quarta-feira, 11 de maio de 2011

Veja só o que publicaram no site da Veja: Indústria da Margarina!

Acho que se isso não convencer o Reinaldo Azevedo, nada mais terá o poder de fazê-lo. Leia o texto com atenção, escrito por Denis Russo, do blog Sustentável é Pouco, pertencente ao site da revista Veja. Nada mal:

 

Sentei num café da cidade de Oakland com a minha entrevistada, a Dale Sky Jones. Dale é uma moça doce, de olhos azuis, com jeito de princesa de desenho da Disney. O tipo de nora que qualquer sogra do mundo adoraria ter. Ela trazia no colo um menino angelical, o Jackson, de quatro meses de idade, olhos azuis e uma penugenzinha loira na cabeça. Sob a luz dourada da primavera californiana, a mãe e o filhinho na janela do café pareciam uma propaganda de margarina.

 

Mas não é na indústria de margarina que aquela moça bonita trabalha. É na indústria de maconha. O café onde conversamos, o Bulldog, vende café na frente, mas nos fundos abriga fumadores de maconha. Se Dale morasse no Brasil, o trabalho que ela faz seria chamado de “tráfico de drogas” e daria cadeia.

 

Dale é gerente executiva da Universidade Oaksterdam, um prédio grande no centro de Oakland que se propõe a ser a primeira escola de nível superior dos Estados Unidos dedicada exclusivamente à indústria da maconha medicinal, que está bombando na Califórnia enquanto o resto da economia afunda. Ela é também, cada dia mais, uma espécie de porta-voz da indústria, participando com destaque da campanha de legalização. Com seu rosto de anjo, ela é adorada inclusive pelos conservadores. A Fox News sempre a entrevista.

 

Dale veio de um passado corporativo, gerenciando a comunicação de uma grande empresa alimentícia. Era uma executiva linha-dura, exigente, respeitadora das regras e durona com os indisciplinados. Mas fez uma reviravolta na carreira quando foi cuidar da comunicação de um consultório médico que receitava maconha para pacientes. A mãe dela ficou preocupadíssima, o pai nem ficou sabendo. Mas Dale sentia que precisa dar esse salto.

 

Dale sofre de uma síndrome que causa vômitos. Não é uma doença mortal, seríssima, mas é chata. A medicina tradicional tem tratamento para ela: uma pílula cara que muitas vezes não funciona porque é expelida do corpo. Muitas vezes Dale tinha que se internar num hospital e ficar cheia de tubos pendurados, tomando soro. Dale preferia tratar os vômitos enrolando um baseadinho e fumando um pouquinho. Funcionava que era uma beleza. Ela achava mais prazeroso, menos agressivo, mais confortável, mais barato.

 

Dale me contou que a indústria da maconha medicinal aqui em Oakland está indo de vento em popa. A cidade está atraindo alguns dos melhores horticultores do mundo, cansados de viver na ilegalidade em seus países. Há uma infinidade de novas empresas surgindo: produtoras, distribuidoras, centros de tratamento médico, um laboratório de análise de segurança que detecta fungos e agrotóxicos. A indústria lembra um pouco a do vinho, pela alta rentabilidade e pelo forte incentivo para buscar qualidade.

 

Oakland, a única cidade na baía de San Francisco que tem população majoritariamente negra, costumava ser a cidade mais complicada e violenta da região. Foi por anos a recordista nacional de homicídios. Era território de traficantes e policiais.

 

Melhorou. Os dispensários de maconha, num esforço de relações públicas, deram dinheiro para a polícia e ajudaram a melhorar a iluminação pública. Tem mais gente na rua. Oakland, quem diria, está atraindo até turistas: fãs de Bob Marley em busca de souvenirs de Oaksterdam (mistura de Oakland com Amsterdam). A economia local vai bem, mesmo enquanto o país mergulha nas profundezas da crise. As salas de aula da universidade de Dale estão abarrotadas de gente, apesar de os cursos, com aulas semanais ao longo de um semestre, custarem 700 dólares. Entre os comerciantes da região, os mais felizes parecem ser os donos de restaurantes.

