quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

[Ed. 92#] Aspilão: Gerardo Xavier, Marcelo D2, Luiz Eduardo Soares, Tico Sta Cruz, Marcelo Freixo, Gustavo Barreto e Carlos Latuff - sobre o Complexo da Guerra às Drogas!

O leitor fiel desse espaço sabe que às quartas, quando dá 4e20 da tarde, é hora de Aspilão, um post curto com uma citação sobre drogas, seja a favor ou contra, de alguém famoso ou não. Hoje vamos fazer um post especial para tentar refletir muito mais do que discurso televisivo proporciona sobre o novo fenômeno midiático de cobertura massiva, a Guerra no Rio de Janeiro, aleatória e covarde.

 

"A única solução estrutural para a crise da segurança pública é mudar a política criminal. Colocar um ponto final a essa insanidade que é a “guerra às drogas”. Legalizar imediatamente a maconha, que é de longe a substância proibida mais usada, e mudar o foco em relação às outras drogas, trocando a ótica policial pela ótica da saúde pública. Parar de gastar o dinheiro dos contribuintes em imensos aparatos repressivos corrompidos e ineficazes, e direcionar esses recursos para campanhas educativas, clínicas e investimento social nas comunidades carentes hoje dominadas por criminosos."
Gerardo Xavier Santiago, advogado

no texto Rio de Sangue e um Mar de Erros


"Fumo maconha e não tenho nada a ver com essa guerra, trabalho honestamente e nunca peguei em uma arma. Alguém já pensou em legalizar? Eu nasci em uma favela e sei o quanto essa guerra atrapalha pessoas de bem que querem fazer alguma coisa boa e essas pessoas são a maioria. Eu tenho minha opinião formada, vocês de dentro dos seus condomínios não sabem de nada. Só porque assistiram Tropa de Elite. Não me venham com esse discurso do capitão Nascimento. Enquanto não entrarem com educação, saúde, vai continuar essa m... Droga é caso de saúde e não de polícia. Realmente ainda se pensa que vão matar 'todos' os traficantes e acabar com as drogas do mundo, e quem vai fazer isso Papai Noel ou o coelhinho da Páscoa?

Marcelo D2, músico e maconheiro nato

de acordo com o Vírgula

"Não só o velho modelo é caro, como pode ser substituído com vantagens por outro muito mais rentável e menos arriscado, adotado nos países democráticos mais avançados: a venda por delivery ou em dinâmica varejista nômade, clandestina, discreta, desarmada e pacífica. Em outras palavras, é melhor, mais fácil e lucrativo praticar o negócio das drogas ilícitas como se fosse contrabando ou pirataria do que fazer a guerra. Convenhamos, também é muito menos danoso para a sociedade, por óbvio.

Luiz Eduardo Soares, escritor, antropólogo e ex-secretário Nacional de Segurança

no texto A Crise no Rio e o Pastiche Midiático

 

"Há que se considerar que o interesse financeiro na manutenção de guerras e sistemas falidos como o nosso é que promove lucros estratosféricos para todo tipo de empresários e políticos."

Tico Sta Cruz, ativista e vocalista da banda Detonautas

no texto Estou Falando Besteira?

 

"Fica uma pergunta: quantas vezes a polícia do Rio de Janeiro, em parceria com a Polícia Federal, em parceria com a Marinha, em parceria com quem quer que seja, fez ações de enfrentamento ao tráfico de armas na Baía de Guanabara? Quantas vezes a Baía de Guanabara foi palco das ações de enfrentamento ao tráfico de armas e ao tráfico de drogas? Nunca! Não é feito porque não interessa o enfrentamento ao tráfico de armas, o que interessa é o enfrentamento aos lugares pobres, que são mais fáceis, mais vulneráveis para que essa coisa aconteça, e ficam “enxugando gelo”. Quem é que vende esse armamento para esses lugares? São setores que passam por dentro do próprio Estado, todo mundo sabe disso."

