quarta-feira, 8 de junho de 2011

[Ed.#119] Aspilão: FHC não fuma Maconha, jura… mas defende o Avanço na Mentalidade Geral!

“Eu sou mais velho do que pareço, tenho 80 anos. Então, quando eu dei aula na USP, fui aposentado pela ditadura em 1969, eu tinha 37, 38 anos. Nessa época a maconha ainda não era tão difundida por aqui. Mas, em seguida, fui dar aula em Stanford, na Califórnia, e aí sim era o auge do movimento hippie nos EUA. Cheguei a conhecer a Joan Baez em reuniões dos movimentos estudantis... Então havia, claro. E aparecia como forma de protesto, de liberação, e não havia ainda uma repressão mais dura do governo. Quando voltei ao Brasil, nos anos 70, aí sim a maconha já havia chegado mais forte. Mas eu mesmo não convivi com maconha ao meu redor. Pode ser que eu era tão careta que nem percebia.”

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, sociólogo e atual defensor do Verde

 

em entrevista a TRIP, hoje nas bancas"!

Com direito a vídeo:

Leia tudo aqui!

39 comentários:

  1. Por que não pensava assim quando era Presidente??A verdade é que ele não queria passar a imagem de "liberal" por que sabia que o povo brasileiro em sua maioria conservadores não iam votar nele na próxima eleição !Agora do que adianta falar isso agora que não tem nenhuma influência politica?

    ResponderExcluir
  2. Não fuma meu ovo. E é óbvio que tem uma grande influência política sim. Basta ver que o doc foi matéria do Fantástico e capa da revista Trip.

    ResponderExcluir
  3. Geovana, como que ele não tem nenhuma influência política?

    Ele é presidente de honra do maior partido de oposição, do partido que tem participado sempre em todos os segundos turnos desde que ele foi presidente, com diversos governos de estados, entre eles o de maior importância econômica e mais rico do país.

    E te digo mais, derrotou o principal candidato do PT duas vezes no primeiro turno e se fosse candidato novamente ganharia outra vez como já fora demonstrado em pesquisas.

    É um homem fortíssimo na política do país e se ele não tem influência, me desculpe mas você não entende nada de política.

    Não gosta dele? Não simpatiza? Ok, gosto é gosto, mas que a adesão não só dele, mas de QUALQUER POLÍTICO a nossa causa é uma coisa ótima.

    Você acha que os políticos se aproveitam do povo? Que eles sugam a população? Quem sabe então você não dá o troco e se aproveita do prestígio que ele tem sim e muito e deixa ele lutar por nossa causa?

    Ele foi capaz de reconhecer a importância do projeto do Paulo Teixeira e dar espaço em suas entrevistas para destacar Tarso Genro e outros então mesmo quem não gosta do PSDB e do FHC deve sim permitir e APOIAR o FHC quando ele estiver lutando pela nossa causa.

    Não vamos fazer como fizeram na Califórnia onde se dividiram em duas correntes e uma inclusive lutou contra a proposta 19. Por favor gente, não vamos dar tiros nos pés. TODO APOIO É IMPORTANTE.

    Agora é hora de deixar o egoismo de lado e lutar pelo que é importante, pela nossa liberdade.

    ResponderExcluir
  4. FHC VAI LEGALIZA PRA VC
    A ERVA NOIS VAI PLANTA,COLHE COME
    MAIS DEPOIS PRESIDENTE ELE VAI SER
    PRA DEPOIS TE FUDER"""
    CURITIBA TEM O MELHOR PRENSADO DO SUL,É NOIZ

    ResponderExcluir
  5. FHC SAIU DO ARMÁRIO! E ISSO É PONTO FAVORÁVEL! É BOM LEMBRAR QUE, NUMA GUERRA, O AMIGO DO AMIGO É AMIGO, E O AMIGO DO INIMIGO É INIMIGO. LOGO, FHC É AMIGO.

    ResponderExcluir
  6. Antes tarde do que nunca... O cara com 80 anos de idade no lombo, apresentando uma verdade mascarada durante 100 anos, confessando que também era 'careta', mas conseguiu livrar-se da cegueira proibicionista, É 100% LOUVÁVEL.
    Viva FHC. Viva Paulo Teixeira. Viva o Ministro-STF Celso Mello. FALTA VOCÊ, DILMA... VAMOS VER...

    ResponderExcluir
  7. FHC e as drogas: atitude de estadista
    Por Gilberto Dimenstein.
    Dizem que um governante simples pensa na próxima eleição. Mas um estadista pensa na próxima geração. É por isso que a decisão de Fernando Henrique Cardoso de se expor em um polêmico documentário, que defende uma nova visão sobre as drogas, é uma atitude de estadista.

