domingo, 4 de setembro de 2011

Uruguai Planeja Criação de Cooperativas de Cultivo de Maconha e Colômbia Legaliza Uso Pessoal!

WeedNews Ed. 132#

por Marco Hollanda


Na jornada rumo à legalização da maconha na América do Sul, o Uruguai vem aplicando uma goleada nos demais hermanos. Enquanto ainda lutamos para mudar uma legislação esquizofrênica que coloca usuários na cadeia, os uruguaios – que já descriminalizam o uso – articulam um projeto de lei para regulamentar as cooperativas de cultivo em um modelo semelhante às já existentes na Espanha.

De acordo com Juan Vaz, da organização Planta Tu Planta, algumas cooperativas já funcionam no Uruguai de forma clandestina. "Com elas podemos controlar a quantidade e a qualidade da maconha consumida, além de retirar o usuário do mercado negro". As estimativas apontam para cerca de 150 mil usuários de maconha no país, sendo que 60 mil fazem uso diário da erva.

 

Pelo projeto, cada associado à cooperativa canábica poderá retirar uma quantidade equivalente ao consumo de 3 gramas por dia, que também pode ser adquirida em cotas semanais, mensais ou anuais. O valor arrecadado com as mensalidades deverá ser o suficiente para cobrir as despesas de manutenção (pagamento de funcionários e manutenção das áreas de cultivo, etc.) sem gerar lucro. O projeto ainda coloca o Ministério da Saúde como responsável pela fiscalização desta estrutura.


Cortina de Fumaça na telona!


Se o Brasil ainda caminha a passos lentos para mudar sua lei de drogas, o campo cultural revela um cenário mais animador. Essa semana, o documentário Cortina de Fumaça entrou em cartaz em cinemas de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, cumprindo um ciclo de divulgações que já passou por festivais nos cinco continentes e exibições públicas em universidades e centros culturais.


O lançamento do documentário colocou a maconha na pauta da grande imprensa, que no geral foi bem receptiva às teses defendidas por especialistas do campo social, médico e jurídico que aparecem na telona. O jornal O Globo ainda gravou uma entrevista com o diretor Rodrigo Mac Niven que falou da sua motivação para aquecer o debate da legalização e o aprendizado adquirido durante o projeto. Saca só!

 

 

Suprema Corte da Colômbia Descriminaliza o Uso Pessoal!

Nossos vizinhos seguem o caminho da legalização e a gente vai ficando para trás. Essa semana foi legalizado o porte pessoal de 20 gramas de maconha e 1 grama de cocaína pela Suprema Corte da Colômbia. Segundo eles, penalizar o uso pessoal de drogas viola o “livre desenvolvimento da personalidade." Sobre o ato legislativo que bania o uso pessoal de drogas, eles comentaram que ele "implica a anulação dos direitos fundamentais e reprime e sanciona com as punições mais severas(prisão) a decisão pessoal de abandonar a sua própria saúde, uma escolha que corresponde às suas decisões e não atinge os direitos de outros membros da sociedade". Porque é que não se pensa assim em todo lugar? Cada um que cuide de si!

27 comentários:

  1. O que precisaria mudar antes de tudo no Brasil é o conceito das pessoas do que é droga.

    ResponderExcluir
  2. DROGA É DROGA, MACONHA É MACONHA.

    ResponderExcluir
  3. ELES UM DIA VÃO VER QUE A LEI ESTAVA ERRADA!

    Que cada dia mais, o mundo caminhe, para a tolerancia entre as diferenças, o respeito e amor ao proximo, (que nosso Senhor tanto pregou).

    Ah, lembrando que o Uruguay é "careta" não é permitido andar sem camisa na rua, fumar cigarro, além de outras coisas.

    A colombia enfrenta problemas imensos com o tráfico (a colombia 'alimenta' todos sabem)

    Parabéns aos politicos com capacidade intelectual, de se procupar com coisas maiores, não com a religião, cor, hábitos, de um cidadão, que trabalha e paga impostos.

    ResponderExcluir
  4. ô Belezaaa, 'nossa vitória não será por acidente'' espero q dê certo e logo logo a pressão possa refletir sobre esse Brasil escroto e não pensante.

    ResponderExcluir
  5. que ótimas notícias \o/
    hempadão sempre alegrando

    "DROGA É DROGA, MACONHA É MACONHA." [2] xD

    ResponderExcluir
  6. E o gov.Israelense reconheceu oficialmente o valor medicinal da maconha.

    ResponderExcluir
  7. EITA QUANDO ACONTECER ISSO NO BRASIL EU VO COMEMORAR MUITO VIU VEI!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. O TEMPO É REI, e a vida é uma lição e um dia agente cresce conhece nossa essência ganha experiência e aprende o que é raiz então cri consciência!

    estamos juntos meu Brasil _\|/_ nós sim, brasileiros natos!

    ResponderExcluir
  9. DROGA É DROGA, MACONHA É MACONHA...

    ResponderExcluir
  10. E NO BRASIL A CORRUPÇAO FOI LEGALIZADA E O POBRE E USUARIOS SAO CRIMINALIZADOS E OPRIMIDOS DE FORMA EXTREMAMENTE VIOLENTA POR ESSE ESTADO CORRUPTO.

