quarta-feira, 27 de abril de 2011

[Ed.#113] CannaBusiness: O Ouro Verde!

por Mário João Soles

 

spinner2Salve Hempspectadores,

 

Sempre que começo a escrever uma nova matéria sinto como se estivesse sendo repetitivo demais ao insistir no fato da Hemp ser capaz de solucionar diversos problemas atuais. Confesso também que desde quando comecei a escrever para o Hempadão e passei a pesquisar mais a fundo os usos e benefícios da maconha industrial, aprendi que não há limites para a ganância e hipocrisia humana, visto que boa parte da merda em que o nosso mundo se encontra é para satisfazer os interesses de uma minoria tão poderosa quanto ignorante.

 

O tema de hoje não é diferente e trata de um dos maiores problemas do mundo atual: Combustível, poluição e fontes renováveis de energia. A utilização do petróleo como principal fonte de energia destrói o mundo numa proporção que é cada vez mais visível com o avanço das comunicações atuais. Além de sua exploração causar inúmeros desastres ecológicos, como o vazamento de óleo no golfo pela BP recentemente, a sua utilização pelo homem gera mais danos do que benefícios. No entanto, os investimentos em fontes renováveis de energia são ignorados já que investir significa gastar e o petróleo, ou ouro negro como é conhecido na história, gera muita riqueza, deixando nós réles mortais somente com a esperança de que o petróleo acabe antes que ele acabe com a gente.

 

O mundo industrial em que vivemos se alimenta de combustíveis fosséis, isto é, gás natural, óleo e carvão. Combustíveis fosséis não são renováveis, sendo o produto final originado da decomposição da biomassa da Terra ao longo de milhões de anos. Esses combustíveis contém enxofre, o principal agente agravante da situação da poluição mundial. A remoção do enxofre da composição destes combustíveis fosséis é extremamente complicada e dispendiosa para os produtores de energia. Além disso, quando da combustão destes combustíveis, eles liberam dióxido de carbono na atmosfera, tornando o ar que respiramos lotado de CO2 queimado, aumentando significamente os problemas de aquecimento e efeito estufa.

 

Para a surpresa de muitos, a Hemp é uma solução viável e com características incríveis como Biodiesel. Muitos podem pensar que colocar a erva no tanque do seu carro pode ser um desastre. Imagina seu carro ficando doidão e não conseguindo ficar dentro de sua faixa! – Isso simplesmente não vai acontecer. O combustível de hemp é totalmente livre de THC. E hemp tem muito a oferecer como combustível.

 

Ao contrário dos combustíveis fosséis, o cultivo de Hemp não gera danos ao meio ambiente, pelo contrário, as vantagens são inúmeras. Além das fazendas de Hemp contribuírem para a reciclagem e conservação do solo, a Hemp absorve CO2 da atmosfera praticamente na mesma proporção que o libera quando é queimado. Isso causa um balanço no volume de CO2 do ar, ao contrário dos combustíveis atuais onde somente há liberação de CO2, aumentando vertiginosamente os níveis deste gás na atmosfera.

 

O processamento da Hemp é feito em reatores pirolíticos que funcionam como gasificadores, injetando ar ou oxigênio puro no centro desse reator até que a biomassa (nesse caso a hemp) seja completamente queimada até virar cinza. A energia contida na biomassa é liberada em forma de gases. Após a purificação, esses gases (hidrogênio e monóxido de carbono na relação 2 pra 1) são alterados por catálise em alta pressão e temperaturas elevadas para formar o metanol. Além disso, os subprodutos desse processo como o carvão vegetal e gases não condensáveis não são  desperdiçados. O carvão vegetal remanescente possui a mesma qualidade energética em Btus que o carvão fóssil e os gases podem ser utilizados para gerar vapor e energia.

 

Esse processo de transformação do hemp em combustível existe desde 1927! Rudolf Diesel, o criador do motor a diesel, o criou com a intenção de rodá-lo com óleos a base de vegetais e sementes. Ele utilizou óleo de amendoim em seus primeiros modelos, inclusive para demonstrá-lo na Feira Mundial de 1900. Muitos não sabem disso, mas os primeiros veículos criados por Henry Ford foram construídos a partir de compostos de Hemp e o combustível utilizado no primeiro modelo T de Ford era movido a biodiesel de Hemp!

 

Como opção de combustível alternativa ao petróleo,

 

- Hemp cresce muito rápidamente e praticamente em qualquer parte do mundo. Assim, períodos de estiagem são improváveis. A menos que esgotemos nossos solos, não ficaremos sem combustível;

 

- Cultivar e colher Hemp gera muito menos impacto negativo ao meio ambiente do que a produção de petróleo;

 

- O combustível de Hemp é biodegradável, isto é, vazamentos desse tipo de material não geraria catástrofes ecológicas como as que presenciamos diariamente;

 

- Hemp não contribui para o envenenamento do ar por dióxido de enxofre;

 

- Outras emissões de gases nocivos como CO2 e hidrocarbonetos são drásticamente reduzidos utilizando biocombustível;

 

- Combustível de Hemp não é tóxico e é capaz de irritar pouquíssimo a pele. Qualquer pessoa que já limpou um carburador velho sabe que o mesmo não se aplica ao petróleo.

 

- O cultivo de Hemp para a produção de biocombustível geraria um boom na economia mundial e principalmente dos fazendeiros e indústria agrícola, ao invés de minoria como os mesmbros da OPEP e outros adoradores do ouro negro.

 

Existem muitos grupos lutando por esse ideal lá fora. O Brasil possui todas as condições favoráveis para ser um grande produtor de biocombustível, principalmente de Hemp, mas perde tempo produzindo etanol que não possui benefícios comparáveis, além de conflitar diretamente com a indústria de açucar. Como seria bom ver o Brasil sendo pioneiro de algo revolucionador ao invés de viver nas sombras dos países mais desenvolvidos. Fica aqui a dica!

 

Até a próxima.

16 comentários:

  1. DIA 22 DE MAIO MARCHA DA MACONHA JUNDIAÍ
    DIA 22 DE MAIO DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE !

    TA NA HORA DE MUDAR

    ResponderExcluir
  2. Ótimo combustivel boa hemportagem!

    GO

    ResponderExcluir
  3. hahaha

    Sinceramente, não é possível que a maconha seja perfeita em tudo..

    Tô começando a acreditar no meu pai, e achar que tudo isso é papo de maconheiro !

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Cara, você esqueceu das sementes!

    Esse processo é para a biomassa da planta, mas o combustível do óleo da semente já foi testado em motores a jato e foguetes.

    Ou seja, se aproveita não só a biomassa que sobra da produção de alimentos ou fibra, também se aproveita as sementes voltadas pro combustível e a biomassa das plantas que produziram a semente!

    Sem contar que nossa querida planta é genéticamente MUITO flexível, tanto que é fácil criar novas variedades em curto tempo usando só a seleção artificial - imagina combinando isso com manipulação genética.

    Da para se produzir sementes especiais para combustíveis e lubrificantes com características especiais unicas. Variedades com compostos melhores para plásticos, etc. é um novo paradigma na forma de produzir e desenvolver derivados de hidrocarbonetos!

    Do caralho o post, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Botei fé no cara de cima ai tbm em.
    Bela matéria.

    F. O. / Maffi

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, revolucionário! Mais um passo. Tenho muito orgulho em ser leitor deste blog.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. O anônimo contribuiu mesmo!
    Eu tinha ficado um pouco confusa em relação ao que seria utilizado da planta para fazer o biocombustível!
    Alguém falou acima que isso da maconha ser boa em tudo é papod e maconheiro...
    Mas quem aqui falou que ela é boa para tudo??
    Só estamos mostrando que ela também pode ser útil em diversos casos!
    Vale lembrar que é uma planta, e como muitas plantas possui diversas formas de utilização!

    ResponderExcluir
  8. Brasiiillll, Vamos Brasiiil, vamos Libertar o Povo da Hipocresia.... Legalize

    ResponderExcluir
  9. Oootimo post.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post cara! Parabéns!

    Seria lagal se colocassem os links das fontes e/ou a bibliografia usada!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Pode crer manda as fontes ai! Quero conhecer mais a fundo!
    Hemportagem mt boa msm... Aiai viu realmente a cada dia a erva me
    Surpreende mais!
    Legalize Brasil

    BOZO

    ResponderExcluir
  12. Galera, segue alguns dos links usados na matéria e qualquer dúvida mandem e-mail pra redação do Hempadão e eles repassam para mim. redacao@hempadao.com

    http://www.hemp4fuel.com/

    http://www.hempcar.org/indexOLD.html

    http://www.youtube.com/watch?v=j3BGBkKyfGg

    http://www.hemp.com/hemp-university/uses-of-hemp/hemp-fuel/

    Valeu!

    ResponderExcluir
  13. otima materia, isso eu nao sabia

    ResponderExcluir