terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sativa Lover Condenado e a Consultoria Canábica não Para! [Cultivo Vital Ed. #139]

por Sérgio Vidal

 

Hoje foi difícil escrever esse texto. Antes de responder às mensagens enviadas, não posso deixar de dar uma triste notícia. O cultivador Sativa Lover, que aguardava preso uma decisão da Justiça sobre o seu caso, foi condenado hoje a 7 anos de prisão. A defesa vai recorrer, claro, mas essa decisão deixou muito triste todo o movimento canábico brasileiro. Não há qualquer prova de tráfico. Não há gravações, fotos, ou qualquer outro registro que comprove a acusação de que ele vendia sua colheita. Não há testemunho de nenhum usuário dizendo que comprou dele. Só o que há são plantas, flores e óleo. Com o Sativa Lover foram encontradas 76 plantas vegetando, dos mais variados tamanhos, muitas ainda mudas, 4 plantas florindo e cerca de 500 gramas de flores e óleo. Mas essa grande quantidade não diz nada além de que ele tinha muitas plantas e uma colheita farta. No máximo são um indício de que ele fumava muito. Mas NÃO provam nada, muito menos que ele é traficante.

 

 

É realmente um absurdo o que está acontecendo com esse cultivador. Eu, que me envolvi pessoalmente numa etapa da defesa e conheci a mãe dele, imagino a dor e sofrimento pelo qual ela e todos próximos à família estão passando todos esses meses e que ainda passarão. Não tenho nem como imaginar o sofrimento do Sativa Lover e apenas mando vibrações positivas para que ele tenha forças e lucidez suficiente para aguentar essa provação. Essa injustiça é algo que ninguém merece passar, muito menos uma pessoa que só queria deixar de dar dinheiro ao Crime Organizado. Só posso fazer minhas as palavras da banda “Ponto de Equilíbrio”, da qual faz parte o baixista Pedro Pedrada, ele mesmo vítima de injustiça semelhante que o fez ficar 15 dias preso por causa de algumas plantas: “A Justiça de Jah chegará, ela tarda pra não falhar...”

 

Agora sobre as mensagens que recebemos essa semana, queria dizer que estou gostando muito pois cada vez mais as pessoas estão mandando dúvidas sobre suas experiências concretas. Queria sugerir que enviem também fotos para que possamos ilustrar essa editoria e, principalmente, ajudar a compreender melhor a situação pela qual o jardim está passando e, assim, responder melhor à dúvida.

 

“Antes de qualquer coisa preciso falar que to adorando essa editoria! Eu e um amigo acabamos de plantar algumas sementes no começo da primavera e por enquanto estamos com 6 mudinhas e o surgimento dessa editoria é o que precisávamos mesmo! Parabéns ao Hempadão e ao Vidal pela dedicação! Bom, é o seguinte. Meu nome é Pier, ano passado plantamos na mesma época, tinhamos 5 mudas, sempre outdoor. As dele em vasos e as minhas na terra mesmo. O que aconteceu foi que, não só com as minhas como com as deles, as plantas foram morrendo depois da primeira floração, lá no final do último outono. Aconteceu com a primeira planta que tive dois anos atras tbm. A gente sempre manteve as regas periódicas e nunca quebramos o ciclo de cuidados com as plantas, não houve nenhuma mudança radical quanto aos cuidados com elas mas todas tiveram o mesmo fim após a primeira floração. Não lembro bem das plantas do meu amigo, mas as minhas uma era macho, cresceu muito depressa e esbelta, morreu antes da fêmea que teve crescimento lento e desenvolveu um camarãozão só no topo e depois secou. Lembro que quando colhi os pedaços secos do camarão (os de baixo que secaram primeiro) veio uma aranhazinha meio verde muito simpática junto. Li no Cannabis Grow Bible sobre pestes e mencionava aranha no meio delas. Mas ela só marcou presença nessa fêmea que era muito cheirosa. Minhas plantas ficavam bem próximas da natureza. Cerca de 4 metros da borda da mata.
Bom..a intriga é essa morte prematura após a primeira floração das 6 plantas que tive contato. Quero saber o que fazer pra garantir que ela viva após a primeira floração. Tenho a impressão que se as mudas passarem por isso, ai elas vão pra frente sem correr o mesmo risco.
Li num guia sobre a poda da 5ª sequência de folhas quando a planta ta crescendo. Isso faria com que o caule se dividisse em 2 e se esperar mais um lance de folhas crescer em cada caule, repetir a poda para ter 4 crescendo. Estou pensando em testar isso em uma das mudas.
Bom. é isso ai! Valeu Sérgio Vidal pela dedicação! Valeu Hempadão! é por ter vcs do nosso lado!
Abraços a todos que passarem por aqui!”

