terça-feira, 14 de junho de 2011

[Ed.120#] Chapa2: Vereador baiano é o mais novo Ativista da Maconha no Brasil!

O uso de drogas no meio político faz parte do imaginário popular. Muito se especula sobre deputados, ministros e até presidente que fazem uso de substâncias ilícitas no espaço privado e defendem a guerra às drogas Tribuna ou quando estão em frente às câmeras. Mas em uma iniciativa pioneira no Brasil um vereador do município baiano de Medeiros Neto (869 km de Salvador) revelou publicamente que era usuário de maconha. Consciente do que estava fazendo, Cristiano Alves da Silva (PMN), o Pintão, explicou em entrevista para um jornal da cidade porque defende a legalização, além debater sobre os verdadeiros riscos da cannabis. Confira a íntegra da entrevista!

Medeirosneto.com – Vereador o Sr. Recentemente na Tribuna da Câmara assumiu ser usuário de maconha por mais de 20 anos, o que o Sr. Tem a dizer a esse respeito?

Vereador Pintão – Em primeiro lugar quero abordar que eu não assumir ser usuário apenas por assumir ou achar bonito. Fui acusado por um jornalista de ser um maconheiro atribuindo esse termo a pessoas sem escrúpulos ou de baixa moral, adotei como minha defesa ser verdadeiro, não enganar minha população, pois quero deixar bem claro que o fato de alguma pessoa fumar ou não fumar maconha não quer dizer que ela seja uma pessoa irresponsável, malandra ou sem caráter, pois, se assim fosse, muitos figurões da política e da sociedade brasileira não teriam chegado aos postos que chegaram. E ainda mais, nenhum deles nunca ofereceu nenhum tipo de risco a sociedade. Nem tão pouco 5 Ex-Presidentes da República como os Ex-Presidentes da Colômbia, México, dois dos EUA e até mesmo o Ex-Presidente Fernando Henrique do Brasil, não estariam preocupados em abordar esse assunto de tamanha importância para a sociedade de qualquer país.

Medeirosneto.com – Vereador, o Sr. Defende o uso da maconha?

 

Vereador Pintão – Não, apenas assumi que uso. O que defendo mesmo é a legalização, para que a sociedade tenha consciência de que o usuário não é bandido. Será que a sociedade defende o uso do cigarro? Com certeza que não! Mas ele é vendido livremente e de forma regulamentada pelo governo. O que se trata aqui é a despenalização do usuário, a regulamentação dos meios de produção e o comércio pelo governo, e, não a liberação desenfreada do uso de qualquer tipo de drogas. Legalizar é uma coisa, liberar é outra totalmente diferente. O cigarro é legalizado e não é liberado seu uso em muitos lugares públicos.

Medeirosneto.com –  O Sr. defende a legalização ou a descriminalização da maconha?

Vereador Pintão – A lei de 2006 que trata sobre a questão das drogas já descriminaliza o usuário. Na verdade o que se debate na atualidade no país e que também busca ser debatido no congresso é a legalização da produção do comercio e do uso terapêutico e recreativo da maconha.

Medeirosneto.com – O Sr. Não acha que pelo fato de ter assumido publicamente fazer uso de maconha não estaria fazendo algum tipo de apologia ao crime?

Vereador Pintão – Não, entendemos que a nossa Lei de Drogas seja atrasada, mas já discriminaliza o usuário, se usar não é crime, porque falar que usa é apologia ao crime.

Medeirosneto.com – Vereador o tema é de muita polêmica, porque o Sr. Resolveu adentrar no assunto?

Vereador Pintão – Como já te falei não adentrei por adentrar, a vida inteira sofro acusações de pessoas sem argumentos ou até mesmo de adversários políticos querendo sujar a minha imagem atribuindo o fato de eu usar. As pessoas do meu Distrito me conhecem desde o dia em que nasci lá eu me eduquei e estudei todo o meu ensino fundamental, e além do mais prefiro ser verdadeiro com a minha vida a me esconder atrás de um armário tentando mostrar ser uma pessoa que não sou.

Medeirosneto.com – Onde o Sr. Compra a maconha para fumar?

