terça-feira, 1 de novembro de 2011

No vaso ou direto no chão? Qual a melhor forma de proteger as plantas? [Cultivo Vital Ed. 140#]

por Sergio Vidal

 

Boa noite cultivadores e cultivadoras do Brasil! A partir dessa semana vamos mudar um pouquinho o formato dessa coluna. Ao invés de responder todas as mensagens enviadas, vou me concentrar apenas em uma. Não significa que não vou responder as outras mensagens, mas que vou respondê-las na ordem de chegada, uma por semana. Assim, posso dar mais atenção a cada um de vocês. Então, continuem mandando suas mensagens que elas entrarão na fila de espera. Não fique preocupado. TODAS as mensagens serão respondidas, é só uma questão de tempo.

 

Bom, essa semana recebi a mensagem de um cultivador de Curitiba, a qual dizia:

“Eae galera do Hempadão. O negócio é seguinte, eu moro em Curitiba - PR, e tenho uma planta num vaso, crescendo outdoor, e pretendo plantar na terra em breve. Portanto, eu gostaria de saber se o clima daqui pode ser prejudicial para a planta, afinal, Curitiba faz bastante sol, mas chove bastante também. Abraço rapaziada!”

 

 

A cannabis é uma planta que não gosta de climas extremos. Seja em cultivos em estufas (indoor) ou cultivos com a luz do sol (outdoor), a maconha prefere uma temperatura entre os 23 e 27 graus. Claro que ela pode crescer saudável em temperaturas que saiam dessa faixa, mas o ideal é manter nesse intervalo ótimo. Climas muito quentes ou frios extremos podem fazer a planta diminuir seu metabolismo e até mesmo provocar má formação. No caso de Curitiba, imagino que, além das chuvaradas, também sofram com geadas. Uma geada pode, inclusive, matar a planta. É preciso muita atenção para protegê-la nessas situações. Com relação à chuva, além do risco de afogar a planta por impedir o solo de reter oxigênio, há também o perigo de criar um ambiente propício para a proliferação de fungos. É muito comum, em regiões com clima muito úmido, ou em cultivos que florescem na época das chuvas, que as flores mofem ainda no pé. Quando isso ocorre, é uma tragédia, já que o cultivador perde toda sua safra antes mesmo dela estar pronta para a colheita*.

 

Nessa situação, não aconselho você mudar as plantas do vaso para o solo. Claro que plantas que são cultivadas direto no chão têm maior espaço para desenvolver suas raízes e, por isso, podem crescer muito mais e ficar mais independente dos nutrientes que o cultivador lhe fornece. No entanto, ao manter a planta no vaso, você terá a possibilidade de, numa ocasião de chuva ou geada, removê-la para algum lugar seguro onde fique protegida. Já se transplantar ela para o solo, você perderá essa opção. Uma alternativa, caso deseje muito cultivá-la direto no chão, é construir uma estufa exterior, conhecidas como greenhouse, mas isso demanda tempo, dinheiro e trabalho. No entanto, para quem tem disposição, é a melhor alternativa.

 

*É muito importante JAMAIS consumir maconha contaminada por qualquer tipo de fungo. Além de deteriorar a resina psicoativa, os fungos também podem provocar sérios problemas à saúde.

17 comentários:

  1. primeiro na roda, na brida do skunk!! irii aqui em poa é indoor com luzes memo, senao so no interior

    ResponderExcluir
  2. Sempre fumei beck mofado e nunca morri.

    ResponderExcluir
  3. se fosse legalizado a gente poderia fumar algo mais limpo...

    ResponderExcluir
  4. com relação ao post acima, mas tem gente que ja ficou zuada, e óbvio que zoa mais os mofados do que os naturais, e se vc sempre fumou mofado, deveria esperimentar os sem mofo algum dia

    ResponderExcluir
  5. Sou de Curitiba tbm, aqui rola jogar na terra sim. em um lugar tranquilo, que bata bastante sol. e porra, se chover pra caralho, joga uma corbertura nela, sei lá. vale a pena!

    ResponderExcluir
  6. moro perto de Curitiba mais pra bandas do sudoeste
    e cultivo outdoor aqui na nossa região e foda,perdi alguns pezinhos por causa do frio, mesmo agora na primavera,como chove muito,cai demais a temperatura, aconselho vc a montar um grow, senão tiver,tanto espaço pode ate serum Pc Grow...
    abraços
    COldgold...

    ResponderExcluir
  7. salve! curitiba todos maconhero de lá tmbm 420

    ResponderExcluir
  8. só se vc plantar em pleno verão , pq curitiba fora dessa estação é só frio, tempo nublado e chuva .

    ResponderExcluir
  9. maconha mofada nao faz mal a ninguem é até melhor por causa das açoes dos fungos a viagem é maior

    ResponderExcluir
  10. Mofou faz BHO melhor parada.Parabens pela materia vidal

    ResponderExcluir
  11. A Folha de São Paulo divulgou uma reportagem sobre cultura cannabica,com certeza não foi sobre o Brasil, prestem atenção como estagnamos, paramos no tempo mesmo, e nem prescisa ir longe:

    http://www1.folha.uol.com.br/turismo/997651-na-argentina-revista-informa-sobre-a-cultura-da-maconha.shtml

    ResponderExcluir
  12. Sou de ctba e o meu pézinho tá crescendo mto bem, obrigado :P... apesar das chuvas extremas que deu esses tempos atrás, ela está crescendo a cada dia, e nascendo muitas e muitas folhas :) .

    está em um vaso e a unica coisa que uso é água mesmo.

    só espero que seja femea, pois achei a plantinha abandonada na rua (tadinha, tive que adotá-la) ^^ agora basta esperar até a floração :D.

    mas se eu ver que vai dar uma geada recolho ela, por prevenção.

    ResponderExcluir
  13. caramba!!!!

    > maconha mofada nao faz mal a ninguem é até melhor por causa das açoes dos fungos a viagem é maior


    As vezes me espanto com a ignorancia!!! MOFO FAZ MAL SIM!!! Pelo amor de Deus, não fala o que não sabe!


    Mas voltando a pergunta, esta corretissima a reesposta. Eu so adcionaria o fato que voce poderia usar um Geopot (tem varias marcas. E um vaso feito de material permeavel tipo fibra de coco...mas e sintetico) que voce popderia usar a terra do "super soil subcool = procura no google) e tyer afores lindas! Mas o clima do Sul do Brasil tem experiemntar. Nao e qualquer especie de Cannabis que ira se adaptar la. Precisa experiemntar! Melhor mesmo pra la e greenhouse e indoor.

    ResponderExcluir
  14. Quando puder tente uma linhagem indica. As indicas são mais resistentes ao frio e até mais resistentes numa maneira geral (acho q as sativas ganham na resistência à seca).

    ResponderExcluir
  15. Pra minha surpresa. Plantei no inverno e veio melhor do que no verao...a geada deixou ela mais linda ainda....ta enorme...vivo no rs. Abraco galera

    ResponderExcluir
  16. Geada não mata cannabis, faz mais de 15 anos que cultivo out aqui no frio bravo do PR. Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir