terça-feira, 15 de novembro de 2011

Orgânicos ou Químicos: Qual a melhor forma de levar um cultivo? [Cultivo Vital Ed. 142#]

por Sérgio Vidal

 

Essa semana recebemos uma carta muito interessante. Não sei se poderei ajudar diretamente o leitor que enviou a mensagem, porque desconheço muito a respeito do cultivo usando produtos quimicos puros. Confesso que ainda estou estudando muito essa parte para incluir uma sessão a respeito no próximo livro sobre cultivo, mas ainda desconheço o tema. Mas agradeço sua mensagem pois ela nos ajuda a refletir a respeito de alguns pontos importantes no cultivo de cannabis medicinal.

 

“Bom dia Vidal e pessoall da hempada, eu to morando num lugar q nem os correios entregam correspondencias hehehe portanto fica dificil comprar os produtos tradicionais relacionados a nutrição das plantas de cannabis. Então comecei a formular aqui uma solução com o q tinha em mãos, e saiu o seguinte:
ácido nitrico (pra baixar o ph da agua, que aqui chega a 8)
nitrato de calcio
sulfato de magnesio
nitrato de potassio
commicros (micronutrientes de A a Z)
ferro
cobre
tudo isso na devida proporção planta/qts de agua da solução.
consegui chegar a um ph de 6,5 e uma condutividade eletrica de 2,95.
Eu gostaria de saber se essa é uma solução adequada para a fase vegetativa da planta.

Na fase da floração, estou diminuindo os nitratos e adicionando nutrientes a base de fosforo, está correta meu pensamento? o que vc alteraria nesta solução?”

 

Como disse, eu não tenho informações o suficiente ainda para dizer se essa combinação quimica específica seria bom para floração ou vegetativo, ou se não seria. Mas um ponto importante é que a princípio ela parece conter os macronutrientes (Cálcio, Potássio) e micronutrientes. Mas falta ainda o Nitrogênio, fundamental no vegetativo e fósforo, que também é importante nessa fase, ainda que em menor quantidade. (Lembrando que sou ignorante nos produtos que você tem em casa e pode ser que tenham tais nutrientes).

 

É importante mesmo estar atento ao Ph, pois ele tem influência direta na capacidade da planta de absorver os nutrientes. Se o Ph estiver na faixa incorreta a planta não consegue comer, mesmo que tenha nutrientes no substrato. Para cultivos com solos nutritivos (a base de estercos, farinhas, tortas, etc), o Ph pode ser mantido entre 6 e 7, se for em cultivos hidropônicos ou em solos inertes à base de fertilizantes, pode ser mantido entre 5,8 e 6,8. Você não descreveu qual tipo de substrato está usando para o cultivo, mas imagino que seja algo inerte como fibra de coco, perlita, vermiculita, turfa, etc, para poder usar fertilizantes. A condutividade elétrica aumenta quando o solo ou água com fertilizante está com uma concentração de sais e ela interfere na capacidade da planta de reter água. Toda literatura que consultei sobre o tema para fazer o livro falava que a CE variava em média entre 1,5 e 2,5, dependendo da genética da planta, da fase de crescimento, com uma tendência a ser mais elevado durante a floração.

 

Agora, feitas as reflexões sobre os produtos quimicos que você citou, eu pessoalmente gostaria de fazer uma defesa do cultivo orgânico. Há muito questionamentos sobre se um ou outro tipo renderia mais ou menos flores e resina, se seria mais ou menos complicado cultivar de uma ou outra maneira. Acredito que seja mais ou menos equivalente nos dois caminhos. A questão é que com o cultivo orgânico além de resultados equivalentes em termos de rendimento de colheita de flores e resina, também haverá uma superioridade em termos de sabor e aroma, além, é claro, de não haver traços de produtos quimicos.

 

A cannabis é uma planta que não come tanto quanto se imagina e é possível encontrar os nutrientes dos quais ela necessita numa grande variedade de fontes. Imagino que se os correios não chegam até onde você mora, imagino que ai seja zona rural, ou de floresta, ou algum outro canto afastado bem próximo a natureza. Isso significa que você precisa agora procurar na natureza ao seu entorno fontes dos nutrientes que a planta precisa. Um solo para a planta deve ser composto com pelo menos metade do seu volume de algum substrato que ajude a reter oxigenio na mistura, como fibra de coco, cascas de amendoim secas, perlita, vermiculita, ou outros materiais secos de mesma textura. Algumas pessoas usam areai grossa, argila expandida também. É importante também que a mistura tenha cálcio, que pode vir de cálcario dolomítico ou conchas, mas, no seu caso, que a água é bastante alcalina, procure usar quantidade moderadas. Então é preciso também acrescentar estercos variados, de gado, aves, peixes, coelho, ou de outro animal da sua região que tenha um coco rico em nitrogênio, potássio ou fosforo. Também pode usar farinhas de peixe, ossos, sangue ou tortas como as de mamona, algodão, etc. Enfim, há uma enorme fonte dos nutrientes que a planta precisa na natureza, é tudo uma questão de estudar quais as fontes corretas e as formas de utilizar esses elementos na composição dos solos e dos fertilizantes.

