sábado, 23 de julho de 2011

Reggae e Faroeste na Escaleta – Augustus Pablo! [Discolized Ed. #125]

por Várzea Crew

 

Quem já ouviu o som de Augustus Pablo uma vez que seja, certamente se lembra de alguma característica marcante em sua música, dentre as tantas diferentes que já teve. Horace Swaby desde criança adorava praticar teclado e órgão, e frequentava a igreja com alguns amigos para desenvolver suas habilidades. Seus amigos eram Clive Chin e Tyrone Downie, e mostravam tanto talento quanto  aSwaby nestes instrumentos. Com o teclado e o órgão, Swaby não se mostrava muito superior a seus amigos...mas uma lenda chamada Augustus Pablo estava prestes a se revelar.

 

 

Um belo dia em uma loja de instrumentos, Swaby pegou uma escaleta (instrumento de sopro, em inglês leva o nome de 'melodica') emprestada e começou a tirar algumas notas. O dono da loja ficou realmente impressionado com o talento do garoto, que nunca havia tocado o instrumento antes, e resolveu compor algumas músicas ali mesmo na hora. Dizem que foi nesse primeiro contato com a escaleta que Swaby foi chamado de Augustus Pablo, batizado pro resto de sua vida pelo dono desta loja. Alguns de seus primeiros sons, como ‘Iggy Iggy’, ‘Invasion’, e ‘East of the River Nile’ foram gravados pela primeira vez nesta época.

 

Foi apenas 1 ano depois deste primeiro contato com a escaleta, em 1972, que Augustus Pablo começa de fato sua carreira musical. Tocava junto com seu amigo de escola Clive Chin, e em 73 gravou seu primeiro disco ‘This is Augustus Pablo’, lançado pela Heartbeat Records, nos Estados Unidos.

 

O estilo de Augustus Pablo é marcado por suas músicas predominantemente melódicas, quase sempre sem letra alguma. Esse estilo foi usado pela primeira vez em uma gravação junto com Chin, em que Pablo e seu amigo não estavam gostando dos vocais e já estavam indo embora do estúdio, quando Pablo pediu a Chin que colocasse uma batida de dub ao fundo do que estavam gravando. Então ele começou a tocar sua escaleta, improvisando ali na hora, e imediatamente os dois concordaram em gravar o som daquela maneira. A música tocada em questão era ‘Java’, e foi seu primeiro grande sucesso. Naquela época, foi eleita por voto popular a melhor canção melódica da Jamaica, comprovando o gosto do povo da Ilha por sua música.

 

Uma das maiores inovações trazidas por Pablo à música jamaicana, foi a introdução do reggae misturado ao clima de faroeste. O mérito da "invenção" dessa mescla é na verdade de Don Drummond, que alguns anos antes foi o pioneiro a misturar ambos estilos. Mas é fato que foi Augustus Pablo quem o popularizou e o explorou mais a fundo.

 

Este primeiro álbum de Pablo envolveu músicos de diversas bandas muito conceituadas na época, como Wailers, Soul Syndicate, Inner Circle, e até mesmo Ansel Collins, outro grande músico, que lançou junto com seu parceiro Dave Barker o clássico ‘Double Barrel’. Essa grande massa de ótimos músicos trabalhando em conjunto evidencia o talento de Augustus Pablo, que ainda conseguia se destacar e era geralmente o instrumentista que compunha e servia de base para os outros instrumentos.

 

Seu próximo grande trabalho foi em parceria com Tommy Cowan e Warrick Lyn. Ambos produzieram o álbum ‘Ital Dub’, lançado pela Trojan Records no Reino Unido. Este foi outro grande passo na carreira de Pablo e foi a primeira vez que pudemos ver as habilidades de Pablo aliadas às habilidades de King Tubby na mixagem dos sons. A parceria impressionou a Ilha e o mundo, e Augustus Pablo apenas confirmava que vinha para ficar.Também para a Trojan este álbum foi crucial em sua alçada no mercado fonográfico. No mesmo ano a gravadora lançava ‘Volts of Holt’, de John Holt - outro grande sucesso.

 

Augustus Pablo, assim como outros grandes nomes que desafiam o status quo da música e das convenções sociais, sempre foi muito prejudicado pela exclusão que os meios de comunicação praticavam com ele e com suas músicas. Por mais de 15 anos seu nome praticamente não apareceu na mídia local nem internacional, nem mesmo tinha seus sons transmitidos pela rádio. Ainda assim era um músico extremamente respeitado. Suas apresentações eram muito intensas e psicodélicas, não era difícil que só pelo boca-a-boca todos soubessem do quão grande era Pablo.

