terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sanando Dúvidas sobre Cultivo Canábico com Sérgio Vidal #137!

Na primeira semana falei sobre a Lei 11.343 e suas implicações práticas sobre o usuário, principalmente sobre o cultivador. Na primeira semana aguardando os e-mails de vocês, recebemos apenas 2 mensagens. Na primeira o leitor questionava o texto, afirmando que por Lei ainda é crime cultivar para uso pessoal. A segunda pedia para que fosse discutido um aspecto do cultivo que não foi abordado no meu livro e que, na verdade, está mais para uma técnica avançada do que uma dúvida de iniciante.

 

Leitor 1
“O assunto seria 'Revegetação'. Eu gostaria de saber o que o Vidal pensa sobre revegetar uma planta depois dela florescer. Estou fazendo uma experiência com uma planta que foi colhida, mas seu caule e três ramos laterais, mais algumas folhas grandes foram mantidas no substrato, na expectativa de que comecem a crescer de novo agora com a chegada das estações mais quentes do ano. Mais tarde, pretendo criar novas estacas dessa mesma planta a fim de manter esta genética que eu gostei muito!

Este assunto não é abordado no livro do Vidal, e em geral é um assunto obscuro entre os canabicultores! Portanto acho que seria interessante uma palavra da maior autoridade no assunto.”

 

Leitor 2
“Você disse em seu post que ninguém pode ser preso por plantar maconha, mas essa lei mostra o contrário. A não ser que eu tenha deixado de ler algum trecho importante ou não me tocado em dualidades de sentidos, a plantação caracteriza sim crime penal. Gostaria de saber aonde estão baseados os seus argumentos.

 

Pergunto por interesse em saber mesmo, não sei lidar com legislação e
gostaria de saber disso aí.”

 

Sobre o primeiro questionamento saliento que estou inteiramente de acordo com o que foi dito pelo leitor. É claro que cultivar, portar e diversas das outras condutas relacionadas com o uso pessoal continuam sendo crime. O que disse foi que não estão mais sujeitas a pena de prisão. Conforme o Art. 28, da Lei 11.343:

 

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:
I - advertência sobre os efeitos das drogas;
II - prestação de serviços à comunidade;
III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
§ 1o Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.

 

Já com relação à aplicação da técnica de revegetação em plantas já florindo. Bom, acho que, para que os leitores menos experientes com o cultivo saibam do que está sendo falado é importante explicar o que significar vegetar, antes de explicar o revegetar. A vida da cannabis é dividida por nós humanos em 3 grandes fases: Germinar, Vegetar e Florir. A cannabis é uma planta anual. Em geral, levar, na natureza, entre 7 e 12 meses pra completar todo seu ciclo de vida. Podendo levar menos ou mais tempo que isso, de acordo com a variedade, época do plantio, dentre outros fatores. Mas, em cultivos usando lâmpadas para simular a luz solar é possível controlar a época em que a planta começa a florir. Como isso é possível?

 

A cannabis só floresce com a chegada do outono/inverno, quando os dias se tornam mais curtos que as noites. Em cultivos com lâmpadas é possível simular quantos outonos/invernos se desejar por ano, desde que se dê às plantas ao menos 12hs de escuridão total por dia. É importante que a qualidade do período de escuridão seja tão boa quanto o de iluminação, pois as plantas precisam ententer que é noite, sem que haja interrrupções por conta da luz do quarto, ou outras fontes de claridade.

 

Do mesmo modo, é possível forçar uma planta a ficar em estágio vegetativo durante muitos meses, até mesmo anos, dando-lhes muito mais que as 12hs de luz diárias. Algumas variedades seguram bem com 18hs de luz diárias, outras precisam de mais, para não florir. Às vezes é preciso mantê-las 24hs sob luz constante para que não floresçam. Alguns cultivadores usam essa característica da cannabis para manter mudas de plantas que gostem muito. Por exemplo, numa hípotese de alguém cultivar 20 sementes de Skunk. Ora, como todas as plantas, a cannabis, mesmo em linhagens controladas, apresenta uma variedade numa mesma família de sementes. Daí, das 20 sementes, é possível tirar mudas de todas, mantendo-as em estágio vegetativo enquanto as plantas de onde foram tiradas florescem. Ao colher todas as plantas e decidir qual delas lhe rendeu as flores com as características que mais lhe agradaram é possível decidir qual muda manter como planta mãe e quais descartar. Considero essa uma forma menos arriscada de produzir plantas mãe do que a técnica de revegetação. Porque, só no estágio de floração é que você vai poder sabe se suas plantas são machos, que devem ser descartados, ou fêmeas, que devem ter sua genética preservada com as mudas para posterior seleção.

 

Mas porque discutir tudo isso antes de falar no que foi questionado pelo leitor: REVEGETAÇÃO. Porque, eu acho, que é muito mais interessantes aos outros leitores também terem acesso às informações necessárias para entender do que se trata o tema que vou abordar. A revegetação nada mais é do que a técnica de pegar uma planta em alguma etapa do estágio de floração e  submetê-la a um regime diário de luz voltada para o crescimento vegetativo. Nessas condições a planta, na maioria das vezes, lentamente, desfaz o crescimento das flores e retoma o desenvolvimento de novos ramos e folhas. É possível também ajudar a planta a retomar o vegetativo aplicando uma dose muito pequena de fertilizante mais rico em nitrogênio, para essa fase de crescimento mesmo. É possível inclusive conseguir com sucesso revegetar plantas em estágio avançado de floração. Mas isso vai de experiência de cada um, de acordo com as variedades cultivadas, técnicas empregadas, perícias do cultivador.

 

Pessoalmente só vejo a necessidade de praticar a revegetação caso se tenha alguma fêmea muito especial, cuja genética só possa ser preservada dessa forma. Porque é uma técnica que pode stressar a planta e prejudicar sua saúde. Então, sempre é preferível se programar para fazer uma boa seleção de mães e tirar as mudas antes de colocar as plantas para florir.

Aguardo as próximas dúvidas, comentários, críticas e sugestões de vocês! Até semana que vem.

 

-------------------------------

Sou Sergio Vidal. Antropólogo. Pesquisador do tema maconha e outras drogas há quase 10 anos e autor do livro Cannabis Medicinal: Introdução ao Cultivo Indoor (http://cultivomedicinal.com.br), onde abordo os aspectos básicos do cultivo da planta. Meu principal tema de pesquisa atualmente é a cannabis e tudo que envolve seu uso (Leis, Políticas, Experiências de regulamentação em outros países, dentre muitos outros). Com muita honra aceitei o convite do Hempadão para assumir uma coluna e tirar a dúvida do/as leitore/as da hempada sobre o tema. Toda semana, escolherei uma pergunta, dúvida ou questionamento que for enviado para o e-mail da redacao@hempadao.com para responder. O critério para escolher uma pergunta é se a quantidade de outras perguntas que tiverem relacionadas com a mesma dúvida. Daí, publicaremos todas as perguntas relacionadas a uma dúvida específica pois, com certeza, muitas outras pessoas também compartilham das mesmas inquietações.

24 comentários:

  1. alguem conhece um tutorial simples e explicativo do cultivo do inicio ao fim...
    Focado no que realmente intereça a um iniciante!
    Bem simples mesmo para a primeira colheita ser feliz...
    por favor minhas sementes estão germinadas mas não sei como proceder.
    Elas estão no algodão pensei em colocar em um copo plastico com terra pra ela cria raiz forte...
    preciso de dicas por favor...
    Atenciosamente
    OminonA cultivador

    ResponderExcluir
  2. sem querer ser rude OminonA cultivador, não tem algo assim hehe axo melhor vc pesquizar bastante no growroom ou em otros sites doq procurar um q tenha tudo de bandeja pq n tem! eu já procurei kakak aeiuheauihuaiehuiae + procura ae ;) q tu vai axar umas coisas bem interessantes tem mtas coisas q precisa fazer para ter uma boa colheita e boms budds! boa colheitaa ^^

    ResponderExcluir
  3. Grande Vidal, explicou muito bem, da pra todo mundo ter idéia.

    Parabéns por ter aceitado o convite, mandaram muito.

    Saudações Capixabas.

    ResponderExcluir
  4. procura la no groroom "cultivo simples e funcional"

    ResponderExcluir
  5. Pela familia

    Não plantem essa droga pesada que causa dependencia, overdose, chifre e tudo de ruim que vc possa ter na vida

    Pela familia do traficante, não plantem

    Observação: isso é uma satira as ovelhas dos pastores traficantes

    ResponderExcluir
  6. Por Favor:

    Falem mais da questão legal, os lados mais obscuros que devem ser mudados, tenho duvidas:

    Na legislação Brasileira como faço para tirar uma autorização
    Na hipotese de não autorização, qual é a melhor defesa??