 

Alguns dos pacientes têm doenças sérias, letais. Outros têm ansiedade (quem é que não tem ansiedade nos dias de hoje?). Tirar a carteirinha é fácil, acessível a qualquer um, custa 70 dólares e fica pronta na hora. O que está acontecendo aqui é um experimento importante neste momento da história da humanidade: o momento em que a classe dirigente do mundo está finalmente se dando conta de que precisamos de um novo modelo para combater o mal que as drogas fazem. O modelo atual faz mais mal do que as drogas. Dale se emociona enquanto fala disso. Aí ela olha no olho azul de Jackson, e suspira, com o coração de executiva durona amolecido pelos hormônios da maternidade:

 

– É por ele que eu estou fazendo isso.

 

O nó na garganta me deixou sem conseguir fazer outra pergunta por alguns segundos.

37 comentários:

  1. Mandou muito bem no post com essa matéria hempadão! Como sempre né!
    Gostaria que minha mãe lê-se esse tipo de matéria... Na verdade, gostaria que todas as pessoas, além de ler, entendessem a mensagem passada!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre mandando bem nos posts, e muito bonita essa história, espero que um dia aconteca isso no Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Maravilha!!! Que história!! Isso é só o início!

    ResponderExcluir
  4. Pessoal do hempadao... será que tem um jeito de enviar esses textos para o pessoal da camara?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. @Tobrisando e galera em geral:

    IMPRIMAM ESTA E OUTRAS MATÉRIAS E "ESQUEÇAM" NOS BANCOS DE ÔNIBUS, METRÔ ETC.

    ResponderExcluir
  6. tobrisado, to contigo mano.
    Acho que quase todos que passam aqui pelo hempadao. quando ler um post desses. devem pensar a mesma coisa, gostaria que assim como nós nos informemos sobre que consumimos,e como é importante a Canabis em nosso mundo, nossos pais amigos aqueles que criminalizam a gente por apenas usufruir de uma erva natural que Deus deixo para usarmos em virtude da vida.Pudesem ter um pouco mais de conhecimento e oportunidade para saber diferenciar um Bom maconheiro de um MaL traficante.
    Legalize.
    Parabéns a equipe do Hempadão pelo trabalho que fazem.

    ResponderExcluir
  7. Por diversos interesses fazem campanha contra, usando os mesmos argumentos de 1937. Pelos mesmos interesses econômicos e políticos daquela época tentam iludir a sociedade.

    Só que agora a mentira não mais se aguenta.

    Proibicionismo mata de diversas formas.

    ResponderExcluir
  8. Revoltante também o lance que vi no filme 'Cortina de fumaça', se não me engano, sobre o cara que para combater náuseas devido a tratamento de câncer usava maconha.

    Ele disse que, depois de algum tempo, vomitava só de ver a seringa com o medicamento.

    A maconha caira do céu. Perfeito, sem efeitos colaterais e ainda lhe abrindo o apetite e devolvendo-lhe o paladar perdido devido ao ataque da doença à garganta e boca.

    Até que um ignorante ou pessoa não ignorante, porém muito má, denunciou sua plantação.

    O cara está na justiça pelo direito de plantar.

    É isso que o proibiconismo faz até com pessoas que têm câncer.

    E alguns dos 'valentões' de internet ainda se acham no direito de nos dizer desaforos.

    ResponderExcluir
  9. kd o viado do reinaldo, aquele merda q só fala asneira?? quero ver ele falar mal dessa reportagem. careca fdp! vou la no blog dele com toda educação sugerir q ele leia essa materia! mas a vontade é de dar uma carta bomba pra ele!

    arrepiei, ainda serei um dono de dispensario aqui no Brasil, sinto q as coisas estão mudando!

    sou maconheiro com muito orgulho com muito amor

    ResponderExcluir
  10. E quem dera se a balanca etica da veja, pendesse sempre pra esse lado!

    ResponderExcluir
  11. AGORA TEMOS QUE IR LA E COMENTAR POSITIVAMENTE A MATÉRIA DO MESMO JEITO QUE CRITICAMOS NEGATIVAMENTE QNDO O MERDA DO reinaldo FALOU MAL DA NOSSA QUERIDA ERVA! COM MUITOS COMENTARIOS POSITIVOS, ELES VÃO VER Q É UM ASSUNTO Q GERA MUITA "AUDIENCIA", E SEMPRE FALARÃO SOBRE A MACONHA!

