sábado, 30 de julho de 2011

Erasmo Carlos – Eu quero Maria Joana! [Discolized Ed. 126#]

por Várzea Crew

 

"Só ela me traz beleza nesse mundo de incerteza, eu queria fugir, mas não posso, o mundo inteirinho é só nosso... eu quero Maria Joana." Assim inicia a ultima musica do álbum "Carlos, Erasmo..." lançado em 1971 pela gravadora PHILIPS. A tão famosa ganja aparece neste álbum com uma brisa especial na faixa numero 13 (quase nada paloso). Mas vamos falar um pouco mais sobre a vida e carreira do cara.

 

Carioca da gema, Erasmo cresceu rodeado por mestres da musica brasileira como Jorge Ben, o amigo Tim Maia e Simonal, adoradores de Funk Soul, Bossa Nova e claro Rock N` Roll. Sua amizade com Tim Maia sempre foi muito forte, já que ambos, junto com Roberto Carlos, faziam parte da banda The Sputniks, que acabou não dando muito certo já que Tim e Roberto tiveram uma discussão feia na época.

 

 

Alguns anos depois, em 1965, Erasmo (o Tremendão), junto com Roberto e Wanderleia, ganhou visibilidade através do programa Jovem Guarda apresentado pela Record. Junto com o show estouravam também nas rádios as músicas, que traziam para o Brasil o rock, o twist e o ie-ie-ie, misturados com a pegada do rock nacional.

 

Com o fim da Jovem Guarda, no inicio dos anos 70, Erasmo deu inicio a sua carreira solo. Agora suas musicas tinham fortes traços de sua adolescência roqueira misturadas com o popular da musica brasileira. Em "Carlos, Erasmo..." ele deixa de lado os ritmos das décadas passadas e coloca toda sua paixão pela musica em 13 faixas produzidas pela mais fina nata da musica brasileira, Rogério Duprat e Nelson Motta. Finalmente Erasmo pôde absorver as influências estrangeiras e transformar o álbum em algo único, do jeito que ele queria, as portas abertas pelo Tropicalismo ajudaram o cantor a abrir a mente e sair do quadrado purista dos anos 50 e 60, acrescentando rock e psicodelia às músicas brasileiras. Temos um leque com diversos tipos de arranjos, uma viagem musical, é o que faz do álbum um clássico único da MPB!

 

Claro que Erasmo era apaixonado pela doce erva, assim como muitos de sua época. Como dito anteriormente, neste álbum o cantor dedica a última música à nossa tão querida verdinha de todos os dias, Maria Joana, para fechar a viagem do álbum com chave de ouro. Uma letra bem interessante por sinal, brisa total! O Planet Hemp até tentou regravar este som em um de seus álbuns, mas o "Rei" não permitiu, já que ele ajudou a compor a musica (é rapaziada o Rei também curtia a Mary Jane).

 

Para todos aqueles que pensavam que Erasmo sempre foi o segundo da tão famosa dupla do ie-ie-ie brasileiro, aqui esta uma prova que o cara manjava muito do assunto, mais até do que o próprio "Rei Roberto". Erasmo sempre ficou de lado na cena para seu amigo desenvolver a carreira e ganhar a fama, e na realidade é um fino compositor que esteve presente nos principais momentos da musica brasileira, mas sempre no segundo plano...infelizmente. Mas sabemos que ele é (e sempre será) um dos mestres da musica nacional e por isso merece todo o nosso respeito.

 

Carlos, Erasmo...

1. De noite na cama

2. Masculino, feminino

3. É preciso dar um jeito, meu amigo

4. Dois animais na selva suja da rua

5. Gente Aberta

6. Agora ninguém chora mais

7. Sodoma e Gomorra

8. Mundo deserto

9. Não te quero santa

10. Ciça, Cecília

11. Em busca das canções perdidas nº 2

12. 26 anos de vida normal

13. Maria Joana

6 comentários:

  1. Mais Um que gosta Muinto !

    ResponderExcluir
  2. uns tiro ele tbm curtia, tremendao

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana esse resate e a devida valorização do compositor além do Cantor. Belo artigo!

    Só deixo como sugestao vcs publicarem as janelas de vídeos em casos com estes!

    Evidentemente que todo mundo que lê fica curioso pra ouvir o som!
    Assim seria fácil e interessante que publicassem também aqui! Ajuda a manter a retenção da galera no hempadao, também, com mais tempo de navegação por usuário!

    Segue aqui o link direto pra um video que ahcei no youtube com a obra-prima canábica!

    http://www.youtube.com/watch?v=RUZ52HCDQPA&playnext=1&list=PLF2CA7E64B86A77B8

    Abs
    PC

    ResponderExcluir
  4. opa eai galera na paz?
    gostaria de saber se ninguem ai, tem alguma coisa sobre o The Sputniks, pois já procurei em todos os lugares e não acho nada... gostaria mto de ver esse trampo.
    abraço

    ResponderExcluir
  5. O GIGANTE GENTIL! sempre soube a potencia musical desse fera. ADORO as musicas dele, adoro a simplicidade dele e adoro a humildade de não ligar em ser o segundo quando merece o primeiro.

    ResponderExcluir