sábado, 3 de setembro de 2011

Clássico do Rap Nacional! [Discolized Ed. #131]

por Várzea Crew

 

Certamente o grupo de rap mais conhecido entre o público brasileiro, Racionais MC's é até hoje referência em bom som, e com suas letras dá verdadeiras aulas de criminologia, revelando sempre a realidade de vários pontos de vista, buscando sempre o que Tim Maia em seu álbum Racional já buscava: bom-senso. Não é à toa que o grupo leva o nome de Racionais MC's, Tim Maia jamais imaginaria que deixaria sua marca até mesmo no Rap Nacional.

 

 

Podemos considerar o Racionais como parte de uma 'segunda leva' do rap nacional, com o grupo se formando em 1988. Antes deles as periferias já viam Ndee Naldinho, Thaíde, Dj Hum, entre alguns outros grupos e artistas que de fato começaram o Rap no Brasil.

 

O grupo Racionais Mc's começou quando o produtor Milton Sales reuniu as duas duplas: Mano Brown e Ice Blue, e KL Jay e Edi Rock. Isso aconteceu em 1988, e desde então os 4 integrantes passaram a trabalhar como um só grupo, sendo o Edi Rock e o Mano Brown os principais compositores e cantores. Os Racionais MC's, inspirados em diversas referências nacionais e internacionais, reinventaram o Rap Nacional, e desenvolveram uma maneira de cantar rap bastante peculiar, que vai evoluindo ao passar dos anos.

 

O primeiro álbum dos Racionais veio em 1990, e se chama "Holocausto Urbano". O disco conta com 3 músicas de cada lado, e se destacou principalmente pelos sucessos Pânico na Zona Sul, Mulheres Vulgares e Tempos Difíceis. Dois destes sons haviam aparecido em uma coletânea de 88 e já estavam na boca de muita gente.

 

Em 1991, a vinda do grupo de Rap americano Public Enemy ao Brasil proporcionou aos Racionais o show de abertura, e da mesma maneira que ouvi gente dizer sobre o recente festival 'Black na Cena', os Racionais Mc's 'roubaram a cena' em 91, e o show dos caras causou mais repercussão que o próprio Public Enemy.

 

Daí pra frente a carreira do grupo só decolou, e outros álbuns vieram. Mesmo com as orientações mercadológicas da gravadora, o grupo lançou 2 álbuns nos 2 anos seguintes: Escolha seu caminho, de 1992; e Raio-X do Brasil, de 1993.

 

Em 1994, a carreira do grupo começou uma complicada fase de problemas com a polícia e com o Estado brasileiro. Devido às suas letras sempre muito questionadoras e provocadoras com a violência policial e com os problemas sociais do Brasil, os Racionais MC's passaram a ser alvo de perseguição, principalmente depois de um festival de Rap de 94, que terminou em quebra quebra e a polícia levou os integrantes presos, sob a acusação de Incitar à Violência.

 

Não foi muito longo o tempo que Mano Brown, Ice Blue, Kl Jay e Edi Rock ficaram presos. Por outro lado, os Racionais MC's passaram por um jejum de quase 4 anos, lançando outro álbum somente em 97. Sobrevivendo no Inferno foi o maior sucesso do grupo, e entrou para a história do Rap nacional. Nessa época o grupo já havia fundado seu próprio selo, o Cosa Nostra, e foi o primeiro lançamento da gravadora. Este lançamento marcou o início de uma segunda fase muito mais madura e racional dos Racionais. Músicas como 'Capítulo 4, Versículo 3', 'Rapaz Comum', 'Periferia é Periferia', 'Mágico de Oz' e 'Fórmula Mágica da Paz' são verdadeiras teses criminológicas, e ajudaram muito a levantar na população questões que já estavam adormecidas e automatizadas pela sociedade.

 

Em 2002 o grupo ressurgiu novamente, com outro lançamento da Cosa Nostra.'Nada como um dia após o outro' é um álbum duplo, que realmente impressiona pela quantidade de músicas, todas elas de qualidade incontestável. Esses dois últimos lançamentos do grupo deram a eles o respeito e o olhar de quem nunca imaginariam ganhar. Até o político Eduardo Suplicy já foi visto em alguns shows do grupo, e já citou parte da letra de "Homem na Estrada" na câmara, durante uma sessão que deveria ter a ver com violência policial.

 

O som dos Racionais passou a ser ouvido e conhecido não mais somente pela periferia, mas por todas as camadas sociais, até pelos mais 'boys'. E o Mano Brown já se manifestou sobre isso de maneira positiva e coerente, quando diz que é de seu interesse atingir a todos com seu som, e dependendo do ponto de vista os mais ricos acabam necessitando muito mais das mensagens de sua música do que os mais pobres, que conhecem a realidade cruel das periferias.

 

Mas como sempre acontece com quem começa a ganhar dinheiro, as críticas começaram a aparecer, e é comum ouvir dizer que o grupo abandonou a favela e seus integrantes viraram estrelas. Mas o grupo sempre honrou suas origens, e já deu algumas provas disso. Não são só as atitudes 'politicamente corretas', como as doações que sempre fizeram, shows beneficentes, etc. Mas também a atitude dos caras perante à mídia, à violência policial, à desigualdade social e principalmente à ostentação. Os Racionais Mc's sempre deixaram claro a que vieram, e é isso que sustenta a carreira dos caras até hoje. Espalharam o estilo Vida Loka, expressão onipresente na cena de rap do Brasil. Curiosidade à parte, Vida Loka é inspirado no Thug Life, um movimento popular instituído pelo Tupac para melhorias sociais nas áreas pobres. Nada de facção criminosa.

