terça-feira, 22 de novembro de 2011

Orgânicos ou Quimícos? O importante é cultivar! [Cultiva Vital #143]

por Sergio Vidal

 

Semana passada o texto para responder a dúvida de um leitor rendeu muitos comentários sobre se o melhor são cultivos levados com nutrientes de origem “orgânica”, ou “química”. Por isso, antes de voltar à responder as dúvidas dos leitores peço liçensa para discutir um pouco mais a respeito do tema, o que inclusive espero que ajude a esclarecer sobre pontos importantes do cultivo. Fico aguardando os e-mails de vocês para poder continuar respondendo as dúvidas: redacao@hempadao.com

 

Tivemos comentários do meu amigo Homem Planta, que trabalha atualmente como cultivador regulamentado na California e eles nos brindou com alguns comentários muito preciosos. Aproveito para, além de citá-los, também sugerir que visitem o site dele que tem muitos artigos interessantes sobre cultivo e um fórum para cultivadores trocarem experiências.

 

“Desbalanço de nutrientes pode matar a vida do solo, mas a presença de nutrientes já mineralizados e quelatados nao faz nada de mal para o solo. Quanto a gosto e etc, isso depende de quem está plantando, tem gente que nao tira fumo bom nem de organico, eu por exemplo, tiro fumo melhor que muitos dos organicos do clube com meu GH.


Quanto a diferenca entre organico e quimico, na minha visão a diferenca vai estar apenas nas maos no cultivador. Se o cara não souber ser um nutricionista para as plantas, elas vao sofrer se ele for usar fertilizante quimico.

 

Os fertilizantes "quimicos" não sao nada mais que os mesmos materiais presentes em um solo compostado, já mineralizados, selecionados e quelatados. Oque significa que sua estrutura está formada para a melhor absorção pela planta. Agrupando os minerais e metais juntos para uma absorção e fotossintetisação mais rapida.


O que ja nao acontece no cultivo organico onde os nutrientes vão sendo liberando de acordo com o desenvolvimento da rizosphera pois a mineralização dos mesmos depende da simbiose natural dos fungos e das bacterias ali presentes no solo. Que como a gente sabe, vai ocorrer de acordo com a troca de carbohidratos com a planta. Aquela velha simbiose que mantem o solo e as plantas vivos na natureza.”

 

De fato, não conheço tanto sobre esses processos para afirmar que os nutrientes mineralizados ou os quelantes façam mal ao solo, mas é uma longa discussão, porque o Homem Planta e muitas pessoas afirmam que não faz mal algum e muitas outras também afirmam que faz. Minha opinião pessoal é dar preferência por usar solos compostados ou fertilizantes de origem orgânica. Mas, como disse, mas não fui tão claro, a prioridade, na minha opinião, para todos os cultivadores é empreender um cultivo de sucesso, aprender, ter experiências. Não condeno de forma alguma quem cultiva com hidropônia ou com fertilizantes químicos, muito pelo contrário, incentivo. Como disse, inclusive estou estudando sobre o tema para poder ter mais informações a respeito. Conheço pessoas que tentaram de muitas formas cultivar com solo e não conseguiram, preferiram usar fibra de coco, ou perlita com coco, e fertilizantes, conseguindo resultados muito bons. Também conheço gente que não consegue cultivar assim e se dá muito bem com solos compostados. Então, é como qualquer tarefa humana, sempre vão existir várias formas de executar a tarefa, todas elas são muito válidas. Qual a melhor? Aquela que você conseguir fazer e se sentir satisfeito.

 

Inclusive é bom lembrar que não só existem inúmeras empresas produzindo uma variedade enorme de fertilizantes muito eficientes, como existem empresas brasileiras apostando nesse nicho de mercado e começando a desenvolver e por no mercado os fertilizantes específicos para as nossas amadas plantinhas.

 

O Homem Planta também tocou num ponto muito importante que as pessoas que usam fertilizantes precisam se ligar para não prejudicar o sabor das flores colhidas. A técnica chamadas de lavagem ou flush é usada para tirar os nutrientes que não foram absorvidos pela planta e estão em quantidade excessiva no solo. Existem muitas forma de executar essa tarefa também, que é feita geralmente no fnal da floração. Essa técnica também pode ser usada para tratar uma planta que tenha sido regada com uma sobredosagem de fertilizantes. O flush é um procedimento muito importante e deve ser usado por qualquer pessoa que use fertilizantes seja quimicos ou orgânicos.