Marcelo Freixo, professor e deputado federal pelo PSOL

no texto  Violência é Questão de Inteligência

 

 

"Por que muitos militantes pelos direitos humanos condenamos o que o Secretário de Segurança do Rio José Mariano Beltrame e o Governador Sergio Cabral insistem em chamar de “efeito colateral”? Por um simples motivo: Para quê a Polícia Militar e seus grupos especiais (como o BOPE) “reagem” a incursões dos traficantes “na mesma moeda”? Por que, para resumir o argumento repetido insistentemente sem qualquer reflexão, “os ataques precisavam de resposta” por parte do Estado? O que seria uma “resposta” a queimas de carros pela cidade? Por que simplesmente esquecer o trabalho de “inteligência” – que, lembremos, não é entrar atirando em favela – e partir para a velha política burra de confronto, pondo em risco centenas de pessoas inocentes?"

do texto Você Trocaria um Parente
por Duas Toneladas de Maconha?

"Pouco importa para o jornalismo desonesto: o que está em questão é reafirmar o discurso vazio do “A que ponto chegamos!” e o elogio ao “endurecimento” das leis e das ações vingativas, como forma de alívio do medo criado. Não adianta nada [...]"

do texto O Jornalismo Desonesto
e o Mito do Crime Organizado

Gustavo Barreto, jornalista

 

 

Além dos intelectuais e formadores de opinião, porque não ouvirmos também o lado dos moradores da comunidade? Aqui um vídeo de um relato de abuso de poder por parte das autoridades policiais do Rio de Janeiro, veja só:

Em matéria da Rede Globo foi informado que a Secretaria de Segurança se pronunciou sobre os casos de abuso e... sabe que medida será tomada? A criação de um núcleo da polícia para queixas dos moradores. Quem vai lá na polícia reclamar dos crimes praticados pela própria polícia?

 

Vamos também citar o sempre genial Carlos Latuff, que pintou a charge sobre a guerra no retrato midiático:

 

 

Agora é a sua vez. Se tem opinião, caia na roda do debate.
Munidos de informações, temos que pensar como levar isso além.

É literalmente caso de vida ou morte o tema da legalização das drogas no Brasil e em boa parte da América Latina.

40 comentários:

  1. Muito bom. Ótima materia.
    Pena que vivamos em uma sociedade ilusoriamente democratica.

    ResponderExcluir
  2. Bom, Concordo com o D2, droga é questão de saúde e não de polícia. O problema é que todos pensam que vai resolver matando todos os traficantes e pronto. Todo mundo não percebe que o problema é de uma dimensão maior que isso, o povo tem que se informar e não aceitar tudo que a televisão fala, tem que ter projetos nas favelas e legalizar é claro. O Brasil é um país de gente burra, essa é a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom hempadao!
    Sempre nos informando de verdade
    Valeu
    Paz!

    ResponderExcluir
  4. """o povo tem que se informar e não aceitar tudo que a televisão fala, tem que ter projetos nas favelas e legalizar é claro. O Brasil é um país de gente burra, essa é a verdade."""(2)
    PAZ A TODOS
    ASSIM COMO DEUS NÃO MENTE MACONHA NÃO MATA GENTE!
    4:20 É A HORA LEGALIZA A TORA!

    ResponderExcluir
  5. não acho que seria burra mas sim manipulada.

    ResponderExcluir
  6. É AGORA ´TODO DIA A QUESTAO NÃO É A POLITICA NEM A POLICIA A QUESTAO É A POPULAÇÃO TEMOS QUE FAZER A CABEÇA DESBANALIZAR A ERVA DE TUDO QUE É RUIM ENCHE DE INFORMAÇÕES FAZER A MARCHA DA MACONHA ACONTECER E COM GRANDE PUBLICO E EM CADA VEZ MAIS CIDADES INTERIOR TEM QUE FORTALECER FAZER AS MARCHAS 100 200 400 500 E CADE VEZ MAIS PESSOAS VAMO DIVULGA VAMO CHEGAAA
    E FALA NAS UNIVERSIDADES USA A AULA DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS FAZER A MENTS DESDE PEQUENOS NAO ADIANTE QUERE MODELA O QUE JA ESTA MODELADO TUDO É DE RAIZ É SÓ FALAR A REAL!
    BRASIL MARCHA DA MACONHA 2011 A REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO!

