sem medo de policia fazer alguma coisa.
Cara, q absurdo. Como pode ter gente "do lado dos traficantes"? A polícia não é corrupta, são algumas pessoas da polícia que são. Isso acontece em várias instituições, pq as pessoas são podres.
ResponderExcluirO tráfico só chama problemas pra sociedade. Essa guerra tem que continuar. As forças armadas já entraram na jogada. Se for levado à sério pelos nossos políticos, essas ações repressivas ao tráfico terão bons resultados.
Pensem com responsabilidade. Ser contra o tráfico e os bandidos envolvidos não significa que o cara seja contra fumar um baseado. O pessoal é contra a polícia e o exército até precisar deles.
Valeu!
tudo que ta acontecendo é culpa da propria sociedade que sempre permitiu que deixassem parte da papulaçao menos favorecida de canto. se des docomeço todos tivessem uma boa educaçao, saude e o minimo que uma pessoa precisa para sobreviver, nada disso ia ta acontecendo. e devido a esse passado, vai apenas piorando. nao é agora que vao conseguir concertar tudo, é questao de tempo... pode ser que demore, mas vaai rolar. e o trafico é mais forte do que muitos pensam, nao é por legalizar que eles vao resolver. tem gente que ganha a vida com o trafico e farao de tudo para continuar.como saiu na revista Galileu, com a legalizaçao seria preciso disponibilizar a para a populaçao uma erva mais barata e melhor que a dos traficantes para acabar realmente com o trafico. talvez esse tipo de repressao seja o mais eficiente, nao é certo estar do lado dos traficantes, pois querendo ou nao eles prejudicam a sociedade.
ResponderExcluirTanta guerra pra nada.. =/
ResponderExcluirO povo é burro, hipócrita, capetalista, em resumo nojento.
ResponderExcluirHempadão, leitores, bons dias. Vi na tv agora que o governo vai elaborar legislação nova sobre crime organizado e lavagem de dinheiro. Na minha leitura, o que vão fazer é o de sempre: legislar de forma redundante, criar outra lei sobre o que já existe. Tipo mais do mesmo. No máximo, vão tornar as penas mais duras. Acredito ser momento propício para conversar, principalmente com o Governador Sérgio Cabral, que se posicionou favorável à legalização (há algum tempo em entrevista ao Jornal do Brasil) no sentido de pelo menos colocar em prática um projeto piloto. Algo como um local para venda legal e consumo. Ou pressionar para venda controlada e, pelo menos, possibilitar o consumo em casa, como na Argentina. Pisicotropicus.org e outras organizações poderiam fazer alguma movimentação com muita gente, fazer barulho. Em locais como Hempadão, a gente pode desabafar, sem idiotas para dizer que estamos nos fazendo de vítimas, pois eu sei na pele o quanto a maconha me tira da depressão. Os falsos moralistas se enchem de prozak e outras merdas, aceleram p caralho nas ruas, piscam farol em fração de segundo assim que o sinal abre, enfim, fazem um monte de merda e depois querem descarregar no bode expiatório mais acessível: nós.
ResponderExcluirtem que acabar com os que usam a criminalização da maconha como fonte de renda.. quero poder fumar em paz e ter meu proprio pézinho em casa sem preocupação..
ResponderExcluiré óbvio que antes de legalizar tem que dar um jeito nesses caras, legaliza com a favela bombando, eles vão ficar sem fonte de renda e vão ter de descer o morro para roubar e ai sim... "é o caos no paraíso"
paz, justiça e liberdade
legalize!
Na TV discutem o dia inteiro sobre o assunto, mas não tem um pra apresentar uma solução.
ResponderExcluirPerguntam sobre o arsenal dos traficantes, mas não perguntam aonde conseguem aquelas armas? Tem gente aplaudindo o exército, os mesmos que cederam todo esse poder bélico para os traficantes.
Após toda essa encenação de guerra, que mais parece um filme do Rambo, do que uma operação planejada, vai tudo continuar na mesma: Traficantes, policiais corruptos e milícias continuam na vida boa. Os poucos que são honestos, e os moradores das comunidades, em sua maioria serão assassinados nessa guerra. Bota, a culpa no usuário, e depois nada mais se fala na mídia, afinal os tanques de guerra não passam no Leblon, Ipanema...
Até parece que os traficantes andam sem camisa e de chinelo como mostram na TV, não existe traficante de Armani morando em cobertura na Barra né, hahahaha.