sábado, 27 de agosto de 2011

Let’s hit the road and get Stoned Jack! Ray Charles no [Discolized Ed. 130#]

por Várzea Crew

 

Primeiro de tudo queria dizer que, além de mostrar para vocês bandas e músicas palosas, estamos aqui para dar dicas de um bom som e de cantores com boas composições, boas brisas (se é que me entendem) artistas podemos assim denominá-los. Música é uma arte, é preciso apreciá-la, sentir o quanto cada ritmo pode tocar a sua mente, e principalmente se deixar levar por cada instrumento, nem que seja para você ouvir 10 vezes a mesma música e em cada uma sentir a levada do som. A ganja é uma ótima companheira para brisar com uma melodia como todos vocês já sabem, abre uma porta sensorial.

 

 

E por falar em sensorial, Ray Charles é um exemplo de dedicação, muita luta e sensibilidade. Perdeu a visão logo cedo, aos 7 anos, as causas são um pouco misteriosas,  alguns dizem que foi devido a uma infecção mal tratada e outros dizem que foi por causa do glaucoma, mas mesmo assim com muita luta frequentou escolas para cegos e continuou tendo aulas de piano.  Ray fazia muito mais do que simplesmente tocar, ele sentia o som, e o deixava fluir em suas mãos de um jeito incrível. É impressionante como ele dominava aquele instrumento, além de representar com sua voz. É a paixão que ele transmite em suas músicas que toca os ouvidos e o coração. Em todos os vídeos da época ele sempre aparece sorridente, mal conseguia conter seu traseiro na cadeira de tanta empolgação que sentia quando tocava e cantava.

 

A carreira de Ray foi muito complicada, porque imagina um cara cego tendo que confiar em empresários que, na real, só queriam se aproveitar a doce alma e do talento do cantor. Foi difícil, mas mesmo assim ele conseguiu o sucesso e junto com ele vieram os problemas com as drogas mais pesadas, a ganja óbvio que não entra nesta lista, mas infelizmente Ray sofreu demais com a heroína. A maconha sempre foi sua aliada no sucesso, ele dava vários pegas aqui e ali pra dar risada depois de um show, relaxar com as Raylets, as backing vocals. Ele inclusive foi casado com uma delas, aliás Ray era bem conquistador, charmoso, muito carinhoso e sensível, ele conseguia perceber quais mulheres queriam se aproveitar da fama e quais que realmente a amavam, tanto fez que espalhou 12 filhos pelo mundo.

 

Falando um pouco do álbum, a primeira faixa desta coletânea que disponibilizamos pra vocês, “Georgia on My Mind” (acho que todos devem conhecer ou pelo menos ter ouvido falar) tem uma história linda. A música foi gravada primeiramente no álbum “ The Genius Hits the Road” e se tornou a música da cidade de Geórgia, estado natal do cantor. Ray Charles a tocou no dia 24 de Abril de 1979 no palco da Assembléia, o som foi símbolo da reconciliação depois da “guerra” presente no Estado por direito civis. Para os amantes de cinema, o filme “Ray” (2004) retrata esta passagem da vida do cantor, muito bem interpretado por James Foxx, vale a pena assistir, é um filme maravilhoso e uma lição de vida!

 

Escolhemos a coletânea “The Very Best Of” porque reúne os clássicos de Ray Charles. Destaque especial para a faixa “Let’s Go get Stoned”, não preciso falar mais nada que o cara era curtia uma brisa. Ray inovou o estilo musical dos anos 50 e 60 fez uma mistura entre o R&B  jazz e blues, era o início do Soul, deliciosamente agradável aos ouvidos e com uma pitada de suas influências da música Gospel do início da carreira. Mesmo não estando mais entre nós, Ray Charles é um exemplo de dedicação, coragem e muito talento, superou barreiras do preconceito tanto por sua cor quanto por sua cegueira e sempre com um enorme sorriso no rosto. Mas isso pra ele era um detalhe o que ele queria era fazer música, cantar, tocar, ser ouvido e escutar os aplausos, palmas para o mestre, esse merece todo nosso respeito! Rest in Peace Genius!

 

1    I Got a Woman
2    A Fool for You
3    Drown in My Own Tears
4    Hallelujah, I Love Her So
5    Night Time Is the Right Time
6    What'd I Say, Pts. 1 & 2
7    Sticks and Stones
8    Georgia on My Mind
9    One Mint Julep
10    Hit the Road Jack
11    Unchain My Heart
12    I Can't Stop Loving You
13    You Are My Sunshine
14    Busted
15    Let's Go Get Stoned
16    Seven Spanish Angels

6 comentários:

  1. Ray Charles foi o cara!!!! Irado demais!!!! Agora a minha pergunta: Quando será a vez da Joss Stone??? Todo mundo tá careca de saber que ela é maocnheira e faz parte do mundo cannabico!!! SuperHeavy não é a mesma coisa que a Joss Stone sozinha =/

    ResponderExcluir
  2. Namoral, isso é hempadao
    Ray Charles é um exemplo de superação alem de ser um musico incrível em diversos aspectos.
    Sacanagem foi ter posto mc catra no mesmo site em que se promove Ray Charles, mas enfim..
    Cada um gosta do que quer.

    ResponderExcluir
  3. ele é demais!

    alto astral
    doce
    intenso
    e tudo mais que foi dito

    valewww

    ResponderExcluir
  4. o cara ai em cima
    nao gostou que vc colocou o mc catra
    q limitado
    aquele documentario do mc catra, que foi postado
    é mto bom!!

    ResponderExcluir
  5. sem palavras, ele foi e é o cara !

    ResponderExcluir
  6. Discordo do Anonimo lá de cima, o Hempadão é relacionado a cultura canábica, do funk ao blues, do creme hidratante ao tijolo feito de canhamo.

    ResponderExcluir