 

Seu álbum seguinte, ‘Thriller’, não agradou a Pablo na maneira como foi lançado. Algum tempo antes, Pablo havia gravado uma coletânea, e a proposta de ‘Thriller’ era a mesma. Isto é, nem todas as músicas do disco são de Pablo, é um split album com Lloyd Parks e sua banda. Entretanto, foi lançado primeiramente anunciando "featuring Augustus Pablo", e em seguida lançado por outras gravadoras como um álbum de sua autoria. Isso mostra a consciência que Augustus tinha como músico que fazia parte de uma banda, e a questão que fazia em compartilhar seus méritos. Principalmente pelo fato de seu som ser instrumental, e ele ser realmente apenas parte de todo o conjunto.

 

Em 1976 é que a carreira de Augustus Pablo começa realmente a despontar, quando lança seu primeiro álbum como músico e produtor, ao lado de ninguém menos que King Tubby. Lançaram neste ano o disco ‘King Tubby meets Rockers Uptown’, considerado responsável por uma verdadeira quebra de padrões na música jamaicana, principalmente devido à maneira como Tubby e Pablo mixavam as músicas.

 

Em 1978 lançou o segundo álbum produzido por ele próprio, inaugurando sua gravadora Message. ‘East of the River Nile’ foi o primeiro álbum em que Pablo toca seu sintetizador em quase todos os sons. Em quase todas as músicas, conduzia a melodia com seu sintetizador de maneira única, e sua reputação como músico e produtor já era excepcional.

 

Augustus Pablo tem lançamentos até 1987, mas não iremos nos alongar até lá porque sua época de maior expressão nas mudanças e evoluções da música jamaicana foi mesmo durante a década de 70. Nos anos seguintes podemos dizer que Pablo manteve seu som na mesma linha, e chegou a gravar com muitos mitos do reggae e dub, como Dillinger, I-Roy, Jacob Miller, Earl Sixteen, The Immortals, The Heptones, Bob Marley, Horace Andy, Delroy Wilson, e a lista se prolonga por mais algumas boas linhas. É legal dizer que fazer turnês pelo mundo sempre foi uma preocupação de Augustus Pablo a partir do momento em que isso se tornou viável.

 

Pablo morreu em 1999, com apenas 44 anos. A causa foi uma doença de pulmão, devido a algum disturbio neurológico que tinha. Sua contribuição para o dub e para a música jamaicana em geral foi gigante, não apenas na inovação e na experimentação de estilos, nem só pela ótima técnica que tinha com todos os instrumentos que tocava, mas também por ter conseguido ajudar muito na disseminação do reggae e da mensagem de paz que seu som leva. Sem letras, cantando com sua melodia.

 

 

 

 

 

 

5 comentários:

  1. augustus pablo rei da escaleta.musicas com sentimentos.um mito ! viveu humildemente fazendo aquilo que mais amava.padrinho de hugh mundell e de outros grandes musicos.infelizmente desconhecido por muitos.augustus pablo toca a alma das pessoas com suas belas melodias.

    http://www.mediafire.com/?54n0413ru35l3

    ResponderExcluir
  2. As músicas desse cara são muito brisa ! ! ! uma ótima pedida sob o efeito da sativa !

    ResponderExcluir
  3. horace foi A LENDA

    ResponderExcluir
  4. Rei do Dub.
    Vale a pena curtir o som dele.

    Tenho quase toda a discografia dele...mais de 25 cd.
    É um melhor que o outro !!!

    To querendo aprender a tocar escaleta, justamente pela influencia dele.

    ResponderExcluir
  5. FINALMENTE COLOCARAM O REI NESSA SESSÃO!ESTAVA FALTANDO ELE !

    O SOM PASSA PAZ E AMOR!

    FICA MINHA DICA : JAH LIGHT !

    SALVE AUUUGUUSTINHO!e EU ouvir dizer que ele encontrou sua escaleta no LIXO!Mas isso n importa, o que importa sao os cds que ele deixou para nos delirar na sua levada! PERFEITO PRA QUALQUER HORA DO DIA! Ouvir isso perto do mar com uma ganja citrica n tem preço!
    SALVE

    ResponderExcluir