sábado, 9 de abril de 2011

[Ed.110#] Discolized: O Hip Hop do Public Enemy!

por Várzea Crew

 

A década de 80 foi uma época de revolução na cena do Hip Hop. Mesmo sem a tecnologia de hoje, muitos rappers e produtores marcaram presença na música fazendo sons de extrema qualidade sonora com batidas intensas junto a letras de protesto e rimas muito bem trabalhadas, formando quase que uma poesia com ritmo. O gênero começou então a se tornar mais conhecido e principalmente reconhecido entre as principais mídias e formadores de opinião.

 

Acompanhando a evolução do hip-hop, o Public Enemy entrou no mercado musical com o pé direito com seu disco de estreia, lançado em 1987, Yo! Bum Rush the Show. O álbum apresentava um estilo totalmente diferente da época, com uma mistura de rap, hip-hop, HC, eletrônico e até alguns elementos do free jazz, possuía letras apolíticas abordando, principalmente, os problemas sociais da sociedade negra. Tudo sobre o grupo foi calculado para criar um impacto imediato, as músicas possuem alguns decibéis acima do normal para assim se destacarem nas rádios e fazer barulho do que qualquer outro grupo, o logo da banda, e principalmente as letras agressivas das músicas.

 

A banda foi considerada uma das mais influentes na cena do hip hop, tanto em imagem quanto musicalmente e uma das figuras mais importantes no mundo da música de maneira geral. Flavor Flav, um dos integrantes da banda, criou seu próprio estilo com seus dentes de ouro, um colar enorme com um relógio e óculos de sol um tanto quanto diferentes e acabou influenciando outros artistas como Busta Rhymes e Ol ‘Dirty. Com certeza foi uma boa forma de se auto promover e chamar a atenção da mídia.

 

Acompanhando o sucesso já lançaram no ano seguinte, em 1988, It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back, o segundo álbum de estúdio do grupo. Este foi produzido com batidas mais rápidas e intensas do que o primeiro e também apresentavam narrativas de crítica a diversas questões sociais e raciais, era de maneira geral, mais agressivo tanto nas letras quanto nas batidas. O resultado foi um som mais pesado.

 

It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back foi igualmente elogiado pela crítica e vendeu quase o dobro do primeiro álbum, atingindo 500.000 cópias. Na minha humilde opinião, este é um dos melhores álbuns do gênero!

 

A crítica que o grupo faz às autoridades defende seus ideais, buscando a igualdade e o respeito com as comunidades negras, principalmente. Não escondem quem são seus aliados e quem são seus inimigos, e para serem ouvidos a melhor forma foi fazendo Hip Hop de qualidade, com estilo e muito barulho!

 

Now, Bring the Noise! Abaixo os dois primeiros CDs da carreira do PE citados acima.

 

Yo! Bum Rush the Show

1. You're Gonna Get Yours 2. Sophisticated Bitch
3. Miuzi Weighs a Ton
4. Timebomb
5. Too Much Posse
6. Rightstarter (Message to a Black Man)
7. Public Enemy No. 1
8. MPE
9. Bum Rush the Snow
10. Raise the Roof
11. Megablast
12. Terminator X Speaks With His Hands


It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back

1. Countdown to Armageddon

2. Bring The Noise

3. Don't Believe The Hype

4. Cold Lampin' With Flavor

5. Terminator X To The Edge Of Panic

6. Mind Terrorist

7. Louder Than A Bomb

8. Caught, Can We Get A Witness?

9. Show Em Whatcha Got

10. She Watch Channel Zero?!

11. Night Of The Living Basheads

12. Black Steel In The Hour Of Chaos

13. Security Of The First World

14. Rebel Without A Pause

15. Prophets Of Rage

16. Reggie Jax

17. Party For Your Right To Fight

2 comentários:

  1. Cresci ouvindo Public Enemy com meus tios, muito foda o som dos caras!

    Obs.: QUANDO SAI O RESULTADO DA PROMO DO BAD BRAINS????

    ResponderExcluir
  2. It's not my first time to visit this website, i am browsing this website dailly and obtain good facts from here daily.

    Also visit my homepage - click here

    ResponderExcluir