sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Legalização? da Maconha! [Hempovão 128#]

por Breno

envie seu texto: redacao@hempadao.com

 

Hoje em dia a discussão sobre a descriminalização das drogas tem sido comum, as pessoas têm discutido como nunca antes foi. Toda essa questão de descriminalização das drogas tem ganhado força, como muitos sabem em 2011 mais um homem se uniu a favor da descriminalização e isso gerou grandes discussões sobre o assunto, e por isso muitas pessoas vem olhando de outra maneira tudo aquilo que era tomado como verdade. Esse homem é Fernando Henrique Cardoso, ex presidente da república.

 

O tráfico de drogas faz girar uma quantia inimaginável de dinheiro no mundo e os usuários de drogas do Brasil são vistos como principais culpados por todo esse tráfico, porem, muitos já mostraram outros pontos de vista. A droga mais popular da América do sul até o caribe (Cannabis) entra no Brasil pelo Paraguai e a outra pequena parte é do próprio país. Vamos pensar da seguinte forma: o país que possui uma força armada para defender todo o território brasileiro e todas as fronteiras em uma guerra será que não é capaz de fiscalizar a entrada de uma planta em apenas uma fronteira, ou o tráfico tem tanto poder a ponto de desafiar o mundo? HÁ quarenta anos vemos a guerra contra as drogas falha, dia após dia pessoas morrem e são excluídas de um sistema que se julga perfeito, está perceptível a todos que essa guerra não está indo a lugar nenhum, então se o tráfico ganhou tanto poder será que não seria a hora de uma discussão sobre outras alternativas para lidar com as drogas no mundo?

 

 

A descriminalização do uso de drogas gera para muitos, outra discussão sobre uma droga em especial, a Cannabis sativa, mais conhecida como maconha. Muitos são a favor de descriminalizar, outros de legalizar e grande parte da população não sabe a diferença entre os dois. Descriminalizar é não penalizar o consumo, porém a venda continuaria sendo crime. Legalizar seria tornar livre o uso, plantio e venda, assim como o álcool e o tabaco que são drogas legais no Brasil.

 

Muitos dizem que as pessoas que são a favor da legalização são geralmente usuários que não pensam e ficam sempre “viajando”, porem como essas pessoas que ficam “viajando” conseguem tantos estudos não só a favor da legalização mais sobre diversos assuntos? Muitas pessoas parariam de comprar maconha se pudessem plantar, mas hoje se você tem em casa uma planta isso é motivo para cadeia com a acusação de trafico, e se você é pego com o que é vendido por ai só é preciso assinar o termo circunstanciado. E como a maior parte da sociedade (que fume ou não) tem medo da polícia hoje em dia é menos perigoso comprar do que plantar.

 

Hoje muitas pessoas já assumiram que gostam, fazem o uso da planta regularmente, sabem todos os efeitos dessa planta no organismo, seja eles bons ou ruins, pois o uso dessa planta não traz só benefícios, e isso é usar com informação.

 

Além dessas pessoas, existem pessoas que fazem o uso dessa planta com essa mesma informação, porem ainda vive em um padrão de normalidade social. Por ultimo à um outro tipo de usuário, é aquele que usa pelo simples fato do proibido, e assim o faz pensar que é um doente, muitas das vezes o faz experimentar outras drogas que podem levar a uma dependência séria, será que essa dependência poderia ser evitada com informação?

 

Hoje já sabemos que a cannabis é uma droga relativamente leve, comparada a outras drogas que são usadas legalmente e afim de divertimento ela não apresenta graves riscos. Existe um estudo sobre as drogas mais prejudiciais e com isso foi feita uma lista sobre as dez mais perigosas.

 

1°- Heroína

2°- Cocaína

3°- Barbitúricos (usados em remédios para dor de cabeça)

4°- Metadona (ópio)

5°- Álcool

6°- Cetamina (usada para conter efeitos psicotrópicos)

7°- Benzodiazepinas (usada no tratamento sintomático da ansiedade e insônia)

8°- Anfetamina

9°- Tabaco

10°- Buprenorfina (derivada da heroína)

 

Estudo liderado pelo professor David Nutt [Universidade de Bristol - Inglaterra]

 

Entre elas vemos drogas que são vendidas legalmente ou sobre acompanhamento médico como o Barbitúrico, cetamina, Benzodiazepinas e a Anfetamina. Porem as piores são duas que são vendidas legalmente sem fiscalização, pois qualquer criança compra álcool ou tabaco e isso todos sabemos.