 

Receita de flush do Homem Planta:


# 7 DIAS PARA COLHER:
1) Rego com agua, espero 1 ou 2 horas até que a planta absorva tudo que puder de agua.
Isso me assegura que ela esteja cheia de agua/nutrientes quando eu adicionar a agua com a solução de flush, oque vai evitar que ela absorva o excesso de sais, que é justamente oque estamos querendo "derreter" e tirar da midia.


2) Rego com 3x+ o tamanho do vaso de agua pura, fazendo com que essa solução seja minada do solo e limpe o mesmo.

 

 

# 6-4 DIAS PARA COLHER:
1) Rego com agua e um pouco de carbohidratos, como melaço de cana de açucar ou carboload.
Isso vai me assegurar que a planta tenha uma certa reserva para fazer a parte 2 da fotossintese até o fim da vida.

 

# 2 DIAS PARA COLHER:
No final do penultimo dia eu apago as luzes e deixo ela consumir o maximo de carbs possivel até a hora da colheita.


E tá ai o produto final:

 

 

O pai da flor acima não precisa esconder o rosto por plantar e vender maconha. Ele é licensiado para isso pela lei da Califórnia e, como disse no comentário, “tem o emprego que pediu a deus”. Saudações canábicas, ao Homem Planta.

30 comentários:

  1. Sensasional!!!

    informação de categoria!

    Planta + Vidal essa dupla pode render muitos frutos!

    é noois!

    ResponderExcluir
  2. Não me entra na cabeça, onde a água do flush com essa química toda vai parar?? Pelo amor de Deus, salvem os rios e a biota da terra... Dont panic, it`s organic, é bom para todos!!

    ResponderExcluir
  3. cultivo químico != cultivo medicinal
    quimico = máxima produção
    máxima produção = dinheiro

    O cara vende o fumo que planta, não seria diferente. O Hempadão e o Vidal deveriam incentivar as pessoas corretamente desde agora...

    ResponderExcluir
  4. nossa olha que lindo. *-*


    Não frequento muito o site, e tmb não sei tanta coisa sobre maconha, mas quando eu vou poder plantar aqui no brasil ?
    essa planta é linda.. como pode ser proíbida?!

    ResponderExcluir
  5. Grande post, Vidal.
    Uma coisa eu sei, depender do tráfico não dá.
    Além da puta bad da gente estar dando dinheiro pros putos... só vem bosta.
    :/

    Quando vou poder plantar?
    Ai ai ai!

    ResponderExcluir
  6. Ao anonimo que está querendo expressar sua opnião sobre os fertilizantes.

    Elaborem melhor suas respostas, eu entendo que todos tem o direito de dar a sua opnião seja ela qual for, mas sem uma dissertação dos fatos não dá.

    A principio, oque você entende sobre a origem destes fertilizantes ditos "quimicos" ?

    Mais a frente, quais são as reações fisio-quimicas que ocorrem em um solo 100% organico e qual o fruto disso?

    Aguardo resposta. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ao outro Anonimo.

    Quanto a eu vender o fumo que eu planto. Bom, benza deus eu arrumei o emprego que eu pedi a deus. Agora quanto a minha moral e carater em vender medicina eu tenho base cientifica para provar que a forma que eu cultivo é perfeita para os meus fins.

    Não queira julgar os outros sem nem saber de 1% das coisas, isso é uma atitude muito feia.

    Agora falando sobre oque voce argumentou, me explique porque a utilização de nutrientes proprios pra hidroponia, quelatados é pior que cultivo organico a ponto de descaracterizar o uso medicinal.

    Mais alem, me explique oque se caracteriza o uso medicinal, e o porque, assim a gente pode conversar.

    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Novamente ao amigo que tocou no assunto dos dejetos que vão para a natureza. Bom, se voce fizer o seu dever de casa, voce vai ver que a urina que voce dá descarga com outros galoes de agua pura todo dia, varias vezes. Contem mais da "quimica" que voce tá reclamando que o que eu jogo fora a cada semana.

    O que nao é mais do que 2 descargas suas, já que eu utilizo metodos de recirculação da agua e até a agua que o dehumidificador capta do ar, depois de ser transpirada pela planta, para a volta para o reservatorio.

    forte abraco.

    ResponderExcluir
  9. caramba man, informação de primeira, planto a mais de 10 anos, e estas informações considerei preciosas para um plantar bom, melaço de cana

    ResponderExcluir
  10. q seed eh essa H Planta???
    bem cuidada a menina eim .....parabens!

    ResponderExcluir
  11. Opa, a genetica é a GrandDaddy Purple

    http://www.kindgreenbuds.com/marijuana-strains/granddaddy_purple.html

    ResponderExcluir
  12. Amigão, licença no primeiro parágrafo está escrito errado...

    []'s
    @Compulsivo

    ResponderExcluir
  13. Concordo.. QUIMICO NAO E MEDICINAL!!!!!!
    QUIMICO e bom para HIDROPONICO ou AEROPONICO...nao para terra pois mata a terra... em cultivo indoor talvez nao seria um problemas, mas outdoor e um problema sim!

    Na Terra(solo) e sempre melhor Organico.

    Aqui na California, se tem MAIS VALOR FRUTAS ORGANICAS... A menos que voce, como o rapaz disse acima, pense so em dinherio (que e o casa na maioria das vezes)

    ORGANICA E SEMPRE MELHOR PRA SUA SAUDE E PARA O PLANETA!

    ResponderExcluir
  14. Legalize Brasil, Eu gostaria de ouvir as explicações mais detalhadas da galera que assim como você é tão adventista do cultivo organico. Afinal, eu só ouço que é melhor, que é bom pra terra e etc. Mas cade o embasamento ciêntifico, cadê a verdadeira discussão sobre o tema?

    Vamos sair da ideologia e vamos debater a diferença entre um e outro.

    ResponderExcluir
  15. Comparo o uso de nutrientes mineralizados no cultivo como o uso de vitaminas pelo homem.

    Suprir de uma forma mais imediata os deficits de nutrientes é necessário, pois a cannabis é muito sensível e esse déficit pode arruinar td.

    ResponderExcluir
  16. não vejo problemas na utilização de quimicos no cultivo em terra, afinal esses quimicos são exatamente os mesmos nutrientes que podem ser também obtidos através do processo orgânico.
    com sabia utilização e tomando o precaução de usar a técnica do flush no seu jardim de maneira correta, acho que os quimicos levam a vantagem de serem mais precisos na medida e de fácil absorção ..

    ResponderExcluir
  17. Ultimamente tenho observado muito erros nos textos do hempadao, tanto aqueles que parecem comuns enquanto se digita, quanto erros de ortografia, concordancia etc.
    Não sou caxias mas acho que voces deveriam melhorar a revisão de seus artigos pois em funço de nossa militancia acredito que a apresentação tem quase tanto valor quanto o conteúdo pois nosso tema e muito polemico para que possamos ser relapsos ao apresentar nossos argumentos, já que buscamos credibilidade não podemos deixar falhas...

    Aproveito aind para elogiar esse maravilhoso e importante trabalho realizado pelo blog.


    EAH MACONHA!!!

    ÉH NÓIZ!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Ultimamente tenho observado muito erros nos textos do hempadao, tanto aqueles que parecem comuns enquanto se digita, quanto erros de ortografia, concordancia etc.
    Não sou caxias mas acho que voces deveriam melhorar a revisão de seus artigos pois em funço de nossa militancia acredito que a apresentação tem quase tanto valor quanto o conteúdo pois nosso tema e muito polemico para que possamos ser relapsos ao apresentar nossos argumentos, já que buscamos credibilidade não podemos deixar falhas...

    Aproveito ainda para elogiar esse maravilhoso e importante trabalho realizado pelo blog.

    ResponderExcluir
  19. Cara, o uso continuo de produtos quimicos (feitos de Sais) prejudica o Planeta. Voce certamente joga fora toda terra que usa (vi que cultiva em terra). Produtos quimicos causam acumulo de Sais, matam as bacterias, myceliums. Ou seja, esta produzindo como produz soja no brasil, uso de quimicos, matando a terra, etc.

    Voce produz mais rapido pois os nutrientes estao mais disponiveis, nao tenha duvidas disto. Mas o sabor organico e sempre melhor!

    Se eu for comer, tem que ser organico!!!! Para fumar, talvez nao tenha (muita) diferenca... mas o sabor do organico e sempre melhor na minha opniao! O organico dura mais...parece que cultivado em quimico, depois que seca muito, comeca a esfarelar e virar poeira. Nao acho que isto acontece com organicos.

    tem a questao do meio ambiente.. produtos quimicos precisa da extracao dos minerais, quimicos etc. provavelmente ira queimar sua pele se deixar cair na pele. Organico voce se torna independente...voce pode produzir seus proprio fertilizante em forma de cha que e muito melhor que quimicos!! Em cha, os nutrientes estao vivos.. Veja estes cultivadores campeoes em tamanho.. voce acha que eles cultivam com quimicos? http://www.bountea.com/
    Usam compost tea

    tambem gosto do subcool. A receita do subcool super soil que estao em toda internet e excelente tambem. Amigo, organico is the way to do for the Planet and for yourself.


