Para manter a energia gerada pelo Catch a Fire, os Wailers voltaram ao estúdio de Harry J. em Kingston no verão de 1973 para gravar uma continuação. Lançado pela Island bem no finzinho do ano, Burnin’ era mais politicamente engajado que seu antecessor, já com a primeira faixa incitando os mais pobres a “Get up, stand up, stand up for your right/Get up, stand up, don’t give up the fight.” (em português, algo como: “Levante-se, levante-se para os seus direitos/Levante-se, não desista da luta.”).
Desafiando a ideia que os cristãos brancos têm de Deus (“Almighty God is a living man”, verso da referida música que em português seria: “O Deus Todo-Poderoso é um homem vivo”), a música também se tornou um hino dos desfavorecidos. Em 1988, por exemplo, quando Bruce Springsteen, Sting, Peter Gabriel e outros rodaram o mundo com o nome de Amnesy International para promover a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os shows iniciavam com uma versão do grupo de “Get Up, Stand Up.”
O álbum também incluiu outra música clássica de Bob, “I Shot the Sheriff”, que, quando cantada por Eric Clapton, se tornaria um hit internacional e traria grande visibilidade a Bob e sua música. A música apareceu no álbum 461 Ocean Boulevard de Clapton, que foi lançado em agosto de 1974. Anos depois, Clapton ponderou que não havia feito justiça à música com sua interpretação. “Não acho que tenha sido justo com Bob Marley,” ele disse. “Eu acho que fizemos muito com um sentimento de brancos ou algo assim.” Marley, no entanto, não parecia ligar, e ele e Clapton ficaram amigos depois.
Burnin’ trouxe a consagração a Bob e os Wailers, principalmente na América, com resenhas muito mais positivas que em Catch a Fire. Outros músicos também começaram a criar esperanças no reggae. Paul McCartney disse a um repórter que o reggae estava “onde está,” Mick e Bianca Jagger contrataram uma banda de reggae para tocar no seu casamento, e Paul Simon se aventurou em Kingston para umas gravações.
o reggae se sente ;D
ResponderExcluirreggae é a musicalidade da paz, salve Jah!
shuuuuuup.. bateu (~.~)
roots culture
ResponderExcluirsalve o reggae, viva a cultura da paz e do amor.
ResponderExcluirIlha grande
porra da hora mesmo reggae é a melhor musica alegra a alma so positividade mais reggae não é so bob marley tem muita pedrada q rola solta por ai,fica a dica pesquizem sobre ROCKSTEADY q é o pai do reggae SKA q é o avô do reggae é da hora!!!
ResponderExcluirreggae é tudo de mais puro. positive vibrations bless up !
ResponderExcluircom sertaza!reggae é tudo de bom e está na veia.
ResponderExcluirÉ por isso que digo:LEGALIZE IT!
"Uma coisa boa da música é que quando ela bate, você não sente dor"
ResponderExcluirJá gostava de reggae antes da ganja, agora gosto mais ainda!haha
"Don't drink and drive, smoke and fly!"