    ResponderExcluir
  7. CARA O BRASIL É UM PAIS DE GENTE BURRA SIM VEJA A PORCENTAGEM DE ANALFABETOS,16 MILHOES É MOLE????

    ResponderExcluir
  8. Já passou da hora de realmente o governo levar a sério a idéia de mudar a política de drogas no Brasil, começando pela maconha...

    ResponderExcluir
  9. Tá na hora dos maconheiros saírem do armário e irem às ruas!!

    O dia que reunirmos 20, 30 MIL pessoas na Marcha da Maconha, seremos ouvidos.

    ResponderExcluir
  10. Isso tudo é o teatro que mantem vivo a proibição das drogas (e com isso todo esquema lucrativo dos peixes grandes). Lugar de bandido é na cadeia; fato. Mas esses bandidos presos não fazem diferença para o sistema, pois sempre arruma novos caminhos para a corrupção; mas para isso, a proibição é o canal.
    TEATRO DOS VAMPIROS!

    ResponderExcluir
  11. "A solução é alugar o Brasil!" Já dizia o Titãs ;)

    ResponderExcluir
  12. Faltando esclarecer melhor as origens da "guerra" às drogas. No caso da maconha, a equação CÂNHAMOxPETRÓLEO(e papel de polpa de árvores, farmacêutica,algodão,soja,controle social etc...) Além de Liberdades Individuais-Foro Íntimo...

    ResponderExcluir
  13. Numa perspectiva mais ampla, há que se incluir a questão CÂNHAMO INDUSTRIAL X PETRÓLEO no debate
    sobre ecologia. O que queremos para o país?
    Uma patética repetição dos erros cometidos pelos países "desenvolvidos", que basearam(êpa)as economias em complexos industriais militares altamente poluidores, escravizantes pois centralizadores? Vamos, agora confiar que o óleo do pré-sal vai nos salvar da pobreza? Rá!

    ResponderExcluir
  14. Recomendável a leitura de "O Imperador Está Nú"
    do grande (e saudoso) Jack Herer. Aqui vai uma prévia:
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474406.shtml

    ResponderExcluir
  15. Cara, não tem jeito, o negóico é DESINFECTAR primeiro Brasília (o foco da pilantragem), daí então REALMENTE investir em EDUCAÇÃO e Políticas de apoio aos dependentes de drogas.

    O resto vem de bonde...

    ResponderExcluir
  16. Muito bom! Excelente!! Aê!!! Tudo mentira ainda nem li tudo, heheheh! Foi mal tô puto na seca tenho que zoar um pouco. Galera leitora, Hempadão Team, bóra fundar o partido dos maconheiros aê, caramba. Se o Tiririca vai fazer o "o coisa da coisa na coisa", por quê não podemos enfumaçar o congresso, prá ver se a clareia? andré RJ PS: porra, que merda ter que ficar abordando os outros na rua perguntando se sabe onde tem no asfalto, caralho! Vô acabá preso!

    ResponderExcluir
  17. PMPPM - Partido dos Maconheiros, Pôrra o Pulmão é Meu!

    ResponderExcluir
  18. Só não anulei a porra toda p votar em Freixo e Plínio. Aí no embalo mandei o restante p PSOL também. Dá esperança ver gente falando sério. Aperta lá, Freixo, digo, aperta os homi pra legalizar.

