por Marco Hollanda
Este poderia ser um post comemorativo pela centésima semana da Hempada. Mas a mediocridade da política estragou a nossa festinha. A primeira baixa do governo Dilma Rousseff foi justamente na Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (Senad), que seria comandada pelo progressista Pedro Abramovay. Em menos de um mês, a decepção venceu a esperança.
Na versão do Ministério da Justiça, a qual a Senad é vinculada, Abramovay recebeu um convite externo e decidiu recusar o convite feito pelo Ministro José Eduardo Cardozo. O comando da Senad agora está com a secretária-adjunta, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte.
Mas especulações sobre o motivo da saída de Abramovay correm soltas pelos corredores da Capital Federal. A maior polêmica está na divergência de opiniões entre o ex-secretário e o Ministro da Justiça sobre o fim da pena de prisão para pequenos traficantes. Em entrevista publicada no jornal O Globo do dia 10 de janeiro Pedro Abramovay defendeu a aplicação de penas alternativas para a grande massa de traficantes que são presos sem armas e com pequena quantidade de drogas.
A urgente necessidade de mudanças na lei de drogas é sustentada com números que revelam a insanidade dela. Dos 70 mil presos nos últimos quatro anos, 40 mil são pequenos traficantes. Ao permanecerem no falido sistema penitenciário brasileiro por um período que pode chegar a 15 anos, boa parte destes pequenos traficantes deixará o cárcere com um diploma em vida bandida.
Mesmo aqueles que não possuem ligação com o crime organizado tendem a migrar para este lado dentro dos presídios. O próprio poder público reconhece o domínio de facções como o Comando Vermelho (RJ) e o Primeiro Comando da Capital (SP) dentro das penitenciárias.
Entretanto, a declaração de Pedro Abramovay foi imediatamente rebatida pelo Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. "A posição que temos defendido é oposta a isto. O próprio Ministério de Justiça já encaminhou, durante o governo Lula, um projeto de lei que prevê pena de três a dez anos para todos aqueles que participem de organizações criminosas. Se esse projeto for aprovado, aquele que for traficante e participar de organizações criminosas terá, além da pena por tráfico, mais outra condenação de três a dez anos", disse o Ministro.
A resposta de um governo que seguirá tratando o varejista de drogas como um criminoso mais perigoso que um homicida é um sinal de que a política de drogas dificilmente será mudada. Até o inevitável debate sobre a descriminalização da maconha deve ser prejudicado pelas alianças conservadoras que levaram Dilma ao poder.
A triste constatação é de que o futuro parece cada vez mais distante.
decepcionante ver o rumo que a politica brasileira está dando a uma causa tão importante como essa...precisamos agir para não airmos no esquecimento,levantar cada vez mais alto nossa bandeira e informar melhor ao povo sobre nossas ideias.
ResponderExcluircairmos*
ResponderExcluirO País é governado por maiorias que usam do seu cargo publico com se fossem reis pra nois cerebros pensantes não sobra nada
ResponderExcluirvamos acabar com esse pré conceito ,capitalismo reina sobre o povp brasileiro
vergonha de ter governantes sem cultura
parem as guerras
Quando algm toma uma atitude contra a hipocrisia e contra os interesses "ocultos" acontece isso
ResponderExcluirou vcs acham q o ministro da justiça ou a dilma mandam exonerar sozinhos??
MTA MAIS MUITA COISA POR TRAS TEM ISSO!
Palhaçada... que nojo
Tem muita coisa envolvida nisso. Tem muita treta escondida! Malditos corruptos! :@
ResponderExcluirO Tráfico e os vendedores de armas ainda mandam aqui.
ResponderExcluirComo é que pode... Portugal, Argentina, México etc , já venceram essa dificuldade.
Claro que o Abramovay foi "convidado" a se retirar. É a bancada da bala.
Dilma!
ResponderExcluircara serio eu nem fico triste com isso!
ResponderExcluirquanto mais eu vejo essas coisas mais eu vejo como eu to evoluido!
tenho dó desse povo ai de terninho :x
Eleicao eh soh pra eleger quem vai corromper mais nesse pais...
ResponderExcluirFoda-se o governo. Foda-se a retórica. Fodam-se os terninhos alinhadinhos. Certos estão os ET's que desarmaram ogivas dos americanos babaquinhas (JB de hoje). Estatismo, aquele que mata uma criança a cada cinco segundos de fome, enquanto anunciam porrilhões de dólares a serem enviados, literalmente, para o espaço.
ResponderExcluirMéxico não venceu porra nenhuma amigão.. Tá viajando..
ResponderExcluirA atual política de drogas está comprovadamente falida. Será que ñ temos inteligência suficiente para tratar este tema de uma outra forma?
ResponderExcluireu ODEIO o Brasil!..pais de merda ¬¬
ResponderExcluirComo quebrar essa ditadura camuflada?
ResponderExcluirÉ sempre assim , eles só vão mudar quando o problema entrar na casa deles!
ResponderExcluiré difícil ler essas palavras, mais a realidade é que os ministros e tudo mais, eles apenas pensão neles quando vão governar, e com toda a certeza eles ganhão muito por trás de quem ta vendendo e ou comprando drogas, Legalizar é solução para nos consumidores mais nunca para eles
ResponderExcluirSonegar é preciso. Não pague impostos, não dê dinheiro para os ladrões. Imposto, conforme o nome já sugere, é roubo. Líder de cú é rola. Eu sou presidente de mim.
ResponderExcluirpelo menos liberar pra nois plantar em casa seria uma boa ideia...
ResponderExcluira ignorancia que este governo demosntrou ao demitir o Abramovay é assustadora. tambem tenho duvidas como disse alguem acima, que a presidente ou o ministro tenham tomado essa decisao sozinhos. abços
ResponderExcluirEleicao eh soh pra eleger quem vai corromper mais nesse pais...[2]
ResponderExcluirDecepção governo Dilma parte 1... mas ainda boto fé em avanços. Temos que agir e fazer nossa voz ser ouvida...
ResponderExcluirele deveria primeiro definir quem e traficante quem é usuario... acho que chegar descriminalizando o pequeno trafica e um pouco demais.
ResponderExcluirOra, se a maconha for legalizada, comercializa-lo deixaria de ser crime, de ser tráfico. Acho o ponto de vista dele correto sobre traficantes desarmados com pouca quantidade. Entram na cadeia sem relação com crime organizado. Saem revoltados e com "conhecimentos". Pedro Abramovay tem razão, mas talvez tenha se precipitado explanando o óbvio para os hipócritas bandidos de plantão. Talvez seja melhor estratégia o passo-a-passo menos impactante...Una coisa de cada vez...Legalize a maconha e criminalize a fabricação de armas.
ResponderExcluirNenhuma entrevista com o Abramovay recente além do Globo?
ResponderExcluirppp (politica /podre/puta) assim não vamos a lugar nem um os maconheiros tem que sair do armario e lutar pois se não nus movermos o governo não vai nos respeitar como cidadãos.
ResponderExcluirmarcha naicional ja !!!!vamos pra brazilia
antonio BH