 

O importante é lembrar que no vegetativo a planta precisará de muito mais nitrogênio do que os outros macronutrientes e na floração a necessidade de potássio e fosforo aumenta e a de nitrogênio diminui aos poucos até o momento da colheita. Hoje em dia nos lugares onde a cannabis é regulamentada para fins medicinais os orgânicos são muito valorizados, nas Copas Canábicas na Argentina e outros países acontece o mesmo fenômeno, ao menos isso deve ser algum indicio de que esse é ao menos um bom caminho também. Ah, lembrando que o mais importante, no fundo, é experimentar diversas formas de cultivo e cada pessoa se dá melhor com alguma, devido a inúmeros fatores, incluindo as limitações citadas pelo amigo leitor do e-mail. Mas para as pessoas com acesso aos correios vale lembrar que orgânicos não são só cultivo com solos, misturas aparentemente complicadas que demoram meses para poder ser usadas. Há uma inúmera linha de fertilizantes nacionais e importados de base orgânica, muitos deles inclusive podem ser usados para hidropônia. São inúmeros os caminhos do cultivo de cannabis medicinal, como disse, e todos são válidos.

25 comentários:

  1. pare de vomitar pela boca meu chegado
    que eu estou é mais que drogado
    e voce ai seu safado
    nao se faça de rogado
    olhe pra mim
    e me chame de safado!

    ahhhh como eu to drogado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano se nao sab3 rimar aprende com poucas palavras a loucura é
      O mínimo com o peso de toda causa
      A erva ja foi queimada em novos tempos cultivada segue na mente alimentada a causa nao para por nada....cultivando alimentando a mente de quem nao sonha a oferta vem de Deus quem quer colher sabe que planta
      mas vivemos ignorância que distancia a liderança
      Eu choro a cada mano preso ao cultivar a sua planta !

      Excluir
  2. po esse magrão é lok mesmo

    cara eu plantei na baia dentro de uma caixa de papelão toda laminada com luz normal sei la acho que jah fez ela crescer como na natureza sera que vai ser com bom thc?Só jah sabe

    ResponderExcluir
  3. gabriel brum e franguinho layzer são a mesma pessoa.
    presenciei os posts dos dois.

    digo isso pq o anonimato é proibido pela constituição federal.
    aonde eu guardo meu jornal
    seu animal.

    ResponderExcluir
  4. pode-se dizer que o nitrogênio serve para o crescimento e o fosforo para floração?

    ResponderExcluir
  5. fosforo e potassio para floracao e nitrogenio para vega.

    ResponderExcluir
  6. Minha opniao....

    Voce esta ano caminho certo para ter uma fertilizante quimico para as plantas. Mas eu diria que este tipo de nuriente e mais adequado para producao Aeroponica ou hidroponica. Pois nutrientes organicos costumam entupir o sistemas hidroponicos se o fertilizante nao for de qualidade boa.

    Se for pra plantar na Terra/Solo... esquece produrtos quimicos!!!! Voce ira matar o Solo se usar eles. Faca organico que suas flores irao ter sabor e cheiro melhor e serao mais medicinais! Quimicos matam o solo. matam as bacterias necessarias, etc. Use compostagem. Use coco de Morcego (bat guano), use coco de aves marinhas, farinha de osso, peixe, algas. Use a Floresta, Rio e Oceano para obter seus nutrientes.

    ResponderExcluir
  7. ae galera em relação a essa foto q diz respeito aos nutrientes....ai mostra q existe sobrefert d Nitrogenio porem nao mostra sobrefert d P e K, significa q nao existe sobrefert de P e K, apenas d N?????????
    Obrigado desde ja!

    ResponderExcluir
  8. Primeiro anonimo...vai tomar no cú....

    ResponderExcluir
  9. LEGALIZE BRASIL 2012, Voce tá errado mano, talvez o desbalanço de nutrientes possa matar a vida do solo, mas a presença de nutrientes já mineralizados e quelatados nao faz nada de mal para o solo.

    Quanto a gosto e etc, isso depende de quem está plantando, tem gente que nao tira fumo bom nem de organico, eu por exemplo, tiro fumo melhor que meta dos organicos do clube com meu GH.

