por Mário João Soles
A Cannabis, como todos sabem, é uma planta utilizada há milhares de anos para diversas finalidades. Apesar de ter se tornado popular mundialmente por suas propriedades recreativas e medicinais, a erva possui inúmeras outras propriedades que permitem, entre outras coisas, a fabricação de papel, tecidos, cordas, roupas e acessórios, óleo para cozinha, biocombustível, remédios, cremes hidratantes, proteínas, leite e sorvete.
Este parente industrial, produtivo e careta da cannabis, é comumente chamado de Maconha Industrial ou HEMP e é o tema desta nova editoria do Hempadão. HEMP é o nome dado mundialmente à Cannabis que possui quase 0% de THC, mas que mantém todas as outras propriedades da planta intactas. Dessa forma, o cultivo em larga escala dessa planta não permite o tráfico ou a utilização da colheita para outros fins que não sejam a transformação em produtos industriais.
Agora alguns de vocês podem estar se perguntando por que alguém produziria, em larga escala, uma planta com 0% de THC? Que propriedades são essas que a tornam tão especial? Para clarear a cabeça, aqui vão algumas informações e curiosidades:
Na natureza, Hemp pode ser plantada sem a utilização de herbicidas, fungicidas ou pesticidas. A produção de algodão, por exemplo, consome aproximadamente metade dos químicos agrícolas usado em plantações nos EUA. Sua fibra natural é a mais resitente que existe. Possui propriedades anti-mofo, não desgasta com exposição ao sol e consegue absorver cores mais facilmente quando são tingidas. Quem não lembra do Adidas HEMP? O Tênis da Adidas se tornou uma febre entre os adolescentes na época de seu lançamento e, como o próprio nome diz, era feito com fibras de HEMP.
Ao contrário da maioria das plantações que degradam o solo a cada ciclo, a Cannabis possuí a capacidade de renovar, remover toxinas e aerar o solo beneficiando futuras plantações. Vale a pena mencionar que Hemp foi utilizada nos arredores de Chernobyl para remover metais pesados do solo após a explosão da usina nuclear.
Por ser uma planta rica em celulose, pesquisas estão sendo realizadas para a fabricação de produtos plásticos biodegradáveis, o que diminuiria o uso de petróleo e tornaria o plástico um material mais VERDE. É também utilizada pela indústria em forma de fibra de vidro. A vantagem em substituir a fibra de vidro está no fato de que Hemp é mais leve, mais resistente e mais barata. A BMW em um esforço pra construir carros mais recicláveis está usando materias feito de HEMP em seus automóveis.
O papel feito do Cânhamo (fibra de HEMP) é da melhor qualidade, resiste à decomposição e não amarela conforme envelhece (quando não são utilizados químicos no processo de fabricação). Com amostras de papel de HEMP encontradas com mais de 1500 anos, foi só em meados dos anos 1800 que o papel feito da madeira substituiu o de HEMP. Na época as árvores eram baratas, hoje estão sendo exterminadas rapidamente. Para se ter uma idéia, em um período de 20 anos, 1 hectare (10.000 m2) de HEMP pode produzir a mesma quantidade de papel que 4 hectares de florestas. A declaração de independência dos EUA foi feita em papel de HEMP e encontra-se até hoje à disposição em Washington.
Apesar da HEMP possuir inúmeras utilidades e possuir 0% de THC em sua composição, o plantio e processamento ainda é crime na maioria dos países. Assim, para finalizar, escolhi um video bem ilustrativo. No vídeo, a HEMP procura um emprego, em analogia á dificuldade em torná-la lícita. Após uma série de tentativas frustradas, a hemp procura um orientador, que para ajudar, pergunta o que a HEMP sabe fazer e ela começa a explicar. O orientador enfim descobre o motivo do desemprego, vale a pena assistir:
Acompanhem o CannaBussiness daqui pra frente podem enviar ideias ou dúvidas para redacao@hempadao.com. Esperamos ter conseguido plantar uma semente de curiosidade em todos, para regarmos com muitas informações e colhermos ideias novas!
haha, ja tenho um adidas igual a esse há um ano e meio :D
ResponderExcluir~ mto bom!
ResponderExcluirconforme Ed. de 25 de janeiro
"o cânhamo repele até 95% dos raios U.V
nocivos ao planeta" - ADIDAS!
axo q o povo devia se conscientiza mais
sobre as vantagens do q nas desvantagens!
ooww, galera, refrigerante de maconha a venda nos Eua....
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/mundo/866184-refrigerante-de-maconha-sera-vendido-nos-eua-no-proximo-mes.shtml
é foda, coitado do cara que é rejeitado ;/
ResponderExcluirkkkkkk
então cannabis e uma planta e hemp eh outra??
ResponderExcluirsendo q a hemp tem todas as propiedades da nossa querida erva menos o que nos inspira a fuma-la???
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/866184-refrigerante-de-maconha-sera-vendido-nos-eua-no-proximo-mes.shtml
ResponderExcluirComo podem negar o seu passado a sua cultura ?a história dos EUA começa pela maconha ,a própria declaração de independência foi redigida no cânhamo,eis que surge a Hipocrisia !
ResponderExcluirfico revoltado em ler uma materia dessa.. vendo que o Hemp pode salvar o mundo e os politicos nao fazendo nada! =\
ResponderExcluirDa hora, mas nós que somos conhecedores já conhecemos os múltiplos usos da nossa querida cannabis, sabemos dos seu inúmeros benefícios para os humanos e para o planeta, e temos também a consciência de que essa é a chave para a sustentabilidade. O que nos fode, é o governo capitalista que cegado pelo "pré" conceito imbutido na cultura há muitas gerações, infelizmente não se esforça para ver que é uma questão tão simples, e para não abalar as estruturas do seu sistema fraco, corruptivo e destrutivo.
ResponderExcluirTemos que começar a nos mexer, para mudarmos as velhas tradições.
Concientização e choque cultural são as minhas apostas!!!
CREIO QUE NAO TINHA NADA HAVER O IBAMA ABRAÇAR NOSSA CAUSA...OU MACONHA NAO E PLANTA ? MUITAS VEZES VEJO FALANDO POR AI QUE NAO PODEMOS DESMATAR, MAS OS "REPRESENTANTES DA LEI" PODEM DESMATAR UMA PLANTAÇAO INTEIRA DE CANNABIS.É BRINCADEIRA NE. QUERO QUE O SISTEMA VAI SE FUDER...
ResponderExcluir