por Várzea Crew
Certamente o grupo de rap mais conhecido entre o público brasileiro, Racionais MC's é até hoje referência em bom som, e com suas letras dá verdadeiras aulas de criminologia, revelando sempre a realidade de vários pontos de vista, buscando sempre o que Tim Maia em seu álbum Racional já buscava: bom-senso. Não é à toa que o grupo leva o nome de Racionais MC's, Tim Maia jamais imaginaria que deixaria sua marca até mesmo no Rap Nacional.
Podemos considerar o Racionais como parte de uma 'segunda leva' do rap nacional, com o grupo se formando em 1988. Antes deles as periferias já viam Ndee Naldinho, Thaíde, Dj Hum, entre alguns outros grupos e artistas que de fato começaram o Rap no Brasil.
O grupo Racionais Mc's começou quando o produtor Milton Sales reuniu as duas duplas: Mano Brown e Ice Blue, e KL Jay e Edi Rock. Isso aconteceu em 1988, e desde então os 4 integrantes passaram a trabalhar como um só grupo, sendo o Edi Rock e o Mano Brown os principais compositores e cantores. Os Racionais MC's, inspirados em diversas referências nacionais e internacionais, reinventaram o Rap Nacional, e desenvolveram uma maneira de cantar rap bastante peculiar, que vai evoluindo ao passar dos anos.
O primeiro álbum dos Racionais veio em 1990, e se chama "Holocausto Urbano". O disco conta com 3 músicas de cada lado, e se destacou principalmente pelos sucessos Pânico na Zona Sul, Mulheres Vulgares e Tempos Difíceis. Dois destes sons haviam aparecido em uma coletânea de 88 e já estavam na boca de muita gente.
Em 1991, a vinda do grupo de Rap americano Public Enemy ao Brasil proporcionou aos Racionais o show de abertura, e da mesma maneira que ouvi gente dizer sobre o recente festival 'Black na Cena', os Racionais Mc's 'roubaram a cena' em 91, e o show dos caras causou mais repercussão que o próprio Public Enemy.
Daí pra frente a carreira do grupo só decolou, e outros álbuns vieram. Mesmo com as orientações mercadológicas da gravadora, o grupo lançou 2 álbuns nos 2 anos seguintes: Escolha seu caminho, de 1992; e Raio-X do Brasil, de 1993.
Em 1994, a carreira do grupo começou uma complicada fase de problemas com a polícia e com o Estado brasileiro. Devido às suas letras sempre muito questionadoras e provocadoras com a violência policial e com os problemas sociais do Brasil, os Racionais MC's passaram a ser alvo de perseguição, principalmente depois de um festival de Rap de 94, que terminou em quebra quebra e a polícia levou os integrantes presos, sob a acusação de Incitar à Violência.
Não foi muito longo o tempo que Mano Brown, Ice Blue, Kl Jay e Edi Rock ficaram presos. Por outro lado, os Racionais MC's passaram por um jejum de quase 4 anos, lançando outro álbum somente em 97. Sobrevivendo no Inferno foi o maior sucesso do grupo, e entrou para a história do Rap nacional. Nessa época o grupo já havia fundado seu próprio selo, o Cosa Nostra, e foi o primeiro lançamento da gravadora. Este lançamento marcou o início de uma segunda fase muito mais madura e racional dos Racionais. Músicas como 'Capítulo 4, Versículo 3', 'Rapaz Comum', 'Periferia é Periferia', 'Mágico de Oz' e 'Fórmula Mágica da Paz' são verdadeiras teses criminológicas, e ajudaram muito a levantar na população questões que já estavam adormecidas e automatizadas pela sociedade.
Em 2002 o grupo ressurgiu novamente, com outro lançamento da Cosa Nostra.'Nada como um dia após o outro' é um álbum duplo, que realmente impressiona pela quantidade de músicas, todas elas de qualidade incontestável. Esses dois últimos lançamentos do grupo deram a eles o respeito e o olhar de quem nunca imaginariam ganhar. Até o político Eduardo Suplicy já foi visto em alguns shows do grupo, e já citou parte da letra de "Homem na Estrada" na câmara, durante uma sessão que deveria ter a ver com violência policial.
O som dos Racionais passou a ser ouvido e conhecido não mais somente pela periferia, mas por todas as camadas sociais, até pelos mais 'boys'. E o Mano Brown já se manifestou sobre isso de maneira positiva e coerente, quando diz que é de seu interesse atingir a todos com seu som, e dependendo do ponto de vista os mais ricos acabam necessitando muito mais das mensagens de sua música do que os mais pobres, que conhecem a realidade cruel das periferias.
Mas como sempre acontece com quem começa a ganhar dinheiro, as críticas começaram a aparecer, e é comum ouvir dizer que o grupo abandonou a favela e seus integrantes viraram estrelas. Mas o grupo sempre honrou suas origens, e já deu algumas provas disso. Não são só as atitudes 'politicamente corretas', como as doações que sempre fizeram, shows beneficentes, etc. Mas também a atitude dos caras perante à mídia, à violência policial, à desigualdade social e principalmente à ostentação. Os Racionais Mc's sempre deixaram claro a que vieram, e é isso que sustenta a carreira dos caras até hoje. Espalharam o estilo Vida Loka, expressão onipresente na cena de rap do Brasil. Curiosidade à parte, Vida Loka é inspirado no Thug Life, um movimento popular instituído pelo Tupac para melhorias sociais nas áreas pobres. Nada de facção criminosa.