Clique nas Capas para Baixar!

 

 

 

 

27 comentários:

  1. ícone da musica brasileira,ta no nível de qualquer outro musico do Brasil e do mundo

    ResponderExcluir
  2. nossa, altas historia... salve o mano breu hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Os cara são Foda mesmo ! Há de se respeitar !

    ResponderExcluir
  4. Vichhhh,você é zica mesmo em !

    ResponderExcluir
  5. EU TIVE HOLOCAUSTO URBANO EM VINIL E QUANDO PEDIA PRA ALGUEM ESCUTAR ERA CHAMADO DE LOUCO AQUI EM SALVADOR...BONS TEMPO EM QUE EU DESCOBRI Q LOUCO QUE É LOUCO É QUE FAZ A DIFERENÇA...

    PARODIA-DN

    ResponderExcluir
  6. ACHA Q TVE UM DISCO ESCOLHA SEU CAMINHO... OU ESTAVA ESCRITO NO VERSO DESSE MESMO DISCO NÃO TENHO CERTEZA...

    QUEM SOUBER POSTA AQUI POR FAVOR...

    PARODIA-DN

    ResponderExcluir
  7. Sim, tá escrito no texto! De 1992

    ResponderExcluir
  8. ISSO AII É RAPP DE VERDADE NAO O VERDADERO CONEL CREWW FICA NO CHINELO

    ResponderExcluir
  9. Fórmula Mágica da Paz é sem noção tb

    ResponderExcluir
  10. Racionais Representa

    Dps so... praia e maconha

    ResponderExcluir
  11. tava demorando, muito respeito aos nossos truta de batalha!

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto, isso é som de qualidade mostrando a realidade, mesmo eu ser menina eu curto mesmo som deles. Vale a pena !

    ResponderExcluir
  13. admiro o som dos caras, eu ouvia Racionais das antigas,
    mais é foda, assim que um grupo é reconhecido pelo seu trabalho, vira moda, e acaba na boca de quem ouve por influencia da midia ou porque é o som do momento.
    hj em dia qualquer playboy, q nunca entrou numa favela, q nunca sofreu preconceito, tem uma frase do mano Brown no orkut ou facebook.

    ResponderExcluir
  14. OQ Q TEM UM PLAYBOY CURTI O SOM DOS CARA QUAL Q EH O PROBLEMA? A RAPAZIADA DA QUEBRADA COLA TUDO NAS FESTINHA AQUI EM SP ALGUM PLAYBOY RECLMA DE VCS ESTAREM NO RECINTO DELES QUAL EH O PROBLEMA DELES CURTIRAM RACIONAIS

    ResponderExcluir
  15. haha /\ booy! só num adianta querer ouvi racionais e bota banca de pah, se não for porra nenhuma! como muito zé polvin ae faz... querendo paga de malandrão! mas sinceramente o Racionais representa muito, realidade nua e crua!

    ResponderExcluir
  16. "Curiosidade à parte, Vida Loka é inspirado no Thug Life, um movimento popular instituído pelo Tupac para melhorias sociais nas áreas pobres. Nada de facção criminosa."

    Muito, mais muito interessante mesmo essa parte =D

    ResponderExcluir
  17. o nome já diz tudo neh, é racionais, RACIONAL, REALIDADE!

    ResponderExcluir
  18. som dos caras eu do nota 10
    porem
    eu do nota 0 a questao de respeito mutuo
    quem sou eu para julgar o proximo? mano brown julga muita gente e eu acho isso completamente errado, e eh por isso que eu nao apoio o som dos caras apesar de ser muito bom
    ele fala de preconceito, justica e bla bla bla, porem, julga os "playboys" ou os mais favorecidos da sociedade por ter nascido em uma comunidade carente. va analisar a vida dele hoje, ele anda de carrao, mora em uma puta casa, e mesmo assim fala mal de quem tem dinheiro
    se liga mano brown respeito ao proximo é essencial

    ResponderExcluir
  19. racionais é foda....

    ResponderExcluir
  20. ja tive oportunidade de conversar com o brown e achei uma das pessoas mais preconceituosas que ja vi..

    ndee naldinho sim eh foda.. fez mto mais pelo rap que qualquer outro e nao virou moda. pena q sumiu

    ResponderExcluir
  21. racionais é foda

    racionais, 2pac, sabotage, facçao central e muitos outros fizeram parte da minha adolescencia e até hoje vem fazendo, hoje nao escuto rap com tanta frequencia como antes, mais continua sendo meu estilo de musica e de viver preferido, eu sempre procuro evoluir na vida, quero ter mansao sim, carro importado, mas os pensamento de vida loka ou thug life sempre vai prevalecer, é meu geito de ser

    ResponderExcluir
  22. rapaziada sem palavra

    ResponderExcluir
  23. Rapaziada das antiga que aprecia a boa erva.
    Trechos do ultimo disco:

    "Hey...mulher é mato e a Maryjane impera! Dilui a hive solta na atmosfera"

    "Eu to de mal com o mundo, terça feira a tarde, já fumei um ligeiro com os covarde".

    "Parei pra fumar um de remedio...fumaça vai, fumaça vem...hiii chapo o coco".

    ResponderExcluir
  24. "Depois só huu! Praia e maconha! Come todas burqueza em Fernão de Noronha!"

    Classico!

    ResponderExcluir
  25. REFRIGERA MINHA ALMA E GUIA-ME PELO CAMINHO DA JUSTIÇA!!!!!

    EHHHH NOOOOOOOOOOOOIZZZ
    SOM D BANDIDO...

    ResponderExcluir