por Marco Hollanda
A semana que passou deixou um noticiário canábico bem farto. Em Curitiba, uma badalada Marcha Contra a Maconha, ganhou destaque na imprensa nacional. O mais legal desta história é que passeata promovida por políticos locais e pastores foi “invadida” por ativistas que defendem a legalização da erva. Mas engana-se quem acha que o conflito de ideias terminou em violência.
De forma semelhante ao que ocorria na Grécia Antiga a praça pública foi transformada em uma tribuna de debates. Sem insultos ou desprezo pela opinião alheia os argumentos distintos sobre a problemática da maconha alimentaram um debate saudável, coisa que infelizmente anda em falta na democracia brasileira. A complexidade do assunto ainda abriu o espaço para o compromisso firmado entre as partes para a realização de novos encontros.
A posição da CBBD!
Outro assunto de grande relevância foi a carta divulgada pela Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD), com uma avaliação sobre a política de drogas no Brasil. A conclusão, que não é nenhuma novidade para o público do Hempadão, é que o projeto de construir um mundo livre das drogas proclamado pela ONU em 1998, fracassou.
A Comissão ainda defendeu que a questão das drogas deixa a justiça criminal e passe a ser tratado como um assunto de saúde pública. O documento cita o caso de Portugal, que descriminalizou as drogas em 2001, conseguindo reduzir a criminalidade e diminuir a população carcerária, além de oferecer um tratamento digno para usuários problemáticos, que atualmente são atendidos por uma comissão de especialistas.
Entretanto, é preciso registrar a falta de uma proposta mais direta sobre o rumo que a política de drogas brasileira deve tomar. Apesar elogiar a descriminalização em outros países a Comissão falhou por não ser clara e direta na hora de defender que o mesmo seja feito aqui. Sem entrar no mérito da legalização - que também precisa ser debatida como um verdadeiro projeto de enfrentamento ao poder no narcotráfico - a CBDD deixou a desejar na conclusão do seu trabalho.
Ziggy Marley recebe camisa da Marcha em Florianópolis
Também é preciso destacar a passagem de Ziggy Marley, filho do Mestre Bob, em turnê por algumas cidades do Brasil. Em passagem por Florianópolis Ziggy recebeu da galera do Instituto da Cannabis uma camisa da Marcha da Maconha. O presente foi dado por Mariana Marques, que foi candidata a Deputa Federal pelo PDT nas eleições de 2010 e defendeu na televisão a legalização da maconha.
legalize it!
ResponderExcluiruma pessoa curtiu isso
ResponderExcluirBoa !
ResponderExcluirO mais interessante de se conversar com pessoas contra a legalização é perceber que mais da metade atribuem efeitos de outras drogas (cocaina, crack) à maconha. E se você tenta dizer que os efeitos são outros vem sempre o argumento imbativel "todo mundo que fuma diz isso".
ResponderExcluirLegaliza Brasil, que vira um paraíso lindo !!
ResponderExcluirFalta de conhecimento e fundamentalismo religioso dá nisso. Se a moda pega logo menos teremos uma nova "Marcha da Família com Deus" - aquela que serviu de desculpa para o golpe militar. Lamentável...
ResponderExcluirLegalize já!
ResponderExcluirnossa batalha continua, sempre na paz e no amor!
Não vamos mais lutar pra legalizar,
ResponderExcluirPois estamos cansados
Do ódio e da guerra, ohh
Maldita guerra!
Não vamos mais lutar pra legalizar,
Se a natureza já legalizou
Porque a planta brota da terra
Bendita terra!
Seja a mudança que você quer*
ResponderExcluirdeputada do pdt a favor da legalizaçao ! politica brasileira é mt doida mesmo
ResponderExcluirISSO SÓ DA FORÇA PARA O MOVIMENTO DE CURITIBA E REGIÃO SE ARTICULAR E FAZER UMA MARCHA DA MACONHA DE PORTE E CLASSE NESTE ANO, A DO ANO PASSADO JA FOI MUITO BONITA MAS A DE 2011 INDICA QUE TEMOS QUE BOTA PRA FUDÊ. MEGAFONE NA MÃO, BATERIA, PAZ NO CORAÇÃO E CARA LIMPA.
ResponderExcluirLEGALIZA BRASIL!!!!
Galgando degrais e além.
ResponderExcluiróóóóóóó
ResponderExcluire la vamos nós...
legaliza logo q eu não aguento mais
Legalize iT
ResponderExcluirVou me dar o direito de fazer uma critica,
ResponderExcluirTa uma merda esse plano de fundo novo!
nem ta dando pra ler legal...
reunião da marcha - campinas
ResponderExcluir03.04, domingo
às 14:20
auditório da praça da paz - unicamp
Espero que nao fique só em noticias de jornais, pois estou nessa a um bom tempo, des da epoca que so vendia solto no RJ e SP.... época boa.
ResponderExcluirPorem ate hoje nao mudou quase nada e o que percebo a repressao cada vez maior e a justiça sempre injusta...
grower estao presos entao esta tudo ruim!!!!!
Espero que mude logo...
eu votei na Mariana...
ResponderExcluirvoto na marina pq é desinformado! tinha que ter votado no plinio
ResponderExcluirsou de sc e votei na mariana
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiracabei de ler algumas coisas no site dessa marcha ai, afirmações falsas sobre a maconha... lamentavel ver um país com a mente comprimida.
ResponderExcluirOlha a realidade da maioria do povo brasileiro onde são enganos por uma repreção de idologia onde o barco já afundou mais não tão contar.Penso que a maconha deveria ser tratada não tendo do contexto onde esta relacionada com outras drogar com poder de destruição maior.Pessoa induzida á acreditar nunca coisa que só gera mais violencia e dinheiro pro trafico.
ResponderExcluiressa galera que 'acredita' no probicionismo, deveria fumar uma vela antes de discutir sobre a legalização.. seria muito mais fácil se eles conhecessem o verdadeiro estado de espírito que a erva nos trás ... proibir nunca foi solução pra nada.. legalizar acabaria com o tráfico, geraria lucros para país investir em educação, saúde e em tudo mais que está em falta... o que esse povo precisa é de instrução.. tudo em excesso faz mal, até amor.. saiba dosar a vida e viva com alegria.
ResponderExcluir