    Vi que o PSDB estava temeroso com os efeitos das posições de Fernando Henrique Cardoso em relação às drogas, enfatizada no documentário. Isso porque o partido, como se sabe, está ligado à próxima eleição, o que é compreensível.

    Existe uma aposta (correta, no meu modo de ver) de que no futuro vai vencer a visão de que drogas é um problema de saúde pública, e que a repressão tem sido, em muitos casos, mais um problema do que uma solução. É preciso ter coragem, sendo um político, para dizer isso agora.

    Qualquer nação precisa de políticos que não se guiem apenas pelas pesquisas de opinião. Mas digam o que não queremos ouvir. Alguns pagam um preço muito caro no presente, mas só são reconhecidos no futuro.

    http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/927264-fhc-participa-de-debate-sobre-o-filme-quebrando-o-tabu.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/926401-fhc-e-as-drogas-atitude-de-estadista.shtml

    ResponderExcluir
  8. Duvido que ele nao queime um (ou 3) com a Joan Baez todas as vezes que ele vem aqui pra California ;)

    O Gilberto Gil tambem :)

    Eles todos estao com saudades da California... :p

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi querido Apolônio obrigada pela sua informação!Não estou aqui pra criticar o FHC de forma alguma até por que enquanto ele estava no poder ainda era criança!O que me chama atenção é por que não tomou essa atitude naquela epoca?Se ele tem influência política ou não ainda não sei mas é isso que EU penso!E é claro quem não é contra nós é a favor!Ainda bem que temos alguém com digamos "voz ativa" para falar por nós!Eu sou totalmente a favor dessa causa apoio sim!Outra coisa, política religião e futebol são coisas que não se discutem cada um tem sua opinião!Não é por que ele apoiou isso ou aquilo que vai alcançar minha admiração aliás acho que isso é um dever já que pra isso colocaram ele no poder na época!Maaas antes tarde do que nunca e essa de nunca ter fumado...só quem já provou pra defender dessa maneira!Mas se fumou ou não só ele sabe espero que sim!ahsuahsuahsua
    Sem mais fiquem na Paz e sempre lutando pela nossa causa!

    ResponderExcluir
  11. OW BANDO DE MACONHEIROS VÃO CAÇAR O QUE FAZER VÉI FALA SÉRIO SE MACONHA NÃO FOSSE RUIM PORQUE TUDO ISSO? PORQUE TANTAS PESSOAS ARRUINADAS POR CAUSA DESSA MALDITA ?

    ResponderExcluir
  12. PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PORQUE AO INVÉS DE CORRER ATRÁS DE LEGALIZAÇÃO DESSA MERDA NÃO VÃO LUTAR PRA COLOCAR ALGO DE BOM NO NOSSO PAÍS? AO INVES DE MAIS UMA DROGA !!

    ResponderExcluir
  13. Depois perguntam porque essa merda de País não vai pra frente, só querem colocar mais merda do que já existe !

    ResponderExcluir
  14. qum aki tá arruinado??Não tô vendo!!Anônimo põe seu nome pelo menos mostra que vc honra o que pensa!Estou apenas vendo pessoas discutirem OPINIÔES e não entre si!Se vc não sabe terminar não começa!

    ResponderExcluir
  15. Apolônio não estamos discutindo ok?Ao contrário é debatendo que chegamos a um comum acordo!No mais fiquem na Paz galera!

    ResponderExcluir
  16. aí ô testemunha de jeová ninguem é arruinado aqui não.. tudo trabalhador, estudante e alguns vagabundos.. mas todo mundo buscando conhecimento e acabar com preconceitos!!


    pazz
    cassineruu

    ResponderExcluir
  17. As tiazinhas que cozinham no restaurante universitário da unicamp, presentes aqui desde a época que o sr. fhc por aqui estava, devem ter confundido vc com um cara muuuuuito parecido e maconheiro então, ex-presidente!! huahuauahu

    ResponderExcluir
  18. FALA SÉRIO MAIS UMA MERDINHA QUE VOCÊS ACHAM QUE NÃO TEM NADA A VER? TEM CERTEZA QUE NGM ESTA ARRUINADO PORCAUSA DA MACONHA? HUM ....

    ResponderExcluir
  19. A maconha como droga: um neurocirurgião que dedicou parte de sua carreia à reabilitação de dependentes, afirma que "um dos aspectos mais graves é que ela pode causar esquizofrenia, quando pessoas sofrem de sintomas terríveis, como ouvir vozes internas ou acreditar que outros estão lendo sua mente, controlando seus pensamentos ou tramando contra elas. Vi homens inteligentes e trabalhadores e a vida de mulheres, na escola e no trabalho, arruinados pela maconha."

