por Cacá R. Müller
Recentemente, foi processada e julgada uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental acerca da legalidade da Marcha da Maconha, enquanto manifestação de ideias. Isto significa que houve um processo judicial que determinou que a Marcha da Maconha não pode ser proibida, pois é uma legítima manifestação de opinião.
Cumpre, agora, trazer alguns trechos do voto do Ministro Celso de Mello, relator do caso:
“O sentido de fundamentalidade de que se reveste essa liberdade pública permite afirmar que as minorias também titularizam, sem qualquer exclusão ou limitação, o direito de reunião, cujo exercício mostra-se essencial à propagação de suas idéias, de seus pleitos e de suas reivindicações, sendo completamente irrelevantes, para efeito de sua plena fruição, quaisquer resistências, por maiores que sejam, que a coletividade oponha às opiniões manifestadas pelos grupos minoritários, ainda que desagradáveis, atrevidas, insuportáveis, chocantes, audaciosas ou impopulares.
(...) nada se revela mais nocivo e mais perigoso do que a pretensão do Estado de reprimir a liberdade de expressão, mesmo que se objetive, com apoio nesse direito fundamental, expor idéias ou formular propostas que a maioria da coletividade repudie, pois, nesse tema, guardo a convicção de que o pensamento há de ser livre, sempre livre, permanentemente livre, essencialmente livre.
Torna-se extremamente importante reconhecer, desde logo, que, sob a égide da vigente Constituição da República, intensificou-se, em face de seu inquestionável sentido de fundamentalidade, a liberdade de manifestação do pensamento.
Ninguém desconhece que, no contexto de uma sociedade fundada em bases democráticas, mostra-se intolerável a repressão estatal ao pensamento.”
Assim, resta evidente a necessidade da luta pelas liberdades individuais, inclusive de autodeterminação da sobriedade de cada um. A Maconha não precisa ser aceita por todos, sequer a sua legalização pode ser traduzida como obrigatoriedade de seu uso. Diferente de alguns seguimentos sociais, não fazemos proselitismo canábico. Queremos apenas marchar e fumar, em paz. Observe, reflita, pense, critique, evolua e mude o mundo.
A Maconha não precisa ser aceita por todos, sequer a sua legalização pode ser traduzida como obrigatoriedade de seu uso. Diferente de alguns seguimentos sociais, não fazemos proselitismo canábico. Queremos apenas marchar e fumar, em paz. Observe, reflita, pense, critique, evolua e mude o mundo.
ResponderExcluirFALAR MAIS O QUE
SALVE PRA CULTURA INDOOR \O/
graças a Jah temos cabeças pensantes no Brasil, senão ficava mais dificil evoluir
ResponderExcluirArgumentos inquestionáveis!!!!
ResponderExcluirValeus sempre Celso de Mello!
Paz!!
Att,
Floyds.
podem fláááááááááááááááááááinguêrds... real.
ResponderExcluirhá juízes em brasília. obrigado stf por intervir contra o massacre de minorias(?)(hahahahahahaha) maconheiras, coisa que, até agora, o congresso não fez. obrigado de novo.
sou um louco em pensar que a liberação esta muito perto de ocorrer ?
ResponderExcluirIntriga, intriga, vocês tão querendo é briga
ResponderExcluirA gente não engole tudo que mastiga
Olhe pra trás, veja quem fez e quem faz
Sessenta e quatro já passou, eu não agüento mais
Querem me impedir de falar.
calar minha boca a força
Não meu irmão, não vou ficar marcando a toca
Enquanto não resolverem eu continuo a reclamar
Eu já falei, vou repetir: legalize já
Ao anônimo aí de cima: sim, você é um louco em pensar que a liberação está muito perto de ocorrer.
ResponderExcluirNão vai liberar e nem regulamentar pelos próximos 10 anos. Quem sabe lá pela década de 2020.
É triste, porém é fato.
o anônimo ai de cima está errado, creio eu que falta muito pouco para a regulamentação, pode demorar uns 10 anos, mas não tudo isso, os políticos estão começando a intender e descobrir certos lados bom da erva ;) boto fé e esperança que logo logo estaremos fumando na praça e dando rizadas do passado, mas com isso a marcha tem que continuar firme e forte lutando pra que isso acontesça.
ResponderExcluir(...) nada se revela mais nocivo e mais perigoso do que a pretensão do Estado de reprimir a liberdade de expressão, mesmo que se objetive, com apoio nesse direito fundamental, expor idéias ou formular propostas que a maioria da coletividade repudie, pois, nesse tema, guardo a convicção de que pensamento há de ser livre, sempre livre, permanentemente livre, essencialmente livre.
ResponderExcluirFIQUEI EMOCIONADO..._\|/_
ainda bem que nem tudo se vendeu, ops perdeu!
ResponderExcluirseguimentos não
ResponderExcluirsegmentos
mandou muito bem, e acho que ainda temos no minimo mais uns 5 anos de 'ilegalidade' ;/
ResponderExcluirObrigado STF ... HEY USUÁRIO, SAÍA DO ARMÁRIO!!!
ResponderExcluirMARCHA BOMBOU!
Muito bom, parabéns coluna sempre mandando muito bem!
ResponderExcluirConcordo com Rafael," ainda temos no mínimo mais uns 5 anos de ilegalidade".
Eu sou a favor a liberdade de expressão mas tenho medo do que possa causar a descriminalização por agora, numa sociedade em que os valores estão manipulados.
bró, por foraça geral. papo magérrimo. mas quem não erra? a liberação é JÁ, IMEDIATA, MESES! papo de anos é papo do inimigo, é girar a roda do inimigo, e rodar a engrenagem do inimigo, é repetir o discurso do inimigo. E o inimigo maior é a irracionalidade. alô hempada: tem que acionar o stf para liberar o uso religioso, papo gordíssimo, o primeiro, já, de cara, demorou. valeu.
ResponderExcluir10 anos? 20 anos? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.
ResponderExcluirali, marcão. bra.
E em algum lugar um cara disse: "Véio... eu num sô nem contra e nem a favor... muito pelo contrário... eu fico muito é puto.".
ResponderExcluirLegalize it!
"A Maconha não precisa ser aceita por todos, sequer a sua legalização pode ser traduzida como obrigatoriedade de seu uso. Diferente de alguns seguimentos sociais, não fazemos proselitismo canábico. Queremos apenas marchar e fumar, em paz. "
ResponderExcluirCaca M. sempre uma obra prima dissertativa
como diz o geraldinho: "você num encontra ninguem que fuma maconha e sai querendo matar os outros", como alcool e outras drogas fazem, deis deque não prejudique o próximo ta valendo, o usuário tem plena consciência doque faz e foi dada por jah para nos trazer a paz :D
ResponderExcluirpor isso legalize ja! _\|/_
pro anomimo: 10 anos ou mais nao da pra saber, só que essa idéia de carbura um na praça e fica raxando é meio constrangedor ao ponto de vista de muitos karetas que naquela hora estarao passando por ali.. mesmo legalizando vo continua perdido pros pico por ae.. AUHUIEHAS ;D
ResponderExcluirGenial.
ResponderExcluir