 

Então Pier, não sei se entendi direito sua descrição, mas vamos lá. O fato é que a cannabis é uma planta com apenas uma floração mesmo. Não é como uma mangueira ou um pé de goiaba que fica vivo por muitos anos e de tempos em tempos floresce. A cannabis nasce, cresce, floresce e morre em seguida. Na natureza, a cannabis floresce e após amadurecer suas flores e sementes ela seca, para poder verter as sementes no solo e garantir a próxima geração. Então, não tem como você fazer várias florações numa planta só. O que pode acontecer é algumas flores da mesma planta amadurecerem primeiro do que outras, mas nunca é num intervalo muito grande entre um ramo de flores e outro. Sobre essa aranha que apareceu no fim da flora, não se preocupe. Existem inúmeras pragas que podem atacar as plantas de cannabis, principalmente quando essa está exposta na natureza. Uma delas é a aranha conhecida como “Spider Mites”, ou apenas “Mites”. Só que essas aranhas não parecem aranhas, parecem mais pequeninas formigas que vivem, em sua maioria, na parte de baixo das folhas. As aranhas grandes, do formato como estamos acostumados a chamar de aranha, ao contrário, não fazem mal à planta e ainda podem ser do tipo que se alimentam de outras aranhas. Se tiver fotos ajuda a reconhecer melhor o tipo de aranha. Com relação à poda para promover maior ramificação dos galhos. Bom, de fato, muitos cultivadores usam essa técnica e obtem resultados muito positivos. Mas você também pode torcer os galhos, amarrá-los de forma a fazer ele circularem o vaso, ou seguirem o caminho de crescimento que vocÊ desejar. A cannabis é uma planta bastante maleável e, quando você perder o medo de machucá-la, vai aprender que é possível fazer maravilhas com as técnicas de torcê-la e amarrá-la. Sempre dê um intervalo de 1 semana entre uma sessão de amarra/torção e outra, e nunca deixe o galho se quebrar durante uma torção. A pressão deve ser o suficiente apenas para provocar uma pequena luxação no caule.

 

“Boa tarde galera do Hempadão!
Minha dúvida é a seguinte: quais são os benefícios e/ou malefícios do cultivo que mescla indoor e outdoor?
(que usa a luz do sol como complemento a luz artificial, ou viceversa) Mudar os vasos de local diariamente pode provocar estres  e ser prejudicial para o cultivo? muito obrigado”

 

Olá! Muito legal sua questão. Tomando cuidado para não dar tombo nos vasos, nem derrubar as plantas, não há nenhum problema em mudá-la de lugar. Isso faz parte do processo de protegê-la de chuvas muito fortes, mudá-las de lugar quando precisa limpar a estufa, ou para garantir que as plantas cresçam de forma igual numa estufa com luz no centro apenas. Existem diversos cultivadores que usam a luz que entra pela janelas, mas em dias nublados colocam as plantas em uma estufa. Ou ainda em alguns casos onde a luz do sol só entra durante poucas horas do dia, é muito comum fazer o complemento do foto-período com luzes artificiais. Mas é importante apenas lembrar que deve-se ter uma disciplina rigorosa com os horários. Não dá pra ficar de preguiça e esquecer das obrigações com a planta. Mas recomendo muito as pessoas que tem a oportunidade de usar a luz que entra pela janela para completar o foto-período, porque não há nada como a luz do sol, fora a economia com energia elétrica :D.