    ResponderExcluir
  20. Daqui a pouco o que não fuma é que tá errado!!!

    ResponderExcluir
  21. Bem por ai mesmo. Que maconha traz alguns Efeitos não desejáveis isso é fato. Tudo que voce ingere praticamente traz algum efeito indesejável. TUDO TEM CONSEQUENCIA MEU POVO !

    ResponderExcluir
  22. Fumar maconha em um certo patamar da sua vida, em que você já alcançou o sucesso, em que você já é estável ou que tem o seu objetivo bem traçado pode ser descolado, cool.

    Quero ver fumar maconha pobre, sem formação, sem um encaminhamento na vida, é passaporte pra pedra, pó, dependência.

    Esse sujeito aí do vídeo já é um belo motivo pra não fumar maconha.

    ACORDEM PRA VIDA !!

    ResponderExcluir
  23. olha eu penso que qualquer coisa na vida que vc use pra fugir de algum problema,consequentemente vc vai usar em excesso,que irá te fazer mal!então pessoas que comem muito doce por depressão,ingerem bebida alcoolica,malham demais,enfim tudo demais faz mal até beber água!Então vai de cada um eu não aconselho td mundo a sair por aí fumando por que a pessoa tem que saber o que quer da vida ter sua mente focada nos seus planos e fazer da Ganja uma coisa boa mesmo pra meditar pra alcançar um ponto de equilibrio!Usar com consciência e não abusar!Legalizeee!

    ResponderExcluir
  24. ôoo anonimo se não gosta da coisa tá faazendo o que aki??Eu hein!!Só pra pentelhar!

    ResponderExcluir
  25. HAHAHAHAHAHAHA
    ALÔ, TIGRADA... VEJAM QUE A BANDEIRA NÃO É A DO ENDEUSAMENTO À MACONHA... LONGE DISSE... QUEM QUISER ENDEUSAR, QUE ENDEUSE,SEM PROBLEMAS...
    A GRANDE BANDEIRA É, APENAS E TÃO SOMENTE, O FIM DA CADEIA E DA PERSEGUIÇÃO CONTRA USUÁRIOS E POSSUIDORES DE ERVA 100% NATURAL NO BRASIL, TAL COMO OCORRE COM OS BÊBADOS E COM OS TABAGISTAS, QUE NÃO VÃO PRA CADEIA. TRATAMENTO IDÊNTICO, ISONÔMICO, PARA TODOS, SACAMOS??
    TUDO FAZ MAL AOS SERES VIVOS. ATÉ O OXIGÊNIO ENFERRUJA NOSSO CORPO, COM O PASSAR DOS ANOS, ATÉ A VELHICE... aula 1.

    ResponderExcluir
  26. Corcordo!!Nossa tô comentando demais...acho que tô viciada!ahsuahsuhaua

    ResponderExcluir
  27. Geovana, tudo na paz e me desculpe se fui ríspido com você de alguma forma.

    Anônimo - a esquizofrenia é uma doença causada por uma pré-disposição genética como se pode comprovar através dos estudos de gêmeos. Em casos onde são gêmeos monozigóticos, ou seja, que nasceram do mesmo óvulo, quando um possui a doença em 48% dos casos o outro irmão também possui. Quando são dizigóticos, o aparecimento da doença entre irmãos cai para 17%. Aqueles que possuem algum parente direto com a doença elevam suas chances para 12%, enquanto que na população geral a verificação da doença ocorre em apenas 1% dos nascidos.

    Como a maconha não é capaz de manipular os genes, ela não pode de forma alguma causar a esquizofrenia. O que há é uma DESCONFIANÇA de que substâncias psicoativas, como a maconha, o cigarro, o café entre outros, possam acelerar o processo dos sintomas da esquizofrenia em pessoa que JÁ POSSUAM A PRÉ-DISPOSIÇÃO e que teriam o mal mais cedo ou mais tarde. É uma desconfiança, pois até mesmo as pesquisas com a erva são extremamente difíceis pois até isso é proibido além do que a doença pode também ser agravada por traumas psicológicos e fatores ambientais.

    Se você quer proibir uma substância pois 1% da população do mundo pode ter uma pré-disposição para uma doença, então quem sabe não proibimos o café, que também é um poderoso estimulante psicoativo e que também pode agravar o quadro esquizofrênico?

    Alias, sabia que os medicamentos testados e aprovados são a quarta maior causa de mortes no mundo? Morrem até 160.000 pessoas por ano por uso de medicamentos. Vou te explicar melhor: SÃO 438 PESSOAS MORTAS TODOS OS DIAS POR USAR MEDICAMENTOS VENDIDOS EM FARMÁCIAS.

