por Marco Hollanda
A triste repetição das histórias contadas neste bONG faz a repressão abusiva caminhar para o perigoso caminho da banalidade. Mas nada disso pode ser mais banal que o silêncio diante da insanidade de uma lei. Quem sabe o registro dos casos aqui relatados possa servir para que futuras gerações não cometam o mesmo erro dos puritanos do século 20.
Tão urgente como a reforma da Lei de Drogas é a recuperação da estrutura policial brasileira, que em quase todos os Estados infelizmente ainda funciona do modus operandi da Ditadura Militar. Da cidade capixaba de Vila Velha recebemos um relato que mostra um pouco da falência deste aparelho repressivo.
É possível dizer que o Pedrão é o pico mais conhecido da comunidade canábica da cidade. O local é ponto fixo de quem deseja apreciar o THC em espaço aberto e distante de quem possa ficar incomodado com a marola. Naquela noite era possível contabilizar cerca de 20 pessoas espalhadas em pequenos grupos. Todos compartilhavam do mesmo gosto e baixa luminosidade permitia apenas enxergar a brasa da ponta dos cigarros.
A viatura que passou pelo pé do morro totalmente apagada não chegou a assustar os presentes. Afinal, os tiras apenas passaram em velocidade reduzida e seguiram viagem. Alguns resolveram bater em retirada quando a viatura se afastou do local. Mas por acreditar que aquilo não representava um perigo maior, um grupo de quatro amigos resolveu permanecer no local.
O baseado que era o único flagrante da noite já tinha chegado ao seu fim quando um dos presentes resolveu acender um cigarro daqueles que causam câncer. Foi quando os homens de farda surgiram da parte mais alta do morro com lanternas apontadas na direção do único grupo que ficou no local.
Sem encontrar nada de ilícito para sustentar a repressão, os guardas resolvem liberar os quatro. Mas o ambiente isolado e distante de qualquer testemunha não permitiu uma história de final feliz. Durante a revista, um dos tiras furtou 20 reais que estavam na carteira de uma de suas vítimas. Sem dinheiro, mas sem sofrer nenhum tipo de agressão física, os quatro desceram o morro e tomaram o caminho de casa.
Se você alguma vez sofreu nas garras da Guarda Negligente, conte sua história pra gente pelo endereço: redacao@hempadao.com
bando de pau no cu fardado
ResponderExcluiresses pé de porco do caralho
ResponderExcluirladrões fardados .
ResponderExcluirUma vergonha pra sociedade, e pensar que somos nós que pagamos o salário desses "ladrões fardados" ... não sei mais se devo me sentir seguro ou sentir medo da polícia.
ResponderExcluirou o ladrão te rouba, ou a policia, sua lei sua justiça, pode até te matar...
ResponderExcluiruma vez, no planeta atlantida 2010, fui parar numa sala escura da delegâcia, NÃO FUI TOCADO, tive que me despir e depois eles falaram 'olha aqui teu dinheiro pra depois não dizer que eu peguei teu dinheiro' e ainda devolveu minha seda.
e ae galera ! Eu sou de Vila Velha tambem. ali é o morro do moreno. muita gente fuma la emcima, e muito tranquilo. Policia sobe muito raramente !
ResponderExcluirum abraço cheira a marola a rapaziada da hempada _\|/_
Quando a malandragem é perfeita ela queima o bagulho e sacode poeira. Já dizia o mestre Bezerra.
ResponderExcluirnão abaixo a cabeça pra porco fardado ou diplomado (8)-ESTILO JAMAICA - CONECREWDIRETORIA
ResponderExcluirpolicia lixo!
ResponderExcluirFAMILIA TOXAPEW CURITIBA ZONA SUL
bong ja ta parecendo com os jornais da tv,toda vez a mesma noticia,isso acontece com todos e todos os dias,por isso nunca fumo em locais afastados,acendo onde estiver,no centro,pelas ruas,como se fosse um cigarro desses que causam cancer,e se tómo um enquadro dos tiras,ajo normalmente,procuro nunca estar com mais que um cigarro da erva para não sair no prejuizo e assim segue,já não me escondo como antes nos matos para fumar.
ResponderExcluirAVANTE MACONHERADA
Julian JUNDIAI-sp
Quando a policia te assalta,devemos prestar queixa na boca de fumo. Só se for.
ResponderExcluirMoro em uma cidade pequena e sou feliz por isso, aqui não existe repressão, é só não escrachar que é de boa. Tenho um amigo que era de São Bernardo do Campo, mas agora esta morando aqui a um certo tempo, ele diz que aqui é o paraiso velho! FOGO NA BOMBA INDEPENDENTE DE LUGAR ;)
ResponderExcluirjá aconteceu algo parecido comigo, estava fumando um com um amigo no topo de um morro, sem luz, passava uma estrada ao lado.