    ResponderExcluir
  19. http://www.youtube.com/watch?v=untrMQCbNRI&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir
  20. http://www.sensacionalista.com.br/wordpress/?p=2520

    ResponderExcluir
  21. Foda-se! Fazer o quÊ? Ridicularizar essa pôrra! Eles não falam sério, fingingo não enxergar, por quê vamos levar a sério? "Após denúncia de moradores, os policiais encontraram uma bomba atômica iraniana e armas de raio laser com tecnologia que ainda não é utilizada por nenhum exército conhecido.
    Em outra grande apreensão feita no morro esta tarde, foram encontrados três sabres de luz, um míssil teleguiado ACME e uma pokebola. "(http://www.sensacionalista.com.br/wordpress/?p=2526)

    ResponderExcluir
  22. "... uma floresta e foram encontrados hoje pelo BOPE. Segundo o capitão Moura, responsável pela operação, eles estavam em volta de uma fogueira tocando violão e comendo marshmellows. “Quando chegamos, eles começaram a tocar ‘Será?’, do Legião Urbana”, disse Moura. A letra da música seria direcionada aos policiais do BOPE: “Tire suas mãos de mim/ Eu não pertenço a você/ Não é me dominando assim/ que você vai me entender” (http://www.sensacionalista.com.br/wordpress/?p=2419)

    ResponderExcluir
  23. Excelente entrevista com Luis Eduardo Soares. Processo correndo em segredo de justiça. Incêndios teriam sido retaliação contra aumento da taxa de "arrego"? - http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente não vivemos em um país livre. Somos dominados por instituições que preservam a ignorância e a falta de educação em prol da corrupção e do acumulo de capital. As fábricas de opiniões ( rede-globo, etc...), juntamente com os gestores da educação nacional(não só a pública), estão aptas a deixar a população menos informada e conseqüentemente despreparada , para que assim, o sistema possa realizar suas obscuras e lucrativas ações sem que haja respaldo. Através de marchas, manifestações públicas, ativismos e boas vontades, temos que nos levantar e lutar pelos nossos ideais para que no futuro, possamos usufruir um pouco mais de justiça.

    Ygor Soares.

    ResponderExcluir
  25. Cara, eu tenho medo da Dilma.

    ResponderExcluir
  26. Amigos,
    Também sou maconheiro, e concordo com muitas coisas que são postadas aqui, e com muitos comentários. Porém sou contra a legalização.
    Toda essa questão sobre a saúde pública procede, mas é muito difícil saber de antemão se a legalização melhoraria as coisas. Pra se legalizar a maconha tem que ter se certeza de que melhoraríamos esses problemas, já que é um caminho sem volta. O Brasil não controla nem o que é legal, como alcool, músicas piratas e remédios, e nem o que é ilegal como a maconha.
    Já imaginaram se a legalização fosse feita e a realidade piorasse? Isso deu certo em vários países, mas lembrem-se: eles eram de primeiro mundo.

    Por favor, respostas racionais e não "evangelicamente" canabizadas.

    ResponderExcluir
  27. Na boa, a atual politica de dorgas que temos todos aqui sabem q é falha e hipócrita!
    só aumentou o trafico, as mortes, o poder dos criminosos!
    Daí vem um e fala q é contra legalização!

    Infelizmente ainda existem muitos maconheiros que não sabem a causa, maconheiros "caretas"

    triste

    ResponderExcluir
  28. "Já imaginaram se a legalização fosse feita e a realidade piorasse?" Maconha não mata. Bala mata. Bala mata maconheiro, mata careta, mata policial honesto, mata quem é contra e quem é a favor. O amigo é a favor então de em nome do medo de não dar certo não tentar nada? "Isso deu certo em vários países, mas lembrem-se: eles eram de primeiro mundo." Argentina não é primeiro mundo. Sinceramente, maconheiro careta anônimo, qual é o teu problema? Você gosta de subir morro se arriscando a ser confundido com policial e gosta de descer na paranóia se arriscando a ser confundido com traficante? É esse teu lance? Adrenalina? Não vejo outra resposta. Aliás, vejo sim. És um troll testando nossa capacidade de argumentação. Cara, tu é o primeiro maconheiro do planeta contra a legalização. Teu cérebro tem que ser estudado pela comunidade científica.

    ResponderExcluir
  29. essa materia fico
    mtu loca gurizada
    parabens

    flw
    LEGALIZE _\|/_

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho medo da Regina Duarte.