 

A cannabis aparece logo depois em décimo primeiro lugar, bem atrás das que são vendidas legalmente e das que são utilizadas por médicos. Um ponto muito importante que não podemos deixar de comentar que a cannabis também é medicinal. Hoje existem inúmeros estudos do efeito medicinal dessa planta, porem, assim como qualquer medicamento seu uso indevido pode trazer riscos, então a que ponto seu uso pode se considerar seguro? Como todas as drogas não existem níveis seguros, porem existem tratamentos com acompanhamento médico, e por isto o médico só aceita ministrar se o benefício for maior que o risco, assim como muitos tratamentos para doenças graves. Um exemplo que todos conhecem é o efeito da quimioterapia nos pacientes com câncer.

 

Estarei relacionando oito doenças em que o uso de cannabis obteve bons resultados no tratamento ou na diminuição do avanço da enfermidade.

 

Câncer – geralmente é usado THC sintético (comprimido) para diminuir a dor e

as náuseas causadas pela quimioterapia. Em casos extremos pode ser indicado o cigarro, pois os efeitos são mais duradouros (isso ainda gera muita polemica).

 

AIDS – o uso tem praticamente as mesmas indicações feitas para os doentes

com câncer, porem, o maior benefício da maconha, nesse caso, é o apetite. Como aidéticos tem sérios problemas com a desnutrição, causada pela inapetência, a cannabis tem o papel de abrir o apetite, efeito muito conhecido da droga, a famosa larica.

 

Cólicas Menstruais – neste caso a maconha tem um efeito de analgésico, proporcionado alivio para as dores e relaxamento.

 

Inflamações da pele – mesma condição receitada para cólicas menstruais, inibição da dor.

 

Asma – o THC (o THC e não a fumaça) em contato com o pulmão tem a propriedade de abrir os brônquios, devido ao relaxamento muscular, logo facilitado a passagem de ar.

 

Desnutrição – como no caso de indicação para os portadores de AIDS a maconha tem a propriedade de estimular o apetite.

 

Espasmos Musculares – como já foi mencionado o THC relaxa os músculos e traz sensação de alivio, assim os músculos ficam mais flexíveis evitando os espasmos musculares.

 

Esclerose Múltipla – a maconha é usada, tendo em vista as mesmas finalidades nos caso de espasmos musculares.

 

Glaucoma – ainda em fase inicial, os testes mostram que o THC diminui a pressão sobre os olhos, talvez derivados do relaxamento muscular, conseqüentemente controlando o glaucoma.

 

Em suma observa-se que o uso de maconha para fins medicinais tem larga utilização, após consulta e autorização e em estudos futuros. Como agora foram citadas algumas doenças que teve o uso da cannabis medicinal mostrarei algumas que ela pode causar também.

 

• Pessoa que usar maconha com menos de quinze anos terá memória reduzida

em 30%.

 

• Usuários 'pesados' têm perda de 20% dos receptores canabinoides, efeito

parece ser reversível com abstinência.

 

Claro que a planta ainda não foi totalmente estudada, ainda existe inúmeros efeitos que não foram descobertos. “Problemas causados por coisas banais como o preconceito são tidos como grandes para que nós não consigamos entender os reais problemas”.

22 comentários:

  1. nossa vitória não será por acidente (8)

    _\|/_

    ResponderExcluir
  2. Aeeee vamos descobrir e descobrir, pra descobrir tem que abrir! flwss
    Legalize, caretao hj kkkkkk fuizz

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, bem sintetizado mesmo. Valeu. Vamos compartilhar... Paz

    ResponderExcluir
  4. tenque legaliza faz tempo essa droga
    que porra mesmo

    ResponderExcluir
  5. Esse FHC já ta tirandooo !

    ResponderExcluir
  6. FHC aproveitando do movimento !

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente ainda há um pre-conceito muito grande em torno da maconha, ainda é tratada como a "ervinha do capeta", pessoas em sua grande maioria ainda pensam que vao fumar maconha e sair por ai matando pessoas ou brigando, e evoluindo para drogas mais pesadas... As propriedades da Cannabis são imensas, mesmo sendo ilegal já foram descobertas varias propriedades positivas, e sendo legalizada eu acho que podemos evoluir no sentido de pesquisas e até na forma em que consumimos a cannabis.