ResponderExcluira policia chegou de sirene apagada, com o farol ofuscado a vista e a menos de um metro do carro, ligou a sirene e nos mandou descer do carro. acharam a erva, algemaram meu amigo sendo q ele nem reagiu, so obedeceu nem estava cometendo crime (não a mim, pq sou mulher e eles nao podem enconstar em mim). depois de muito tempo, nos liberaram e levaram a erva, sem nos levar a delegacia ou fazer registro da apreensão.
Se fosse comigo a chapa ia FERVER!
ResponderExcluirVamoooooooooo dona Dilma, sei que tu tem um monte de coisa para se preocupar, mas, ao contrário dos outros, preocupe-se conosco também!
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/poder/864121-apos-crise-com-governo-pedro-abramovay-deixa-secretaria-de-politicas-sobre-drogas.shtml
ResponderExcluirQuando eu aparecer aqui e dizer: vai ser difícil mudar essa porra dessa lei esse ano! Não percam tempo nervosos ou me xingando, prestem atenção ao que acontece aí na sua frente.
Só por querer discutir o aqssunto tem gente aí perdendo o emprego.
Tá foda.
Pesoal, vale a pena ler cada linha do site da LEAP BRASIL e assistir cada vídeo.
ResponderExcluirPara quem domina o idioma inglês, é super oportuno fazer o mesmo no o site oficial da LEAP (EUA).
Como pai de dois meninos, até pouco tempo me preocupou o fato deles serem influenciados para alguma atividade militar ou policial.
É público e notório que também nesses dois meios, muitos PRECEITOS são interpretados e distorcidos a favor do desvio de conduta.
A LEAP, no meu entender, é o exemplo sólido de profissionais da Lei que posso apresentar
redondamente aos meus filhos para que eles tenham REFERÊNCIA de profissionalismo, ética, inteligência etc.
Aqui, infelizmente a pm é cabide de emprego.
A prova é facílima e o crivo de seleção é extremamente largo.
O que se tem então é a figura do "néco-caserneiro" que não difere (tecnicamente falando) de um cara que perfura paredes com uma furadeira.
Esses "nécos-caserna" são tão (ou mais) deformados, distorcidos e rudimentares quanto os tontons makouts (integrantes da polícia que atuou nos governos da linhagem dos ditadores haitianos papa doc e baby doc).
O mesmo não posso dizer dos policiais integrantes da LEAP. Nunca pensei que fosse aprender algo positivo com policiais.
O mundo tem chance de melhorar.
A corrida continua,
a bênção de Jah sobre todos nós!
Putz! Mal terminei de falar sobre a LEAP e vejo a perda do Abramovay! Caramba... bad, muito bad...
ResponderExcluirvamo lá
Triste ver isso, ainda mais em Vila Velha onde eu estudo.
ResponderExcluirPô, roubar 20 conto é feio... PQP!
Viajando pro nordeste... Trancoso COMPLETAMENTE LEGALIZE!!!
rs
Abraço!
Porcos Fardados!
ResponderExcluirIsso só mostra a hipocrisia da polícia nacional!
ResponderExcluiroque faz um policial roubar 20 reais ?
ResponderExcluirnem bandido ta robando 20 reais hj em dia,
salario do policial Deve ta osso mesmo!
depois o maconheiro que é bandido!
ResponderExcluirE DEPOIS NÓS QUE SOMOS TACHADOS DE MARGINAIS!!
ResponderExcluirJahBless**
POHAA, foda memo, agente torce pra nao se tromba com esse tipo de policial
ResponderExcluiréee triste, com mentalidades assim nao c vai pra frente, mais tamo aew !
Moro em Vila Velha também, já fui roubado 2 vezes por 'policiais', mesmo sem flagrante. Levaram até um pacote de biscoito aberto que eu tinha na mochila.
ResponderExcluirSem contar de outra vez que um policial que um pessoal do bairro que me pegou 2 vezes fumando, na segunda me pegou fumando, liberou mas pediu pra levar 20 reais no DPM, se levasse, que era pra não deixar ele me ver na rua denovo. Não levei, e passava sempre pelo DPM e ele me encarava...Hoje em dia vejo ele na rua, mas não me reconhece. O nome do infeliz é Sgt. De Souza, que atua em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha.
Realmente revoltante saber que esse tipo de pessoa tem alguma autoridade sobre pessoas de bem.
ABUTRES,FAMINTOS DE RIQUESA, HOMENS DESALMADEOS Q DESTROEN A NOSSA PAZ DE JAH... VIVA O RASTAFARI HOMEM DE PAZ ....
ResponderExcluirISNPIRADO PELA LETRA Q TOCAVA ENQUANTO LIA O TXT
VLW HEMPADAO POR NOS AJUDAR A COMPARTILHAR IDEIAS