terça-feira, 3 de maio de 2011

[Ed.114#] Chapa2: Maconha, uma Planta Medicinal – Texto de Renato Malcher!

Sempre tentam desqualificar as pesquisas que envolvem cannabis e ciência. O antro acadêmico abusa de seus discursos de poder para assegurar o quanto pode o conservadorismo baseado em falsas verdades. Uma das mais comuns é que não existem trabalhos científicos que comprovem o uso da cannabis de forma medicinal. Para quem quiser ver, basta clicar no nome de Renato Malcher para ver seu curriculo lattes, onde descreve com detalhes sua pesquisa de doutorado sobre endocanabinoides. 

 

Co-autor do livro “Maconha, Cérebro e Saúde” junto com Sidarta Ribeiro, Malcher escreveu essa semana para a Folha, um jornal que trava e assopra o assunto da legalização da maconha, talvez reverberando a própria dicotomia de opiniões presente em qualquer classe profissional e também no jornalismo. O texto publicado no site do jornal será reproduzido aqui, como fonte da larica informativa desse 4e20:

 

“A atual legislação do país sabota a pesquisa e impede a exploração assistida das baratíssimas propriedades medicinais da maconha

 

RENATO MALCHER LOPES

Houve época em que o uso de determinadas plantas medicinais era considerado bruxaria, e às almas das bruxas restava receber benevolente salvação nas fogueiras da Inquisição. Atualmente, o estigma que a maconha carrega faz, para muitos, soar como blasfêmia lembrar que se trata, provavelmente, da mais útil e bem estudada planta medicinal que existe.

 

Pior, no Brasil, se alguém quiser automedicar-se com essa planta, mesmo que seja para aliviar dores lancinantes ou náuseas insuportáveis, será considerado criminoso perante uma lei antiética, sustentada meramente por ignorância, moralismo e intolerância.

 

Apesar de sua milenar reputação medicinal ser inequivocamente respaldada pela ciência moderna, no Brasil, a maconha e seus derivados ainda são oficialmente considerados drogas ilícitas sem utilidade médica. Constrangedoramente, acaba de ser anunciado, na Europa e nos EUA, o lançamento comercial do extrato industrializado de maconha, o Sativex, da GW Pharma.

 

Enquanto isso, nossa legislação atrasada impede tanto o uso do extrato quanto o uso da planta in natura ou de seus princípios isolados.

 

Consequentemente, pessoas em grande sofrimento são privadas das mais de 20 propriedades medicinais comprovadas nessa planta.

 

Um vexame para o governo brasileiro, já que, em países como EUA, Canadá, Holanda e Israel, tais pessoas poderiam, tranquila e dignamente, aliviar seus sofrimentos com o uso da maconha e ver garantido seu direto de fazê-lo com o devido acompanhado médico.

 

Ingeridos ou inalados por meio de vaporizadores (que não queimam a planta), os princípios ativos da maconha podem levar ao alívio efetivo e imediato de náuseas e falta de apetite em pacientes sob tratamento quimioterápico, de espasmos musculares da esclerose múltipla e de diversas formas severas de dor -muitas vezes resistentes aos demais analgésicos.

 

Pesquisas recentes indicam também o potencial da maconha para o tratamento de doença de Huntington, do mal de Parkinson, de Alzheimer e de algumas formas de epilepsia e câncer. A redução da ansiedade e os efeitos positivos sobre o estado emocional são valiosas vantagens adicionais, que elevam sobremaneira a qualidade de vida dessas pessoas e, por conseguinte, seus prognósticos.

 

A maconha não serve para todos: há contraindicações e grupos de risco, como gestantes, jovens em crescimento e pessoas com tendência à esquizofrenia. Em menos de 10% das pessoas o uso descontrolado pode gerar dependência psicológica reversível. Mas, ponderados riscos e benefícios, para a grande maioria das pessoas, a maconha continua a ser remédio seguro.

 

A biotecnologia brasileira tem todas as condições para desenvolver variedades com diferentes proporções de princípios ativos, reduzindo efeitos colaterais e aumentando a eficácia das plantas (ou de seus extratos) para cada caso.

 

Indiferente, contudo, à ciência e à ética médica, a atual legislação brasileira sabota nossa pesquisa básica, clínica e biotecnológica nessa área de ponta e impede por completo a exploração assistida das preciosas e baratíssimas propriedades medicinais dessa planta.

 

É hora de virar esta página carcomida pelo obscurantismo e pelo desdém com o sofrimento humano, fazendo valer não apenas direitos fundamentais dos indivíduos mas também as próprias diretrizes da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que, segundo o Ministério da Saúde, tem por objetivo: "garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional".

 

RENATO MALCHER LOPES, neurobiólogo, mestre em biologia molecular e doutor em neurociências, é professor adjunto do departamento de fisiologia da Universidade de Brasília e coautor, com Sidarta Ribeiro, do livro "Maconha, Cérebro e Saúde".