Vereador Pintão – Todos nós sabemos que não há nenhuma dificuldade em conseguir, mas gostaria eu de poder estar comprando nas tabacarias da mesma forma que eu compro o Carlton, mas o governo ainda não se preocupou com essa grande fatia do mercado que esta indo parar em mãos erradas.

Medeirosneto.com – O Fantástico listou 11 tipos de drogas nocivas à saúde e a maconha ocupou o ultimo lugar, bem atrás do cigarro que apareceu em 9º e do álcool que apareceu em 7º, o Sr. Acredita que estes dados estão corretos?

 

Vereador Pintão – Sim, trata-se de dados publicados através de pesquisas realizadas por órgãos competentes e sérios, além do mais agente ver muito mais pessoas fazendo besteiras e tendo problemas de saúde crônicos com uso de álcool e cigarro do que por uso de maconha, eu nunca vi um maconheiro morrer de overdose de maconha, você já?

 

Medeirosneto.com – Também não! Mas o Senhor relatou em sua entrevista na Band Bahia de que o Estado teria muito a ganhar com a legalização da erva, teria a ganhar como?

 

Vereador Pintão – Na arrecadação de impostos que poderia ser revertido em ações sociais e educativas alertando nossos jovens sobre o uso de drogas, como também poderia ser ampliado o sistema de saúde pública no tratamento dos dependentes. Também poderia fortalecer as fronteiras, portos e aeroportos do Brasil para coibir a entrada de outras drogas como cocaína, crack, LSD, heroína e agora o óxi, drogas estas que o Brasil não produz e que entram em nosso País por esses gargalos. Também ajudaria bastante na questão da agricultura familiar segurando o homem no campo, diminuindo o êxodo rural e a favelização nos grandes centros, pensem quanto ganharia o sertanejo que anda pelejando para colher uma espiga de milho ou até mesmo um saco de feijão, e não conseguem por questões da seca, a maconha se aclimatou muito bem em nosso Nordeste e defendo o projeto do Líder do PT na câmara o Dep. Paulo Teixeira PT-SP que defende o plantio por meio de cooperativas.

 

Medeirosneto.com – O que o Sr. Tem a dizer da mídia regional que de alguma forma tenta atingir a sua imagem como político.

 

Vereador Pintao – A essas pessoas eu não respondo, são pessoas sem fundamento e que não merecem nenhum tipo da minha atenção, mas reitero que estarei sempre a disposição do debate sério, lógico e fundamentado em relação a esse tema, pois a política de repressão em combate ao tráfico, a política do proibicionismo esta perdendo a guerra para as drogas, então é necessário que a sociedade discuta isso de forma aberta e sem preconceito.

38 comentários:

  1. Ai sim em hehe . | 4:20 @coelhooo000

    ResponderExcluir
  2. Bacana !
    O Brasil precisa de mais pessoas assim.

    "Nossa vitória não será por acidente"

    ResponderExcluir
  3. Cristiano Alves da Silva


    Poe la goodlist!

    ResponderExcluir
  4. Gnte com mente aberta.. só assim o Brasil vai pra frente!

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Só coisa boa!

    ResponderExcluir
  6. Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão! Pintão!

    ResponderExcluir
  7. Só que ele foi otimista, dizendo que já está descriminalizado.

    Ainda é considerado crime, com pena alternativa.

    Apesar da controvérsia: crime é delito que seja punido com pena de reclusão.

    ....

    Amanhã STF 'legaliza' o que já é legal, a Marcha, ou adia?

    ResponderExcluir
  8. A essas pessoas eu não respondo, são pessoas sem fundamento e que não merecem nenhum tipo da minha atenção,

    Gostei heim

    ResponderExcluir
  9. Na boa marcha da maconha é so pros maconheiros, libera a maconha e dai vcs vao fazer o que, o Brasil vai ficar a mesma merda, pq nao fazem manifestacoes contra a corrupcao no brasil, ou uma manifestacao pedindo mais educacao, com mais educacao a populacao nao vai ficar presa no governo, e vai ser bem mais facil a liberacao com o povo com mais cultura e saude , isso ai é marcha da maconha nao sei mais o que é so causa propria, eu sou a favor da liberacao mais desse jeito maconheiro vai ser sempre sofrer preconceito,
    O Brasileiro nao tem Cultura suficiente pra liberacao da ERVA ainda, se liberar o povo nao vai querer mais trabalhar nao vao fazer porra nenhuma mais, pq ja tem a bolsa familia vale gas, vale escola, e o baseado ta liberado , primeira coisa que tem que mudar é a EDUCACAO
    woody

    ResponderExcluir
  10. Falaram também que o Brasil não estava preparado pra libertação dos escravos.