    Se voce pensar em voce mesmo.. quimicos e sempre melhor.. mais rapido! Se pensar holisticamente, vai ver que tem diferenca.

    ResponderExcluir
  20. Outra coisa...

    A chances de over-fertilizacao tambem e maior pois os nutrientes minerais/quimicos estao disponiveis mais rapidamente. ou seja, um erro pode acarretar problemas mais rapidos do que usando produtos organicos onde a velocidade e disponibilidade dos nutrientes sao mais lentos, ha menos que voce use fertilizacao foliar.

    Mas cada um faz o que achar melhor. Eu acho que sempre acharei Cannabis Organica e outdoor superior! Humboldt & Mendocino style

    Peace ya.

    ResponderExcluir
  21. Opa, Brother Legalize você ja fez presunções sem perguntar, e está errado, eu utilizo coco e reutilizo todo ele. Como você pode ver aqui: http://www.youtube.com/watch?v=fGkSihzrMrU E utilizo um produto de flush que quebra esses sais que você fala. E quando eles chegam até o esgoto, eles tem a mesma quantidade de sais que a sua urina.

    Qual foi a ultima vez que voce compostou sua urina?

    Voce sabia que a ureia que é utilizada em cultivos organicos (inclusive de alimentos) é tão poluente quanto os tais sais que voce tem tanto medo?

    Minha midia de cultivo é tão viva quanto o solo que voce usa, ocean forest da fox farm, eu utilizei muito ele a uns anos atrás, é um solo muito bom, inclusive recomendo para quem gosta de soil.

    Eu utilizo algumas inoculações de Great White, um produto que contem duzias de especies de myrorrhizae e bacterias. Dá uma olhadinha no artigo que eu escrevi um tempao atrás sobre mycorrhizae, talvez voce entendenda melhor oque eu estou falando. http://telecurso420.org/blog/?p=65

    Inclusive a terra que voce tá usando é 80% mineral, extraido, deslocado de um lugar para o outro, e para piorar voce tem que comprar uma nova a cada vez que voce colhe, e jogar a sua fora, no maximo por no jardim pra cultivar uns tomates. Se voce for parar pra pensar, é muito muito mais extração mineral que oque eu compro dentro da garrafinha de 1 litro e dura o cultivo de varias plantas.


    Entao, nao quero que voce leve a mal, só nao acho justo as pessoas fazerem julgamento de uma ciencia sem antes nem aprender sobre ela. Já que nos estamos aqui na bay area, vamos nos encontrar para falar sobre growing qualquer dia. Quanto ao subcool, conheco ele e o kyle kushman, que fez aquela dieta veganica pras plantas. ( http://www.youtube.com/watch?v=uSlaGXiZ5DQ )


    abraço!

    ResponderExcluir
  22. Homem Planta, eu consigo ter uma maior produção por planta adubando ela corretamente? ou apenas vai influenciar no gosto e estrutura da planta?

    abraços!!!

    ResponderExcluir
  23. Beleza Irmao.. vamos marcar sim!

    No fundo todo mundo esta certo aqui. Tudo tem pontos positivos e negativos.

    Minha maior preocupacao nao e com a fertilizacao (se organica ou nao) pois a Planta utiliza os nutrientes da mesma forma (quimicos estao disponiveis mais facilmente). O que me preocupa e o uso de inseticidas e fungicidas que nao sejam organicos. Eu nao consumiria erva que eu sei que foi usado inseticida quimico por exemplo. Isto para mim e mais importante que o fertilizante. Tudo tem pontos positivos e negativos e minha intensao e rediuzir os negativos e aumentar os positivos.

    Mas nao adianta amigo.. eu so consumo organico na feira, se tiver que escolher minhas flores/frutas sempre serao organicas. (apesar de no meu ultimo cultivo utilizei quimicos com fertilizantes da CuttingEdge)

    cara, vou viajar este weekend, mas a partir de semana que vem poderiamos queimar ou vaporizar uma destas suas flores ai :)

    Peace.

    ResponderExcluir
  24. ThcDiver, Sim brother, é como se a planta fosse um atleta, voce alimentando ela corretamente voce vai puxar ela aos limites da genetica dela, tonificando nao só a sua estrutura, aumentando o tamanho dos buids e o peso dos mesmos, mas tambem o seu gosto.

    Legalize, Demoro, vamos sim! Happy Thanksgiving btw.

    ResponderExcluir
  25. todo os elementos são orgânicos, a diferença é esta na sínteses.sínteses feita pelo homem e sínteses feita por micro organismo vivos.

    ResponderExcluir
  26. Falta informação, por exemplo a quantidade de ml/LTS dos produtos utilizados

    ResponderExcluir