domingo, 3 de abril de 2011

[Ed.110#] WeedNews: Chile ficou perto de ter o primeiro Cultivo Medicinal de Maconha!

por Marco Hollanda

 

A notícia mais importante desta semana não ganhou o merecido destaque da imprensa internacional. Trata-se de uma pioneira autorização do Servicio Agrícola y Ganadero (SAG) do governo chileno para que a empresa Agrofuturo cultive maconha para fins medicinais em uma área de quase 4 mil metros quadrados.

 

Depois de cumprir todas as normas de segurança impostas pelo governo chileno a Agrofuturo planejava começar o cultivo entre os meses de junho e agosto. Mas no último dia 31 o SAG revogou a autorização que havia emitido depois de receber um parecer do Instituto de Segurança Pública do Chile, que se recusou a conceder a autorização sanitária para o cultivo de cannabis.

 

Assim como no Brasil, a legislação chilena é confusa com a questão da legalidade do cultivo de maconha com fins medicinais. O Decreto Supremo 405 do Ministério da Saúde proíbe a produção, fabricação, preparação, distribuição e venda de substâncias que contenham Dronabinol, versão sintética do THC. Por outro lado, a Lei 20.000 trata da regulamentação e emissão de autorizações especiais para o cultivo de maconha com fins medicinais e terapêuticos dentro do território chileno. No caso em questão a força proibicionista acabou vencendo mais uma vez.

 

Esta última lei é semelhante a uma portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que criou uma brecha para que instituições de pesquisa solicitem autorização para cultivar maconha com finalidade medicinal e científica. Infelizmente não temos o conhecimento de um único caso de pesquisadores que tenham recebido esta permissão da Anvisa.

 

Fumosos escapam de condenações pesadas

 

A vida de rock-star livrou o baterista do AC/DC, Phil Rudd, de uma punição por porte ilegal de maconha na Nova Zelândia. Condenado pela posse de 27 gramas da erva em 2010, ele conseguiu revogar sentença alegando que a decisão atrapalharia sua entrada em países como Estados Unidos, no Canadá e no Japão, locais que fazem parte da turnê internacional da banda.

 

A juíza Alayne Wills concluiu que o crime cometido pelo baterista é de baixa gravidade e acabou anulando a sentença anterior. Entretanto, Phil foi obrigado a pagar 1.100 dólares para cobrir os custos do processo.

 

Outro que deve escapar de uma punição severa é o cantor Willie Nelson, que foi flagrado com 85 gramas de maconha em novembro de 2010 nos Estados Unidos. A proposta de pena alternativa partiu do próprio promotor, Kit Bramblett, que não escondeu sua admiração pelo músico.

 

“Vou pedir uma pequena multa e sugerir que ele faça algum trabalho comunitário. Além disso, vou dizer que ele terá que cantar "Blue Eyes Crying in the Rain” dentro do tribunal, já que esta é a música preferida da juíza Becky Dean-Walker, responsável pelo caso”, revelou o promotor.

6 comentários:

  1. puts q sacanagemmmmmmmm

    ResponderExcluir
  2. nossa que merda em por pouco, mas pelo menos e alguma coisa para os chilenos e no brasil que mal se fala :/

    ResponderExcluir
  3. ai galeraaa
    euu vo viajar pro chileee no meio do anoo
    e como eu ja pesquizei anteriormente, e de meu conhecimento que a legislacao chilena tem a nossa planta descriminalizada!
    sendo assim eu gostaria de saber se tem algum problemaaa de levar a minha ervaa para o pais de los hermanos!

    iai pega alguma coisaa levaa uma cotaa so pra divertir o snoboard?

    ResponderExcluir
  4. porra... isso prova uma coisa... que se formos fortes e continuarmos a lutar, vamos ter resultados.

    ResponderExcluir
  5. Anonimo: se voce nao for pego no aeroporto, acho que ta beleza.

    Eu ja levei, pra dentro do BR, de aviao varias vezes. mas voo internacional, vai saber...

    Pra europa, tinha cao farejador na saida do aviao..mas acho q chile eh arregado. mocosado!

    ResponderExcluir
  6. Melhor nao levar e no chile nao é discriminalizado, tem um amigo grower do chile que esta sendo processado pelo estado, foi denunciado por um VIZINHO e foi achado suas plantinhas para autoconsumo.

    essa reportagem prova q no chile ainda nao estao 100 tranquilos muito mais que aqui..

    AQUI É DITADURA DA IGNORANCIA, REINO DA CORRUPÇAO, GUERRA AO POBRES VELADA PELO PODER PUBLICO

    AQUI REINA O FASCIMO, RASCIMO E SEGREGAÇAO SOCIAL

    SOMOS PERSEGUIDOS

    ResponderExcluir