    DIA 7 DE SETEMBRO AMANHA DIA NACIONAL ANTI - CORRUPAÇAO, SAI AS RUAS DE SUA CIDADE E MANIFESTA SUA INDIGNAÇAO

    ResponderExcluir
  11. Uruguai e Colômbia.. mais dois lugares na minha lista de futuros lares. Acorda Brasil! L.Lima

    ResponderExcluir
  12. No Uruguai já rola cooperativas clandestinas...Foi assim que começou na Espanha, na clandestinidade. Perderam o saco de esperar os burrocratas que insistem em perpetuar o risco de morte dos usuários.

    ResponderExcluir
  13. pensei q teria q morar em amsterda,mas acho q agora vou fica mais perto daqui mesmo,pq em pouco tempo nos copiaremos o q nossos companheiros sulamericanos fizeram!pois é isso q essa cambada de escrotos da lei brasileira sao um cambada de copiadores,em vez de nós q estamos no maior pais da america latina ensinarmos somos é ensinados!brasil patria amada;ah q nada.jh rv-go

    ResponderExcluir
  14. http://plantatuplanta.net/

    ResponderExcluir
  15. Queria montar uma cooperativa... mas só de pensar da medo. Falta respeito ao próximo nas leis brasileiras.

    ResponderExcluir
  16. falou no titulo mas nao falou no texto sobre a colombia

    ResponderExcluir
  17. Ora, o Princípio da Dignidade Humana é bem maior previsto na constituição federal de 88, do qual decorre o direito ao livre desenvolvimento da personalidade. Logo, é inconstitucional toda a lei que penalize o uso, posse, plantio, consumo de substâncias taxadas de ilegais. Assim, CABE ANISTIA e RESSARCIMENTO do estado a todos os condenados no Brasil por uso, posse, plantio e/ou consumo de substância taxada de ilegal, nos último 100 anos.

    ResponderExcluir
  18. Acompanhem:

    O princípio da dignidade da pessoa humana na Constituição brasileira de 1988

    Em Kant, como vimos, o que caracteriza o ser humano, e o faz dotado de dignidade especial é que ele nunca pode ser meio para os outros, mas fim em si mesmo. Como diz Kant, "o homem, e, duma maneira geral, todo o ser racional, existe como fim em si mesmo, não só como meio para o uso arbitrário desta ou daquela vontade".

    Conseqüentemente, cada homem é fim em si mesmo. E se o texto constitucional diz que a dignidade da pessoa humana é fundamento da República Federativa do Brasil, importa concluir que o Estado existe em função de todas as pessoas e não estas em função do Estado. Aliás, de maneira pioneira, o legislador constituinte, para reforçar a idéia anterior, colocou, topograficamente, o capítulo dos direitos fundamentais antes da organização do Estado.

    Assim, toda e qualquer ação do ente estatal deve ser avaliada, sob pena de inconstitucional e de violar a dignidade da pessoa humana, considerando se cada pessoa é tomada como fim em si mesmo ou como instrumento, como meio para outros objetivos. Ela é, assim, paradigma avaliativo de cada ação do Poder Público e "um dos elementos imprescindíveis de atuação do Estado brasileiro".

    ResponderExcluir
  19. Mas olha como somos atrasados:
    Toda vez que se fala em maconha acaba no assunto "DROGAS" que são assuntos completamente diferentes.
    As drogas merecem uma discusão constante, a maconha não é só legalizar, não tem mais o que ser discutido.
    Perante a industria petrolifera, farmaceutica, mineradoras, industria de armas, eles preferem ver as drogas circulando do que algo que venha de um pé de cannabis, maconha é só faxada, o medo é o pé de cannabis. Usaram a maconha para proibir a cannabis, hoje usam a maconha que trasra a cannabis de volta ao mercado, ironico né!!!!
    Ass: maconheiro sempre, drogado nunca

    ResponderExcluir
  20. Às novas gerações, que devem conhecer mais a história do Brasil, vejam o que a megainflação já foi capaz de fazer com brasileiros, nos anos de 1988:

    http://telacrente.org/2011/06/tudo-sobre-sequestro-vasp-375/

    ResponderExcluir
  21. http://bloglegalizabrasil.blogspot.com/2011/09/uruguai-planeja-criacao-de-cooperativas.html - Estamos aqui para ajudar na luta não temos intenção de aparecer na midia! sim lutar pelos ideais que acreditamos! Tentamos sempre colocar as fontes de onde retiramos as informações para o blog e nao queremos competir sim ajudar ! fica a msg ! jah bless all ! Niguem é dono da informação após ela ser vinculada em qualquer meio aberto de noticias!

    ResponderExcluir
  22. Tomara que isso tire varios turistas do Brasil, assim como o jogo tira alguns bilhões em renda do Brasil, porque os turistas vão jogar no Uruguai. é brasil não sai debaixo da barra da sai dos EUA não pra ver.
    da-lhe uruguai

    ResponderExcluir