quinta-feira, 31 de março de 2011

Gerardo Xavier Santiago analisa Carta da Comissão Brasileira de Drogas e Democracia

"A CBDD acerta em cheio ao dizer que a perspectiva proibicionista de um mundo sem drogas é uma ilusão. Também aponta corretamente o erro de se tratar de igual maneira substâncias muito diferentes entre si. Chama a atenção para a especificidade da questão da maconha, o que é positivo. Reconhece ainda a incoerência que é proibir aleatoriamente algumas drogas ao mesmo tempo em que se admite a produção, distribuição e consumo de outras, das quais o álcool é o melhor exemplo.

De uma forma geral, o meu entendimento é que a Comissão acerta no diagnóstico da situação, mas é tímida em suas propostas. Ao ficar na descriminalização dos usuários como proposta concreta, adotando o que foi realizado em Portugal como melhor paradigma, ela não leva em consideração que isso simplesmente não resolve o problema, quando muito é um paliativo, mitiga os efeitos da proibição em uma das pontas, mas não elimina o potencial de gerar violência da proibição. A verdade é que não funciona tratar o consumidor de drogas com instrumentos outros que não o direito penal e continuar a "guerra" aos traficantes, o que significa manter a miragem proibicionista. A realidade é que sempre haverá traficantes enquanto as drogas não forem legalizadas, o resto é tapar o sol com a peneira, pura hipocrisia."
 
Gerardo Xavier Santiago é advogado da Marcha da Maconha e membro da Nova Sociedade Libertadora

12 comentários:

  1. ta bom, to desinformado. Mais quem é esse cara ae ?!srssr.. Alquem sequelo e esqueceu de passa a ficha do individuo!

    4:38....Atrasado!

    ResponderExcluir
  2. é isso ai só não enxerga quem é muito burro ou ta de sacanagem.

    ResponderExcluir
  3. isso nao enxerga quem ganha com o proibicionismo...

    Nao aguento mais ser marginalizado

    ResponderExcluir
  4. parabens hempadao
    sempre firme no ativismo

    ResponderExcluir
  5. NPK 30-10-10 será que faz nascer cabelo na careca dele?

    Calma aê, Sr. Geraldo, também sou careca, tô brincando.

    E muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Acho que de poco em poco se chega la... sem pressa

    ResponderExcluir
  7. poco em poco ate quando, quantos vao ser presos ainda, quantos vao apanhar e ser mortos ainda, poco em poco estaremos todos mortos e a proibicao se mantem e somos marginalizados e oprimidos.

    chega

    ResponderExcluir
  8. Valeu Lucas

    Cansado disso tudo... Brasil pais de corruptos a questao e bem maior do que a proibiçao, isso esta relacionado a toda farra da corrupçao desse pais.

    Tem uma onda reacionaria, fascita e nazista crescendo no Brasil é só observar comentarios em sites como TERRA e etc...

    Grupo Paramilitares de direita surgindo (milicias) UPP oprimindo todos os pobres e nao respeitando direitos humanos, tortura hoje na delegacia de botafogo no rio de janeiro.

    Cuidado Brasil Cuidado POvo quem sempre sofre é agente

    ResponderExcluir
  9. Pouco em pouco. Pense pouco. Muitos em muitos,multidão é que engrandece. Se todos os maconheiros saíssem dos armários e colocassem a cara na marcha, já tinha legalizado a anos.

    ResponderExcluir
  10. Essa carta merece ser referência na discussão das drogas. Aborda clara e honestamente o tema, procurando fazer com que nos desvencilhamos das atas mentais esteriotipadas que ultimamente tem se tornado bem comum. Para um certo grupo de proibicionistas (e não todos) a defesa do preconceito e o ódio pela droga aliado a teimosia justifica qualquer maltrato, pq é orgânico, pq a cegueira nao tem tamanho.
    A política da negação das drogas precisa se repensar, a simples negação infantil precisa evoluir para a sabedoria senil. O problema é que, como toda criança, chora se larga da teta.
    Os militares da ditadura ainda estão com metade do Estado sobre controle, sob censura. Eles estão repintados pelos photoshops e despolitizando cada vez mais o povo.
    Obrigado nosso senhor e todos os santos por pelo menos os brasileiros terem a Dilma como presidenta, e ela respeita as diferenças do povo do Brasil, aceitará essa recomendação da carta da CNDD.
    O controle petroquímico dos EUA tem que acabar.

    ResponderExcluir
  11. GALERA POR FAVOOORRR

    Me ajudem nessa discussão. Escrevam!

    http://laudaamassada.blogspot.com/2011/03/marcha-da-maconha-o-que-alimenta-o.html?showComment=1301625012597#c3620021295368390308

    ResponderExcluir