sábado, 27 de novembro de 2010

[Ed. #91] ErvaMundi: Cultura da Maconha na República das Filipinas!

 

Hoje o ErvaMundi vai desembarcar em mais uma contradição incrustada na proibição e toda sua história recente. Vamos às Filipinas, arquipélago localizado na Ásia. Se por um lado um dos maiores produtores de cordas de matéria prima cânhamo, por outro um país que condenou dois traficantes, presos com 25 quilos de maconha prensada, a prisão perpétua, pagamento de multa e por fim pena de morte, isso em pleno ano de 2002.

 

A história da cannabis com as Filipinas começam bem antes disso. Quando em 1942 os EUA distribuiram mais de 180 quilos de sementes para fosse produzido cânhamo até o final da Segunda Guerra Mundial. Até 1946 foram produzidas cerca de 42 mil toneladas de fibra de cânhamo por ano. Além  de cordas e material voltados a indústria da Guerra, como botinas e equipamentos de paraquedas, o cânhamo também se tornou algo cultural, útil na manufatura de cordéis, sacos, linhas e rede de pescar, tapetes, papéis. Desde então, ao que parece, as Ilhas Filipinas nunca abriram mão desse uso, sendo assim o principal centro produtor, há décadas.

 

Desde 2008 a pena de morte foi abolida. Mas a nova lei de narcóticos diz que uma pessoa pode ser presa se estiver em possa, por exemplo, de qualquer objeto com resíduo de maconha. A posse de qualquer droga é considerada crime hediondo. Se for pego e condenado, o filipino fica 20 anos ou mais em uma das piores prisões do mundo.

 

Mas as leis tão rígidas abrem a brecha da corrupção. Então turistas se livram das penas impostas deixando as notas de cem falarem por sí, na carteira. E no mais, o cerco não se fecha para o paraíso dos turistas. Em Sagada, a maconha é vendida em cofee shops como em Amsterdam e os habitantes locais apoiam a cannabis. O local fica nas montanhas do norte das Filipinas. É um destino turístico para escaladas e trilhas além de outras atividades ao ar livre.

 

"Quando você descer do ônibus, os moradores locais podem te oferecer algo que vai de sensi, pólen, hash a charas. Sagada é famosa por seu pólen e o hash. É muito fácil conseguir qualquer produto de cannabis por lá. A polícia só vai te pegar se você fumar perto da estação. Fora isso, tudo bem, pode fumar no seu quarto e até em cima das montanhas depois de uma trilha", é o que conta a experiência de quem já visitou a ilha.

 

A contradição imposta pela proibição sem dúvida é mais danosa do ponto de vista da saúde pública do que qualquer medida de educação e tolerância ao uso de drogas. No mais, seria uma forma de evitar a verdadeira hipocrisia do Estado, onde somente pobres realmente sofrem com a guerra às drogas. Afinal de contas, além dos turistas, também os ricos das Filipinas não devem ter problema com a repressão. O clima de descontração, fumaça e larica desse HipHip filipino mostra bem isso. Dá play e alimenta a larica de informação canábica mundial:

 

7 comentários:

  1. Somzera classe A.
    Bola na rede Adão!

    ResponderExcluir
  2. pode crer...melhor que aquele viadinho do rich hil....

    ResponderExcluir
  3. Porra meu...pena de morte por fumar um??? Em um lugar com esse visual? O que que é isso... tô indignado... uma praia daquela da foto aí em cima é praticamente uma mensagem subliminar de Deus: ACENDA UM!
    Let us burn one
    from end to end
    and pass it over
    to me my friend
    burn it long, we'll burn it slow
    to light me up before I go
    if you don't like my fire
    then don't come around
    cause I'm gonna burn one down
    yes I'm gonna burn one down
    my choice is what I choose to do
    and if I'm causing no harm
    it shouldn't bother you
    your choice is who you choose to be
    and if you're causin' no harm
    then you're alright with me
    if you don't like my fire
    then don't come around
    cause I'm gonna burn one down
    yes I'm gonna burn one down
    herb the gift from the earth
    and what's from the earth
    is of the greatest worth
    so before you knock it try it first
    you'll see it's a blessing
    and not a curse
    if you don't like my fire
    then don't come around
    cause I'm gonna burn one down
    yes I'm gonna burn one down

    ResponderExcluir
  4. o teor da matéria é interessante, mas a ortografia...

    ResponderExcluir
  5. Filipinas eh vida, varios amigos la, prentendo ir um dia.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, não é querendo ser um leitor chato não, mas a galera peco ai na hora de revisar...

    Erros ortograficos bobos, provavelmente fumou um antes hahahahahaahahahahah
    ta tranquilo!!!!

    ResponderExcluir
  7. mafu um naquela prainha com uma mina *------*

    errar é umano cara uhIAUshdiauhsdiuahsd

    otimo blog, leio todo dia ta de parabens
    abrass

    ResponderExcluir