23 comentários:

  1. Vamos marchar Renato! Vamos mostra que a legalização vai muito além do uso recreativo!

    ResponderExcluir
  2. "A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO CONECREWDIRETORIA"

    ResponderExcluir
  3. O nosso livro-guia é a CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, aquela mesma onde está o Artigo 5º, VI. Ninguém tem o direito de cumprir apenas os artigos com os quais concorda.
    Quanto à tragédia de 50 mil cadáveres produzidos anualmente no Brasil, dizer o quê? Os únicos que perderam naquele desastre foram os mortos, seus familiares e o estado de direito.

    ResponderExcluir
  4. O que os reinsistentes naziproibicionistas, tanto os ignorantes quanto aqueles que agem de MÁ-FÉ, há 70 anos não conseguem perceber é que a mudança na legislação atual deve ser feita para beneficiar essencialmente as GERAÇÕES FUTURAS.
    As gerações atuais, com a estúpida e violenta perseguiçao naziproibicionista, ja são gerações perdidas, salvo raríssimas exceções.
    A lei é duramente extremista contra usuários e religiosos da maconha, e, a cada 10 anos, produz MEIO MILHÃO DE MORTOS SÓ NO BRASIL.
    Isto é muito mais do que irresponsabilidade estatal.
    É genocídio puro.

    ResponderExcluir
  5. QUERIA AGRADECER O SITE HEMPADAO
    RAPAZIADA PARABENS PELOS ARGUMENTOS USADOS EM CADA UMA DE SUAS PESQUISAS...COMENTARIOS ETC ;)

    ESSE SITE É FODA E Esse NEUROBIOLOGO tmb xDD


    LEGALIZE JAH! ! ! JACAREI- SP

    ResponderExcluir
  6. OS NAZIPROIBICIONISTAS SÃO O ANTICRISTO!
    ATENTAI, FILHOS DE DEUS!
    JESUS FOI PERSEGUIDO, FICHADO, IDENTIFICADO, TORTURADO E ASSASSINADO, TAL COMO MILHÕES DE MACONHEIROS BRASILEIROS!
    BEM-AVENTURADOS OS BONS MACONHEIROS, PORQUE ELES HERDARÃO E CAMINHARÃO SOBRE AS CINZAS DA TERRA.

    ResponderExcluir
  7. Art 5, VI -
    É inviolável a liberdade de consciência e de crença dos maconheiros brasileiros, sendo assegurado o livre exercício dos seus cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    ResponderExcluir
  8. Caraaaaaalho meo, ótimo texto, parabéns ao Hempadão por estar disponibilizando conteúdos mais voltados a ciência, imagina a tese de doutorado desse loko...

    ResponderExcluir
  9. E o resultado dos textos hempada? To torcendo pra ganhar o livro.

    ResponderExcluir
  10. Alô governo.
    Tratar de elucidar os naziproibicionistas adultos brasileiros é tempo perdido.
    É preciso salvar as novas gerações com investimentos maciços em Educação e Salários para Professores.
    Esta geração naziproibicionista é uma geração perdida e irrecuperável.
    É nas crianças que reside a esperança do Mundo, já ensinou Albert Einstein!

    ResponderExcluir
  11. O Medo dos naziproibicionistas não faz outra coisa a não ser sentir rumores.
    A sua melancólica tristeza provoca-lhes doenças, e não vivem aqui mais do que fantasmas, ou ligeiras sombras perseguidoras e mortíferas.
    Só uma palavra nos liberta de todo o peso e da dor da vida, e essa palavra é o Amor.
    Porque o tempo do ser vivo é brevíssimo, mas, sob a terra, o morto escondido vive um tempo eterno...

    ResponderExcluir
  12. Se a lei nao mudar eu que vou me mudar.....

    Cansado de viver na democracia da corrupçao

    ResponderExcluir
  13. Já tô esquematizando migração na Argentina.

    ResponderExcluir
  14. O lance é partir pra Argentina/Uruguai e deixar os proibicionistas aí curtindo a guerra que eles querem.

    ResponderExcluir
  15. Parabens Renato pelo "Lúcido texto".

    ResponderExcluir
  16. Ninguém como os psiquiatras conhece melhor a miséria humana que acomete os drogados. Eles são mais vítimas do sistema de produção e tráfico – e de si mesmos – que delinquentes.
    Neste sentido, é sumamente oportuno trazer a discussão, sob a égide da Constituição Federal, deste polémico tema, que tem desencadeado tão graves consequências.
    O problema das drogas em nosso país tem sofrido um julgamento apaixonado, permeado por atitudes moralistas e um tratamento policial.
    O perigo maior do uso da maconha é expor os jovens a consequências de ordem POLICIAL sumamente traumáticas.
    Não há dúvida de que cinco dias de detenção em qualquer estabelecimento policial são mais nocivos à saúde física e mental que cinco anos de uso continuado de Maconha.
    Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 1980.

