sábado, 13 de agosto de 2011

Rude Boy Dancehall Style: Ranking Dread no Comando! [Discolized Ed. 128#]

por Várzea Crew

 

Variando um pouco a linha dos últimos Discolizeds, na edição de hoje vamos chegando in a Rude Boy style! Winston Brown é o nome de batismo do respeitado Ranking Dread, um dos Deejays jamaicanos que fez história e contribuiu muito pros nossos ouvidos e pra cena dancehall da Ilha.

 

Dread começou sua carreira musical na década de 70 e seu primeiro lançamento oficial foi em 1978. Mas para a polícia, o deejay jamaicano já era conhecido há algum tempo, e não era por suas qualidades musicais: Ranking Dread sempre levou uma vida de Rude Boy jamaicano da época, sempre envolvido com o mercado negro e com o crime. Foi preso e chegou até a fugir da prisão, buscando refúgio na Inglaterra e algum tempo depois buscando asilo político no Canadá. Isso definitivamente não é o que nos interessa sobre o artista, e por isso o enfoque do post ficará mesmo na musicalidade e nos lançamentos deste grande músico.

 

 

Como já foi dito, o primeiro álbum de Dread foi lançado em 1978, e leva o nome de Girls Fiesta. Este disco foi lançado pela Burning Sounds, e foi produzido por ninguém menos que Linval Thompson, um dos produtores jamaicanos mais bem conceituados da História. O grande sucesso deste lançamento foi "Marijuana in my Soul", e esse som talvez seja o principal motivo para que o post de hoje seja dedicado a ele. Em entrevistas, Linval Thompson já chegou a dizer que "Mr. Dread não era a pessoa mais fácil de se trabalhar em conjunto; o cara é um problema, todo mundo o conhece dessa maneira, por onde passa". Com o histórico policial que já tinha "Mr. Dread", as declarações de Linval não chegam a surpreender.

 

Seu segundo álbum foi lançado 2 anos depois, sob o nome de Kunta Kinte Roots. Kunta Kinte foi um famoso escravo africano, retratado numa minissérie relativamente famosa na época, chamada "Roots". O disco inteiro foi gravado com a banda The Revolutionaries, e foi lançado pela mesma gravadora do primeiro, a Burning Sounds.

 

Em 1980, Ranking Dread lançou seu álbum de maior sucesso, que inclusive foi re-lançado diversas outras vezes por outras gravadoras devido à sua grande repercussão. Lots of Loving é considerado o álbum mais puxado pro dancehall, e teve a produção de Sugar Minott, e do próprio Ranking Dread. A primeira prensagem, feita pelo selo Freedom Sounds, teve apenas 500 cópias postas em circulação, que obviamente se esgotaram em pouquíssimo tempo. Mais 3 lançamentos foram feitos por outros 3 selos nos anos seguintes.

 

Em 1982 finalmente é lançado o álbum mais famoso de Dread, provavelmente devido à sua belíssima capa. Claro que não somente por isso: Ranking Dread in Dub é uma obra-prima, e se resume como sendo uma produção do próprio Ranking Dread, com Scientist e Roots Radics de um lado, e King Tubby com Sly & Robbie do outro, mixando seus sons em versão Dub. O álbum foi lançado pela Silver Camel records.

Ranking Dread não continuou sua carreira certamente devido ao seu envolvimento no crime, e com apenas 41 anos morreu em sua cela numa prisão da Jamaica. A versão oficial diz que sua morte foi devido a uma sobrecarga de exercícios, o que a maioria de seus fãs e dos atuais Rude Boys julgam ser uma grande mentira descarada. Para nós, o que restou foi seu legado musical, de qualidade incontestável.

 

Clique nas Capas para Baixar!

4 comentários: