por Mario João Solles
Maio verde, mês de marcha. A luta pela legalização é ardua, mas recompensadora. Quem estava na marcha de SP ou viu os videos que circularam pela internet se revoltou, se indignou e isso gerou muito mais vontade de lutar, de mudar. Em meio a tudo isso, uma coisa me incomodou muito e não estou falando das bombas de fumaça.
O que me perturbou foi a falta de informação, não só dos ignorantes proibicionistas que simplesmente repetem aquilo que ouvem na TV e que escutam das bocas preconceituosas espalhadas por ai, mas também de companheiros de luta, de amigos e amigos de amigos que lutam pela legalização pois querem o direito do uso recreativo mas não possuem a visão do todo.
Concordo que o direito pelo uso recreativo seja o principal objetivo para muitos, mas fechar os olhos para tudo que a erva pode oferecer é cair na mesma armadilha que os proibicionistas. Com isso em mente, hoje quero reforçar algumas das utilidades dessa planta e fomentar a curiosidade por informação. Essa é nossa única arma nessa luta e precisamos de todos armados até os dentes!
Maconha medicinal – A maconha é uma medicina milenar. Diversas culturas de diversas épocas e regiões utilizavam a maconha e/ou seu extrato para amenizar nauseas e ânsias, tratar bronquites, asmas e outras doenças. Apesar de sua pesquisa mais aprofundada ter começado somente há algumas décadas, hoje ela é comprovadamente eficaz para estimular a fome em pacientes submetidos à quimioterapia e pacientes com AIDS, diminur a pressão intraocular que se torna eficaz no tratamento de glaucomas, além de algumas doenças gastrointestinais. Sua eficácia como analgésico também é sugerida. Nos últimos anos o seu uso na luta contra o câncer vem sido comprovada em diversas partes do mundo.
Maconha Industrial (HEMP) – Cada parte da planta Cannabis (folhas, caules e sementes) possuem propriedades específicas que podem ser transformadas em produtos de excelente qualidade, resistentes e com possibilidades de uso quase infinitas. A maconha industrial, chamada de HEMP, é diferenciada por possuir praticamente 0% de THC, o que evita sua associação com entorpecentes, podendo ter suas propriedades industriais exploradas integralmente.
Hemp textil – A fibra extraída da Hemp é conhecida por ser a fibra natural mais resistente. Era a principal fibra do mundo até meados do século XIX. Além disso, sua forma esponjosa permite melhor aderência de tingimentos, dura quase 4 vezes mais que tecidos tradicionais, não alarga e é resistente a raios UV. Um dos fatos mais curiosos é o programa do governo americano “Hemp for victory” durante a segunda guerra. Por causa do fornecimento de fibras convencionais serem feitos por empresas em outros países, os EUA lançaram essa campanha para que os fazendeiros passassem a produzir Hemp que era utilizada na confecçÃo de cordas para os barcos, uniformes de soldades, entre outros. O exército americano lutou vestindo Hemp, mesmo haveno proibido a mesma na década de 30.
Hemp Óleo – O óleo extraído das sementes da Hemp possuí propriedades nutritivas que são muito demandadas por nosso corpo e não produzidas por ele. Exemplos disso são Ômega 6 e 3, além de diversos ácidos graxos e lípidios. A proporção dos Ômegas 6 e 3 presentes nesse óleo é de 3:1 sendo o mais facilmente absorvido pela pele e pelo corpo, motivo pelo é utilizado hoje em dia em diversos cosméticos para a pele.
Hemp Combustível – O primeiro carro Ford era movido a combustível de Hemp. O método de extração desse biocombustível aproveita todos os produtos finais como gás, carvão e é claro, o óleo. Uma das formas mais limpas de biocombustível produzidas atualmente.
Hemp Papel – O papel de Hemp pode durar até 1500 anos. O papel feito da celulose extraída da madeira dura cerca de 25 a 100 anos. Além disso, o papel feito da Hemp não amarela com o tempo, é naturalmente branco (o que evita o uso de químicos utilizados no papel convencional) e pode ser reciclado mais vezes. A kimberly-clarck possui um moinho de papel de Hemp na frança que são utilizados para a confecção de Bíblias, devido ao longo tempo de vida do material.
Hemp Compostos – Hemp pode ser misturada com diversos materias a fim de se criar um composto, agregando a diversos materiais as características inerentes da planta. É utilizado na construção um composto apelidado de Hempcrete (concreto de Hemp) que se torna mais rígido com o passar do tempo. Alguns compostos são comprovadamente mais resistentes que o aço, com a vantagem de serem mais leves e sustentáveis, além de baratos.
Hemp Sementes – As sementes, além de serem a matéria prima para o óleo de Hemp, possuem valores nutricionais mais atraentes que a soja. É comum em alguns países do exterior a venda de sementes torradas de Hemp, barras de cereais e proteínas.
As informações aqui estão resumidas mas ilustram o potencial da planta. A luta pela legalização é uma luta pela liberdade dessa planta que por milhares de anos serviu a humanidade e que foi presa pelos ideais proibicionistas de uma sociedade preconceituosa e ignorante. Só a informação poderá libertar a Cannabis das garras da mentira e do controle de massas.
Até a próxima.
lindo lindo legalizeee jaaa @Junior_nabrisa
ResponderExcluirCaraca véio.. com tanta informação desse jeito e essa sociedade hipócrita ainda vira as costas pro chá.. isso é um absurdo !
ResponderExcluirmuito boa como sempre a sua coluna soles, parabéns meeesmo é isso aí.
ResponderExcluir@ursulavergilio
o que eles tão querendo fazer é CENSURA
ResponderExcluiressa planta é sagrada LIBERA CARALHO!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirOficiais PM que comandaram o desastre, digo operação, vão pilotar caneta, já que não têm preparo para lidar com gente.
ResponderExcluirgostei do artigo, so que deveria colocar a fonte das informações!!
ResponderExcluiralguem assistiu a mtv? passou sobre a marcha!
ResponderExcluiradorei a matéria. continuem transmitindo informação
ResponderExcluirConcreto de Hemp meu caro.. novissima pra mim. A cada dia entendo mais o pq da proibição da Cannabis, nao seria rentável pro sistema.. A legalização deixaria o mundo mais justo.. Legalize it TOTAL!!! L. Lima
ResponderExcluirFALO E DISSE TUDO
ResponderExcluirA GALERA TA MUITO MAL INFORMADA E TAMBEM TENHO FICA ASSUSTADO COM OS PRÓPRIOS USUÁRIOS SE CRIMINALIZAREM POR FALTA DE INFORMAÇÕES.
LIBERDADE A PLANTA PELO SIM SER DE UMA PLANTA
Parabéns por essa coluna Hempadão, e com informações como essas que iremos convencer os proibicionistas de que estamos certos sobre a Maconha!!
ResponderExcluirVamos lutar com informação!!
LEGALIZE JÁ
Muito bom.
ResponderExcluirMuitos usuários se escondem a trás do armário por medo de serem taxados como marginais e etc. Mas todo precisam saber essas informações e o papel de passar ela é nosso.
Legaliza Brasil!