    ResponderExcluir
  17. DIGNIDADE! MAIS DIGNIDADE AOS BRASILEIROS!
    É moralmente inaceitável que a vida de milhões de brasileiros que não se drogam seja afetada pelos problemas acarretados pelo genocida proibicionismo brasileiro, quando seus parentes ou elas mesmas são vítimas de confrontos armados, criados pelo fracassadíssimo e mortífero proibicionismo brasileiro, quando as verbas que deveriam ser usadas para melhorar suas vidas são ineficazmente desviadas, de forma inequívoca e comprovadamente constatada, a olhos vistos, para comprar armamentos e aparelhamento de 'guerra contra as drogas', numa guerra que produz um Mar de Sangue com 50 mil assassinatos anuais de brasileiros.
    Vejam este vídeo: São realmente estes os vilões do Brasil?

    http://www.youtube.com/watch?v=CCQ4Fnx7sjI&feature=related

    Com a palavra, o Professor Fernando Henrique Cardoso:

    http://www.youtube.com/watch?v=K58t2-eF_-A&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=SEr1teRVzos&NR=1

    Igualmente, PARABÉNS AO DEPUTADO PAULO TEIXEIRA, DO PT DE SÃO PAULO.
    O Brasil lhe deve respeito.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Hempadão

    Ótimas matérias, vamos divulgar, espalhar a informação.

    Viva a paz, Viva a humanidade, Viva Cannabis!

    ResponderExcluir
  19. ''não existem trabalhos científicos que comprovem o uso da cannabis de forma medicinal.''
    essa foi a única parte assim, me perdoe se eu estiver errado, mas eu discordo, pq muitas pessoas ja deram depoimentos que ja estariam mortas se não fumassem maconha, sua doença era o virus do HIV (aids), .. por mais que no futuro a morte seja certa, mas um dos sintomas da doença que é a falta de apetite, pode ser controlada pelo portador da doença usando cannabis.
    cura=lárica =p
    bom, esse foi meu comentario ae, mas eu achei muito massa o tópico, vamo que vamo nessa legalisation =p

    ResponderExcluir
  20. Discutir e investir TRILHÕES na COPA2014 e na OLIMPÍADA2016, e não autorizar o plantio caseiro de uma planta num único vaso, de forma a não resolver o genocídio proibicionista brasileiro que produz a cada 10 anos 500 mil cadáveres, meio milhão de mortos, É CRIME DE LESA-HUMANIDADE, sem qualquer dúvida. Qualquer calouro decente de Direito sabe disso.

    Quem tiver coragem, assista ao vídeo seguinte até o final, e veja como são tratados os menores de idade, enjaulados em Serra Leoa, presos aguardando julgamento durante meses, anos até, por causa de posse de maconha, pequenos furtos etc., problema que facilmente poderia ser erradicado com investimentos maciços em EDUCAÇÃO.

    Quem no Congresso Nacional não atentar para este problema, endêmico no Brasil, certamente poderá colher, em breve, uma revolução tal como foi no Egito, na Líbia, na Tunísia etc.
    Ou não?
    Os primeiros a perder suas regalias etc. seriam os próprios congressistas cegos, insensíveis, e, por omissão, igualmente genocidas.
    http://www.youtube.com/watch?v=au7o6qUlgjo&feature=related

    ResponderExcluir
  21. Quem GANHA COM A PROIBICAO DA ERVA SAGRADA?

    1 - Traficantes
    2 - ADVOGADOS
    3 - POLICIA
    ...

    Quem PERDE?

    Nossas FAMILIAS, nos mesmo sendo torturados e roubados por policiais. Sem falar que nem plantar para consumo proprio podemos, uma cosia que sempre foi e sempre sera NATURAL. Quando mais Cannabis Sativa, Cannabis Indica MELHOR!

    ResponderExcluir
  22. Cannabis does help pain as well as inflammation of ankylosing spondylitis in many people. Which strain will be a matter of trying various one and seeing which works for him. Some people have found that with high CBD strains, they can take more without having too much of the psychoactive effects.

    Frank H. Lucido MD
    Family Practice since 1979
    Medical Cannabis Consultation Expert Witness
    Berkeley CA, USA 94704
    Phone: +1 510.848.0958
    Email: drfrak@drlucido.com

    Este e o Medico que trabalha com Cannabis desde 1979 aqui na California. Entrem em contato com ele se quiserem provas e mais informacoes.

    ResponderExcluir
  23. esse doido ai tira onda....
    vi o debate da folha com ele!
    ele mostra que sabe o que esta falando!

    ResponderExcluir