terça-feira, 22 de março de 2011

[Ed.108#] Chapa 2: Uma guerra perdida e sem data para terminar!

Mesmo sem um verdadeiro motivo para comemorar, a ONU assopra as velinhas dos 50 da Convenção Única sobre Entorpecentes, que consolidou a proibição da maconha em escala global. Por motivos que nunca foram bem esclarecidos, os senhores da guerra continuam defendendo a velha e utópica tese de “um Mundo livre das drogas”, investindo em uma repressão essencialmente militar e sangrenta.

 

Diante dos números revelados pela própria ONU, qualquer um pode concluir que o narcotráfico não é muito abalado pelas ofensivas antidrogas dos governos. A cada ano, “os senhores da droga ganham a assombrosa marca de US$ 320 bilhões”, informou o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC).

 

O mesmo relatório também apresenta outra importante constatação do fracasso da guerra às drogas. Entre 1998 e 2009, a produção mundial de ópio aumentou quase 80%. O mercado da cocaína não foi eliminado nem reduzido de maneira significativa, a oferta e a procura só se deslocaram para outro lugar.

 

Yuri Fedotov

O que deveria ser utilizado como um dado conclusivo de que a política repressiva não está funcionando, infelizmente é interpretado com uma linha de pensamento que fortalece o atual modelo. Na opinião do russo Yuri Fedotov, diretor do UNODC "Temos que fazer progressos reais contra a heroína e a cocaína, e confio que realmente possamos fazê-lo. Temos que fazer frente os cultivos ilícitos de uma maneira mais significativa e coordenada", declarou.

 

Como de costume, a retórica política aponta o dedo para os consumidores na hora de apresentar os culpados para o fortalecimento do negócio das drogas. Na opinião da ONU, os estimados 250 milhões de consumidores de drogas ilícitas “destroem suas vidas, e fazem suas famílias e comunidades sofrerem”. A organização só despreza o fato de que em quase todo planeta é oferecido apenas uma cela de cadeia para quem é pego com alguma substância proibida e que o sistema de saúde é gravemente despreparado para lidar com esta questão.

 

Com a política mundial dominada pelos proibicionistas, fica difícil apostar em alguma mudança a curto prazo. Cabe a militância antiproibicionista mostrar ao grande público que, na verdade, quem sustenta o tráfico é a proibição. O caminho é longo, mas o resultado tem tudo para ser consagrador.

12 comentários:

  1. Preconceito é opinião sem conhecimento !

    Quem o homem pensa que é pra proibir uma planta ! algo que brota da terra !

    Pow legaliza o auto cultivo logo , é vantagem pra todos , menos pro trafico e esse é o ponto ? ou não ?

    ResponderExcluir
  2. Quem sustenta o tráfico é a proibição!! O auto cultivo é a melhor alternativa ao mercado ilegal, será que vamos precisar de mais 50 anos para acabar com a hipocrisia e enxergar a verdade?

    ResponderExcluir
  3. sabe que infelizmente vamos ter que radicalizar para termos ao menos uma respostas,pois no Brasil as coisas, nao funcionam somente na base da conversa.Temos que dar uma agitada, marcar um encontro,reunindo todos aqueles que se dizem maconheiros, e enfumaçar a porta do palacio em Brasilia; sem violencia, claro , so um protesto mais radical um pouco... se acharem interessante e so marcar, pois estou pronto pra zarpar...

    ResponderExcluir
  4. Semente poderia falar do caderno "folha teen" do jornal folha de S. Paulo do dia 21/03 que publicou que fumar maconha causa tetas nos homens! um absurdo

    ResponderExcluir
  5. simplismente nao aguento mais esse pais de merda... tudo errado...

    ResponderExcluir
  6. trezentos e vinte bilhões nas mãos dos bandidos tanto dinheiro desses, aqui no Brasil eles compram o que e quem eles quiserem.

    ResponderExcluir
  7. Pais sanguinario,dirigido por carcereiros de nossa escravidão,perseguidores covardes dos pobres,gananciosos sem limites, sem escrupulos, sem razão de serem tão carrascos e filhos da puta, homenzinhos sem coração, marionetes dos infernos, testas de ferro das falanges do mal,continuem pisando no pescoço do povo, até chegar suas horas de experimentarem a Ira de Deus atraves dos seus e da natureza.

    ResponderExcluir
  8. EXILIO em outro planeta....terrivel to surtando..

    Ano passado achei q fosse evoluir a legislaçao no brasil, que teria revista estilo high times e canamo, porem pelo visto que anda a carroagem, moqueca preso, outro foi preso com um pé mediocre q nem colheria uma grama de cannabis de pessima qualidade e o amigo preso...

    fora outros mil que nem sabemos...

    policia corrupta ao maximo, politicos corruptos ao maximo e trabalhando para aumento do proprio salario, povo manso e ignorante q nao se meche para nada, na passeata contra aumento do salario dos deputados, presidente, ministro e senadores, so tinham 25 pessoas protestando o resto rebanho humano ignorantes

    todos aplaudindo obama, o pais de merda mesmo

    que exploda logo tudo, que benha o caos pq pelo visto so pelo caos tera mundança...

    ResponderExcluir
  9. Minha opinião tbm é radical q nem o brother ali em cima, por conversinha e minusculo protesto nunca vai mudar.
    É nosso direito fuma-la ou vamos fingir mais um pouco?

    ResponderExcluir
  10. :Nao muda hein nada ... vou continuar cultivando a erva sagrada para consumo proprio... Vao se fuder seus proibicionista de merdaaa....
    Paz,,,

    ResponderExcluir
  11. a ONU se orgulha pela proibição,sera que ela se orgulha tambem pelo numero de mortes que o trafico gera?

    ResponderExcluir
  12. A porra da Onu só meche o traseiro pra faze algo quando um bando de pessoas estao mortas, bando de fdp do caralho tam sentadinhos la enquanto tem pessoas morrendo porra vao se...
    SE EU QUISER FUMAR EU FUMO SE EU QUISER VENDER EU VENDO PORRA!!!!!!!!

    ResponderExcluir