sábado, 9 de julho de 2011

[Ed.#123] Discolized: John Holt – Police in Helicopter!

por Várzea Crew

 

Yes boss, yes boss, yes boss, yes boss!!! Boss sound hoje no Discolized. Um dos melhores álbuns deste mestre da música jamaicana, Police in Helicopter.

 

John Holt deu início a sua carreira musical logo cedo, aos 12 anos, quando começou a participar de alguns concursos de música. Com todo seu talento e com uma voz maravilhosa não demorou a ser reconhecido. Em 1963 ele já estava gravando seu primeiro single. E foi logo no ano seguinte que as portas para sua carreira se abriram quando ele se tornou um membro da banda The Paragons, um dos melhores grupos de rocksteady na minha humilde opinião. Ele entrou para substituir um dos fundadores, Leroy Stamp. A época era perfeita para ele dar início a sua gloriosa carreira, a pegada do SKA sendo substituída pelo doce Rocksteady, que ia tomando conta da ensolarada ilha, Duke Reid como produtor e Holt compondo diversos hits, “Island in the Sun” foi um deles.

 

 

Alguns anos mais tarde, em 1977, depois de compor diversos singles com diferentes produtores como Bunny Lee e Jojo Hookim, ele passou por uma “má fase”, digamos assim, foi quando ele caiu um pouco na audiência. Suas letras de amor e sua fase mais puxada para o POP não agradaram muito aos jovens da época.  Mas ele reacendeu novamente em 1981 e não teve problemas em adaptar suas músicas ao novo gênero, o reggae roots.

 

Police in Helicopter foi lançado em 1983 e produzido pelo famoso “Junjo” que acrescentou ao álbum a batida do roots com alguns toques de dancehall fazendo um estilo totalmente contemporâneo. Mas claro que Holt não deixou de lado seu passado no early reggae e na vida praiana que levava no Paragons, podemos perceber isso na faixa “Beach Party” que tem a mesma temática do tune “On the Beach”. Sentimos a batida do rocksteady também nas faixas “I Got Caught” e “Sugar & Spice”, porém com efeitos eletrônicos que a tecnologia trouxe ao reggae.  Logo de cara temos a faixa palosa (que disponibilizamos em vídeo), que como vocês podem perceber, foi a música que nomeou o álbum.  Foi nesta época que ele anunciou sua crença na cultura Rastafári e também começou a cultivar seus dreadlocks.

 

Durante a década de 1990, Holt continuou produzindo singles e acompanhando a cena do reggae. Já nos anos seguintes, ele fez algumas aparições no Reggae Sunsplash, porém diminuiu sua atividade musical, mas com absoluta certeza deixou uma marca e influenciou diversos cantores do meio. E, como ele mesmo disse, “Reggae não é somente o que os jovens escutam hoje em dia. Eu adoraria ver os meus parceiros saindo por aí representando na música. O mundo deveria saber que a música Jamaicana é muito mais do que isso.”

 

Police In Helicopter 
1- Police in Helicopter
2- Private Doctor
3- Last Train from the Ghetto
4- Beach Party
5- Reality
6- Fat She Fat
7- Chanting
8- Sugar and Spice
9- Can't Use Me
10- I Got Caught

4 comentários: