terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cultivo Exterior é Melhor com ou sem uma Estufa? [Cultivo Vital Ed. 144#]

por Sergio Vidal

 

Essa semana recebemos uma mensagem muito interessante de um leitor do Sul do Brasil:

“Olá pessoal do hempadão e Sergio Vidal,

Sou grower do sul do Brasil em outdoor já que minha cidade tem um clima favorável, com muito sol. Tenho 4 variedades de espécies em geral no meu jardim, uma trainwreck, uma afghani, uma de skunk #1 e neste ano comprei algumas semente de hawaiian snow e queria saber como faço para não deixar meu produto final (os buds) com aspecto de queimado, com seus “pelos” muito alaranjados, devido a grande intensidade solar da minha região, penso que seria bom arrumar alguma tela para diminuir a intensidade de luz, mas não sei se isso vai prejudicar meu rendimento ou não.

Também gostaria de dicas sobre bons livros sobre cultivo como a bíblia de Jorge Cervantes, livros sobre diferentes espécies de cannabis e características e histórias sobre cada linhagem de diamba nacional e internacional, pois tenho muita curiosidade em saber sobre variedades brasileiras mesmo sendo uma história muito menor do que outras culturas cannabicas como a chinesa e árabe.

Bom, é isso, obrigado pessoal da hempada e Sergio Vidal.

Até a próxima ponta, Jow tro mundo.”

 

Bom, não poderia afirmar certamente, mas desconheço plantas que estejam saudáveis, bem hidratadas, queimarem excessivamente por causa do sol. Pode ocorrer, claro, especialmente em épocas de mais incidência solar, como o verão. Mas, talvez, como mora no Sul do país, sejam quedas bruscas de temperaturas, ou geadas, que estejam queimando as plantas.

Não poderia afirmar pois não sei ao certo as condições climáticas da região onde você está cultivando, mas idealmente a cannabis gosta de temperaturas entre 23 e 26 graus, sendo mais frio à noite, mas é claro que ela se adapta muito bem fora dessa faixa também. No entanto, temperaturas extremas tanto de calor como de frio podem diminuir o metabolismo da planta e inclusive prejudicar sua saúde de maneira fatal. Já conheci pessoas que usavam ar condicionado e mantinham as plantas a 18 graus, por inexperiência, e as plantas, apesar de terem vegetado por 3 meses não cresceram muito.

 

Mas, como disse, não posso afirmar também que não seja o sol, e não esses outros fatores que eu citei. De fato, ajudaria bastante se tivéssemos uma foto da planta para poder analisar do que se trata e poder conversar melhor sobre a situação. Mas, caso seja comprovado que de fato é o excesso de luminosidade ou calor emitido pelo sol em determinada época do ano, é possível sim criar uma forma de proteger as plantas sem que haja muita perda de luminosidade. Existem no mercado atualmente diversas telas de diferentes tipos que permitem maior ou menor penetração dos raios solares, produzidas exclusivamente para a confecção das chamadas estufas ou green houses. Se for constatado que o problema é quedas bruscas de temperatura, aconselho construir uma estufa externa com plástico transparente, que ajuda a manter a umidade e temperatura, e dá pra construir sistema natural de aquecimento. Basta você deixar alguns toneis lacrados, pretos, cheios de água dentro da estufa que, durante o dia, o Sol irá aquecer a água e à noite esse calor será liberado aos poucos para a estufa. Ou seja, construir ou não uma estufa exterior depende das suas necessidades e do clima da região onde cultiva.

 

Outra coisa que me deixou curioso também foi à forma que você falou: “com aspecto de queimado, com seus “pelos” muito alaranjados”, o que é chamado de “pelos” são os pistilos? Porque eles ficam alaranjados mesmo em boa parte das variedades e, se for isso, não há qualquer problema, e está tudo correto. Por isso a importância de enviarem fotos. Fotos são atualmente uma ferramenta muito importante para socializar as informações e experiências sobre cultivo. O ensinamento discutido com exemplos visuais sempre é mais rico, mais facilmente compreendido. Então, eu aproveito o artigo de hoje para fazer o apelo a todo/as os leitore/as do Hempadão que mandem fotos das suas plantas quando quiserem tirar dúvidas, até para podermos ilustrar aqui, mas, se não quiserem que seja publicada, mande a foto que tiramos a dúvida assim mesmo, mas com a foto fica melhor para entender a situação. Se não quiser que a foto seja publicada, basta avisar no e-mail que enviar para nós: redacao@hempadao.com

 

Ah, com relação a dica de livros, deixo as mesmas que deixei num artigo de algumas semanas atrás, pois vale a pena serem lembradas ;D

Aguardo vocês na próximas semana!

Dicas de Livros sobre Cultivo:

Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor – Pô, não podia deixar de indicar meu próprio livro, né? :D

 

Marijuana Growers Handbook, by Ed Rosenthal – Excelente livro. Guia completo sobre o assunto incluindo as tecnologias mais atuais como cultivo com LED's, dentre outros

 

Buds For Less – Excelente diário de cultivo que procura tirar o máximo de rendimento com o mínimo de custo

 

Marihuana: horticultura de cannabis - la biblia del cultivador MEDICO de interior y exterior (Spanish Edition) - Livro que fez de Jorge Cervantes um dos especialistas mais conhecidos e respeitados no assunto.

25 comentários:

  1. Olhem onde chega a ignorancia e o preconceito:

    http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3578388,Mae-entrega-os-dois-filhos-de-15-anos-para-a-policia-por-porte-de-drogas-em-Blumenau.html

    ResponderExcluir
  2. eu acho o sergio vidal bem fraquinho....#minhaopniao...

    ResponderExcluir
  3. Olha ai, hempadao tambem é cultura. Só os botânicos ai na redação dos kra. Mto legal isso de tira a duvida da rapziada quanto ao plantio, uma vez eu até plantei aqui em casa mas nao deu muito certo, agora sei que qualquer posso conta com a galera do hempadao.
    entra ai depois: www.lariconesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não acho o sergio Vidal fraquinho! #minhaopniaotb

    ResponderExcluir
  5. A noticia dessa mãe desinformada, não me desanima. Conheco várias que fumam com seus filhos xD

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Hempadão, primeiro de tudo vocês são realmente fodas, todo dia eu entro aqui só para estar ligado em tudo e gostaria de saber uma coisa : existe alguma especie de cannabis que seja possivel ser plantada na area externa, na terra, com os cuidados basicos ?
    Abraços,valeu !

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de perguntar onde posso comprar sementes de CANABIS de boa qualidade, onde seria mais seguro, e não tivesse perigo de dançar na grana.
    me ajudem ai me mandando uma sugestão.
    para plantar outdoor.
    beijos para as meninas e abraços aos do hempadão.

    ResponderExcluir
  8. Comprei o livro do Sérgio Vidal. Paguei na mesma hora através de transferência bancária no mercado pago. Enviei o comprovante e meu endereço por e-mail. o próprio Sérgio confirmou o pagamento dizendo que seria enviado no dia seguinte. Já fazem 20 dias e ainda não enviaram nada a não ser emails cobrando um pagamento que eu já fiz. Já reclamei, mas não me respondem, apenas enviam o mesmo email cobrando um pagamento queeu já fiz. E o meu livro, nada. Não vou desistir,vou procurar os meus direitos de outras maneiras, mas também não vou acreditar em mais nada que o Sérgio Vidal diz.

    ResponderExcluir
  9. Humm, então quer dizer que você acha ele fraquinho por uma demora na entrega do livro? haha, que piada... O Vidal é um cara excepcional, se você tivesse tentado entrar em contato com ele já teria conseguido, inclusive através de telefone ou do próprio gr.

    ResponderExcluir
  10. MEU LIVRO TBM TINHA ATRASADO NA ENTREGA.....MANDEI UM E-MAIL COMUNICANDO O CASO....E 4 DIAS DEPOIS MEU LIVRO ESTAVA EM MÃOS......( E AINDA GANHEI BRINDE )...

    NÃO ADIANTA AGIR COM HIPOCRISIA JULGANDO O CARA

    ResponderExcluir
  11. Quanto bb chorão. Cresçam seus moleques remelentos. Tenham mais respeito pelo Sérgio.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Hempadão, primeiro de tudo vocês são realmente fodas, todo dia eu entro aqui só para estar ligado em tudo e gostaria de saber uma coisa : existe alguma especie de cannabis que seja possivel ser plantada na area externa, na terra, com os cuidados basicos ?
    Abraços,valeu !

    ResponderExcluir
  13. Esse site cristão brasileiro está defendendo a legalização da maconha! Eles publicaram um artigo falando sobre o uso da maconha para recuperação de usuários de crack. Sinal de que não existe só crente alienado, mas ainda tem gente que pensa!

    http://www.metanoiaindutiva.com/2011/07/crack.html

    ResponderExcluir
  14. Nicholas Reis... cadastre-se aqui: www.growroom.net - Leia o fórum vá no tópico de informações básicas e pergunte. Abç

    ResponderExcluir
  15. cara, fiquei muito feliz de ter resposta do meu email haha
    desculpe a falta de informação sobre onde moro, tenho receio de compartilhar na internet essas informações, alem do mais depois de comprar um monte de seeds pela internet. Sergio Vidal e galera da hempada podiam abrir nossa mente e passar algumas dicas de segurança online pra que possamos tirar nossas duvidas da melhor forma possível.
    Vou tirar fotos quando minhas plantas florirem e mandar outro email pode ser? é que como cultivo em out, só em abril vou ter a próxima colheita, esse ano meu estoque acabou mais sedo devido ao festival do SWU..
    mais em fim, moro em ribeirão preto em SP, aqui faz muito calor o ano todo, mas da primavera até o fim do verão o clima é úmido e quente chegando a 42ºc(muito alem do limite do aceitável haha), que tipo de estufa posso utilizar? e sim, me referia aos pistilos, desculpa esqueci a terminação correta e na hora só me vinha pelos na cabeça..
    a respeito dos livros, tenho dois, O grade livro da Cannabis e o Introdução ao Cultivo Indoor ja na coleção haha
    até mais pessoal do hempadão e valeu Serigo!

    ResponderExcluir
  16. Eu queria ver o malandro que acha o Vidal fraquinho lancar um livro sobre cultivo pra depois falar algo. #justsaying

    Quanto ao atraso do livro, o vidal tem twitter, conta aberta no face, site, email, telefone, todos os meios que tu possa imaginar pra ser encontrado. E voce vem reclamar aqui? Um blog para o qual ele é digamos "terceirizado" e apenas escreve a coluna?
    Que idiota, esquece do livro, nao acho que voce va entender nada mesmo. LMAOL

    Agora quanto ao que interessa, que é o artigo e a pergunta, eu ja vi umas coisas interessantes sobre os pistils caras, eu uma vez ganhei uns buds de uma black ogre, e essa strain alem de resinadissima e fedorenta, estava com os pistisl pretos! pretinhos, mas nao queimados, apenas a coloracao dela mudou.

    Bom, oque o grower que cultivou aquelas plantas me disse foi que o "culpado" de tal "anomalia" foi a lampada que ele estava testando, que era uma daquelas cheias de frufru que tem 4 lampadas de diferentes spectrum`s, queimando em diferentes graus kelvin, e no final da flora ele usou uma lampada que era muito perto do spectrum ultra-violeta.

    Ou seja, a influencia de luz em uma wavelength tao distinta da luz normal (visivel), como talvez ocorra ai no sul certas epocas do ano, possa ser o causador dessa tal coloração dos pistils.

    Honestamente eu acho pistils laranjas bem atraentes para o consumidor no geral.

    ResponderExcluir
  17. Se liga ae, eu tenho umas fotos que eu tirei desses camarão que eu to falando

    http://t.co/Ovjsn5e7

    e http://t.co/GlmVRRfv

    ResponderExcluir
  18. nossa cara, como agente consegue reproduzir tantas características em uma planta e acabar tendo um produto final completamente diferente neh.. nunca tinha visto buds from the darkness
    mas então o problema pra mim era que tinha lido sobre a época de harvest e alguns groowers diziam que é facil saber pela cor dos pistilos, mas eu percebo que depois que ficam alaranjados(todos eles), os cristais de thc ainda necessitam de mais tempo para crescer e ainda tem um pouco mais de rezina a ser formada

    ResponderExcluir
  19. JOW.TRO MUNDO
    Me ajude ai onde Você comprou as sementes de boa qualidade, porque dancei em uma grana, já faz 03 meses, que enviei o dinheiro e nada de sementes.
    E estou urgentemente precisando plantar, para consumo próprio 02 ou 03 pés..amei a Snow, deve ser boa demais..me dê uma luz..ai por favor.
    em qual site é mais seguro comprar para outdoor.
    abraços e força, paz de Jah meu cumpadre.

    ResponderExcluir
  20. Véio eu não disse que o Sérgio era fraquinho. Outro disse e não posso responder por ele. E respeito o Sérgio, mas já tem 30 dias que comprei e nada do livro véio. Já mandei email e tals, mas ao invés de mandar qualquer resposta, o cara simplesmente faz nova cobrança, já tenho uns 10 emails cobrando, sendo que paguei 1 mes atrás. Mas tá certo aqui não é o lugar para isso. Agora esquecer o livro não vou porque trabalho pacas pra ganhar, saca? E idiota é você que xinga o outro sem nem conhecer. Como sabe que nunca escrevi sobre cultivo ou outras coisas seu vacilão?

    ResponderExcluir
  21. galera que busca infos de cultivo, compras de semente e etc, podem acessar o growroom.net e encontrar tudo por lá. Cultivar cannabis exige mto estudo, então deixem de ser preguiçosos!

    ResponderExcluir
  22. Por favor, tô procurando boas referências pra comprar sementes.
    tô de olho nesse site: sementemaconha.com
    Alguém sabe me informar sobre sites confiáveis????

    ResponderExcluir
  23. ja comprei no sementemaconha.. vacilaram comigo numa compra, mandaram o produto errado, mas as paradas chegam sim

    ResponderExcluir
  24. Anônimo que disse que não recebeu o livro ainda, tive problemas mesmo e atrasei alguns livros, mas já regularizei todos, me mande um email para eu saber quem é você e poder ver o que houve no seu caso. Fico aguardando. Abraço, Sergio

    sergiociso@gmail.com


    Já ao anônimo que me acha franquinho.

    Bom, isso é absolutamente normal. Quem se expõem publicamente como eu sabe que muitas pessoas mal intencionadas só vão criticar, ou apenas usá-lo como alvo para suas frustrações pessoais. Uns me acham fraquinhos, outros fortinhos, outros não acham nada, a maioria nem sabe quem eu sou. O que acho engraçado é que aposto que boa parte dos anonimos aqui que me criticam nunca fizeram porra nenhuma pra ajudar outras pessoas a cultivar. Aposto que alguns desses eu até conheço pessoalmente, mas como não têm culhões ou ovários (caso seja mulhereS), fortes o suficiente pra me falar o que pensam de mim na minha cara, preferem ficar de futriquinha no anonimato.

    Adoro a frase que vou usar agora, vê se aprendem com a sabedoria das plantas:

    A merda que jogarem no teu solo, transforma em adubo e fique ainda mais forte...



    Abraço a/os cultivadore/as de fé...

    ResponderExcluir