    Sabe quantas pessoas morrem pelo uso da maconha por dia? É um número bem menor...

    Advinha?

    Pensa mais um pouco...

    O número é ZERO. Ninguém morre por intoxicação com maconha. NINGUÉM!

    Então antes de criticar e repetir a velha ladainha dos ignorantes, vai te informar.

    Sabe o que eu sinto de gente que tenta entrar em um debate sem nenhum argumento de preste? VERGONHA ALHEIA.

    ResponderExcluir
  28. De boooa apo!Esse anônimo que tá enchendo o saco!Pra que entra num blog que só fala de MAconha se não curte?Defendo sim minhas opiniões e ponho minha cara e meu nome por que tenho argumentos suficientes pra debater agora esse tipo de pessoa que fica metendo o bedelho onde não é chamado só pra criticar e pôr ideias q aprende na midia aí é fróids!Toda merda do mundo esse povo diz que é por causa da maconha!Que coisa!Não conheço ngm "arruinado" por causa da maconha conheço pessoas que ficaram melhor isso sim tanto espiritualmente quanto fisicamente!Pessoas conscientes!Pra falar mal estude bastante sobre os benefícios que a Ganja traz a saúde e pode trazer até pra economia do País,suas mais variadas formas de uso,aí sim depois pese vc vai ver que a legalização só trará benefícios ao Brasil!

    ResponderExcluir
  29. AÍ, GALERA! DEIXA LÁ OS LOUCOS PROIBICIOPATAS LATIREM A VONTADE! AFINAL, ENQUANTO A CACHORRADA LATE, A CARRUAGEM PASSA!
    FLÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁING.
    braco.

    ResponderExcluir
  30. Aff, o cara é presidente de honra do PSDB, quem é que manda na polícia militar de São Paulo? O governador do estado, o Alckmin, um dos caciques do PSDB.
    Quem acredita nesses caras deve também acreditar no coelhinho da páscoa!

    ResponderExcluir
  31. Sim, só que o PSDB desengajado imagina que haverá 'perda de eleitorado' por causa da defesa feita pelo FHC. Na verdade, a perda do eleitorado foi porque o FHC mostrou a verdadeira cara do PSDB nazifascista. Esquerda lá e social democracia de verdade é só mesmo o FHC. O resto é 100% imprestável. E tem um montaço de magrinhagem cheirando lá, hein? De colarinho branco, é claro... como bem disse o Lobão! Mas que bom ver o velho FHC de lutas...

    ResponderExcluir
  32. FHC: "Pode ser que eu era tão careta que nem percebia."
    Me engana que eu gosto! kkkk

    ResponderExcluir
  33. 2 MATÉRIAS IMPORTANTES:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/928341-dilma-elogia-fhc-em-mensagem-de-aniversario-a-tucano.shtml

    http://siterg.ig.com.br/news/2011/06/07/fhc-festao-de-80-anos/

    ResponderExcluir
  34. AÍ, GALERA,
    QUEM TROUXE O BILL CLINTON, O JIMMY CARTER, O AL GORE, E CRIOU A COMISSÃO LATINOAMERICANA SOBRE DROGAS E DEMOCRACIA, COM ESCRITORES, PROFESSORES, MAGISTRADOS, EX-PRESIDENTES, MÉDICOS - DR. DRÁUZIO VARELA, DR. ELISALDO CARLINI - FOI O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
    Realdaça.
    Quem botou fogo no bagulho oficial foi o FHC, e, com igual espírito republicano de defesa da nossa juventude, também o Dep. Paulo Teixeira, entre outros políticos Brasileiros com B maiúsculo.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/928341-dilma-elogia-fhc-em-mensagem-de-aniversario-a-tucano.shtml

    http://siterg.ig.com.br/news/2011/06/07/fhc-festao-de-80-anos/

    ResponderExcluir
  35. Muita gente criticando o FHC, que isso.

    O cara pensa, evolui, cresce, igual a Todos nós aqui. Que mal existe em agora ele defender e antes não ?

    Agente anda pra Frente, nao pra traz :s

    Que outro politico brasileiro de peso, como o ex-presidente temos ? Tem um video do Lula na internet, gravado no começo dos anos 90 no programa do Serginho no SBT, que ele se dizia a favor da Maconha. E o que ele fez ???? Antes ele dizia que era a favor, e o governo dele fez merda nenhuma.

    Tem muita gente doida ae, e nem são 420 ..

    Legalize Brazil!

    ResponderExcluir