por Mário João Soles
Salve Hempspectadores, para quem ainda não conhece a Cannabusiness, esta é uma editoria que aborda a utilização da maconha industrial, conhecida mundialmente como Hemp.Se quiser saber um pouco mais, acesse as publicações antigas aqui!
Hoje vou falar de um produto feito de Hemp conhecido pela maioria, o papel. Mas se acham que vou falar de seda estão muito enganados.
O papel de Hemp possui inúmeras vantagens em relação ao papel utilizado atualmente, feito à base de madeira. O processo de extração da fibra é mais simples, consumindo menos energia e poluindo menos. O papel feito de Hemp é de alta qualidade e pode ser reciclado mais vezes que o papel feito de madeira convencional.
Sua brancura natural dispensa a utilização de cloros e outros químicos no produto final e, caso necessário, utiliza-se peróxido de hidrogênio (água oxigenada) no processo. Assim, o papel de Hemp é livre de ácidos, que são responsáveis pelo desgaste e amarelamento do papel com o tempo, podendo durar até 1.500 anos, enquanto o papel feito de madeira dura entre 25 e 100 anos.
Até o final dos anos 1800, 75% a 90% de todo o papel no mundo era feito de Hemp. Parece difícil de acreditar, mas muitos livros, publicações, pinturas e trabalhos feitos por nomes conhecidos na história (Victor Hugo, Mark Twain, Gutenberg) foram imortalizados no papel feito da erva, principalmente BÍBLIAS!
Pelo fato de o papel durar por muitos anos sem amarelar ou deteriorar, ele sempre foi muito utilizado na impressão de bíblias. Até hoje, a Kimberly-Clark (uma das 500 maiores empresas do mundo) possui um moinho de papel de Hemp na França onde produzem papel para bíblias e para cigarros.
Hoje em dia, quando penso nas inúmeras vantagens dos produtos feitos à partir da Cannabis, não consigo entender como pode algo tão útil e ecológico ser ignorado pela maioria. A verdade é que muitos não sabem de nada disso, essas informações não são amplamente divulgadas e muito menos incentivadas pela mídia.
Por isso, todos que acompanham o universo de informações Cannábicas aqui no Hempadão, divulguem essas informações sempre que for conveniente. A educação é sempre a solução.
Até a próxima!
quero um caderno de escola desse ;)
ResponderExcluirmuito bom, hempada! o cânhamo só foi substituído por puro interesse comercial...mas quem sabe não seria uma boa hora para uma volta as origens, já que se fala tanto em sustentabilidade???
ResponderExcluirvaleu hempada, sempre fazendo nossa cabeça, com boas informações!
um na roda, man ;)
dá pra fumar cm esse papel?
ResponderExcluirse o brasil plantasse cânhamo ao invés de cana-de-açucar acho que seria melhor, não seria?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirnao edu... nao seria... a cana-de-acucar alimente a industria do alcool pois ela é muito produtiva e e o seu sub-produto (etanol) é mais ecologico que a gasolina... E temos planos de exportar etanol pro mundo todo...Nao podemos abolir a cana...
ResponderExcluirO ideal seria um tripé sustentado por cana, hemp e soja. Não só exportar a matéria prima, mas sim produzir coisas com ela e vendê-los ao mundo. Tanta terra, tanta mente fervente querendo implantar uma idéia... Vou falar isso pra Dilma..
Fala pra Dilma que esses sem-terra é tudo vagabundo, e mais de 70% dos que ganharam (ou robaram) a terra com a ajuda do governo, ja a revenderam e moram na cidade hoje, desfrutando da fortuna.
ResponderExcluirO biodiesel feito a partir do Canhamo é menos poluente que o álcool e deixa praticamente 0 resíduos no ar. Pra quem pega a Anhanguera, sabe os km e km de plantaçao de cana. Uma plantação desse montante de canhamo produziria biodiesel, papel, roupas, alimentos, e milhares de produtos. Não vejo a cana como algo a eternizado na cultura e PIB brasileiro.
ResponderExcluirTemos que ampliar nossa boa influência e abrir os olhos dos q estão próximos, assim conseguiremos nos livrar dessa criminalização hipócrita.
ResponderExcluirFalou e disse Xande!
ResponderExcluirEles não divulgam isso por que levantariam aquela questão do custo benefício. seria mais um argumento para nós maconheiros, isso é tudo que eles não querem. Quem perde com essa hipocrisia é o nosso planeta.
ResponderExcluirInfelizmente quando esse fatos são colocados em debate com conservadores eles apenas ignoram.
ResponderExcluirMas é isso ai um dia eles vão ver que a lei estava errada.
HEMP FOR VICTORY
Aula ficou chata, é só rancar um pedaço da folha e bolar um..rsss
ResponderExcluir