 

“Olá Vidal, Deus lhe ajude neste caminho de semear boas informações. Bom, gostaria de saber se é possível cortar as pontinhas e as serrinhas das fohas da erva no intuito de não ser facilmente identificada por olhos maldosos. Claro que tem que ser um corte bem pequeno somente para disfarçar. Embora eu não possa plantar por falta de recursos (kit estufa + conta de energia...), acredito que essa técnica de cortar as serrinhas da erva pode ser útil para milhares de ativistas. Abraços, Ramos”

 

Oi Ramos, obrigado por sua mensagem. Então, não é legal fazer isso não. As folhas são parte fundamental para diversos processos importantes na vida da planta. Inclusive, não é recomendado cortar as folhas, a não ser as que tenham sido muito danificadas por algum problema. Inclusive as folhas são a parte da planta no qual é possível se ler com mais clareza os problemas pelo qual ela está passando. Tanto se uma planta está bem saudável, ou se está doente, é possível identificar pelas folhas. Quanto mais definidos forem os serrilhados e as nervuras das folhas da cannabis, mais saúde  ela está exibindo. Portanto, cortar esses serrilhados para disfarçar a identidade da planta não é uma opção, muito provavelmente será impossível cultivar plantar assim, mas não desencorajo você a tentar não, experiências são sempre bem vindas!

39 comentários:

  1. É foda viu, prisão no Brasil não é facil, vai saber oq vai acontecer lá dentro, é oq o sistema quer, é uma porra mesmo!
    Força foraça força força, por mais ciinza que esteja a vida do Sativa Lover na prisão, aqui fora temos o poder de mudar!

    ResponderExcluir
  2. A comunidade Cannabica brasileita esta em peso indignada com essa injustiça contra o SATIVA LOVER, apesar de eu acreditar que 80 pés (incluindo mudas) foi um número meio exagerado, fora que a polícia tava numa campana de 6 meses, então como não acharam prova de tráfico levaram o Sativaman assim mesmo, tipo ''não não perder a viajem'' mas a justiça é claro...- alá Arnaldo César Coelho- SEM PROVAS, SEM RECLUSÃO !!

    ResponderExcluir
  3. eu acho que a galeria de brasilia tinha que sair pra ruar e protestar contraa a prisao dele

    ResponderExcluir
  4. concordo!se fosse aqui em minha cidade eu chamaria um pessoal para protestar contra essa merda toda!
    Tem que botar o Sarney, e mais uma pá de porcos na prisão, ou enforcamento de político em praça pública mesmo!Isso SIIIM!

    ResponderExcluir
  5. otima a ideia do protesto ;)

    ResponderExcluir
  6. É triste receber uma notícia dessa, principalmente quando vemos todos os dias, politicos desviando dinheiro. Pessoas embreagadas ao volante, que matam e ficam impunes. A justica deixa de punir quem tem poder e dinheiro, e é injusta e cruel conosco, meros mortais. Força para o SATIVALOVER e para sua familia, que a defesa tenha sucesso ao recorrer dessa estupida sentença e essa injustiça não seja ainda maior.

    ResponderExcluir
  7. Preso por não contribuir com o tráfico!

    ResponderExcluir
  8. muito triste ): na boa , realmente vale + apena dar dinheiro para os traficante do que plantar em casa no brasil .

    ResponderExcluir
  9. Força Sativaaaaaaaaaaaaaaaa!!País escroto,onde um cara de bem é prezo por plantar a paz.LAmentavel

    ResponderExcluir
  10. Ae galera, ta rolando organização de manifestações nesse tópico: http://www.growroom.net/board/topic/43336-caso-sativa-lover-manifestacao-nacional-pelo-cultivo-caseiro/
    Ja surgiram várias idéias, na pagina 6 tem uma lista das ideias até agora.

    ResponderExcluir
  11. ESSA EH A HORA GALERA!!!VAMOS FAZER BARULHO !!!!

    ResponderExcluir
  12. HEMPADAO DIVULGA AS IDEIAS DO GROWROOM PRA BOTAR MORAL NESSA PORRA... TA NA HORA DE MUDAR O PAIS

    ResponderExcluir
  13. Tudo ilegal e imoral. Asco.

    Ocupar é preciso.

    ResponderExcluir
  14. Muita calma, apesar. Se ocuparmos, penso que seja melhor ocupar escadarias de assembléias legislativas. Temos que infernizar a vida de quem nos inferniza: dos políticos. Penso que temos que ter cuidado pra não foder ainda mais o trânsito, pra não jogar ainda mais a população contra a gente.

    Esses filhas das putas que roubam dinheiro que deveria ser usado em infraestrutura, provocando caos do trânsito, serão os primeiros a insuflar o povo dizendo que estamos causando trnstorno.

    Chega de email pra pralamentar, acabou o amor isso aqui vai virar um inferno. Buzina nos ouvidos dos parasitas de gravata.

    ResponderExcluir
  15. Corregedoria neles. Nos juízes responsáveis pelo criminoso (ilegal/imoral)encarceramento de Sativa Lover. É questão de tempo, tal qual o TJ/SP, DF vai pagar mico também: se passar pelo STJ, do STF não passa.

    ResponderExcluir
  16. Esses filhas das putas desses políticos querem sangue. É isso que eles querem: licitação pra compra de armas. Canalhas!

    ResponderExcluir
  17. Acredito ser questão de tempo. STF não vai manter essa prisão absurda sem provas, ainda mais ciente de que essa lei está uma merda e só está do jeito que está porque o legislativo é composto por maioria de psicopatas que sentem prazer em fazer mal às pessoas. Acredito que ainda vai dizer que até o mandado de busca foi ilegal.

    Policiais mercenários fizeram isso pra 'mostrar serviço', pra pedir aumento. Vi no site do sindicato eles falando sobre o caso se vangloriando da maldade que fizeram.

    ResponderExcluir
  18. 'Cartilheiros' estudam muito, leêm muito, bitolam cada vez mais, ficam cada vez mais burros. Bitolam no jargão 'enquanto for lei, blá-blá'...E por causa de merda de lei feita por bandidos tentam destruir vida de um jovem.

    ResponderExcluir
  19. Juíza Maria Lúcia, delegado Zaconne, FHC, Paulo Teixeira, ajudem-nos na ocupação.

    ResponderExcluir
  20. Galera DF ocupa tribunal? Cinelândia RJ já começou a ocupação, pra interditar escadarias da ALERJ é um passo.

    ResponderExcluir
  21. SOU DO RIO DE JANEIRO E AGUARDO CONFIRMAÇÃO DO
    LOCAL E HORA PARA MANIFESTAÇÃO

    ResponderExcluir
  22. SOU DO RIO DE JANEIRO E AGUARDO CONFIRMAÇÃO DO
    LOCAL E HORA PARA MANIFESTAÇÃO [+1]

    ResponderExcluir
  23. À SEMENTE GANHEI DE UMA MINA, QUE VOLTOU DO PARAGUAY, ESTAVA DENTRO DE UMA ÚNICA BERLOTA..QUE DEU UM BASEADO PARA TRÊS..COMO NUNCA TINHA VISTO UM FUMO LOUCO COMO ESSE, PENSEI VOU PLANTAR ESTA SEMENTE, NUM É QUE ELA NASCEU E ESTÁ LINDINHA..
    SERÁ QUE FUMO É ESTE PAR SER TÃO LOUCO ASSIM, EU QUE JÁ TENHO 21 ANOS SÓ CONSUMINDO E ACHAVA QUE JÁ TINHA EXPERIMENTADO DE TODAS, DESDE OS DUCHTS ATÉ AS WHITES WIDOW....ME RESPONDAM POR FAVOR QUAL É Á QUALIDADE QUE ELES PLANTAM NO PARAGUAY...DE ONDE VEIO TANTA LOUCURA EM UMA PLANTA SÓ...

    ResponderExcluir
  24. CAMPANHA NACIONAL FREESATIVALOVER

    VAMOS AS RUAS VAMOS INCOMODAR A SOCIEDADE...


