por Marco Hollanda
Mais do que provocar uma violência que poderia ser evitada, a guerra às drogas também é responsável por alimentar o ódio e a intolerância contra usuários. Os extremos desta linha de ação foram expostos com feridas macabras como um história que chegou de Curitiba (PR). O ex-comandante dos bombeiros Jorge Luiz Thais Martins é suspeito de matar nove usuários de drogas como forma de vingança pelo assassinato do seu filho em outubro de 2009.
As investigações da polícia do Paraná apontaram os usuários de drogas como suspeitos do assassinato do filho do comandante durante uma tentativa de assalto. Na época, dois homens foram detidos mas foram liberados por falta de provas.
A partir deste momento começou a vingança do homem que decidiu fazer justiça com as próprias mãos. Mas as nove vítimas fatais da vingança de Jorge Martins não tinham nenhuma relação com crime que resultou na morte do seu filho. Chama atenção o fato de todos serem usuários de drogas e estarem no mesmo bairro onde ocorreu o crime que resultou na morte do filho.
Um jovem que sobreviveu a ação do comandante - e reconheceu o autor do crime por meio de fotos - revelou em depoimento a polícia que ele andava armando pelas ruas a caça de usuários de drogas. Jorge Martins, que ainda não é considerado foragido da justiça, é aguardado na Delegacia de Homicídios da cidade.
A história com enredo típico de um filme de serial killer revela o que infelizmente uma grande parte da população brasileira pensa sobre usuários de drogas. É provável que muitos pais de família levantem a voz para defender a atitude do comandante por diminuir o número de drogados no mundo.
A negligência da guarda, que também é de grande parte da sociedade, é talvez o pior sentimento deste tipo de preconceito: o total desprezo pela vida de alguém que é usuário de drogas. Comportamentos como este são semelhantes aos que foram proclamados pelas ideologias mais macabras que já existiram no Planeta.
O próprio sentido popular do rótulo "usuário de drogas" carrega o peso da incoerência da política repressiva. O senso comum que classifica como drogado apenas o consumidor de drogas ilícitas esquece do amigo alcoólatra e as vezes até do próprio Rivotril que toma antes de dormir.
Se a legalização da maconha parece ser uma realidade cada vez mais próxima, o rótulo de "drogado", e todo sentido negativo que este vocábulo carrega, parece algo bem mais complexo de ser solucionado.
mando bem! -nipoa-sp_\|/_
ResponderExcluirO senso comum que classifica como drogado apenas o consumidor de drogas ilícitas esquece do amigo alcoólatra e as vezes até do próprio Rivotril que toma antes de dormir.
ResponderExcluirFALOU TUDO
que vergonha de lêr isso :s
ResponderExcluirSupondo, as pessoas que mataram o filho desse cara usaram crack; e vai esse ex comandante e mata 9 usuários de maconha.
ResponderExcluirPorra!!, é muita indignação!, eles nos rotulam que somos tudo "farinha do mesmo saco" por ser usuário de drogas ilicitas.
Se fosse um pai "qualquer" já seria considerado foragido, agora pq é ex comandante o "buraco fica mais embaixo".
E como a matéria diz, e ainda terá muitos pais apoiando esse cara.
Ninguém tem direito de tirar a vida de alguém, só Deus, pq assim como Ele deu, Ele pode tirar, mas apenas Ele.
Tiraram o filho dele agora ele ja tirou nove filhos de cada mãe. Brazil!
ResponderExcluirComo diria um amigo meu... Isso é uma puta falta de sacanagem... na moral... a falta de uma verdadeira consientização do lado da "contracultura" faz com que as pessoas tenham uma visao comletamente errada da realidade... e como "a cultura de massa" gosta de colocar, o cigarro e o alcool sao os verdadeiros vilões pq SEGUNDO ELES são as portas de entradas para outras drogas... correto?
ResponderExcluirSe são realmente porque elas ainda são licitas???
E como diria Gabriel O Pensador: "Com tantas drogas porque só o meu cachimbo é proibido?"
Kempachi, li as duas primeiras linhas do seu comentário. Cale a boca seu retardado ignorânte limitado e preconceituoso.