    O papo do cara tá com validade mais que expirada...

    Bicho, na boa, você quer se manifestar sobre saúde, educação, blá-blá-blá, disco arrnhado etc, vai lá, brow, manda ver.

    Maconheiros agregaram numa tacada só velhos, deficientes, ciclistas e exigiu um direito fundamental de todos: liberdade de expressão.

    Enquanto isso, vc tá com a bunda na cadeira repetindo a mesma ladainha que não evolui nunca.

    Cada um na sua, não dá pra resolver tudo de uma vez. Se você vê algo que exija passeata, vai lá e faz.

    Se não fica feio, vai acabar sendo notícia internacional: "Só mesmo maconheiros pra sacudir e fazer um país acordar."

    Vai lá, convoca sua passeata em favor da educação, por exemplo. Boa sorte.

    Causa própria? A maioria dos militantes sim, estão em causa própria. E daí? Se nós maconheiros não pedirmos por nós, quem o fará? Você pelo visto, não. Com esse papinho lugar-comum, copiado e colado...

    Além do que, há também muita gente que não está em causa própria. Mas quem é egoísta só pensando no próprio umbigo, tem a tendência de achar que todo mundo é igual.

    ResponderExcluir
  11. Lugar-comum-disco-arranhado, maconha é uma das espécies mais importantes do planeta, quiçá a mais importante.

    Com Cânhamo se faz papel, medicamentos, combustível, comida, materiais de construção.

    Portanto, nós maconheiros queremos sim o quê é nosso por direito. Nossa liberade individual de fumar. Por quê? Porque gostamos, trabalhamos e pagamos impostos, além de não dever satisfação pra ninguém.

    Só tem um detalhe: em sendo legalizada e com consequente intensificação das pesquisas, todos os habitantes do planeta serão beneficiados.

    ResponderExcluir
  12. Cara, deixa de ser ridículo. Cada um pede o que quiser e luta pelos seus próprios direitos. Tu mesmo poderias iniciar essa passeata pela educação. Cadê tu lá?

    É ÓBVIO que a educação é um problema, mas é um problema diferente. Estamos combatendo algo "simples" como um tabu. No fim as pessoas que usam da Cannabis só querem ser respeitadas como pessoas comuns, que usam outras drogas como tabaco e álcool. Será que é pedir muito? Já a educação do Brasil é uma questão que remonta outras épocas, longos períodos de oligarquias e ditaduras, o próprio cenário econômico de um país continental como o Brasil.

    A legalização da droga não diz respeito só a quem usa mas também a quem se sente de alguma forma prejudicada pelo tráfico de drogas. Ora, se não fosse reprimido o plantio caseiro e pessoal, por quê alguém iria querer comprar o fumo do paraguai?

    E se cooperativas fossem montadas, rendendo impostos e salários?

    Esse dinheiro EXISTE e está na mão dos marginais. Por que não ir pro Estado e pra economia legal?

    ResponderExcluir
  13. Dá vontade até de nem responder...

    Quebrar o galho, uma linha só, mas vê se consegue conectar o tico com o teco aê.

    Guerra mundial está matando inocentes, crianças dentro de suas casas em favelas são baleadas, entendeu ou precisa desenhar a importância da causa?

    ResponderExcluir
  14. o meu medo é legalizar a venda em tabacarias por exemplo e nos obrigarem a mudar apenas onde nós compramos!!!!!!!!!!!!!!!alguem ai sabe se essa conversa toda do FHC preve o plantio pra consumo próprio tbem??????????????porque continuar tendo que pagar pra ter uma planta vai ser muito triste!!!!!!!!!!DEVIAM DESCRIMINALIZAR O CULTIVO EM PRIMEIRO LUGAR!!!!!!!!!!!!!!!!só assim vo parar de ficar gastando dinheiro com uma planta!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. é isso ai vereador pintão.

