sexta-feira, 27 de maio de 2011

[Ed.#117] bONG: Judiciário que Censura a Marcha Também faz Parte da Guarda Negligente!

 

por Marco Hollanda

 

As cenas de guerra provocadas pela repressão policial contra a Marcha da Maconha de São Paulo são dignas de um caso de negligência da guarda. Mas a culpa pelo uso indiscriminado do spray de pimenta e bombas de gás não devem recair apenas sobre os homens de farda. A raiz desta história começou no dia anterior a manifestação, quando o desembargador Teodomiro Mendez decretou a proibição da Marcha.

 

Passado alguns dias veio a público a notícia que Teodomiro já foi condenado a quatro meses e 20 dias de prisão, em 1999, por ter espancado o empreiteiro Walter Francisco da Silva e o servente Benedito da Silva Filho no interior da delegacia de polícia de Campos do Jordão, em 1993.

 

Infelizmente a Excelência e o investigador de Polícia Renato dos Santos Filho, que também foi condenado por participar das agressões, escaparam da prisão, pois o crime não foi julgado dentro do prazo de seis anos e acabou prescrevendo. Teodomiro ainda recorreu de outra condenação que lhe obrigava a pagar uma indenização de R$ 695 mil. A apelação ainda será julgada pelo TJ-SP.

 

O caso do desembargador ficha-suja serve para ilustrar bem a moral daqueles que dizem que "o evento que se quer coibir não trata de um debate de ideias, apenas, mas de uma manifestação de uso público coletivo de maconha”. Na outra ponta do iceberg está a polícia, que usando o argumento do “cumprimento de ordem judicial” fez uso de uma força desnecessária contra manifestantes que decidiram marchar pela liberdade de expressão.

 

De fato, as ruas de São Paulo presenciaram uma verdadeira e épica Marcha da Maconha. Mesmo com a censura oficial os manifestantes não esconderam para gritar que são usuários e defendem a legalização da cannabis.

 

As bombas podem ter ferido muita gente, mas serviram para fortalecer o movimento. Com apoio de outros grupos a comunidade canábica paulistana estará reunida novamente neste sábado, às 14h, no MASP, para uma grande Marcha pela Liberdade. Saiba mais sobre este grande ato e colabore com a divulgação da #MarchadaLiberdade no twitter.

7 comentários:

  1. Galera.. nós só vmaos conseguir ganhar a causa, se marcharmos insistentemente... sabado após sabado... virando noticia durante toda a semana...gerando debates e opinioes!!!
    Nao podemos mais parar.. a onda de marchas tem que continuar até alguem se manifestar com alguma decisão fixa!! se parar-mos agora e esperar-mos mais UM ANO para marchar de novo, voltarems pra tras!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. èe isso aíi!Aki em Brasília a marcha será sexta que vem!!Vamos divulgar galera!E unir forças mesmo!!Não sou usuaria da Cannabis mas sou totalmente a favor da legalização sim!Tanto que estarei láa!Temos que insistir estamos aki no centro do Poder vamos sim marchar,mostrar nossa força e mostrar que não somos vagabundos como a sociedade julga e sim apoiamos a legalização por que não é justo o alcool,e o cigarro serem legais perante a lei!Vai no hospital e pergunta quantas pessoas que estão ali sofrem com cancer por causa do uso do cigarro!Quantas mulheres espancadas pelos seus maridos bêbados,outros atropelados por motoristas totalmente embriagados!Mas quantas estão ali pelo uso da maconha??Nenhuma!A Ganja não altera os sentidos de ngm!As autoridades sabem disso,mas fingem que não sabem eles não querem ser vistos com maus olhos pela maioria da sociedade!Então vamos obriga-los a nos ver vaos juntar a galera que fuma na rodinha da faculdade,avisar aos amigo e á aqueles que nem fumam mas a poiam a causa!Esse ano a marcha aki tem que ser noticia!galera não venha pra marcha alcolizados ou pra fazer baderna não confundam as coisas tem gente que não entende o real motivo!Vamos preservar a imagem dessa cultura!Valeuu vibrações positivas á todos os Hempaderos!!

    ResponderExcluir
  3. Governo SP, segregando, promovendo ódio e sem transparência.

    Cadê os nomes dos policias sem tarja de identificação, prefeito/governador?

    ResponderExcluir
  4. Há de ser nada.

    Imprimi em tamanho gigante as imagens dos policiais sem identificação.

    Talvez eu escreva embaixo 'procura-se'.

    Amanhã no MASP

    ResponderExcluir
  5. @Geovana Acho que estou apaixonado

    ResponderExcluir
  6. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/justica-de-sao-paulo-proibe-marcha-da-liberdade.html

    foda

    ResponderExcluir