    Como eu falei pro sergio no facebook:


    Cesar M. Cruz Po vidal, discordo de tu quando tu fala que a cannabis nao come muito. Cannabis é uma planta que requer uma altissima concentracao de nutrientes em especial quando comparada com outras plantas da mesma ordem, sem contar durante a flora brother. Embora por exemplo o EC do cara ali esteja alto pra veg, são poucas as plantas que suportam o mesmo teor.

    Quanto a diferenca entre organico e quimico, na minha visão a diferenca vai estar apenas nas maos no cultivador. Se o cara não souber ser um nutricionista para as plantas, elas vao sofrer se ele for usar fertilizante quimico..

    Os fertilizantes "quimicos" não sao nada mais que os mesmos materiais presentes em um solo compostado, já mineralizados, selecionados e quelatados. Oque significa que sua estrutura está formada para a melhor absorção pela planta. Agrupando os minerais e metais juntos para uma absorção e fotossintetisação mais rapida.

    Oque ja nao acontece no cultivo organico onde os nutrientes vão sendo liberando de acordo com o desenvolvimento da rizosphera pois a mineralização dos mesmos depende da simbiose natural dos fungos e das bacterias ali presentes no solo. Que como a gente sabe, vai ocorrer de acordo com a troca de carbohidratos com a planta. Aquela velha simbiose que mantem o solo e as plantas vivos na natureza.

    Oque as plantas comem é o mesmo, a diferença é como ela vai receber essa alimentação.
    about an hour ago · Like · 1

    ResponderExcluir
  10. Henrique Wilhelm E no final das contas teu solo vai estar morto e o solo orgânico cheio de vida!! DONT PANIC, IT`S ORGANIC!! Salve a biota da terra...
    about an hour ago · Like
    Cesar M. Cruz Bom Henrique, eu não sei quanto a você, mas eu to plantando cannabis e as minhas plantas estão muito bem com minha dieta. Oque eu estou buscando aqui é plantar a melhor medicina para dispensaries que vendem maconha medicinal.

    Tendo isso em vista eu nao vejo motivos para utilizar solo e levar um cultivo organico indoor, ainda por cima pois estou plantando de forma hidroponica (coco) uma planta com um ciclo de vida tão pequeno.

    Eu acredito que a forma mais segura de se obter um produto de qualidade e manter a estabilidade do mesmo é tendo 100% de certeza do que está ali dentro da minha sopinha magica.

    Agora se a gente for falar de cenoura, batatinha e tudo que eu quero para o mundo, Eu concordo com você e te convido a participar do meu grupo sobre Homesteading & Sustentabilidade.

    Mas é isso ai, abraço!

    http://www.facebook.com/groups/177461948997697/

    ResponderExcluir
  11. Henrique Wilhelm Desculpa me intrometer irmão, mas além de acreditar que todo usuário deva plantar o seu fumo, penso que todo cultivo deva ser orgânico. A sustentabilidade esta em todo processo que você descreveu antes, não em produtos químicos... Enfim, respeito sua escolha só não a defendo, espero que você esteja tomando os cuidados necessários com a água do seu container!! Tudo de bom e um abraço...
    55 minutes ago · Like
    Cesar M. Cruz Henrique, Não precisa pedir desculpas, eu to contigo, mas sustenabilidade não quer dizer ser organoide, você não precisa temer um processo simples como o de se fazer um fertilizante dito "quimico", porque nao é necessario que por exemplo voce utilize materia prima nao renovavel.

    Quanto a o lance de que todo usuario deva plantar seu fumo, eu te juro que eu gostaria de ver um paciente de cancer terminal ou alguém com esclerose multipla poder cultivar seu medicamento tambem, mas nao é todo mundo que fuma só pra se divertir, eu aqui to produzindo "fumo" para ser usado como medicina. Por gente que espera consistência e qualidade no seu tratamento. Oque não ocorre sempre com medicina cultivada de forma organica.

    Segue ai uma fotinho do meu sistema radicular pra voce ver como elas sao felizes mesmo fora do solo (aquilo é coco, hydroponic)
    http://img401.imageshack.us/img401/9575/img1854r.jpg

    ResponderExcluir
  12. Cesar M. Cruz Vidal, voltando ao artigo. Não existem traços de adubos quimicos deixados por fertilizaão, isso é conversa de organoide. Oque existem são traços de inseticidas, fungicidas afins, quimicos, que as pessoas usam para combater pragas e mofo. Estes sim que devem ser temidos.

    Quanto ao sabor, o qual você cita que é melhor, Eu sou capaz de apostar 1 pound que se o meu beck for comparado por 10 pessoas dentre 9 organicos, ele vai ser escolhido mais de 5 vezes como o mais gostoso, e cheiroso.