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Uau! Discussão QUENTE... curti pacassss

    ResponderExcluir
  17. Sim, sou a favor da educacao. Contra a corrupcao. A favor da maconha. Realizaram a marcha da maconha? participei? Como os que se sentem mais afetados organizaram, tive a oportunidade de participar. E marcha da educacao e a contra a corrupcao? Aqueles que se sentem mais afetados organizaram? pois, tenham certeza, seria um privilegio p/ mim participar se elas tivessem sido organizadas. Marchas sao muito legais, vcs nao tem nocao. Entao participar ou nao de uma determinada marcha nao restringe e nem mancha a minha participacao em outras marchas, contanto que as ideias defendidas em ambas as marchas nao sejam contraditorias. Eh muito facil vir ate aqui e falar que deveriamos marchar por coisas "melhores". pois, saibam, nao e porque queremos que nos nao marchamos em tais marchas nobres. Nao o fazemos justo por causa de vcs, que gostam de demonstrar serem os mais afetados com determinada situacao e que,mesmo assim, nao organizam porcaria de marcha alguma. Eh um discurso tremendamente hipocrita. Tenham certeza que, caso vcs organizem, eu estarei la. Entao, antes de criticar o ativismo de uns, saiam da letargia e organizem uma droga de uma marcha a respeito de uma causa que vc defenda. Criticar o ativismo dos outros quando se tem uma pre disposicao pra ficar com a bunda no sofa? Ai nao da, neh, amigo....Ou entao simplesmente fique ai na cadeira reclamando da marcha dos outros e soltando comentarios de teor "politicamente corretos" pra fazer media com teus amiguinhos nazi e crentes. E, por favor, parem de usar este "argjumento" de que "deveriamos marchar por uma causa mais nobre". Estou cansado de tanto ver tamanha defecacao bocal. pois, ora, a principal culpa de nao existirem tais marchas eh justo de vcs, que se dizem tao afetados, nao as organizarem. passar bem.


    p.s. Marcha virtual, no facebook, nao vale, hein...

    ResponderExcluir
  18. Atitudes como a dele eh que são importantes. Parece pouco. Sei. Mas isto é a história de um maconheiro saindo do armário. Esconder, em alguns casos, é o mesmo que assumir que está fazendo algo ruim, do qual deve se envergonhar. Devemos ter orgulho disto. E acredito que, quantos mais de nós assumirmos para as pessoas próximas de nós que fumamos e amamos a erva, menos ela será demonizada e mais comum ela se tornará ao cotidiano de todos. É como o esclarecimento da verdade. É mostrar à sociedade que a maconha é uma realidade mais comum e menos nociva do que ela imagina. Assim a idéia se torna mais aceita. Vejam bem, não estou dizendo pra vc mostrar a sua plantação par alguém que possa te denunciar. Tampouco falo que é pra vc falar pro fofoqueiro do seu serviço que vc adora uma macoinha. Digo, isto sim, que é para falarmos para nossos pais, irmãos, esposas, flhos e amigos que fumamos. Inclusive fumarmos com eles podendo ver o ato(de longe, para não os “incomodarmos” com a fumaça). Temos que ajudar as pessoas no exercício da tolerância. E quem mais disposto a exercitá-la em relação a nós do que aqueles que supostamente nos amam? E, se demostrarem interesse, por que não compartilhar com eles um pouco desta paz e alegria? Claro, é preciso saber lidar com eventuais perdas. Sempre lembrando que “quem não estiver preparado para perder o irrelevante, não estará apto para conquistar o fundamental”. E também cabe o adendo de que, se vc perder alguns destes laços pelo simples preconceito que os demais alimentam em relação à erva, é hora de vc questionar se estas relações eram tão relevantes assim para ambas as partes… Também temos muito material de qualidade na internet que respalda e embasa nossas decisões. Podemos mostrá-los às pessoas próximas a nós. Amar também é educar. E isto é válido, principalmente, pra quem já tem sua autonomia financeira. Na verdade, para aqueles que não querem viver de hipocrisia, é quase uma obrigação de consciência. Que seja decretado o dia internacional do orgulho maconheiro. Que criemos termos legais como “tendências ervoafetivas” e afins. No mais, paz, amor e alegria a todos nós.


    p.s. tb escrevi o texto acima. nao tive problema c/ a acentuacao do meu teclado porque simplesmente o copiei de outro link onde eu o tinha postado.

    http://torturra.wordpress.com/2011/05/22/nao-somos-conduzidos-conduzimos/

    ResponderExcluir
  19. Contra a hipocrisia, PINTÃO NELES!!!

