sábado, 27 de novembro de 2010

[Ed. #91] RastaFórum: Continuação da Biografia de Bob Marley!

A mudança para Bull Bay livrou Rita da melancolia de Trench Town e a ajudou a estabelecer sua independência. “Por um momento eu levei uma vida tranquila, indo à praia, caminhando todas as manhãs, pegando peixe fresco pra comer. Me concentrei nas crianças, nos estudos deles e em todas as necessidades para se criar filhos. Me senti forte e orgulhosa de mim mesma.”

 

Mas a preocupação de Rita com os relacionamentos de Bob com outras mulheres nunca acabou. “Eu acho que via isso como se ele não fosse um homem para a vida toda delas, mas um homem por um tempo. Os relacionamentos delas com Bob eram em off, e ele as mantinha longe de mim a maior parte do tempo.”

 

Uma vez quando Rita se queixou com Bob, ele desenhou um círculo na palma da mão dele e lhe disse: “Isso é como a vida, onde temos que andar por lugares diferentes e conhecer pessoas diferentes. Mas dentro desse  círculo é onde nós estamos, você e eu. E você vê essa linha em volta? Ninguém pode quebrar essa linha pra entrar no círculo com a gente. Está protegido. Este sou eu, esta é você, estes são nossos filhos. Todas as pessoas importantes estão dentro desse anel.”

 

E, de fato, Bob era um bom pai que sempre encontrava tempo para Cedella, Ziggy e Stephen assim como para Stephanie, que nasceu em 1974. Como disse Cedella, “ele era um músico sério, sim, mas também um pai muito carinhoso.”

 

Ele sempre levava as crianças a uma loja de sorvetes famosa, Oopsie Do. “Sempre que o papai voltava de uma turnê, nós sabíamos que iríamos lá. Ou, se ele nos visse chateados, a gente já sabia, iríamos para Oopsie Do!”, disse Cedella. Ela e Ziggy se lembram do lado brincalhão do pai. “Ele adorava se divertir,” disse Ziggy, “e ele gostava de jogar jogos como dominó.” Bob também desafiava as crianças em partidas  de futebol – sua outra paixão – e ele os perseguia em volta da casa usando uma máscara de lobisomem.

 

Quando Bob não estava com seus filhos, eles estavam no seu pensamento. Depois que Rita começou uma turnê com Bob, ele lhe perguntava todos os dias durante a passagem de som: “Rita, ligou pras crianças? Eles tão bem? Como está a escola?”. Rita disse mais tarde que ele sempre tinha cuidado com cada uma das  crianças. “Eles eram seus verdadeiros amigos, ele sempre disse.”

6 comentários:

  1. grande bob, exemplo de homem....
    salve jah

    peace!

    ResponderExcluir
  2. éééé tha reggae star

    ResponderExcluir
  3. Exemplo de homem não tem várias mulheres né cara, mas se isso foi uma opção dele, então quem sou eu pra julgar o Bob Marley.

    Com certeza ele sabia o que tava fazendo.. =P

    Dentro do reggae não existe voz melhor que a dele, o Bob sente a música e passa isso pra quem sabe ouvir.

    ResponderExcluir
  4. Mr Robert Nesta Marley, simplesmente inesquecivel, o cara!

    ResponderExcluir