    ResponderExcluir
  8. vamo lutando que legaliza

    NAO DESISTAM !!!

    ATIVISMO REAL E VIRTUAL!!!

    ResponderExcluir
  9. Sim sou a favor da legalização mas nao agora, acho que deve ser feito um amadurecimento da cabeça da sociedade brasileira, ainda muito arcaica e presa nas garras da igreja de seculos passados. Não se pode legalizar algo para o povo, se o povo não a conhece, ainda uma parcela muito pequena conhece a cannabis e suas verdadeira propriedades. Além de tudo uma parcela gigante de fumantes, fumam a "cannabis" (se assim podem ser chamado esses prensados de morro)para se auto-afirmarem em seu grupo social, ou para parecerem liberais, e fora da lei, A outra pequena parcela tem a cannabis como um estilo de vida, que usam para relaxar, para uma reflexão, ou até mesmo para curtirem de forma sábia, que tentam ao maximo descobrir as suas propriedades e a melhor forma de consumo de forma benefica a sua vida.

    ResponderExcluir
  10. paz e que legalize logo
    to louco pra ter meu plantio kkk

    ResponderExcluir
  11. Luta pela legalização da maconha para uso medicinal

    Esta na hora de unirmos pela causa

    http://legalizamaconha.blogspot.com

    http://legalizamaconha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Cara, isso foi tudo que eu sempre quis dizer às pessoas que sabem que fumo. Google +1 pra vc.

    ResponderExcluir
  13. WWW.HORTAURBANA.COM.BR LOJA DE CULTIVO

    ResponderExcluir
  14. Pois lhe digo amigos, assistam o documentario abaixo:

    http://thepiratebay.org/torrent/6578288/What_if_Cannabis_Cured_Cancer

    E verão que as pesquisas negativas a respeito da planta não são verdadeiras. E, que a planta, protege os neurônios é o melhor anti-inflamatório conhecido pelo homem, e não é tóxica ao corpo humano.

    ResponderExcluir
  15. ATÈ QUE ENFIM O BRASIL TEM O um renomado nome para a defesa dos direitos dos usuarios da cannabis! Mas o BRASIL necessita mto mais do que ganja ee devemos nos mobilizar a favor de melhoras sociais para que a sociedade esteja pronta para uma futura LEGALIZAÇÂO !

    ResponderExcluir
  16. Sugiro que leiam Chris Conrad. PHD em cannabis.

    ResponderExcluir
  17. Uma coisa que o FHC diz esta corretíssima. Só a pessoa burra, não muda de opinião diante novas informações. Acredito que ela já sabia a verdade a muito tempo, porem se ele deixasse explicito perderia eleições e credibilidade. Hoje, mesmo que ele tenha algum interesse político ele de fato esta com a idade muito avançada para concorrer a presidência, embora eu gostaria de velo como presidente novamente.

    ResponderExcluir
  18. Legalize já, Legalize já, uma erva natural não vai te prejudicar.. não pode não vai não tem como... porra bora bora bora,

    ResponderExcluir
  19. Tá Froid pagar R$70,00 por 50g aqui em SALVADOR eu não aguento mais..

    ResponderExcluir
  20. Aora que o FHC esta fora do Presidencia ele pode IR CONTRA A ONU (Nacoes Unidas... mais especificamente, contra o Governo Americano que proibiu a Planta mais versatil deste Planeta de existir.

    Note que o governo Americano possui a PATENTE "U.S. Government files Patent # 6630507 cannabinoids" . ESTA AI PARTE DA VERDADE!!!

    O FHC ta com peso na conciencia! Esta planta ja deveria estar curando e sendo distribuida de graca a muito tempo no SUS! Fala serio!!

    ResponderExcluir
  21. é so questão de tempo, essa geração sem cabeça logo vai passar e nossa geração atual vai predominar, assim mudando muitos conceitos em varios assuntos, enclusive da maconha, eu fumo meu baseado na boa no momento estou brisado kkk gosto acessar o hempadao principalmente nessas horas kkk mas é isso ae não desistir nunca HEMPAAA _\|/_

    ResponderExcluir