    ResponderExcluir
  12. SHOW tem que ser assim.... se a lei no Brasil nao mudar eu me Mudo...

    ResponderExcluir
  13. do caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalho!!

    ResponderExcluir
  14. 2.000 anos, 2 guerras mundiais, mais uma porrada de conflitos mundo a fora, fome, doença, brutalidade e o homem ainda não sabe o que é liberdade, como o homem vai encontrar a paz dentro de si mesmo se nao tem liberdade de consumir o que lhe satisfaz?

    parabens a essa cidade, esse mlk ai é abencoado em nascer em um lugar desses com uma mae dessas

    ResponderExcluir
  15. viajei..

    mto maneiro...

    ResponderExcluir
  16. arrepiei com esse final hein. é isso ai temos que lutar pela causa. marcha de sampa dia 21, estarei lá e CONVOCO todos que puderem ir. salve salvee

    ResponderExcluir
  17. muuuito bom esse relato

    ResponderExcluir
  18. Vai Brasil, vamos Revolucionar.... Canabis o remedio do mundo!

    ResponderExcluir
  19. to com vocês
    o chavão de esquerda se faz útil
    A LUTA CONTINUA.

    ResponderExcluir
  20. Mto massa gente,
    e Parabéns a equipe Hempadão.

    é dessa forma que chegaremos ao nosso objetivo .

    entãao Legaliizaa !!

    ResponderExcluir
  21. ´Roots Reggae Music...vontade de dar uma bela trepada...

    ResponderExcluir
  22. Enquanto no Brasil uma senhora de 70 e poucos anos está numa Cadeia qualquer por ter comprado 45 gramas de maconha!

    é de dar medo

    ResponderExcluir
  23. Fiquei admirada de uma reportagem assim passando pelo crivo ideológico da VEJA!
    ♫ Vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação... ♫

    ResponderExcluir
  24. Aqueles que realmente quiserem saber a verdadeira história sobre a Maconha, assistam ao documentário adiante, em 8 partes.
    Cannabis.com.pt – Grass – A historia da Marijuana
    1.
    http://www.youtube.com/watch?v=txU3ibm23Mg
    2.
    http://www.youtube.com/watch?v=-qFhc0fTlkA
    3.
    http://www.youtube.com/watch?v=0oLFbZqRQvg
    4.
    http://www.youtube.com/watch?v=AuaiUBCLiMw
    5.
    http://www.youtube.com/watch?v=aicvOaICzbY
    6.
    http://www.youtube.com/watch?v=22EfZq7t1i0
    7.
    http://www.youtube.com/watch?v=ar0wz9pgjtg
    8.
    http://www.youtube.com/watch?v=vcCZmZNZcK8

    ResponderExcluir
  25. Já fiz minha parte com esse texto! Vamos lá galera, é disto que nós estamos precisando para atingir as pessoas que vivem a nossa volta!

    ResponderExcluir
  26. Mandou bem, Hempada!!!

    ResponderExcluir
  27. ISSO QUE É UMA VISÃO DE PRIMEIRO MUNDO!
    ENQUANTO AQUI NO BRASIL QUEM FUMA MACONHA É ALIENADO, OU PIOR MARGINAL! ONDE VAMOS CHEGAR ASSIM?

    JahBless**

    ResponderExcluir
  28. muito bom hempadão,inveja dos USA , brasil país de merda,só nos resta em quanto não pudermos sair daqui darmos o nosso melhor como pessoas ,
    e sempre em busca de informação(de qualidade)e conhecimento.

    ResponderExcluir
  29. Vcs já viram o novo post do Denios Russo na Veja? Dá uma sacada! http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/

    ResponderExcluir
  30. ABRE O OLHO BRASIL.... vamos ficar pra trás de novo!

    ResponderExcluir
  31. a cannabis sativa tem quer ser legalizada????????????/falou muita cannabis na mentekk

    ResponderExcluir
  32. a cannabis sativa tem quer ser legalizada????????????/falou muita cannabis na mentekk

    ResponderExcluir