sábado, 5 de março de 2011

[Ed.#105] RastaFórum: Continuação da Biografia de Bob Marley – O Ataque contra o Rei!

Chris Blackwell e outras pessoas estavam desconfiados dos motivos de Manley e aconselharam Bob Marley a não fazer o show. Mas Marley, cujas crenças estavam mais de acordo com a filosofia do PNP, concordou em estrelar o evento de 5 de dezembro. Então, alguns dias depois que o show foi anunciado, Manley anunciou uma nova eleição a ser feita em 16 de dezembro. Sua promessa de que o show não seria político, agora não valia nada. Para a maioria dos jamaicanos, o show seria entendido como um comício do PNP, a aparição de Bob como seu aval político.

 

“Bob estava sendo usado”, escreveu Rita. Ela também disse que a decisão de Bob de fazer o show “levou a uma ação da oposição e ele foi avisado a não fazer o show pois iriam mata-lo.”

 

 

Outras indicações e pressentimentos indicavam que as coisas não ficariam bem. Como membro do I-Threes, Judy Mowatt disse que haviam “sentimentos estranhos no ar.” Na noite anterior à gravação da música “Smile Jamaica”, composta para o show, Mowatt sonhou com uma manchete de jornal que dizia: “Bob levou um tiro por uma música.” Mais tarde, durante os ensaios, Mowatt teve outro sonho, de um galo e três pintinhos. Alguém atirou no galo e a bala acertou um dos pintinhos. “Eu via Bob como sendo a representação do galo e nós [as I-Threes] éramos os pintinhos.”

 

Pior ainda era o fato de, de tempos em tempos, de acordo com Rita, pessoas na residência de Hope Road de Bob percebiam a presença de estranhos na propriedade. Ainda assim, Bob “estava decidido a fazer o show para as pessoas que sofreram muito.”

 

Dois dias antes do show, na noite de sexta, 3 de dezembro, Marley e os Wailers tinham acabado de ensaiar quando pistoleiros invadiram a propriedade do número 56 da Hope Road. Bob e o empresário dos Wailers, Don Taylor, estavam na cozinha quando um pistoleiro apareceu na escada. Quatro tiros atingiram Taylor na virilha. Outra bala passou de raspão no peito de Bob e se alojou em seu cotovelo esquerdo. Rita Marley estava no seu Volkswagen amarelo quando os pistoleiros começaram a atirar nela. Um dos tiros atingiu sua cabeça, mas a ferida não foi séria.

 

“Bob podia ter sido morto naquela noite. Muito fácil... o pistoleiro que atirou nele estava mirando no coração, mas a bala só arranhou seu peito e atingiu o cotovelo.” Ela ficou lá pro resto de sua vida.

6 comentários:

  1. massa, viajei na história!

    bom saber sempre mais da vida do grande rei Bob Marley.

    Paz a todos

    ResponderExcluir
  2. POis é. O cara lutando pelos ideias dele e agente sentado no sofá, esperando a nossa vitoria vir por acidente. vergonha.


    Marcha da Maconha 2011. Força total

    ResponderExcluir
  3. Bob revolucionário ao extremo !

    ResponderExcluir
  4. Ele fez a musica "Ambush in the night" baseada nessa noite aí q tentaram matar ele.

    ResponderExcluir
  5. acho q ele ainda fez o show

    ResponderExcluir
  6. Grande rei Bob, pra sempre em nossos corações! _\|/_

    ResponderExcluir