sábado, 26 de novembro de 2011

Nação Zumbi – Interado com Fumaça Ativa! [Discolized Ed. #143]

por Gustavo

 

Há 14 anos, quando Chico Science faleceu ao se envolver em um acidente de carro, o país lamentava a morte de um dos principais artistas de toda a história da música tupiniquim. Porém, enquanto isso, os caranguejos da Nação Zumbi, banda responsável por fazer o som que embalava os rápidos versos do principal nome do mangue beat, colocavam os cérebros para trabalhar e tentavam reinventar a sonoridade do grupo.

 

 

Não podendo mais contar com o veloz vocal de Chico Science, que chegava a soar como uma embolada dos repentistas nordestinos, os pernambucanos tiveram a ideia de colocar Jorge Du Peixe, que até então ficava na função de segurar o baque em uma das alfaias da banda, para soltar sua densa voz nos microfones da Nação. Com Du Peixe na linha de frente, os caras lançaram, em 2000, o primeiro trabalho pós Chico, o álbum Rádio S.amb.a (Serviço Ambulante de Afrociberdelia). Mesmo estando longe dos melhores trampos da banda, o disco, que vem recheado com músicas como Remédios, Quando a Maré Encher e até mesmo uma releitura da canção Jornal da Morte, do sambista Roberto Silva, já apontava os novos rumos que iriam nortear o som da NZ.

 

Nação Zumbi - Blunt Of Judah

 

Mas foi no trabalho seguinte, no álbum homônimo da banda, lançado em 2002, onde a Nação Zumbi conseguiu provar por que seu maracatu pesava – e ainda pesa – uma tonelada. Apresentando uma produção que traz pedradas do quilate de Blunt Of Judah, Propaganda, Prato de Flores e Mormaço, além de mais oito faixas cabulosas, o trampo colocou os cabras da peste de volta no centro do mapa sonoro brasileiro.

 

Nação Zumbi - Memorando

 

Dando continuidade à sonzeira, o grupo lançou, em 2005, o disco Futura. Chegando com um repertório formado por 12 músicas que mergulham de cabeça em uma pesada brisa dos pernambucanos, marcada, talvez, pelas experiências sonoras vividas em seus projetos paralelos e, também, por elementos psicodélicos e futuristas, o álbum apresenta excelentes faixas como Hoje, Amanhã e Depois, Memorando e A Ilha.

 

Nação Zumbi - No Olimpo

 

Com Du Peixe cada vez mais à vontade nos vocais, a melhor banda do Brasil, que também é formada por Lúcio Maia, Toca Ogan, Pupillo, Gustavo da Lua, Dengue e Bola 8, traz em sua mais recente produção, Fome de Tudo, de 2007, 12 faixas impecáveis, como, por exemplo, Inferno, No Olimpo, Toda Surdez Será Castigada, Nascedouro e Carnaval. Antes de clicar nas capas dos discos para fazer o download, escute algumas pedradas lapidadas pela Nação Zumbi. Bom proveito!

 

 

 

12 comentários:

  1. porra curto Nação desde de pequeno, graças as irmas mais velhas que ja admiravam um bomsom e me incentivaram nessa tbm!!
    Viva Nação!! Viva Zumbi!

    ResponderExcluir
  2. nação é mtu massa, sempre tiram onda nos shows aqui em recife no marco zero.

    ResponderExcluir
  3. sem duvida uma das melhores bandas, chico sempre fará falta, contudo Du peixe tem um vocal especial nação sempre ultra viceral.

    ResponderExcluir
  4. melhor banda, de parabens e não podia faltar no hempadao

    ResponderExcluir
  5. Caras muito fodas, muito orgulho de ser conterrâneo e queimar VÁRIOS em todos os shows que vou!

    ResponderExcluir
  6. nunca fui num show.. mas a musica pira demaaaais!! combina muito com uma hempada hahaa

    ResponderExcluir
  7. coisa fina... mangueboy sempre!!!

    salve C.S. e todos aqueles que já cantaram um dia...

    ResponderExcluir
  8. Showwwwwwwwwwwwwwww,,,,,Hempadão,,,valeu

    ResponderExcluir
  9. Orgulho de ser nordestino muito foda o som deles,e muito foda os shows

    ResponderExcluir
  10. uma banda como nação dispensa comentarios, mais esse post foi muito bem feito parabens hempada

    ResponderExcluir
  11. Só torando maga rosa ao som dos carangueijos do nação zumbi!!

    ResponderExcluir
  12. e o Propagando, de 2004.

    http://www.4shared.com/file/bj1mD03d/Nao_Zumbi_-_2004_-_Propagando.html

    áudio da gravação do DVD dos caras (famoso - entre outras coisas - por ter aquela câmera na guitarra durante macô, nos extras)

    http://youtu.be/Z2PMpmQsaTI

    ResponderExcluir