sábado, 5 de fevereiro de 2011

[Ed.#101] Discolized: Jazz e Maconha – de Cab Calloway a Louis Armstrong!

por Várzea Crew

 

Recém entramos em 2011, e pode-se perceber que este ano será um grande divisor de águas no que diz respeito à legalização de nossa erva de cada dia. Na verdade todo esse otimismo que vivemos hoje é consequência da luta por uma causa que já vem de alguns anos, talvez décadas. E toda esta história começou há mais ou menos um século, mais precisamente no estado de New Orleans, nos Estados Unidos. E é aí que começamos nosso Discolized de hoje.

 

Quando pesquisamos o histórico do uso da maconha na sociedade moderna ocidental, vemos algumas referências de que o  primeiro registro de alguém fumando maconha nos EUA foi em 1909. Independente de quem de fato foi o primeiro, é na década de 1910 que a maconha começa a ganhar popularidade, nos bares e casas noturnas de Storyville, em Nova Orleans. Coincidência ou não, é nessa mesma época e nestes mesmos locais que o jazz começa a destacar-se, com ninguém menos que Louis Armstrong, nascido nesta mesma cidadezinha.

 

Do mesmo modo que a erva, o jazz era bastante relacionado à cultura negra, vinda dos hábitos e gostos dos imigrantes africanos. Era comum ouvir nas músicas expressões como muggles, muta, gage, tea, reefer, grifa, Mary Warner, Mary Jane ou rosa maria, todas referindo-se à maconha. Como já se pode supor, o governo branco estadunidense começou a reprimir duramente o consumo da maconha, e o resto dessa história (que se mistura com muitas outras), nós já sabemos.

 

O post de hoje é dedicado a todos os grandes jazzistas, e selecionamos os dois principais, certamente os que mais fumaram e mais desfrutaram dos benefícios criativos da maconha! São eles, Cab Calloway e Louis Armstrong. Me sinto obrigado a colocar este vídeo do band leader Cab Calloway para que possam ter uma ideia do que estamos falando. "he smokes weed to get high, and flies to the sky that funny funny funny reffer man!"

 

Uma coletânea de cada, e bora ouvir e conhecer jazz, música irmã da cultura cannábica no ocidente!

 

Cab Calloway - Classics (1934 - 1937)

Louis Armstrong - Satchmo Serenades

9 comentários:

  1. AHHHHHHHHHHH CARALHO CHAMAAA NO JAZZ !

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha doidera o som, principalmente acompanhado de um winning eleven, cerveja tudo isso pre jamboree! wooooow

    ResponderExcluir
  3. o cara da primeira foto parece o tiririca...xD

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Até o jazz contemporâneo tem alguns grandes apreciadores da erva como Chick Corea e Anthony Braxton nesse vídeo! Alguém já tinha ouvido falar do Woodstock Jazz Festival? Deve ser mto foda...
    http://www.youtube.com/watch?v=dMLkxJZZmss

    ResponderExcluir
  5. Acho que vale um post ainda mais detalhado...

    ResponderExcluir
  6. Dois mestres!!! Muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  7. Mais algo sobre o jazzconha??
    Deixo minha indicação aqui Fela Kuti.

    ResponderExcluir