    O segredo? Esta na forma que as pessoas dão flush, no Brasil a galera mal tem o acesso a basico dos fertilizantes, então muitos não utilizam uma ferramenta importante que é o flush, a general Hydroponics tem o Flora-Kleen por exemplo, e o papel dele é quebrar essa ligação ionica entre as moleculas e principalmente diluir o acumulo de sais na solução/medium. Com isso a planta vai esgotar as reservas de nutrientes presentes em seu corpo até que o fim da flora chegue e ela tenha tempo de processar o resto de minerais dentro de si fazendo principalmente a parte 2 da fotossintese.

    Meu flush eu faco assim:

    # 7 DIAS PARA COLHER:

    1) Rego com agua, espero 1 ou 2 horas até que a planta absorva tudo que puder de agua.

    Isso me assegura que ela esteja cheia de agua/nutrientes quando eu adicionar a agua com a solução de flush, oque vai evitar que ela absorva o excesso de sais, que é justamente oque estamos querendo "derreter" e tirar da midia.

    2) Rego com 3x+ o tamanho do vaso de agua pura, fazendo com que essa solução seja minada do solo e limpe o mesmo.

    # 6-4 DIAS PARA COLHER:

    1) Rego com agua e um pouco de carbohidratos, como melaço ou carboload.

    Isso vai me assegurar que a planta tenha uma certa reserva para fazer a parte 2 da fotossintese até o fim da vida.

    # 2 DIAS PARA COLHER:

    No final do penultimo dia eu apago as luzes e deixo ela consumir o maximo de carbs possivel até a hora da colheita.

    E tá ai o produto final:

    http://img138.imageshack.us/img138/2445/img1583jl.jpg

    ResponderExcluir
  13. Sou nv no cultivo e tenho uma dúvida mta escrota. Espero q alguem possa m ajudar.
    Gostaria de saber c adubagem e fert eh a mesma coisa??? Eu penso q a adubagem seria o alimento fundamental da planta (NPK) e deve c ingerido 1x por semana ou de 15 em 15 dias...ja o fert seria um conjunto d nutrientes q deveria ser adicionado d 30 a 45 dias se o solo ja estiver nutrido. Correto isso? OBRIGADO

    ResponderExcluir
  14. muito obrigado Vidal e Homem Planta!! eu estava sem net aqui no sertão, e só agora vi q tinha respondido minhas perguntas!!! eu to plantando direto no chão, estou adubando pois quero ver se aumento a produção por planta, isso procede? O N está presente nos nitratos, portanto creio q não esteja faltando!

    muito obrigado!!!

    ThcDiver

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde galera, to estudando eng florestal e tenho testado meus conhecimentos em casa: bom, na minha opniâo pelo que tenho estudado aqui, nao tenho dúvidas que o cultivo com fert org. sempre sera melhor, fatores como eq de pH, aeração do solo, CTC ( qut de nutrientes o solo consegue reter e nao perder com a agua que vc rega suas plantinhas), retenção de umidade, enfim, com adubação org tbm vc consegue ter um maior eq entre os nutrientes, os nutrintes que sao facilmente perdidos sao liberados de forma lenta, evitando perdas. agora, em relação a adubação que vc ta fazendo ai, achei legal, como vc falou que o pH é basico, acho que nao tera problemas com acidez por causa de aplicação nitrogenada mais forte no inicio, nao esquece do P tbm, que é fundamental durante o inicio do crescimento, uma coisa que tenho visto que é bem legal tbm, ajuda muito no crescimento e a inoculação de fungos micorrizicos, eles aumentam a eficiencia na absorção e agua e nutrientes, enfim galera, acho que é isso, espero que ajude um pouco, abraços

    ResponderExcluir
  16. Não entendi porra nenhuma, afinal como que se deve nutrir a planta? O que usar? Quanto usar? Quando usar?
    É impressionante!!! A gente nunca acha um tutorial passo a passo de como plantar, sempre ta tudo fragmentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estudar vagabundo !!!!! PQP impressionante é neguinho querer tudo mastigado e prontinho,toma no ...

      Excluir
  17. FRAGMENTADASSOOOOOOOOOOOOo

    ResponderExcluir
  18. Se não querem estudar o assunto, não pensem em plantar.
    Não existe um tutorial passo a passo. TUDO depende do tipo do seu plantil.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, sou Gestor Ambiental, estudo o assunto a mais de 7 anos e tenho experiencia no cultivo de diversos tipos de horticulturas...
    Com certeza a Cannabis (ou qqr outra cultura) cultivada com os fertilizantes orgânicos terá uma qualidade muito superior, alem da segurança, algo que obviamente os químicos (q podem serem até carcinogênicos) não oferecem.

    Jah guia irmãos!!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite sou um cultivador iniciante e to tendo problemas com minhas plantas elas nao estao dezenvolvendo e estao comecando a muchar como posso resolver isso

    ResponderExcluir