    QUERO VER O SARNEY E TODOS POLITICOS E JUIZES FDP COM O FIM IGUAL AO KADAFFI


    #FREESATIVALOVER

    ResponderExcluir
  25. Fala hora e lugar to pronto pra ir aqui no df...passa dia passo noite sem problema levo galera junto...
    #FREE SATIVA LOVER

    ResponderExcluir
  26. PRECISA ORGANIZAR EM CADA ESTADO

    ResponderExcluir
  27. Proibicionistas querem taxar os adptos a cultura cananbica de doentes de doentes, e ainda organizam uns imbecis pra fazerem comentarios idiotas:
    Vale deixar um comentario, os proibicionistas estão nos escraxando, fico louco de ler tanta besteira.

    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/996752-estudo-afirma-que-maconha-causa-caos-cognitivo-no-cerebro.shtml

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5435560-EI8147,00-Estudo+afirma+que+maconha+causa+caos+cognitivo+no+cerebro.htm

    ResponderExcluir
  28. Proibicionistas querem taxar os adptos a cultura cananbica de doentes de doentes, e ainda organizam uns imbecis pra fazerem comentarios idiotas:
    Vale deixar um comentario, os proibicionistas estão nos escraxando, fico louco de ler tanta besteira.

    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/996752-estudo-afirma-que-maconha-causa-caos-cognitivo-no-cerebro.shtml

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5435560-EI8147,00-Estudo+afirma+que+maconha+causa+caos+cognitivo+no+cerebro.htm

    ResponderExcluir
  29. Justiça de MERDA que só condena pobre e deixa quem tem $$$ solto.

    ResponderExcluir
  30. è agora que ele vai queimar fumo, na cadeia se fuma mais que aqui fora

    ResponderExcluir
  31. Vamos mostrar que somos muitos galera, essa é a hora, não podemos deixar esse garoto ser condenado como traficante, ele é apenas um usuário como qualquer outro.

    ResponderExcluir
  32. Acho importante somar esforço pro dia 18/11, quando haverá em Sampa e no Rio de Janeiro o DIA PELA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA.

    Será uma ótima oportunidade para trazer foco ao caso do Sativa e mostrar para a sociedade que CULTIVADOR NÃO É CRIMINOSO!!!

    ResponderExcluir
  33. Seria uma ótima noticia se fosse com 1 politico corrupto, mas infelizmente isso é difícil de acontecer. =/

    ResponderExcluir
  34. Dia pela legalização da maconha é agora, é todo dia. Abramos as janelas e gritemos todos juntos o dia inteiro, todos os dias, LEGALIZA!

    É o povo contra nós? Querem nos infernizar? Então vamu infernizar todo mundo o dia inteiro até legalizarem.

    Abra a janela agora e grita LEGALIZA!

    ResponderExcluir
  35. http://wwwanikulapo.blogspot.com/2011/10/canabis-sativa.html

    Umas das Proclamações Revolucionarias retirada do livro "Coletivo-Baderna-Provos". Movimento de contra-cultura na Holanda que aconteceu na metade dos anos 60, o qual fez Amsterdam passar de cidade das tulipas a cidade da maconha.

    http://www.4shared.com/get/ubvrZivl/Coletivo_Baderna_-_PROVOS.html

    ResponderExcluir
  36. Podem patrocinar o estudo dirigido que quiserem, que a maconha faz isso, ... faz aquilo etc. O fato é que ninguém morreu fumando pelo efeito da erva! Se a maconha fosse danosa, então, deveriam criminalizar o álcool e o tabaco, pois já foi provado que a maconha faz menos mal do que o álcool e o tabaco.
    Vejam aí:
    LAUDO DE AMY WINEHOUSE APONTA MORTE POR OVERDOSE DE ÁLCOOL

    http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/10/amy-winehouse-morreu-de-envenenamento-por-alcool-diz-site.html

    ResponderExcluir
  37. Que estudo ridículo, só pode ter sido mal interpretado, porque estudos parecidos já foram feitos em ratos e nada foi constatado. Deturpam os textos pra tentar demonizar a erva, que merda!!!

    ResponderExcluir
  38. minha planta nao floresce ja tem quatro meses e está com 1.80 estou com medo de ser denunciado por algum vizinho fofoqueiro pois aplanta ja pode ser visualizada da rua estou dobrando ela mas minha mae chega de viagem em alguns dias eu acho que vou ter que me disfazer da planta sem o objetivo final que e a floraçao . o que devo fazer para estimular a florada?

    ResponderExcluir