ResponderExcluirSe buscasse justiça contra os assassinos eu ficava calado. Agora, esse raciocínio sem lógica mínima...Descontar em maconheiros porque ele cismou que o assalto se deve a uso de drogas. ..
ResponderExcluirQuem esse cara tá pensando que é? O Charles Bronson?
ResponderExcluirdevemos ver tbm que essa alienação causada pela midia é tão pesada que m arrisco a afirmar que a descriminalização só sera possivel quando a mesma nos apoirem...assim concerteza
ResponderExcluirTem que jogar logo esse filho da puta na cadeia...matou por causa da morte do proprio filho, mas as pessoas que ele matou tambem tem pai e mãe e provavelmente nem conheciam o filho dele....eu vi o filme nosso lar outro dia e tomara que esse maluco, depois de morrer, vá para um lugar pior do que aquele que passa no começo do filme....fdp!
ResponderExcluirMilico não pensa. Milico não filtra. Milico acredita em mentiras mais fácil que os seres pensantes. Milico assiste Datena e acredita no mercenário que se vale da desgraça social para arrecadar grana com disk 0300. A ciência tem que inventar uma tv para milicos com dispositivo de 'auto-bloqueio datenesco-etc'. Se não dá essas merdas.
ResponderExcluirE agora? 9 famílias vão querer vingança? "Olho por olho e todos acabaremos cegos" (Gandhi)
ResponderExcluirCURITIBA CHORA DE VER ISSO,MAIS É TRISTE AQUI O CRACK TA FODA MESMO!
ResponderExcluirCWB 4:20 É HORA!
9 x 30 anos = 270 anos de cadeia.
ResponderExcluirBombeiro bandido.
ResponderExcluirOlavo Bilac já disse que a maldade está no ser. Quem quer fazer merda, bebe água e faz merda, bebe mijo e faz merda, não usa nada e faz. Conversa p boi dormir essa estorinha de 1800 e tal de que fez e aconteceu porque tava sob efeito.
ResponderExcluirAinda bem que o filho do filho da puta morreu. Se não seria mais um demente na face da terra. Teria orgulho do pai de merda, iria trilhar o mesmo caminho do bandido.
ResponderExcluirComeçou a guerra há tanto estimulada por governo, mídia e sociedade. Satisfeitos?
ResponderExcluir" usuário de drogas " sempre sera usuário de drogas, idependente da legalidade, isso no pior termo da palavra.....
ResponderExcluirHipócrita frequenta solenidades, abraça políticos assassinos, policiais assassinos, empresários assassinos. E nunca quis fazer justiça. Status quo mantido. Aí, quando acontece a tragédia com seu filho, ao invés de fazer a justiça corretamente, dispara contra inocentes. Em tempo: após 80 anos de repressão imbecil, fora o gasto, o planteta responde ao desmatamento.
ResponderExcluirSe fosse macho mermo, chacinava na assembléia legislativa, no congresso. Não sabe nem fazer merda direito.
ResponderExcluirO corporativismo hediondo vai esconder o figura pra que ele não seja justiçado na rua...
ResponderExcluirNem imagino o grau de loucura a que esse pai chegou para fazer o que fez.
ResponderExcluirSabe o que me assusta? É que tive a impressão que se a notícia fosse ao contrário (pai de muito doido mata 9 policiais caretas pelo assassinato do filho) teria muita gente aqui apoiando.
(Ih olhe, Iole)
" É provável que muitos pais de família levantem a voz para defender a atitude do comandante por diminuir o número de drogados no mundo. "
ResponderExcluirA sociedade é patética. Nove inocentes sumariamente executados, nove famílias sofrendo, dois assassinos foragidos e estão apoiando o coronel.
Medievais cibernéticos.
Cada povo tem o governo que merece.
