sábado, 20 de agosto de 2011

Rita Lee – Erva Venenosa do Rock Nacional! [Discolized Ed. #129]

por Várzea Crew

Para quem não sabe, essa coroa mudou a história do rock & roll brasileiro. Além de cantar, ela toca piano, percussão, flauta, banjo, gaita, violão e ainda arruma memória pra falar 5 línguas. Cresceu na loucura de São Paulo ouvindo Beatles, Elvis Presley e Rolling Stones, curtia também a nata da MPB como Maysa e João Gilberto, estilos que a influenciaram muito em toda sua carreira.

 

 

A Rainha do Rock Brasileiro representou muito bem as mulheres no mundo da música, na real ainda representa, mas não com tanta força e presença como no auge do rock progressivo dos anos 70. Mesmo sendo expulsa dos Mutantes por não ser considerada “virtuosa do novo estilo”, Rita deu na cara de Arnaldo Batista (na época membro dos mutantes) e se deu bem, fez uma parceria com a Phillips e a banda Tuti-futti, que viria se chamar Rita Lee e Tutti-futti.

 

É com o disco Fruto Proibido (1975) que ela consegue conquistar o Brasil. O segundo disco com a banda é considerado uma obra prima do rock nacional e possui faixas que a fizeram brilhar como “Agora só falta você”, “Ovelha Negra” e “Este tal de Roque Enrow”. Esta última foi escrita com a ajuda do espírito maluco de Paulo Coelho (naquela época ele era um dos mais importantes letristas de rock). Dando uma prévia do álbum posso dizer que a mistura que ela faz com o blues e o rock é deliciosa. Vocês podem ouvir todas as faixas ali embaixo no download.

 

Em plena ditadura militar, Rita Lee foi presa por porte e uso da erva, o que causou uma enorme discussão. Mas sua relação com nossa querida verdinha não para por aí. Durante toda sua carreira, a cantora teve um baseado como inspirador e companheiro, porém infelizmente ela acabou se envolvendo com drogas mais pesadas e passou por diversas clínicas de reabilitação. Os anos 80 e 90 foram meio pesados, o caso mais grave foi antes de abrir o show do Rolling Stones aqui no Brasil onde ela teve uma overdose e pra completar sua loucura, no ano seguinte caiu do 2° andar de sua casa tendo danos feios em seu rosto, mas que não a impediram de cantar.

 

Voltando um pouco para a vida musical da roqueira, outro álbum que estourou foi o Babilônia (1978) último álbum gravado com a banda Tutti-futti, muitos dizem que foi o último álbum da cantora como uma real rockeira. O nome do álbum é bem sugestivo, destaque especial para a faixa “Que loucura” que já começa com a frase: “eu nem me lembro direito como voltei pra casa”.

 

Com sua personalidade forte e original, Rita sempre defendeu os direitos das mulheres, já participou de diversos programas durante sua carreira em pró dos direitos femininos e sem papas na língua, com nervos de aço. Apesar de sua saúde não ser de ferro, se for pra fazer barulho ela mesma faz! E “Sem Cerimônia” fico por aqui deixando vocês na loucura, no ponto mais alto, meio down no high society, mas quem se importa? Eu não quero seguir a “Modinha”, quero ser a “Ovelha Negra”, a “Miss Brasil” em meu “Disco Voador” tocando “Esse tal de Roque Enrow”...”Que Loucura”! Me libertei daquela vida vulgar...Agora só falta você

 

front (3)Fruto Proibido (1975)

1. Dançar Pra Não Dançar (Rita Lee)

2. Agora Só Falta Você (Rita Lee - Luís Sérgio)

3. Cartão Postal (Rita Lee - Paulo Coelho)

4. Fruto Proibido (Rita Lee)

5. Esse Tal de Roque Enrow (Rita Lee - Paulo Coelho)

6. O Toque (Rita Lee - Paulo Coelho)

7. Pirataria (Lee Marcucci - Rita Lee)

8. Luz Del Fuego (Rita Lee)

9. Ovelha Negra (Rita Lee)

 

Babilônia (1978)

1. Miss Brasil 2000 (Lee Mauricci – Rita Lee)

2. Disco Voador (Roberto de Carvalho – Rita Lee)

3. Agora É Moda (Lee Mauricci – Rita Lee)

4. Jardins Da Babilônia (Lee Mauricci – Rita Lee)

5. O Futuro Me Absolve(Rita Lee)

6. Sem Cerimônia (Luiz Carlini – Rita Lee)

7. Que Loucura (Luiz Carlini)

8. Eu E Meu Gato (Rita Lee)

9. Modinha (Rita Lee)

8 comentários:

  1. AGoraaa simm eu sempre xingo e tudo maais o discolized e os fumousos mais agora vcs tao de parabens ela simm essa mulher sim tem moralll pra falar o assunto que for naoo lady gaga e afins

    ResponderExcluir
  2. nem luxo nem lixo
    esse som é duk

    ResponderExcluir
  3. Porque wisk sim, porque cannabis não????

    Melhor não cantar isso fora de sites de pessoas inteligentes como leitores do hempadão, senão eles escultam e dizem:
    "meus deus é verdade, temos que criminalizar as pessoas que bebem wisk"

    Ass:Maconheiro sempre, drogado nunca

    ResponderExcluir
  4. mandaram muito bem. A Rita Lee eh tudo isso que vc falou e muito mais. Com certeza baixarei!

    ResponderExcluir
  5. A RITA LEE NAO FOI EXPULSA DOS MUTANTES, ELA QUE PEDIU PRA SAIR!!!!A RITA LEE NAO FOI EXPULSA DOS MUTANTES, ELA QUE PEDIU PRA SAIR!!!!A RITA LEE NAO FOI EXPULSA DOS MUTANTES, ELA QUE PEDIU PRA SAIR!!!!A RITA LEE NAO FOI EXPULSA DOS MUTANTES, ELA QUE PEDIU PRA SAIR!!!!A RITA LEE NAO FOI EXPULSA DOS MUTANTES, ELA QUE PEDIU PRA SAIR!!!!

    ResponderExcluir
  6. HEMPADAO: De ativismo canábico para fonte de músicas ilegais!!

    ResponderExcluir
  7. A RITA LEE NAO FOI EXPULSA DOS MUTANTES, ELA QUE PEDIU PRA SAIR!!!!

    Cuidado com fontes de informações duvidosas galera,
    a Rita emergiu dos Mutantes e saiu porque quis!

    ResponderExcluir