sábado, 10 de setembro de 2011

Corrupção e Desgoverno no Narco-Estado da Guatemala! [ErvaMundi 132#]

 

O ErvaMundi desta semana chega a mais um país vítima da Guerra às Drogas. Para o narcotráfico a Guatemala é mais do que um pequeno território localizado ao sul do México. Está república da América Central vem sendo utilizada para o cultivo de papoula (matéria-prima da heroína) e maconha, além de servir de rota da cocaína que sai da América do Sul. No caso específico da maconha a produção local se destina quase que exclusivamente a atender a demanda do mercado interno.

 

Somado a isso a Guatemala também sofre com um problema bem conhecido dos brasileiros: a corrupção de agentes públicos. A situação é tão grave que alguns magistrados chegaram ao ponto de classificar o país como um narco-estado onde o crime organizado faz o papel social que deveria ser de responsabilidade do governo.

 

Como de costume os Estados Unidos também são "aliados" da Guatemala nessa guerra às drogas. Em 2003 agentes da Direção Americana Antinarcóticos (DEA) participaram do plano “Maya Jaguar” , que tinha como objetivo erradicar o cultivo de papoula e maconha no país. O resultado, como de costume, foi o fracasso da repressão.

 

Em recente reunião da Comissão Global de Políticas de Drogas - aquela do FHC - o presidente da Guatemala, Álvaro Colom, deixou bem claro que prefere o caminho da guerra e da utopia de um mundo livre das drogas. “Eu acho que todos os presidentes estão tentados a legalizar a maconha pensando que de uma vez por todas vamos ser deixados em paz por toda essa violência, mas não pensem que esse é o caminho certo.”

7 comentários:

  1. Como se ele soubesse o "caminho certo"
    pqp...

    ResponderExcluir
  2. Acho que os governantes que defendem a proibição nao querem se comprometer com politicas sociais que atendam as camadas mais pobres da sociedade. Preferem a vista grossa que se faz sobre o mercado de drogas ilicitas, pois assim sempre se culpa o tráfico de drogas pela violencia urbana.
    O presidente Colom diz categoricamente que a legalizacao nao vai diminuir a violencia. Sem investimento em politicas publicas que visem diminuir a desigualdade social, nao vai mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Isso que os E.U.A. fazem é só mais uma forma de ganhar dinheiro dos países mais pobres, que tentam combater uma coisa que é impossível acabar através da guerra, o tráfico. O verdadeiro Capetalismo, nú e crú.

    ResponderExcluir
  4. tem arma ateh na bandeira ..

    ResponderExcluir
  5. Pobre erva, não exite nada de ruim pra falar dela, eles simplismente implantam ela em meio as outras drogas e dizem que é tudo igual, exigencia dos EUA.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza esse presidente vai ganhar muitos incentivos em imprestimos $$$ dos EUA pela demostração de submissão. Mas vai pagar com juros em todos os sentidos da palavra, porque a lei de deus não falha, cuidado aos que pensam que as exigencias dos EUA se sobrepoem as leis de deus.

    ResponderExcluir