sábado, 18 de junho de 2011

[Ed.120#] Discolized: Barrington Levy – Pioneiro do Dancehall!

por Várzea Crew

 

Barrington Levy cresceu em Clarendon, Jamaica. É considerado o cantor que deu início à era do Dancehall. Seu som teve muita influência do Soul music, já que ele pirava em Jackson 5, Dennis Brown e outros músicos de R&B.

 

Para aqueles que realmente curtem um bom reggae, é impossível não reconhecer sua voz suave, marcante e única! Ele marca presença neste mundo desde 1976, quando formou uma banda com seu primo e estourou com o hit “My Black Girl”. Nos anos seguintes, seguiu carreira solo. Foi aí que o produtor Junjo o descobriu e o levou para o estúdio Channel One junto com a mixagem do mestre King Tubbys.

 

Levy fez muito sucesso principalmente na Inglaterra nos anos 80, quando lançou o hit “Under Mi Sensi”. Com este som, ele ficou 12 semanas no topo das paradas das rádios inglesas. Ele chegou a tocar ao vivo no famoso 100 Club em Londres e graças a sua autoconfiança e seu talento conseguiu administrar o sucesso. Com um com som inovador, de primeira qualidade e original ele não teria mesmo como falhar!

 

Em 1985, Barrington teve sua primeira aparição na TV Londrina graças a um acordo feito com o selo London Records. Ele apareceu cantando o hino pró-ganja “Under Mi Sensi” no canal 73, e o fato mais engraçado é que era um programa infantil.

 

Ele trabalhou com renomados produtores, Jah Screw, Alvin Ranglin, Delroy Wright, George Phang’s que produziu o Money Move, aclamado e conceituado álbum do mundo Dancehall.  Gravou também com músicos importantes como Snoop Dogg, Bounty Killer, Lady G, Jigsy King, Terror Fabulous entre outros. Ele continua fazendo sucesso nas rádios da Jamaica, Europa, Ásia e Américas trazendo o melhor do Dancehall e do Dub.

 

Levy tem algumas músicas que falam sobre a erva, mas no geral ele não é o cantor mais paloso da ilha. Posso afirmar com toda certeza que o som é um ótimo acompanhamento para uma session.  Abaixo seguem 3 álbuns de destaque onde as faixas com ganja estão presentes.

 

Shaolin Temple – 1979
Wedding Ring

Moonlight Lover

Bounty Hunter

Skylarking

It's Not Easy

Looking My Love

Shine Eye Girl

Shaolin Temple

Reggae Music

Collie Weed

 

Englishman – 1979

Englishman

If You Give To Me

Sister Carol

Don't Fuss Nor Fight

Look Girl

Look Youth Man

Send A Moses

Black Heart Man

Money Makes Friends

Bend Your Back

 

Poor Man Style – 1982

She Is The Best Girl

Don't Give Up

Sensimella

True Love

Poorman Style

This Little Boy

Rob And Gone

I Can't Wait Too Long

Man Give Up

I Love, I Love You

10 comentários:

  1. Dancehall respect!!!!Adoro dancehall muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. CONHECE! esse é o mestre mesmo!

    ResponderExcluir
  3. ae galera, ta rolando enquete no terra sobre a legalização da maconha

    http://www.terra.com.br/portal/

    vmaos virar esse jogo!!

    ResponderExcluir
  4. escolheram bem os albuns!!! PESOOO!

    ResponderExcluir
  5. Mandaram bem, Hempada ! Sublime e Bad Brains já fizeram versões de músicas dele.

    ResponderExcluir
  6. vamo contribuir ai galera, www.terra.com.br/portal , vai no fim da pagina principal, na seção da enquete e votem em SIM! (para a legalização da nossa ganja!)

    ResponderExcluir
  7. Pode cre.. conheci Qundo joguei GTA Sant Andreas.. a musica "Broader than broadway".. um som perfeito pra uma session... e indico outra track "Top of the World" que é exelente

    ResponderExcluir