Clique nas Capas para Baixar!
ícone da musica brasileira,ta no nível de qualquer outro musico do Brasil e do mundo
ResponderExcluirnossa, altas historia... salve o mano breu hahahahahahaha
ResponderExcluirOs cara são Foda mesmo ! Há de se respeitar !
ResponderExcluirVichhhh,você é zica mesmo em !
ResponderExcluirEU TIVE HOLOCAUSTO URBANO EM VINIL E QUANDO PEDIA PRA ALGUEM ESCUTAR ERA CHAMADO DE LOUCO AQUI EM SALVADOR...BONS TEMPO EM QUE EU DESCOBRI Q LOUCO QUE É LOUCO É QUE FAZ A DIFERENÇA...
ResponderExcluirPARODIA-DN
ACHA Q TVE UM DISCO ESCOLHA SEU CAMINHO... OU ESTAVA ESCRITO NO VERSO DESSE MESMO DISCO NÃO TENHO CERTEZA...
ResponderExcluirQUEM SOUBER POSTA AQUI POR FAVOR...
PARODIA-DN
Sim, tá escrito no texto! De 1992
ResponderExcluirISSO AII É RAPP DE VERDADE NAO O VERDADERO CONEL CREWW FICA NO CHINELO
ResponderExcluirnego drama clássica
ResponderExcluirFórmula Mágica da Paz é sem noção tb
ResponderExcluirRacionais Representa
ResponderExcluirDps so... praia e maconha
tava demorando, muito respeito aos nossos truta de batalha!
ResponderExcluirEu gosto, isso é som de qualidade mostrando a realidade, mesmo eu ser menina eu curto mesmo som deles. Vale a pena !
ResponderExcluiradmiro o som dos caras, eu ouvia Racionais das antigas,
ResponderExcluirmais é foda, assim que um grupo é reconhecido pelo seu trabalho, vira moda, e acaba na boca de quem ouve por influencia da midia ou porque é o som do momento.
hj em dia qualquer playboy, q nunca entrou numa favela, q nunca sofreu preconceito, tem uma frase do mano Brown no orkut ou facebook.
OQ Q TEM UM PLAYBOY CURTI O SOM DOS CARA QUAL Q EH O PROBLEMA? A RAPAZIADA DA QUEBRADA COLA TUDO NAS FESTINHA AQUI EM SP ALGUM PLAYBOY RECLMA DE VCS ESTAREM NO RECINTO DELES QUAL EH O PROBLEMA DELES CURTIRAM RACIONAIS
ResponderExcluirhaha /\ booy! só num adianta querer ouvi racionais e bota banca de pah, se não for porra nenhuma! como muito zé polvin ae faz... querendo paga de malandrão! mas sinceramente o Racionais representa muito, realidade nua e crua!
ResponderExcluir"Curiosidade à parte, Vida Loka é inspirado no Thug Life, um movimento popular instituído pelo Tupac para melhorias sociais nas áreas pobres. Nada de facção criminosa."
ResponderExcluirMuito, mais muito interessante mesmo essa parte =D
o nome já diz tudo neh, é racionais, RACIONAL, REALIDADE!
ResponderExcluirsom dos caras eu do nota 10
ResponderExcluirporem
eu do nota 0 a questao de respeito mutuo
quem sou eu para julgar o proximo? mano brown julga muita gente e eu acho isso completamente errado, e eh por isso que eu nao apoio o som dos caras apesar de ser muito bom
ele fala de preconceito, justica e bla bla bla, porem, julga os "playboys" ou os mais favorecidos da sociedade por ter nascido em uma comunidade carente. va analisar a vida dele hoje, ele anda de carrao, mora em uma puta casa, e mesmo assim fala mal de quem tem dinheiro
se liga mano brown respeito ao proximo é essencial
SABEM MUUUUITO
ResponderExcluirracionais é foda....
ResponderExcluirja tive oportunidade de conversar com o brown e achei uma das pessoas mais preconceituosas que ja vi..
ResponderExcluirndee naldinho sim eh foda.. fez mto mais pelo rap que qualquer outro e nao virou moda. pena q sumiu
racionais é foda
ResponderExcluirracionais, 2pac, sabotage, facçao central e muitos outros fizeram parte da minha adolescencia e até hoje vem fazendo, hoje nao escuto rap com tanta frequencia como antes, mais continua sendo meu estilo de musica e de viver preferido, eu sempre procuro evoluir na vida, quero ter mansao sim, carro importado, mas os pensamento de vida loka ou thug life sempre vai prevalecer, é meu geito de ser
rapaziada sem palavra
ResponderExcluirRapaziada das antiga que aprecia a boa erva.
ResponderExcluirTrechos do ultimo disco:
"Hey...mulher é mato e a Maryjane impera! Dilui a hive solta na atmosfera"
"Eu to de mal com o mundo, terça feira a tarde, já fumei um ligeiro com os covarde".
"Parei pra fumar um de remedio...fumaça vai, fumaça vem...hiii chapo o coco".
"Depois só huu! Praia e maconha! Come todas burqueza em Fernão de Noronha!"
ResponderExcluirClassico!
REFRIGERA MINHA ALMA E GUIA-ME PELO CAMINHO DA JUSTIÇA!!!!!
ResponderExcluirEHHHH NOOOOOOOOOOOOIZZZ
SOM D BANDIDO...