sábado, 30 de abril de 2011

[Ed.#113] RastaFórum: BobBio – O Começo da Morte do Mito…

A maior parte das musicas para o novo álbum foram gravadas no fim de março. Ao todo o grupo gravou 24 músicas; as que mais se destacaram foram para o álbum final, enquanto as outras foram guardadas para o próximo álbum de Bob, Kaya.

 

Exodus, com o subtítulo Movement of Jah People, foi lançado em maio de 1977. Marley escolheu o título Exodus enquanto estava em Nassau, antes de escrever a música de mesmo nome. Ele igualou sua saída da Jamaica à partida dos Israelitas do Egito. O álbum firmou a posição de Bob & the Wailers como estrelas internacionais. Figuraram nas paradas britânicas por 56 semanas. Seus três singles, Exodus, Waiting in vain e Jammin eram grandes hits. Muitas faixas faziam referencia a tiroteios na Jamaica e Turn Your Lights down Low foi escrita sobre Breakspeare, mulher com que ele teve relações.

 

Em junho de 1977, o que seria uma turnê mundial começou em Paris. Bob estava jogando futebol com um grupo de jornalistas franceses quando, como ele contou: “um cara me deu um carrinho na chuva. Meu pé começou a doer, e eu fiquei pensando... porque está queimando há tanto tempo. Eu fiz um gol e fui pra fora do campo, quando eu tirei o sapato, a unha do dedão estava completamente pra fora.”

 

Não era a primeira vez que Marley machucava seu dedo do pé direito. Em 1975, ele já tinha se machucado com as entradas de outro jogador em Trench Town. Um medico em Paris o aconselhou ficar com o pé parado mas, devido ao seu amor pelo futebol, ele continuou a jogar apesar da dor. Ele também continuou com a turnê.

 

Então, em 7 de julho de 1977 (07/07/77), previsto na teologia Rasta para ser um dia importante, por causa da repetição do número 7, Bob foi a um médico em Londres porque seu dedo não curava. O medico diagnosticou Melanoma, uma forma de câncer de pele, e aconselhou que o dedo fosse amputado. Bob negou. O que ele fez foi, cancelar sua turnê pelos EUA e passou cinco meses em Miami, na nova case de sua mãe.

 

Embora o resto da turnê continuasse como planejado o cancelamento da passagem pelos EUA teve impacto negativo nas vendas do disco Exodus. De acordo com Chris Blackwell, “as pessoas são afetadas quando as turnês são canceladas. Se é um show de rock inglês, é uma coisa, mas quando é uma atração jamaicana, é muito pior”.

 

Enquanto isso, na Jamaica, as coisas não haviam melhorado. A violência entre gangues continuava a crescer nos guetos de Kingston. No início de 1978, Bob foi chamado para apresentar outro grande show lá, feito para trazer a paz. O “People’s National Party” e o “Jamaica Labour Party” usariam o show como base de lançamento para seu novos esforços para unir a nação; eles anunciariam um cessar-fogo e começariam a trabalhar em um plano de paz. Apesar dos eventos obscuros que rondaram o show anterior na Jamaica, Bob, que não estava mais na sua terra natal há mais de um ano, concordou em participar.

2 comentários:

  1. show de bola .-.

    Bob é Rei ! _\|/_

    ResponderExcluir
  2. muito bom o texto!um pouco de história é sempre bom...

    keep it green _\|/_

    ResponderExcluir