    A pressão dos Senadores e Deputados traficantes é muito grande em cima dos Grows

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, mto bom mesmo

    Legalizee-it _\|/_

    ResponderExcluir
  8. É claro que cultivar, portar e diversas das outras condutas relacionadas com o uso pessoal continuam sendo crime. O que disse foi que não estão mais sujeitas a pena de prisão. Conforme o Art. 28, da Lei 11.343:

    o irmão sativalover ainda esta preso ?

    ResponderExcluir
  9. pessoal paremm de ser tontos o hempadaooo oque predomina aquii é o capitalismo brabooo o unico que salva eh o 5cao o resto srgio vidal essa turma toda tao poco ai em ativismo querem é din din isso ta mais do que claro

    ResponderExcluir
  10. pra mim nao esta claro.. eles estão é inserindo a erva no contexto da nossa sociedade capitalista, pq não adianta ficar arranhando a cupula do sistema, é preciso infiltrar...

    garanto que o cinco precisa de dinheiro pra fazer suas viagens

    ResponderExcluir
  11. Ignorancia e falta de liberdade andam juntas. Precisamos sim do Hempadão, do Sérgio Vidal que botam a cara no mundo pra falar da cannabis. E você, discute abertamente sobre o assunto ou fica se escondendo? Como tenho certeza que trata-se de um comentário de um jovem que se acha rebelde, vamos lá, aulinha de história cannábica brasileira pro menino: há décadas atrás só tínhamos o Gabeira e sua tanguinha para meter a boca no trombone! Agora a situação mudou, sim teremos comércio com a santa planta, lucros, etc. Mas o jovem comentarista compra sua erva onde? Ah, tá, finge que ele consegue plantar TUDO que consome, então, onde consegue vasos, adubos, fertilizantes, nutrientes, kits caríssimos de iluminação, kit estufa (o mais barato custa 1.000,00, mas pra uma ou duas plantas só!!!), sementes, sedas, isqueiro, vaporizadores? Tem que se render ao capitalismo e COMPRAR. Até porque você também come, mora em algum lugar, consome, então, pirralho, você é sim um grande CAPITALISTA. Podemos mudar o mundo, mas não jogue pedra nos que NÃO estão parados, sentados no sofá em frente ao computador, sem participar efetivamente de nada! Se você também quer ganhar com a erva, estude, torne-se nacionalmente reconhecido pelos macô e seja feliz.

    ResponderExcluir
  12. LEGALIZA BRASIL QUE VIRA PARAÍSO!!!!!!! #ConeCrewDiretoria!

    ResponderExcluir
  13. tem o tutorial do sinsemillas, eu usei quando comecei a planta...

    ResponderExcluir
  14. OminonA cultivador:

    Procure "Guia de Cultivo Passo a Passo Sinsemilla" no google que você vai encontrar um guia básico excelente para quem está começando

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber odne estaria meu livro e quando vc vai responder aos meus e-mails sobre isso.

    ResponderExcluir
  16. AE GALERA UMA PERGUNTA .....EXISTE FLORES MACHO OU SEJA BUDS MACHOS.... C SIM , TEM THC?? NAO ENTENDO MTO DISSO QM PUDER M ESCLARECER AGRADEÇO . OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  17. descrimilaliza pelomenos né

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber mais, a minha entrou em floração quando estava de 4 pra 5 meses,mas eu não sei a procedência da semente, ela se mostrou femea, isso a 2 semanas, estou dando ciclo de 12 horas de luz 12 de escuridão, mas até agora, não consigo visualizar as buchas ou cabeços, ou sei lah como chamam as flores, ou seja a parte fumada da planta.

    ResponderExcluir
  19. Prezados, tenho dois pés que estou cuidando outdoor. Já estão com mais de 60 dias e eu não sei ainda se elas são fêmeas. Tenho fotos e gostaria de enviar para alguém que seja entendedor do assunto. Grato

    ResponderExcluir
  20. Prezados, tenho dois pés que estou cuidando outdoor. Já estão com mais de 60 dias e eu não sei ainda se elas são fêmeas. Tenho fotos e gostaria de enviar para alguém que seja entendedor do assunto. Grato

    ResponderExcluir
  21. Boa noite estou a precisar mesmo de ajuda... Tenho um espaço com 3.50m por 3.50m por 2.50m de alto.. Vou lá por 20 plantas esta semana tenho 20 lâmpadas flurescentas com 58w as lâmpadas têm metro e meio.. Pode ser assim?

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se tem alguma forma ou fertilizante ou nutriente que force a cannabis sempre a escolher o sexo feminino?

    ResponderExcluir