sábado, 12 de novembro de 2011

Criolo (Doido) – “Se o negócio é bom, cê fica Chineizim”! [Discolized – Ed. #141]

por Gustavo

 

Com certeza você escutou alguma coisa sobre o Criolo neste ano. Nascido e criado no Grajaú, bairro da zona sul de São Paulo, o cara lançou o disco mais foda da temporada, cantou ao lado de Caetano Veloso em uma das principais premiações da música brasileira, onde também levou os prêmios de melhor álbum e canção do ano, e ainda serviu de inspiração para Chico Buarque fazer um rap em sua homenagem.

 

Morto Vivo

 

Mas antes de todos esses acontecimentos, Kléber Gomes, que atualmente atende por Criolo, era Criolo Doido. Responsável por criar junto com o DJ Dan Dan a Rinha dos MC´s, principal competição de rap freestyle da capital paulista, ele chegou, em 2006, no sapatinho com o primeiro trabalho de sua carreira: o álbum Ainda Há Tempo. Apresentando um repertório formado por 22 faixas, sua estreia, que conta com as participações especiais de Terra Preta, Rael da Rima e SNJ, tem, na nossa opinião, seu destaque nas faixas Morto Vivo e Demorô - escute as duas nos players.

 

Demorô

 

 

Já o seu segundo trabalho, o disco Nó Na Orelha, citado no primeiro parágrafo do texto, não poderia ter recebido um nome mais apropriado. Produzido por Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, o álbum surpreende todos aquelesque estavam acostumados a escutar a voz de Criolo na época em que ele atendia pela alcunha de Criolo Doido. Nele, o MC consegue passear por diferentes gêneros musicais com a mesma naturalidade dos tempos em que disparava suas pesadas rimas sobre os beats das músicas Cerol e Vasilhame.

 

Desta vez, ele também reservou espaço para outros ritmos, como na faixa escolhida para dar início ao nó em nossas orelhas, Bogotá, em que Criolo solta a voz em cima de um afrobeat nervoso. Além da música de abertura, ele nos presenteia com quatro inusitadas canções: Freguês da Meia Noite, bolero que consegue superar qualquer preconceito seu em relação ao gênero musical; Linha de Frente, samba em que Cascão, da Turma da Mônica, esquenta a chapa no morro; Não Existe Amor em SP, lembrando Sebastião Maia e Cassiano; e Samba Sambei (player), onde Ganjaman incorpora King Tubby e monta uma base chapada para acompanhar a voz de Criolo.

 

Mariô

 

Mas, se mesmo assim você continuar preferindo as rimas, pode ficar tranquilo. O mestre de cerimônia da Rinha dos Mc´s continua mandando seus versos nas faixas Subirusdoistiozin, Mariô, Grajauex, Sucrilhos e Lion Man. Só tome cuidado para não deixar o nó muito apertado. Clique na capa dos dois discos para fazer o download.

 

Subirusdoistiozin

Samba Sambei

 

11 comentários:

  1. viva o criolo, musica de primeira qualidade, boa para o ouvido, e como diz o som, se o baguiu é bom se fica é chineizim

    ResponderExcluir
  2. Eles querem que você desista, mas jamais se de por vencido!

    ResponderExcluir
  3. No primeiro cd a faixa Rap é forte também merece destaque,esse cara representa.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. AHHHHHHHHHHH GRAJAÚ NA AREA DO HEMPADÃO !
    minha quebrada !
    cocaia


    salve a rapaziada do hempadão, do skate , ao criolo doido
    que representa o graja !


    e libertem a planta !

    ResponderExcluir
  6. O Baguio é bom,,,,o Crioulo é Doido,,,,o Hempada é massa,,,,,e o mangroove manda muito bem,,,,,,fiquei,,,,rs

    ResponderExcluir
  7. 'E quem fornece a brisa? (Bééééé)' Criolo no estilo Lion Man, cara manda demais, o cd nó na orelha é o melhor !

    ResponderExcluir