quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Amsterdam em Foco – Será que vale a pena Proibirem o Turismo Canábico?

Hemportagem Ed.#127

por Pietro

 

Na Hemportagem dessa semana um relato sobre a sensação e a experiência de viver uma semana na terra onde a maconha é parte da vida deles. Adentrar em cada café e conhecer um pouco de cada cultura canábica espalhada pelo mundo. Ser seduzido pelas assustadoras vitrines vermelhas que compõem o seu campo de visão. Sobreviver à variação turisticamente adaptada da cannabis, onde se escolhe os camarões por cardápios, separando-os por sabor, intensidade e espécie. Em outras palavras é desabafar sobre o que é Amsterdã.

 

 

Historicamente conhecido como tolerante e acolhedor, a Holanda é hoje em dia um dos países da União Europeia onde mais se expira acolhimento. Em um país onde as pessoas se esforçam a falar outra língua, só pelo prazer de ajuda-lo, é um lugar a se valorizar. Nas tardes de calor as praças dominadas por pessoas tomando um solzinho e ouvindo um som ao vivo, que uma dupla harmoniosamente gerava como uma trilha sonora para o local. Cones e finos rolavam na mão dos claramente turistas. Algo que foi afirmado por um holandês em outro momento "Quem fuma aqui é turista, holandeses mesmo são poucos que fumam", o que nos leva a questionar se realmente há uma intenção de proibir o acesso de turistas aos coffeeshops.

 

Mas até então o clima da cidade é de que nada vai acontecer, nada era comentado e poucos sabiam do assunto. A cidade permanecia dominada pelos turistas, são bicicletas, pessoas, carros, motos, ônibus, bondes vindos de todos os lados. É a turistada que torna isso um caos descontrolado, seria esse o grande motivo da oposição? Mas atacar diretamente o coração seria matar este grande entretenimento e fonte de dinheiro que são os turistas. Em uma noite ao voltar para o hotel, questionei um taxista holandês sobre se seria possível essa lei de fechar coffeeshop para os turistas ser verdade, e ele respondeu "Isso é o coração dessa cidade."

 

A possibilidade de que isso possa vir a acontecer causa tormentos ao sonho de liberdade de muitos praticantes da cultura canábica, pois ter oportunidade conviver harmoniosamente com os representantes da instituição governamental que tem o dever de te proteger e te respeitar é o que todos os amantes da ganja querem.

18 comentários:

  1. Estive lá no início de julho. Tá certo que a grande maioria dentro dos coffeshops são turistas, mas pude perceber que os holandeses já fumam em locais que pra turistas são ditos como 'não permitidos'.
    Duvido muito que esta lei algum dia irá valer e torço muito pra que isso não aconteça.
    Acho que vai tudo acabar na ilegalidade.

    ResponderExcluir
  2. Montevidéo e Buenos Aires, saída pelo sul.

    ResponderExcluir
  3. Maconha combina com a bela paisagem da Holanda acolhedora. Acho até a palavra 'tolerância' meio pejorativa e perigosa, o que rola lá é respeito, não por obrigação legal, mas por evolução espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Vi reportagem no G1 que o jornalista dizia que uma senhora de idade lanchava na praça tranquilamente ao lado de um cara fumando maconha. Essa gente(?) daqui é escrotilda ou escrotilda e meio?

    ResponderExcluir
  5. Que onda braba da porra!!!

    ResponderExcluir
  6. Saco cheio de assinar petição. Governo americano é que tem que assinar pedido de perdão à humanidade.

    ResponderExcluir
  7. Se a Holanda proibir, vai perder bilhões.

    ResponderExcluir
  8. “Tenho mais admiração pelos perdedores, pelos marginalizados e pelos inadaptados ao mundo, que, mesmo assim, continuam dignos, do que pelos vencedores, apaixonados pelo sucesso”.

    (Tostão)

    ResponderExcluir
  9. dor de cabeça fudiade ta foda... quero ir pra holanda e sair desse brasil mar de politicos corruptos e policia assassina!

    ResponderExcluir
  10. um dia deus abençoe que eu me aporte nesse país maravilhoso

    jah bless

    ResponderExcluir
  11. eu não tenho dinheiro p/ ir p/ nenhum lugar, mas continuarei fumando enquanto viver, não importa sanção,pena, preconceito, perseguição que possa existir, legalize, tire o poder da mão dos traficas ...

    ResponderExcluir
  12. A suprema corte jamais permitirá que essa lei se estabeleça... a cannabis faz acontecer um turismo bombante e ao mesmo tempo violência zeroo... realmente os holandeses não se importam em fumar com aquele apresso, a erva para eles lá, é como a cerveja aqui em nosso meio... é amplamente usada, os jovens já não tem aquela curiosidade em saber oque é a "maconha".. sabe, qual é? jogava futebol la todas as tardes e num grupo de 10 a 15 jovens, 6 fumavam... os outros não tinham nem interesse, mas não havia separação entre maconheiros e não maconheiros... são todos amigos, jogam seu futebol e se divertem sem medo... foi o futebol mais gostoso da minha vida... sem contar que tinha um mercado ao lado que uma embalagem com 6 garrafas de gatorade, custava 1,60.. em euros... tudo é mais barato, as pessoas não se matam de trabalhar para comer e pagar as contas... todo mundo tem acesso a boa comida... não se ve crianças chorando no mercado pq quer um biscoite e a mãe não tem como comprar... o BRASIL É FILHO DA PUTA, QUER CRIAR ANIMAS PARA FICAR LUCRANDO EM CIMA... prova disso é saber que o ensino brasileiro não disponibiliza para nossos jovens o inglês... triste... HOLANDA, TERRA DE PESSOAS QUE SABEM VIVER... aaaaaaa... eu colocava a slack line nos parques e era a tarde toda andando na corda, fazendo amizades e fumando variasss variedades.... meu DEUS, conheci CANAÃ... A TERRA PROMETIDA... HAHAHA... ABRAÇÃO IRMÃOS...

    ResponderExcluir
  13. voltei de la a um mes pra londres. ta todo mundo feliz e satisfeito com o turismo canabico, so euro entrando. acredito muito que continue assim, c ate aki em uk tem coffeshop (clandestino), la e q nao vai acabar mesmo, SKUNK LONDON -BH 420

    ResponderExcluir
  14. não vai proibir , seria um erro grave do governo , DESCRIMINALIZE , REGULAMENTE , LEGALIZA BRASIL !

    ResponderExcluir
  15. Não pode! ainda quero ir pra lá.
    Antes de dar essa "fechada" nos cofees tenho que chegar aeee
    Não vamos deixar hempadão!!

    ResponderExcluir
  16. Amsterdam é o melhor lugar do mundo!!! FODA DEMAIS!

    ResponderExcluir