    ResponderExcluir
  31. Segundo Luis Eduardo Soares o tráfico está enfraquecendo. Ele diz que a tendência é vir para o asfalto desarmado. Fica inclusive mais barato para eles. O antropólogo diz que as milícias são mais fortes, pois têm negócios mais diversificados. A sociedade hipócrita ainda vai acabar pagando caro por se preocupar tanto em embareirar a vida dos outros. Se a sociedade se posicionasse logo contra o proibicionismo, os governantes poderiam (os que querem) focar no combate a milicianos.

    ResponderExcluir
  32. Respostas as ataques, e será mesmo que foram os traficantes que começaram esses ataques? vamos pensar bem, o senhor "traficante" (para não dizer o capanga né) está no alto do morro, ganhando seu dinheiro facil, o que vai passar na cabeça deles, para sair tocando fogo em onibus, para botar medo na população e irritar o estado. Ou será que não é a copa do mundo e as olimpiadas chegando ai? e essa conspiração! onde o estado poem medo na população para a sua manipulação, porque enquanto o terror só for visto pelo lado do mal, sempre o terro vindo do "bem"(O estado) não será nem visto, nem pensando, nem imaginado, porque estamos seguros no "bem" e o "bem" não nós faz mal, apenas quando vemos que esse "bem" não quer o nosso bem.
    O mundo precisa é de amor! isso que ta faltando, amor universal, amor de um para com o outro, fazer o bem sem olhar a quem, pois com o amor tudo se modifica, tudo se transforma!
    paz ai para todos!luz!

    ResponderExcluir
  33. Questão de tempo até outros dominarem o tráfico na região...afinal, se tirarem um chefe do tráfico, logo tem mais 10 pra substitui-los haha
    E fica a indignação de mais um usuário vitima dos porcos fardados, e o pior é escutar que nunca será legalizado...Mas quando for, irei rir da cara desses filhos da puta...Lutando sempre!

    ResponderExcluir
  34. Porra mano, n entendo, tanta gente falou pega a paz! tanta gente, desde Jesus até o Bob Marley, seja lá o que você for sak mano.
    Tanta gente falava coisa boa, mas ninguém não grava. Faz questão de pagar mal com mal.Olha a casa do cara que trabalha e pá, se ferra por práticamente vingança, pq cá entre nós os coxa nem sabiam quem era o cara, destruiram por destruir, se for traficante ta fudido.
    Não foi assim que ensinaram, vamo faze a PAZ!

    ResponderExcluir
  35. Sempre que penso a respeito dessa realidade no Rio acabo chorando.
    É um absurdo, UM ABSURDO ESSA MERDA TODA, ALGUEM MAIS VE POLÍTICOS NACIONAIS COMO PORCOS ENGRAVATADOS?? PORQUE É O QUE SÃO, UMA CORJA DE SUJOS NADANDO EM DINHEIRO LAVADO POR SANGUE POBRE.
    CHEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir
  36. Tem charges do Latuff que valem mais que muitos livros!!



    Aí, o Marcelo Freixo é Deputado Estadual!

    ResponderExcluir
  37. D2, é isso aew, quem é que vai legalizar?
    enquanto eles pensam que tão 'arumando' o Brasil, eles só tão é fazendo uma merda.!
    Não querem legalizar pelo seguinte pensamento, se eles legalizarem que dinheiro vão ganhar?
    pra ter um pé de maconha é só plantar, agora essa porra de tabaco e alcool é outro esquema.!
    a resposta é muito simples! ELES NÃO ESTÃO NEM AI COM NENHUM CIDADÃO, ELES SÓ LIGAM PARA O LUCRO QUE ESSE CIDADÃO VAI DAR!
    abraço galera da hempada!

    ResponderExcluir
  38. NA GUERRA CONTRA AS DROGAS NO RIO DE JANEIRO, 2010:
    -MACONHA: 40 TONELADAS
    -COCAINA: 200 QUILOGRAMAS
    -CRACK: 10 QUILOGRAMAS
    AGORA ME DIZ, O QUE COMANDA O TRAFICO??

    ResponderExcluir
  39. um bando de porcos fardados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir