terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Submundo das Clínicas de Recuperação para Usuários de Drogas! [Chapa2 144#]

Se você é usuário de alguma droga ilícita provavelmente já foi aconselhado a procurar algum tipo de tratamento para curar o "vício". Em casos mais graves pode ter sido internado a força em uma clínica de recuperação de técnicas questionáveis. Com base em dois documentos (um brasileiro e outro internacional) divulgados na última semana que vamos conhecer um pouco mais sobre o lado perverso da dita recuperação de drogados.

 

O relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos em Locais de Internação para Usuários de Drogas, do Conselho Federal de Psicologia, é um documento de 196 páginas recheadas com casos de maus tratos, tortura e humilhação de usuários internados nas famosas clínicas de reabilitação ou comunidades terapêuticas. As atrocidades mais comuns são o isolamento, proibição de falar ao telefone com parentes, trabalho não remunerado e punições físicas e psicológicas para atos de desobediência.

 

Na clínica Gratidão, em Bragança Paulista, os internos são obrigados a participar de um culto evangélico todos os dias. Um interno espírita relatou que seu livro do Alan Kardec lhe foi retirado e queimado. Ainda mais grave é denúncia da existência e um bastão de de madeira, onde estaria escrita a palavra “Gratidão”, que seria utilizado nas agressões. Outro interno relatou que um dos castigos consiste em “cavar uma cova que seja do tamanho da pessoa que descumpriu a ordem, para que ela veja que quando não obedece, está cavando a própria cova” (sic).

 

A intolerância e imposição religiosa é uma prática comum nas instituições controladas ou financiadas por igrejas. Na casa do Pai, em Boa Vista (RR) os internos só podem ouvir músicas consideradas edificantes (evangélicas), não podem usar gírias ou qualquer palavra que lembre a vida pregressa e a homossexualidade é um problema espiritual.

 

No mesmo nível de gravidade está o relatório divulgado pela Harm Reduction International (HRI), que trabalha com políticas de redução de danos. O documento aponta que cerca de 40 países aplicam a pena de surras e açoites como forma de dissuadir o consumo de drogas.

 

Na Malásia, onde os usuários são vítimas de castigos corporais um homem de nome não divulgado relatou sua experiência para a Anistia Internacional. “Foi pior do que um acidente de trânsito. Foi como se cortassem meu braço e colocassem pimenta na ferida.” Outro descreveu o castigo como “se estivessem me queimando e cortando com uma faca”.

 

Para a autora do estudo internacional, Eka Iakobishvili, “A intenção do castigo é humilhar, envergonhar e rebaixar uma pessoa. As consequências podem durar muito tempo. Em alguns casos, os castigos são públicos, o que acrescenta o peso da vergonha social”, declarou.

17 comentários:

  1. Já passei por uma experiência que posso chamar de kafikiana em uma clínica no Espírito Santo. O suicídio pareceu ser a solução lá dentro. Mesmo não conseguindo me matar passando uma faca na jugular continuei internado por mais uns 5 meses.

    ResponderExcluir
  2. É o Brasil q esse Filhos de uma Puta dos evangélicos querem....na mão da mentira deles

    ohh paizinho de merda...me da vergonha

    ResponderExcluir
  3. Conheci um garoto que aos 14/15 foi para uma instituição de correção, dita evangélica. Em poucos meses, ele voltou fervoroso, pregando pela rua e enchendo a porra do saco. Depois que o período de demência passou, ele me contou que era obrigado a participar de cultos, trabalhar de forma forçada e não podia ter qualquer tipo de contato com o mundo exterior sem autorização. Ele não gostava de falar do local, o que deu a entender é que foi barra pesada. Bom... não sei aonde ele se meteu, mas estava aprontando demais na época e a justiça o encaminhou.
    Há cerca de 10 anos no interior de ES.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei chocado com essa imagem e o depoimento do cara sendo açoitado.

    ResponderExcluir
  5. PLEBICITO SOBRE LEGALIZAÇÃO JAH!!!
    este seria o domingo em q pela primeira vez n iria votar em branco ou nulo. concientemente, sem hesitar ou titubiar SIM,SIM,3 VZS SIM.
    -acabar com o tráfico
    -evitar prisões(muitas em função ilegalidade)
    -CRIAR IMPOSTOS SOBRE OS PRODUTOS CANNABISTICOS E REVERTER-LOS A SAÚDE PUBLICA, SENDO A MAIOR PARTE A CLINICAS DE REABILITAÇÕES, COMBATE AO CIGARRO E AS VERDADEIRAS DROGAS!!!
    entre outras

    PLEBICITO SOBRE LEGALIZAÇÃO JAH

    ResponderExcluir
  6. A droga mais problemática sem dúvida é o crack mano... tu entra numa clínica e de 40 pessoas, 39 estão por crack... é uma parada do mal msm, o melhor é se afastar de pó e de crack pois quem sabe vc não entra nessas estatísticas!

    ResponderExcluir
  7. Verdade o que o anônimo falou aí acima. Essas clínicas são barra pesada mesmo e o tratamento certo com certeza não é esse, pois esses lugares não deixam de ser verdadeiras prisões.

    ResponderExcluir
  8. Post sensacional. É isso aí Hempadão, tem que divulgar esse tipo de dado, temos que ficar ligados NO MÍNIMO nas produções oficiais. Se posso recomendar outra produção recentíssima e bem esclarecedora sobre algumas coisas, e provocadora em relação a outras, saiu há pouquíssimo tempo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. http://www2.forumseguranca.org.br/node/26

    Merecia até um post. Se precisar até ajudo.

    ResponderExcluir
  9. O "Laranjeira" deve ter uma dessas.

    ResponderExcluir
  10. Nao cabe a ser humano algum no mundo humilhar, machucar, ou rebaixar o outro, ainda mais um DOENTE. Como? Vejamos que nao acontece so no Brasil, mas como vivemos aqui, temos que cobrar de nossas autoridades, aliaz, meu maior proposito caro amigo, eh a exterminacao total de nossos politicos, simplesmente eu confesso, implorar nao tem sucesso, se o SANGUE nao rolar, o Brasil nao tem progresso. Nossa estoria almeja, pede, sacia de guerra, sangue. e viraaaa, das maos de nos, ou de nos, ou de algum terrorista, que venha LOGO.

    ResponderExcluir
  11. Enfim a falta de bom senso e o fanatismo religioso destruindo o que pode ser positivo
    Namoral,isso não é nenhuma novidade

    ResponderExcluir
  12. Drogas to fora!!!!!!!!!!!
    só fumo maconha!!!!!
    Mas por falar em dorrrgas, que droga essa nossa saúde publica, ACORDEM GOVERNATES, DEPOIS DIZEM QUE QUEM PASMA É MACONHEIRO!!!!!!!!!
    Vamos olhar nossa saúde publica com mais amor, pra mim as maconha foi a porta da saida para as drogas (nunca fui viciado), usava só de baladas.
    começei a fumar e larguei as noite me tornei um cozinheiro e uma pessoa bem melhor

    ResponderExcluir
  13. Olha até onde vai a ignorancia:
    O cara fuma um cigarrinho de deus, passa por cortes de faca sendo tipo escalpelado.
    Depois dão uma serie de antiflametórios e medicamentos para curar a ferida. Como naquele filme bicho de sete cabeças, para cura-lo da loucura de fumar um fino, davam ao persongem no manicomio injeções de droga pesada na veia até deixa-lo louco mesmo affffff

    ResponderExcluir
  14. tem nego que acha que maconha é crack, pelamor de Deus.. uns ignorantes

    ResponderExcluir
  15. cara o que eu vou falar aqui é verdade, não estou brincando.
    tenho 15 anos e minha mãe e pai descobriram que eu fumo maconha, então me obrigaram a fazer psicologo além de várias coisas que eles falavam, besteiras, sobre a droga.
    eu falei que ia continuar fumando porque não via problema algum (até porque me dou bem na escola, tiro notas botas) eu mostrava para eles noticias relatando os beneficios da maconha e que ela não faria tanto mal assim como pensavam, mas eles se negavam a acreditar, se negavam a qualquer coisa, falavam que ia levar a drogas mais pesadas, que eu estava estragando minha vida, que eu estava sustentando o tráfico, que eu estava ajudando a matar pessoas e que fazia muito mal a sáude, que destruia os neuronios etc sempre continuavam com aquela VELHA OPINIÃO. então a minha mãe queria me internar em uma clinica de reabilitação por eu usar MACONHA, eu falei para ela que tava me tratando como se fosse um viciado de crack. ela falou com a psicologa e a psicologa concordou que eu era um viciado bla bla bla, mas isso era mentira, até porque eu fumava só nos finais de semana. mas sorte que meu pai recusou me botar, e hoje em dia falei que parei para eles e decidi na mesma hora sair do psicologo, mas ainda continuo fumando, porem sem eles saberem.
    infelizmente a ignorancia das pessoas é grande! e o preconceito tambem!
    caio, belem-pa

    ResponderExcluir
  16. Valeu Conselho Federal de Psicologia! Trabalho importantíssimo.

    Boa matéria Hempada! Os depoimentos aqui expostos só ratificam a situação que se encontram as formas arcaicas de "tratamento", na verdade, encarceramento e opressão.

    A Reforma Psiquiátrica encontra-se ameaçada e o preconceito é tamanho que nem todos os defensores da Reforma Psiquiátrica tem tomado partido com a forma que o tema merece, contra a estupidez da internação compulsória e o horror de grande parte das clínicas "comunidades terapêuticas".

    ResponderExcluir
  17. Quem ja presenciou um fato ou ate mesmo sentiu e sabe como é a abstinencia de alguma droga, sem duvidas parou pra pensar na mente do individuo que está praticamente enjaulado e manipulado la dentro por mãos que absolutamente se quer, tem algum nenhum conhecimento pra dar uma assistencia na melhoria do paciente, ainda mais achando que a substancia da droga iria "sumir" do organismo do mesmo, com maus tratos, esforço mental e fisico... sem zua mano, esse Brasil ta de patifaria !

    ResponderExcluir