"Sangue de pobre, sangue de rico, sangue por sangue ele derramado ao chão nõa lhe fará maior!" (Mato Seco)
ResponderExcluir"Morreu um irmão como safado sem vergonha
Tiro na cabeça por que foi buscar maconha
Hoje parece que isso não tem mais valor
Menos um maconheiro, ninguém se importou
Será que isso é pura ignorância, não
É um sistema manipulando a informação
Planet hemp tá tentando te alertar
Digue sou planet hemp e legalize já!" (Planet Hemp)
o criminoso ae em palta, acabou de se entregar na policia.
ResponderExcluirmas provavelmente eles só vão apurar o caso, que é a unica coisa que falam normalmente quando envolve "autoridades" como criminosos
ResponderExcluir"o criminoso ae em palta, acabou de se entregar na policia."
ResponderExcluirPassa o link, por favor.
Historia mal contada: por quê ele não foi em busca dos dois suspeitos que foram presos e liberados por falta de provas. Ora, se ele traficando influência conseguiu cumplicidade de policiais, facilmente teria acesso aos dados dos supostos assassinos na dp onde prestarão depoimento. Sei, não...Vai ver, do jeito que esse cara é louco, vai ver ele mermo matou o filho e tá criando essa confusão p justificar o instinto assassino patológico.
ResponderExcluirTo aqui imaginando a sensação que o senhor Jorge Martins sentia após matar um desses caras.
ResponderExcluirPodem ter certeza que ele gostou do barato, da sensação de poder.
E depois que assassinava, corria pra casa... e na penumbra, saboreava seu whiskey 12 anos.
Ai hempada vi hoje na tv a dilma falando sobre o holocausto...
ResponderExcluirE o discurso dela foi muito hipócrita
"O melhor caminho para diminuir o sofrimento humano é o diálogo",
"É nosso dever não compactuar com nenhuma forma, qualquer que seja, de violação dos direitos humanos, em qualquer país, incluindo o nosso".
Para Dilma, o Holocausto foi um momento "deplorável" da humanidade por ter inaugurado um tipo de violência "industrializada e científica" empregado em guerras de extermínio e desumanizado os adversários com a tortura.
O que esse ex-comandante dos bombeiros fez não foi nem um pouco "deplorável" neh?!
Se ao menos deixássemos a ignorância de lado,
poderiamos todos saír ganhando!
Esse assassino ainda vai ter apoio da sociedade canalha. A gente tem é que se organizar e pedir asilo político na Holanda. Isso aqui fede.
ResponderExcluirEis a fonte da PAUTA onde o bombeiro se entregou à polícia:
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/01/ex-chefe-dos-bombeiros-se-apresenta-policia-em-curitiba.html
Pior plano de fundo que conseguiram esse? nao tinha um pior nao?! putz
ResponderExcluirInfelizmente a ignorância é mato por aqui...
ResponderExcluir9x30 = 270 anos decadeia
ResponderExcluirblz
mais so se cumpre 50 no max
+ reducao de pena por '' bom comportamento ''
NA REAL SE ELE TIVESSE MATADO 1 OU 100 NAO IRIA FAZE DIFERENÇA PAIS LIXO DA PORRA
Um policial da swat desceu do 10º andar de um prédio que não estava lá
ResponderExcluir♫♪♫
Pqp, sem querer eu não anulei meu voto doidão no dia da eleição
Âncoras insuflam, incitam ódio ilógico frisando a expressão "usuários", ao invés de dar a devida ênfase no tom de voz no absurdo do ato. Se Renato Russo perguntou "que país é esse", resta uma dúvida, uma pergunta feita pela vó de um dos garotos assassinados, e por mais oito famílias: q bosta de imprensa é essa?
ResponderExcluiragora qndo for fumar vo ficar cuidando as pessoas que passam por mim? mais claro, vai que ela é uma assassina de USUARIOS de drogas.!
ResponderExcluirque merda em!
Nós fumamos e eles que ficam tontos" ♫♪♫
ResponderExcluirFumo p fugir, sim e daí? Pra esquecer que existe uma grande maioria de 'pessoas' (tô tão educado hoje) capazes de aprovar uma barbaridade dessas. Loucura é não querer fugir.
ResponderExcluirEu li no google.
ResponderExcluirNos comentários, é quase unanimidade a favor do assassino.
Teve uma imbecil lá que passou uma fórmula pra matar os dependentes de crack, colocando "iscas envenenadas" pra pessoa consumir na compulsão etc. Horrível, deprimente.
É triste ver tanta desinformação, truculência, gerando tragédia em proporção.
O culpado foi reconhecido por 100% de testemunhas e uma vítima sobrevivente.
sou de curitiba mas nem sabia dessa história
ResponderExcluire preferia nem saber na verdade ...
me dá muito ódio, nojo e até vergonha de ler isso
como queria saber dessa história antes dos porco pega ele ..
mas fazer o q, a repressão chego antes pra não deixa nois pega ele kkk
o cara perdeu o filho pra noia q foi assalta
nem todos "usuarios de drogas" sao noia
e a grande maioria nunca nem se quer assaltou alguém
qué mata alguém? se mata porra, perdeu o filho e nao pode matar quem fez isso? foda-se entao, ta ligado? devia ter se matado, seu bosta!
se esse maluco não for preso, em curitiba ele não fica
CWB420
Era de se esperar, vimemos em um país de 3º mundo, em uma cultura latina e extremamente religiosa, com uma população que lê pouco e é pouco/mal escolarizada, e ainda por cima uma mídia direitista que vende um mundo conservador onde quem é minoria é discriminado, e isso inclui o usuário de drogas (talvez a principal vítima), o povo como não tem nem a oportunidade de refletir e ter senso crítico, acredita em qualquer coisa e condena tudo que o mainstream não apresenta como estilo de vida, o que mais me emputece é que a população jovem atualmente anda indo pelo mesmo caminho, independente de classe ou escolaridade.
ResponderExcluircade a galera de curitiba...?
ResponderExcluirPq nao matam esse fdp? aqui em SP pra acerta contas é 2 palito...
Deviam é aproximar ele do filho dele já que ele ta sentindo falta...
Espero do fundo do coração que o universo continue com a limpeza que esta ocorrendo... e que no fim só sobre quem realmente esta disposto a evoluir e ajudar esse mundo de bosta em que vivemos...
È a midia que vicia... leio essas bosta e logo quero acende um pra purifica minha mente desse tipo de pensamento!
Se ele tivesse certeza de quem matou o seu filho(tivesse visto por ex)e matasse essa pessoa, eu não julgo.
ResponderExcluirAgora, só pq supostamente a pessoa q matou o seu filho usa algum tipo de droga, ele sair por ae matando qualquer um q use alguma droga é coisa de maluco.
Eu que adimirava bombeiros por salvar vidas, e chega uma noticia dessa! QUE REVOLTA!Que merda de país!
ResponderExcluirso digo uma coisa rapaziada /// como diz mato seco /// agimos pela razao errada o tiroteio começa dentro de nossas proprias casas!
ResponderExcluirum cara desse que mata usuarios de drogas so pelo fato de seu filhor ser morto em um assalto... nao justifica /// assim entao se o filho dele morrese atropelado ? iria matar todo mundo que dirije ? cada cabeça sua sentença.
verme maldito
ResponderExcluirlogo mais toma um tiro na cara
verme maldito ele sao ums filha da puta ele tem que more por que ele so atrapala nosa vida poriso eu nao gosto de polisial ele nao decha a gente fumar um vela por que falan que e trafico de drogas pori so eu fumo en casa susegado curto e viajo ...
ResponderExcluirEu tbm sou bombeiro, e ja salvei várias vidas, esse comanadante aqui na corpóração é tido como um dos melhores, ele também salvou vidas. Ele matou usuários de crack. Eu como bombeiro sei diferenciar drogas, fumo canabis dia sim um dia não. Aqui no paraná nosso treinamento mudou muito, nós estamos encrencando muito mais com o alcool doque a canabis. por que nós? Porque aqui no paraná a o Bombeiro faz parte da PM. Esse senhor é EX COMANDANTE DOS BOMBEIROS ou seja essa informação q estas colocando é uma meia verdade, ou seja, é nada mais nada menos o mesmo q a rede globo faz só q a favor do blog.
ResponderExcluir