    ResponderExcluir
  20. até no lixão nasce flor ne?
    ainda temos políticos sérios, mas a grande parte nos ja sabemos ne.

    legalize ja

    ResponderExcluir
  21. Esse é pintão mesmo...parabens

    ResponderExcluir
  22. NOSSA VITORIA NAO SERA POR ACIDENTE !!!

    APARECE MINHA GENTE !!! VAMO MOSTRA PRO MUNDO NOSSA CARA, AGENTE NUM DEVE NAADAAA NAOOO !!! QUEM DEVE SAO ELES, DEVEM TOMAR VERGONHA NA CARA !!!

    ResponderExcluir
  23. Good list pro Pintão!

    ResponderExcluir
  24. Arrazou Vereador! Se fosse em meu estado eu votaria em VOCE!

    ResponderExcluir
  25. Na verdade quando eu abordei sobre o fato da Lei descriminalizar o usuario e pelo fato de nao ser aplicada nem um tipo de pena privativa de liberdade a quem usa... vqv legalize já!

    ResponderExcluir
  26. Mandou muuuuitoo bemm.. LEGALIZAAAAAAAA!!!!

    ResponderExcluir
  27. Agora, todo mundo quer o Pintão!

    aehuheauhea

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Sim caro amigo preocupado com as Ideias propostas por FHC, Na extensa reportagem da revistra TRIP, que ja está disponivel no site da revista, e Ex- Presidente e atual Bom Velinho, fala da imortancia de REGULAR e não simplesmente LIBERAR, falando de primeiro se testara possibilidade do PLANTIO CASEIRO E EM "JARDINS URBANOS"
    O FHC ta por dentro, foi a fundo no negócio, acredito que ele ta fazendoa coisa certa desta vez. À mim foi convincente e me pareceu muito bem embasado
    LEIAM VALE A PENA!
    aBRAÇOS A TOD@S

    ResponderExcluir
  30. Esse é da minha Terra heheheh .... Conheço essa personalidade. Madou muito bem. Isso sim é evolução... E agora oque vão fazer os proibicionista da nossa cidade e região???? A arma que eles tinha contra essa ótima pessoa foi por água abaixo....
    Parabéns pela atitude.

    ResponderExcluir
  31. Não estamos prontos para a legalização mas para o trafico sim?


    "se usar não é crime, porque falar que usa é apologia ao crime."

    Mando bem!

    ResponderExcluir
  32. acho que nenhum politico quer ver seus filhos, sobrinhos, netos, etc... , indo a uma festinha ou show ou passeio e fumar um correndo o risco de ser abordado por policias que cada vez mais se ve na tv o quanto são assassinos e bandidos, abordando crianças e adultos que correm o risco de nunca mais voltarem para suas casas, somente por causa de um baseado, dar o poder a estes bandidos fardados de sumirem com nossos filhos seus loucos inconsequentes, cegos pela ganancia de roubar e não veem nada cambada de filhos da puta que não tem tempo de salvar nossas vidas.

    ResponderExcluir
  33. PINTÃO NELES, ISSO AE RAPAZEADA, É NOOOIZ !

    ResponderExcluir
  34. PINTÃO NELES É NOIX IHA

    ResponderExcluir
  35. Eu conheço esse Vereador e ele é assim desde que nasceu, tem sangue no olho, fala mesmo que doa ele sempre disse a verdade, quero te ver la em cima pois tenho certeza que você vai mandar bem em tudo que faz. Parabéns é assim que homem de verdade faz. E agora que já é advogado ficou mais completo, vou votar em você Pintão, seja para vereador, prefeito, deputado ou até presidente...você merece... A arma que eles tinha contra você foi por água abaixo....
    Parabéns pela atitude

    ResponderExcluir